Roteiros de Viagem no Brasil
#795146 por Penélope
09 Jan 2013, 12:10
Olá galera!
Vou fugir do Carnaval daqui do Rio e pretendo chegar até a Chapada dos Veadeiros em Góias. Terei um mês de férias para fazer essa viagem e pretendo ir e voltar por caminhos diferentes. Na ida já reservei pousada em São Tomé das Letras prá passar o Carnaval já que pretendo passar depois pela Serra da Canastra. Não tenho mais nenhuma outra reserva de pousada. Vou de carro e, por enquanto, tenho apenas a certeza de que quero conhecer os seguintes lugares: São Tomé das Letras, Serra da Canastra e Chapada dos Veadeiros.
Por favor, alguém teria dicas para me dar? Serve qualquer tipo de dica: lugares prá conhecer, roubadas, situação das estradas, rotas, comidas, pousadas, pessoas....
Estou com o resto todo em aberto ainda..... ::sos::
Muito obrigada,
Um abração,
Penélope.

#795197 por Pedrada
09 Jan 2013, 13:07
olá Penélope !!´
penso que na ida não tem muito mistério, após a canastra siga por araxá, uberlândia até cristalina. ai vai depender se quiser ir direto à chapada sem parar em brasília, siga pra planaltina e alto paraiso. veja: http://goo.gl/maps/6kIq2
na volta, se não conhece as cidades históricas mineiras acho que vale uma passada por diamantina e pode "descer" a serra do espinhaço pela estrada real, passando por são gonçalo do rio das pedras, milho verde, serro, conceição do mato dentro até tiradentes e depois pode continuar na real até parati ou voltar pra casa. mais ou menos assim: http://goo.gl/maps/AT9Pj
mas, para percorrer essas estradas vai depender do carro, do preparado e de saber das condições nessa época de chuvas, o que nada impede de conhecer as cidades, algumas cachoeiras próximas e seguir pelas rodovias principais mesmo...
boas viagens !!
#795664 por Shirley Oliveira
10 Jan 2013, 12:17
Olá Penélope, moro em Planaltina e já fui na Chapada, tem um pedaço da estrada que não está muito boa devido aos buracos mas dá para chegar lá, é muito tranquilo e não tem muitos carros pelo caminho. Tem um restaurante chamado Chapeu de Sol na estrada é muito bom, gostei! Quer dizer acho q ainda tem pq fui na Chapada em Abril do ano passado. Se quiser mais dicas é só perguntar.
Abraço
#795676 por pablobio
10 Jan 2013, 12:49
Oi Penolepe.

irada a viagem!!

Eu ja fui 2x pra chapada dos veadeiros. Fui na epoca da seca, quando tem o festival de culturas de sao jorge.

Aconselho voce a ficar em Sao Jorge. E uma vila, estradas de terra, clima mais sossegado. Alto Paraiso tambem eh bem legal mas nao eh tao roots quanto sao jorge. Ai eh com voce! E de um pulo em Cavalcante.

Lugares na chapada que voce tem que ir:

- Rio dos Couros (proximo a Alto Paraiso, na verdade eh antes de alto paraiso) dia inteiro
- Macacoes e Macaquinhos (mesma coisa de rio dos couros, antes de alto paraiso) dia inteiro
- Amelcegas e Sao Bento (entre Sao Jorge e Alto Paraiso) 1/2 dia
- Vale da Lua (entre Sao Jorge e Alto Paraiso) 1/2 dia
- Encontro dos rios ( perto de Sao Jorge. veja de fazer rafting la. Eu fiz com a Itakama Ecoaventuras e foi muito maneiro) 1/2 dia sem rafting
- Morada do Sol (perto de Sao Jorge) 1/2 dia
- Segredo (essa eh a mais imperdivel de todas. Fica um pouco depois de Sao Jorge mas vale mt a pena)dia inteiro
- Os passeios do parque nacional da Chapada dos Veadeiros (sao dois, da pra fazer os dois no mesmo dia, mas eu aconselho voce a fazer um em cada dia)
- Loquinhas (Alto Paraiso) 1/2 dia
- Santa Barbara ( Perto de Cavalcante) 2 dias

Em cavalcante tem mais cachoeiras e atrativos mas eu nao conheco.

Se precisar de ajuda eh so falar!

Boa viagem!
#795823 por Tiago Tomaz
10 Jan 2013, 17:09
Oi Penélope,

vou dizer sobre Goiás. Em relação a chapada se vc busca mais ecoturismo o melhor lugar é Cavalcante. Lá tem algumas das mais lindas canhoeiras do brasil. Já em Alto Paraíso é vc encontrará um turismo mais voltado ao exoterismo, mas não deixa de ter pontos fortes no ecoturismo.

Já que vc vai visitar Goiás e terá tempo livre, acho que não dá para vir aqui e não conhecer Pirenópolis que é uma das principais cidades turísticas do estado, cidade histórica com muitos atrativos naturais e muito hospitaleira, vale a pena. Agora, não dá pra ir embora sem relaxar nas águas termais de Caldas Novas ou Rio quente.

