Ir para conteúdo

Domingão Sem Limites na Pedra do Baú


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu acho que estamos perdendo a moral hahahha

Dessa vez só tres dos Sem Limites responderam ao chamado de trocar um domingão assistindo Faustão por um Bate e Volta no Complexo da Pedra do Baú, formado pelo Bauzinho, Baú e Pedra da Ana Chata.

[align=center]351ivyt.jpg

Fábio, Cris e Vivi no topo da Pedra do Baú[/align]

 

Depois de diversos emails trocados, muitas respostas vagas, muita gente ocupada e muita gente confirmando o "Tô dentro", marcamos nossa saída para as 7h00 do domingo. Um pequeno atraso meu e ao chegar no "batlocal", encontrei somente o Fábio e a Viví, que só confirmou a empreitada em cima da hora.

"E o resto?"

Bando de furões, cada um com seus motivos... depois de esperar até 07h30 para ver se mais alguém aparecia, resolvemos que três era um quorum satisfatório e nos mandamos pela Airton Senna e Carvalho Pinto, com destino a São Bento do Sapucai. Paradinha estratégica em uma padoca da cidade para complementar o café da manha, e por volta das 10h30 seguimos em direção ao Complexo.

 

E já na estrada até o bairro do Paiol Grande, nos impressionamos com a imponência do conjunto rochoso. Como parece que já virou nossa "marca registrada", é obvio que nos perdemos na estrada! Passamos a entrada do Paiol Grande, já que a maioria das placas apontam para seguir em frente pela sinuosa estrada, subindo e contornando a serra. Resultado: depois de rodar quase 10km a mais pela serra, fomos parar no estacionamento "de cima" (a entrada de quem vem de Campos do Jordão). Pelo menos, esse nosso erro facilitou nosso planejamento e nos possibilitou conhecer os tres picos.

 

A trilha até a face sul do Baú é curta, contornando o Bauzinho. Bem sinalizada e bem movimentada por um paramentoso conjunto de "patyzinhas e boyzinhos" também. Encontramos também uma mulecada descendo; tinham acampado lá em cima... Deixando a farofa-chic para tras, alcançamos em cerca de 20 minutos o início das escadas que levam ao topo da pedra. Dalí, são 450m para cima, por escadas e grampos que muitas vezes não inspiram nada de confiança, mas estão solidamente cravadas na rocha.

 

[align=center]1fhefn.jpg8zo86d.jpg

Subindo pela face Sul do Baú[/align]

 

Desconfio que quem tem medo de altura deva passar um certo sufoco aqui. Mas achamos a subida bem fácil - é meio cansativa, mas fácil - e em alguns trechos tivemos que parar para dar fluxo ao pessoal que descia. Somente em um ponto a coisa complicou um pouquinho, aparentemente falta um grampo na subida e o trecho de pedra estava molhado, escorregando e tirando o precioso apoio. Nada que um pouco de "tração 4x4" e flexibilidade não resolvesse. Em cerca de 30minutos (mais pelo fluxo de gente descendo que pela dificuldade), chegamos ao topo da Pedra do Bau, onde ficamos cerca de meia hora apreciando a paisagem. Fomos para a "ponta leste" da pedra, avistando a crista formada pelo Bauzinho e observando o pessoal que enfrentava a escalada pela rocha e o "monte de formiguinhas" fazendo trilha de motocross lá embaixo. Tem um espaço bom para barracas lá, mas por ver o naipe da galera que descia...a idéia de acampar lá em cima parece que será tumultuada pela farofa...Dava pra ver o Bauzinho lotado de gente, e a Pedra do Baú ia pelo mesmo caminho... pegamos algumas infos lá em cima sobre como chegar até a Pedra da Ana Chata e antes que rolasse superlotação do pico, resolvemos descer, dessa vez pela face norte.

 

[align=center]oaahhd.jpg1h5yqf.jpgdw50mf.jpg

Descida pela face norte do Baú... [/align]

 

Definitivamente, a coisa nos pareceu bem mais feia do que realmente é (ou será que éramos nós que ja haviamos acostumado aos grampos?). Enquanto na face sul tem bastante vegetação para "enganar" uma possivel queda, na face norte dá pra ver todos os 450m de altura da rocha. Não tem como não olhar para baixo enquanto se desce e o visual é magnífico. "Medo de altura é para os fracos".... mas por via das dúvidas, não custava nada limitar minha atenção aos degraus hehehe. Isso me custou alguns "pisões na cabeça" por parte da Vivi, que descia bem mais apressadinha hehehe Descendo com atenção, não vi muito grilo não, porém acho que a coisa ganha um ar bem perigoso em dias de tempo ruim. Fomos descendo e batendo papo e dando risada das histórias de cada um e em cerca de 20minutos, já estávamos na base da Pedra e seguindo a trilha que nos levaria a Pedra da Ana Chata.

 

A trilha tambem segue em declive por uns 5 minutos (quebrados apenas por um escorregão fenomenal da minha parte), até nos devolver em uma bifurcação sinalizada indicando a direção da pedra da Ana Chata. Um pouco de sobe-e-desce e em mais vinte minutos chegamos a uma escada que desemboca numa escura gruta. É por ali que começa a subida para o topo da pedra. A subida é na base da escalaminhada e relativamente fácil, ajudada por corrimãos cravados na rocha.

 

1zf553c.jpg

Baú visto da Pedra da Ana Chata

 

Já eram cerca de 14h30, aproveitamos para devorar nosso lanche e aproveitar o agradável solzinho no alto da Ana Chata. Ficamos por lá cerca de 1h, quando resolvemos voltar, afinal, ainda faltava o Bauzinho! Fomos descendo a trilha enquanto fui me desobrindo doloridamente lerda - o sobe e desce de escada deu uma forçada em meu joelho, que resolveu "reclamar" da trilha, cheia de pequenos degraus e aclives. Voltamos em cerca de 1h até o estacionamento de cima, onde há as placas indicando "Bauzinho -> 10min". Só que não dá nem cinco minutos de trilha até lá - o que explica a farofa mais cedo. Ficamos por ali, contemplando a melhor vista da Pedra do Bau e contemplando o espetáculo do Astro Rei, que ia tingindo aquele imenso bloco de pedra com suas diversas matizes.

 

2rzeus4.jpg15rz53t.jpg

FIm de tarde no Bauzinho e vista da Pedra do Bau ao por do sol

 

Acabava ali nosso domingão ...agora era enfrentar os 200km de volta pra casa , embalados no papo pra vencer o cansaço e o tédio da Carvalho Pinto.

 

ps: a vista da estrada indo por São Bento é linda... mas é bem mais fácil ir por Campos do Jordao!hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belo relato Cris... simples e conciso, assim como a trilha... não há dificuldade alguma na trilha... mas que foi engraçado ver os boyzinhos e as patyzinhas querendo subir a Pedra do Baú... ainda mais aqueles sem noção alguma como aquele casal que estava querendo subir às 16:30 kkk depois viram estatística, ai as mãe ficam chorando kkkk

Mas o melhor mesmo passeio é a risadas que damos quando estamos juntos kkkkk

 

e vale ressaltar que desta vez a trilha não acabou em um bar hahahahahaha mas fica para próxima, afinal o 1º Sem Limites Weekend em Trindade já está chegando kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

show de bola.. já estive duas vezes pelo bauzão... uima das vezes alcancei o topo.... e na segunda.. não vou mentir... me caguei de medo e voltei eahoehaoehao... hoje não se se subiria de novo.. provavelmente sim.. mas com uma cadeirinha ou algo do genero rs....

 

parabens pela aventura.. queria ter podido ir... mas o infeliz aqui trabalha aos finais de semana rs... isso que da querer ser fotografo rs...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

negrabela rs.. então ... o meu medo foi por não confiar nas minhas pernas.. balançando daquele jeito rs....

 

o problema... é que tinha vindo dirigindo desde sampa até campos.. ainda fiquei rodando em campos antes de ir paa pedra para mostras aos amigos... ai depois ainda teve a trilha... e ai tava podrão rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...