Vamos lá..
1) Para entrar no país, estando ou não matriculado em um curso, terá que obrigatoriamente passar pela imigração.
Agora como o curso que pretendes fazer é de curta duração, não tenho grandes informações pra te passar..o que podes fazer é entrar em contato com agências de intercâmbio (www.gotolondon.com.br, por ex.) ou com escolas de inglês de lá e solicitar informações...provavelmente vais ter um visto de turismo normal, já que com o passaporte brasileiro, temos autorização para permanecer na ilha 90 dias. Algumas escolas de inglês de Dublin: Abbey College (uma das mais baratas, mas não entre as melhores), Swan (boa) , Emerald (a melhor), Centre of English Studies - CES Dublin (tbm mt boa e com preço razoavel, melhor custo x benefício na minha opinião)
2) Não é necessário solicitar nenhum visto do Brasil, mesmo para cursos de longa duração, o visto é dado no aeroporto no momento da chegada, apresentando uma carta da escola atestando que vc estudará lá, o curso e a duração...este visto é válido (quando para cursos de longa duração) para 1 mês, e depois deste período o portador é solicitado a se apresentar na Garda (a polícia local, que também gere questões de imigração) e receber o visto para duração total do curso.
3) Normalmente os cursos estão em andamento e novos alunos começam todas as segundas-feiras. Você fará um placement test e te encaminharão para a turma em que seu nível de inglês melhor se encaixar.
4) Consegue sair e voltar ao país, mas sempre passando pela imigração. Diferente de outros países europeus, a Irlanda não faz parte do espaço Schengen, ou seja, ao viajar da Irlanda para outro país europeu você passará pela imigração daquele país..e também passará pela imigração ao retornar a Dublin. A excessão é a Inglaterra...onde vc passará direto, porém na volta a Irlanda passará pelo controle imigratório. Porém a imigração é relativamente tranquilo e desde que você tenha dinheiro e documentação em ordem, não terá problema.
5) Para Londres você pode ir de avião (altamente recomendado, especialmente pela Ryainair - www.ryanair.com) e de barco.





Resumo