Em relação às estradas, a maioria das que dão acesso às cidades turísticas estão em boas condições, mas sempre tem alguma exceção, principalmente mais para o norte do Estado, porém aqui no centro-oeste não tem pedágio.

Espero ter ajudado.
#796037 por Penélope
11 Jan 2013, 09:17
Fala Pablo! Valeu mesmo pelas dicas, adorei! A idéia - vc adivinhou - é essa mesmo: roots! Vou procurar pousadas nessa cidade São Jorge que vc falou. Esse negócio de muita gente no mesmo lugar não dá. Já moro em um lugar assim (e pelo jeito vc tb....) e, viajando, a última coisa que quero é muvuca e som alto! Vc acha que prá ir nesses lugares que vc disse (cachoeiras e tal) TÊM que contratar guia? Tb não sou muito desse negócio de guia não. Tira a privacidade total.... Se der prá meter as caras eu prefiro! Ah, e se a sua próxima viagem for essa que está escrita aí (Peru, Chile e Bolívia) eu já fiz esse trajeto no mochilão. Tem um tempinho, mas se quiser algumas dicas, tamos aí. Abração!
#796041 por Penélope
11 Jan 2013, 09:22
Oi Tiago! Vou procurar saber melhor sobre Cavalcante. Quero cachoeiras e mato. Pelo visto e pelos comentários melhor evitar Alto Paraíso. Acho que não é o foco mesmo. Adorei as dicas! Já tinha considerado passar em Pirenópolis mesmo. Só tenho dúvidas com relação a Caldas Novas e Rio Quente. Sei que são lugares famosos, mas será que fica MUITO cheio? Um pouco farofa demais com criança gritando, coca-cola de 2 litros e som no último volume? Nada contra, só não é o meu tipo de turismo. Vc sabe se é assim? Pirenópolis tb sei que é famosa, por isso penso em ir dia de semana para evitar esse tipo de coisa tb.
Um abraço!
#796110 por pablobio
11 Jan 2013, 11:58
Penélope escreveu:Fala Pablo! Valeu mesmo pelas dicas, adorei! A idéia - vc adivinhou - é essa mesmo: roots! Vou procurar pousadas nessa cidade São Jorge que vc falou. Esse negócio de muita gente no mesmo lugar não dá. Já moro em um lugar assim (e pelo jeito vc tb....) e, viajando, a última coisa que quero é muvuca e som alto! Vc acha que prá ir nesses lugares que vc disse (cachoeiras e tal) TÊM que contratar guia? Tb não sou muito desse negócio de guia não. Tira a privacidade total.... Se der prá meter as caras eu prefiro! Ah, e se a sua próxima viagem for essa que está escrita aí (Peru, Chile e Bolívia) eu já fiz esse trajeto no mochilão. Tem um tempinho, mas se quiser algumas dicas, tamos aí. Abração!

Entao, voce vai adorar Sao Jorge!! Algumas trilhas vc tem que ir com guias, como as do PNCV e Rio dos Couros. as outras da pra ir sem guia de boa...Os roles em Cavalcante tbm eh maneiro fazer com guia. Busque sempre os guias das ACVs.

Eu sou muito a favor do guia, principalmente se ele for nativo do local...eh uma maneira excelente de desenvolver o turismo sustentável e responsável. Muitas vezes, nos casos das chapadas principalmente, quando rolam incendios as brigadas sao formadas em sua maioria por voluntarios! E quem sao os voluntarios? Os guias, moradores apaixonados pelo local. Isso acontece pois a politica de contratacao de brigadistas feita pelos PNs eh falha! Ela so permite contratos curtos e nao permite que o brigadista seja recontratado por um determinado periodo de tempo. Alem do que eles nao tem nenhum projeto especial voltado para a epoca de seca que eh qnd ocorrem os maiores incendios. Tem uma serie de outros problemas mas acho que vc ja entendeu o que eu estou querendo dizer heheheheehhe

A questao da privacidade eh completamente compreensivel! Normalmente os guias sao gente boa e entendem quando eh o nosso momento de privacidade...e se eles nao entenderem da pra conversar e pedir esse tempo..todos entendem...

Nao entenda isso com um sermao, eh somente minha opniao e sempre gosto de tentar passar esse outro lado dos trabalhos dos guias pras pessoas.Tem esse site aqui que trata do assunto e eh maneiro http://www.leaplocal.org/

Quanto a hospedagem em Sao Jorge eu so fiquei em camping. Fiquei la no camping Kalabura do Alex e da Ursula. Pousadas tem varias la na vila. O camoping do Padu ele tem um mezanino que eh mt maneiro de se ficar. De uma olhada e veja o que mais lhe agrada

Estou indo pro Peru dia 28/2 fazer um mochilao de 42 dias! Meu roteiro ta aqui: cusco-arequipa-san-pedro-de-atacama-uyuni-potossi-la-paz-copacabana-puno-40-dias-marco-2013-t77663.html#p795291

eu mudei de leve algumas coisas...mas nada de mt importante..

