leo_thc, respondendo suas dúvidas:
Altura do banco: A altura do banco é muito dependente do tamanho do quadro da bike e da altura do seu cavalo. De forma geral, se mede a altura do banco utilizando uma fórmula (Altura do Cavalo x 0.885). Porém essa fórmula serve para quando se vai pedalar. No caso do DH, como o negócio é ladeira abaixo, é ideal que o banco seja um pouco mais baixo para que a bike fique mais estável e ágil nas possíveis manobras. Então faça o seguinte: Regule o banco de acordo com a altura do osso da sua bacia, reduza uns 4 dedos. Pronto, essa altura poderá ser adequada para você.
Bota comum não vai prejudicar o passeio. Qualquer calçado, desde que confortável, servirá sem problemas.
Eu não medi a velocidade do DH mas baseado na minhas experiência de passeios e provas de bike, posso dizer que se chegar aos 40km/h é muito. Sinceramente, as bikes não correm tanto e você vai até pedalar para ela ficar mais rápida.
Caminhões ou carros podem aparecer no seu caminho, além de outras bikes e as vans das agências. Para ultrapassá-los, nada melhor que as regras de trânsito. Sempre pela esquerda (que é o lado do abismo), mas evite as curvas fechadas ou más condições de visibilidade. Tente aproveitar as pequenas retas que existem no percurso. Olhe sempre para a mão contrária que também tem veículos subindo. Mas o mais importante é fazer a manobra com 100% de confiança e segurança.
Se o freio for pro beleléu, a idéia é tentar parar, ou reduzir a velocidade usando os proprios pés. Em um momento de urgência vc pode tentar usar a sola dos sapatos em contato com o pneu da bike, mas falta de prática pode causar acidentes. O mais seguro seria tentar colocar os 2 pés no chão mesmo, de leve e tentar aumentar a frenagem gradativamente. Se jogar, somente em último caso, e dê preferência para o lado direito pois o outro é queda livre.
Bike derrapar é igual aquaplanagem de carro. Apertar o freio pode não ser uma idéia e piorar a situação. É importante que a bike perca velocidade e vc retome o controle. Se a bike tombar para um dos lados, o negócio é retomar o equilíbrio usando um dos pés no chão e retomado o controle, aí sim freiar.
Cara, se eu entendi despongar é saltar da bike em movimento. Se é realmente esse o significado, só despongue da bike se ela estiver fora do seu controle. Aí é melhor deixar ela ir bater em qualquer lugar e vc ficar ileso.
Acredito que você não pague nenhum dano da bike, até mesmo pq já vai ter pagado tudo antes.
Pode levar mochila e deixar na van. Durante o percurso vc não vai precisar dela e como a van acompanha os ciclistas, vc tem acesso a mochila a qualquer momento.
Pode levar filmadora ou máquina fotográfica mas as próprias agências já fazem uns videos e fotos do percurso. Tudo bem que a qualidade não é grande coisa, pq é de câmera digital compacta, mas quebra o galho. Eu levei máquina fotográfica e tirei umas fotos em algumas paradas, mas não da tempo de fazer muita coisa.
Os guias param o grupo de tempo em tempo, até todo mundo agrupar e seguir novamente ou seja, esperam os retardatários.
Acho que respondi tudo.
Mas não fica com medo não, o passeio é tranquilo e muito bacana. Só ter atenção e fazer as coisas com segurança que você vai curtir.
Abraço,