Vlw!!!
#796189 por Tiago Tomaz
11 Jan 2013, 15:17
Penélope escreveu:Oi Tiago! Vou procurar saber melhor sobre Cavalcante. Quero cachoeiras e mato.

Dá uma olhada nesse link: http://cavalcantego.blogspot.com.br/p/videos.html

Penélope escreveu: Só tenho dúvidas com relação a Caldas Novas e Rio Quente. Sei que são lugares famosos, mas será que fica MUITO cheio? Um pouco farofa demais com criança gritando, coca-cola de 2 litros e som no último volume? Nada contra, só não é o meu tipo de turismo. Vc sabe se é assim?

Eu entendo. Também não gosto desse tipo de turismo, sou meio bicho do mato..rsrs..até quando vou a passeios ecoturísticos, tipo uma trilha ou cachoeira, gosto de estar sozinho ou o menos acompanhado possível, vai ver é por isso que nunca quis conhecer a praia..rs.

Infelizmente aqui em Goiás tem uma festa chamada "Caldas Country Fest" e no carnaval "Caldas Fest folia" é tipo uma rave ou um woodstock do cerrado, regrado a álcool, drogas, sexo e música "sertanejo universitário" (lixo pra mim). Por causa dessas festas a cidade de Caldas está ficando com uma imagem muito ruim no cenário nacional.
Se vc evitar essas datas - e eu creio que vai conseguir, pois no carnaval ainda não terá chegado a Goiás, é bem tranquilo. Caldas impressiona pelo número de idosos que tem. É uma cidade até certo ponto pacata, mas o turismo gira em torno dos clubes e hotéis com piscinas de águas quentes. Mas há também o parque estadual da serra de caldas, que é apenas uma trilha na serra com duas cachoeiras de água fria. Em Rio Quente há o Rio quente resorts, que é um complexo com diversas atrações para todos os gostos, acho que vale a pena conhecer. Quando eu era pequeno meu pai levava a gente pra Rio Quente, que na época ainda era parte de Caldas, para acamparmos na beira do rio, no meio do mato. Era ótimo, o rio tem água quentinha e pequenas cachoeiras e corredeiras, mas não sei como se chega lá e infelizmente ele não está mais aqui para me ensinar.
Quero fazer esse passeio esse ano. Acho que perguntando na cidade da para chegar lá.
Tenho certeza que vc vai achar algo que te agrade.
Um abraço.
#799005 por Penélope
18 Jan 2013, 12:48
Bom, galera, quanto mais leio as dicas, mais fácil vai ficando desenhar a viagem. E desenhar a viagem é uma das melhores partes dela! Agradeço as dicas postadas!
Estou com uma dúvida: da Serra da Canastra à Brasília são quase 800 km. Tracei a rota no site "viajeaqui". Aliás, vai aí uma dica: esse site é maravilhoso prá quem viaja de carro (apesar de também ter ótimas dicas de ônibus). É possível traçar as melhores ou mais curtas rotas incluindo até 10 paradas e ainda tem restaurantes, pousadas, atrações existentes no caminho traçado. Recomendo!!!
Essa é a rota que peguei: http://viajeaqui.abril.com.br/tracar-ro ... d-option=0

De São Roque de Minas à Brasília.

A dúvida maior é a seguinte: terei, provavelmente, que parar em algum lugar para dormir. Alguém aí poderia me dar uma dica de alguma cidade que valha a pena conhecer e esteja dentro dessa rota.

Obrigada!
#800594 por Pedrada
22 Jan 2013, 15:47
eai !?!
penso que daria pra ir direto. geralmente faço o trecho entre uberlandia e brasília em 5 hrs, mas de São Roque é muito chão mesmo! dificil dizer onde parar no meio do caminho, se não quiser ficar direto em uberlândia, outro local com estrutura mesmo seria Catalão, só que ainda fica longe... ai escolher entre cristalina e luiziania, nem darei minha opinião eheheh. como citaram ai poderia passar por Rio Quente, só que é outro caminho e + chão.....
#802785 por Pedrada
28 Jan 2013, 13:21
opa!!
conheço as duas só de passagens e de notícias de conhecidos que moram pelas redondezas. Cristalina, como eles próprios se autodenominal, é o "centro mundial dos cristais". por causa de suas pedras e artesanato mineral a cidade é um centro de comercialização e lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas.
lá tem a pedra chapéu do sol , uma formação rochosa imprecionante! e algumas cachoeiras como do arrojado, o Balneário das Lages e a rppn Linda Serra do Topázios. no http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristalina tem os detalhes...
já luziania, as informações são mais "barra pesada", pra ficar lá só um pit stop mesmo e ainda assim pode correr riscos desnecessários. essa região do entorno do df tem muita violência...
a outra possibilidade, de ir por rio quente (conforme esse roteiro http://goo.gl/maps/Hkwxm) ficaria bem no meio do caminho e daria uns 100 km a mais, mas tb teria que confirmar as condições das vias mg 413, go 139 etc

si, Camilo vive !!
buenas

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes