Dupla cidadania Húngara e passaporte

Um espaço para a troca de idéias. Política, Religião, Arte... Entre, opine, concorde, discorde mas sobretudo: Don't Panic!

Dupla cidadania Húngara e passaporte

Mensagem não lidapor stephanriederer » 17 Jan 2013, 08:11

Pessoal, tirei minha dupla cidadania húngara e vim dar uns toques pros hungaros do fórum

o Governo da Hungria facilitou o requerimento da cidadania / passaporte hungaros. Bastar apresentar algum documento hungaro do seu pai/mãe, avô/ó ou bisavô/ó nascido na hungria, e os documentos de nascimentos / casamentos em linha descendente até chegar em você

ex: eu tirei com a certidão de nascimento hungara da minha vó, eu prescisei mandar a certidão de nascimento e casamento dos meus pais, pra mostrar a linhagem direta.

o site que tem tudo explicado é
http://www.cidadaniahungara.com.br/

boa sorte a todos os descendentes de hungaros, agora está realmente fácil e rápido, em questão de 6 meses você já está com sua cidadania e passaporte em mãos
stephanriederer

Re: Dupla cidadania Húngara e passaporte

Mensagem não lidapor pekjunior » 12 Mai 2013, 18:59

OLa Stephan tudo bem?
Eu e minha irma estamos ja em busca da certidao de nossa bisavó Hungara para podermos apresentar tudo na casa Hungara em SAo Paulo, tenho uma grande duvida, no caso do basico da lingua Hungara que eles pedem, como que seria? Foi mto dificil o teste? Minha irma ja esta tendo aulas com uma professora Hungara, porem nao sabemos ate que nivel e qual seria o basico necessario...
Como vc ja conseguiu adquirir a cidadania, vc poderia partinhar conosco sua experiencia?
Estamos muito interessados em adquirir tb, uma vez que estamos morando na Europa...
Mto obrigado. Se preferir podemos conversar pelo meu email (pekjunior@gmail.com)
Abraços
Junior Pek.
pekjunior

Mensagem não lidapor stephanriederer » 12 Mai 2013, 20:28

acho legal o bate papo aqui pelo forum mesmo pois assim ajudamos quem estiver com a mesma dúvida né

sobre o teste, é bem simples aqui no consulado de são paulo, só um batepapo sobre as expressões turisticas mesmo como bom dia, boa noite, obrigado, meu nome é, onde fica tal coisa, por favor, obrigado...

para meus amigos hungaros (e meu irmão que não falava praticamente nada) eu sempre passei este site aqui:
http://www.letslearnhungarian.net/category/podcast/

nele tem um podcast (em inglês) ensinando a falar tudo isso que eu disse acima, muito facil de aprender, tudo o que é falado está por escrito também, vale a pena perder uns dias neste site acima, você vai sair falando super bem!
stephanriederer

Mensagem não lidapor pekjunior » 23 Mai 2013, 10:35

Ola, muito obrigado pela dica!!!

Ficamos bastante entusiasmados em saber sobre a facilidade na parte de entrevistas...
Vi tambem que é necessario escrever um CV pessoalmente e a proprio punho em Hungaro. Seria facil da mesma maneira (em coisas e palavras simples tipo, Sou Junior, tenho 25 anos, e tal)? Tipo se decorarmos em casa seria suficiente?

Eu nao gostaria de te incomodar mto com isso e nem tomar seu tempo, mas vc sabe como é a curiosidade e tensao para quem vai fazer o reconhecimento de cidadania... rsrs, mas vc poderia passar mais detalhes da entrevista e de como tudo acontece??? Rs

Como ja a ideia do forum é tirar duvidas de todos, tenho certeza que muiiitos se interessariam em saber mais sobre esses detalhes que dificilmente encontramos na net, e vc esta colaborando gentilmente com essas informaçoes! Entao tenho que aproveitar srsrsrsrsrsrsrsrsr

Mais umas vez muito obrigado pela ajuda.

Abraçaoooo
pekjunior

Mensagem não lidapor stephanriederer » 23 Mai 2013, 10:47

Sim claro estamos aqui no forum justamente para trocar ideias!!!

O CV a proprio punho você deve escrever no formulário que eles te entregam, é uma folha em branco lá no meio pra escrever.
O consul me aconselhou escrever 3 paragrafos curtos, 5 linhas em cada, o primeiro paragrafo você se apresenta, diz quem é voce, onde estudou, onde trabalha, o segundo você escreve sobre sua família, se vocês tem tradições hungaras, quais comidas hungaras você gosta de comer, essas coisas familiares e tal... e no terceiro e ultimo paragrafo você escreve o porque você quer a cidadania hungara, se é pra morar lá, trabalhar lá, poder viajar pra lá e fazer turismo, etc....

Você pode usar o google translate pra traduzir frases simples, e juntando todas, fica um texto bacana. Se quiser eu ajudo também a ver onde estão os erros, é só me mandar seu texto por PM e eu te retorno com ele corrigido!
stephanriederer

Mensagem não lidapor pekjunior » 23 Mai 2013, 11:13

Olá, eu sou a Vanessa, irmã do Junior, aproveitando que ele está online aqui, tenho minhas dúvidas tbm.

Minha professora de húngaro está indo para a Hungria neste próximo fim de semana, e eu pedi um mega favor a ela, para pegar a certidão de nascimento da nossa bisavó, porém não sabemos exatamamente onde se e encontra a certidão, sabemos que ela veio de Budapeste, mas não sabemos a questão de cartórios. Vc mais ou menos tem alguma ideia se as certidões são digitalizadas, ou até mesmo se existe uma central na qual dando os dados da minha bisavó eles possam me passar o cartório correto? Ou se até mesmo tem muuuuitooos cartórios por lá? pois queremos estar preparados se caso for muito difícil.

Muito obrigada pelas informações, e com certeza quando elaborarmos um bom texto, te passaremos para a correção!
pekjunior

Mensagem não lidapor stephanriederer » 23 Mai 2013, 11:21

Hmmmmm você pode tentar achar alguma coisa aqui neste site dos Mormons:

https://www.familysearch.org/search

eu consegui encontrar muita coisa sobre minha familia aí, tinha até o cartão de desembarque dos meus avós aqui no rio de janeiro digitalizado, pesquisa o nome e sobrenome da sua bisavó neste site, tente fazer a pesquisa com o nome dela de solteira e o de casado, no caso da minha avó, só encontrei esse cartão quando tentei o nome dela de casada!

não me pergunte como os mormons fazem pra ter tanto conteúdo genealógico assim, só sei que eles tem, e agente pode pesquisar de graça, tem muito conteudo, principalmente da europa!
stephanriederer

Mensagem não lidapor pekjunior » 23 Mai 2013, 17:58

Nossa, muito bacana esse site, realmente tem muitas informacoes, podemos dizer que eh um grande banco de dados! Porem, digitei o nome da bisa e infelizmente nao encontramos nada que batesse com os dados que temos dela! Enfim, como temos nossa professora que estah indo para a Hungria, a sorte esta lancada, pesquisamos em hungaro alguns cartorios de la com seus telefones e quando ela chegar por la, ira entrar em contato!

Muitissimo obrigada!
Vanessa
pekjunior

Mensagem não lidapor lucask » 15 Out 2013, 11:06

Olá, me chamo Lucas.
Eu e minha família estamos em busca da dupla cidadania Húngara e estamos em dúvida de quais são os países que poderemos viajar sem precisar de visto além dos países da Europa.

Obr
lucask

Mensagem não lidapor stephanriederer » 15 Out 2013, 13:59

lucask escreveu:Olá, me chamo Lucas.
Eu e minha família estamos em busca da dupla cidadania Húngara e estamos em dúvida de quais são os países que poderemos viajar sem precisar de visto além dos países da Europa.

Obr

http://www.visahq.com/citizens/Hungary/

selecione seu país (hungria) e o site de redireciona pra uma lista com todos os países do mundo
onde tiver verde não precisa de visto, onde tiver vermelho precisa.

aqui tem um mapa:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... FreeUS.png
a legenda explica tudo.
stephanriederer

Mensagem não lidapor rhay_balog » 26 Dez 2013, 19:49

Olá, gostaria de saber se vc tem algum despachante/advogado pra auxiliar na parte burocratica pra tirar a cidadania hungara
grata!
rhay_balog

Mensagem não lidapor stephanriederer » 28 Dez 2013, 13:24

Não precisa se preocupar com isso, não sei onde você mora, mas no consulado Hungaro aqui de São Paulo eles te ajudam em tudo, são muito atenciosos e realmente dão toda a assistencia que agente precisa, são super 10! A parte burocrática é muuuuuito light

Para conseguir a cidadania húngara, você precisa dos documentos de nascimento do seu pai (ou mãe), avô (ou avó), bisavô, tataravô, até chegar no parente hungaro, mesmo que este fosse amigo do Pedro Alvares Cabral. Mesmo que ele tenha sido dado como "apátrida" não tem problema nenhum.

Junto com estas certidões de nascimento sua e do seu pai, você vai precisar também das certidões de nascimento dos seus filhos que quiserem obter a cidadania.

Os cônjuges dos futuros hungaros também podem requerer a cidadania hungara (devem ser casados a mais de 10 anos, ou 5 anos no caso de casamento com filhos). Então além dos documentos que eu falei acima, você também vai precisar das certidões de casamento e nascimento dos cônjuges.

resumindo: pegar as certidões de nascimento de todos os interessados e se houver, certidões de casamento também.

Com os documentos em mãos, você vai precisar do carimbo autenticado do ERESP. É muito fácil de consguir, e não tem custo nenhum, somente o custo dos correios para correspondencia ida e volta.

Imprime esse formulário, assina em baixo e manda ele junto com seus documentos originais pro ERESP:

Av. das Nações Unidas, 11857, São Paulo, Brasil
4º andar
CEP 04578-908

PS. lembre-se que a carta deve ser enviada já com o valor de devolução pago.

Qualquer dúvida que você tenha em relação ao ERESP você pode mandar e-mail ou ligar pra eles! (11)51022526 eresp@itamaraty.gov.br

Bom, depois que o ERESP te devolver os documentos carimbados e autenticados, você tem que traduzí-los para língua húngara, todos os meus eu traduzi com a AGNES (ági) agibester@hotmail.com

Além do consul ter me indicado ela, meu pai já era seu amigo antigamente, então eu fiz com ela mesmo, mas não lembro quanto que foi, eu ACHOOO que foi 50 reais por documento. Você manda o documento já autenticado pelo ERESP pra ela escaneado por e-mail e ela te manda de volta um documento WORD com a tradução, aí acabou, é só imprimir e levar no consulado.

PS. os documentos que você levar no consulado FICAM LÁ PRA SEMPRE, então tenha cópias autenticadas com você pra não ter que correr atrás de algum cartório depois pra conseguir novos, pois eles mandam seus documentos pra hungria e eles não voltam mais.

Antes, durante ou depois desse processo, agende uma visita no consulado com o Gabor/Eszter para pegar a papelada que você deve preencher, eu já não tenho a minha aqui pra te mostrar como exemplo, mas eles te ajudam lá, eles são muito pacientes e gente fina, acompanham o tempo inteiro e ajudam bastante!

Eles ficam na Rua Barão do Triunfo 88, São Paulo, Sala 114. Pra agendar basta mandar um e-mail para consul02@hungria.org.br ou ligar lá direto no (11)37368162

Seria legal você marcar um encontro com eles pra bater um papo antes de começar toda essa maratona. É demorado mas é super tranquilo, em menos de 6 meses nossa situação estava toda resolvida. Tem alguns consulados de outros países da Europa que o processo pode levar quase 10 anos!

a parte mais chata na verdade é saber falar um pouquinho do idioma, mas é pouquinho mesmo, o básico que o turista aprende pra viajar pra lá. O meu irmão não sabia nada, eu mandei esse site pra ele estudar e ele se deu super bem:
http://www.letslearnhungarian.net/category/podcast/
se você fala inglês, vai conseguir tirar de letra o site acima!

Qualquer duvida estou à disposição por aqui =)
stephanriederer

Mensagem não lidapor allanhalax » 30 Jan 2014, 15:36

Stephan, parabéns.

Meus bisavôs eram húngaros e estava procurando informações sobre a entrevista quando encontrei o fórum. Assisti a algumas aulas no site que você indicou e está ajudando bastante, a descrição do procedimento também está ajudando bastante. Eu e minha prima estamos reunindo os documentos para darmos entrada na dupla cidadania.

Quando tivermos novidade posto aqui para compartilhar.

Abraço a todos.
allanhalax

Mensagem não lidapor stephanriederer » 31 Jan 2014, 10:35

Que bom que eu pude ajudar no seu processo! Se precisar de qualquer coisa estou por aqui
stephanriederer

Mensagem não lidapor Ludescher » 02 Fev 2014, 22:50

Oi Pessoal, boa noite.

Encontrei esse fórum e gostaria de compartilhar minha experiência durante o processo de cidadania Húngara. Meus avós vieram da Hungria em 1920, porém, eu não tinha nenhum documento húngaro que comprovasse isso. Com a ajuda do escritório consular, localizamos uma certidão de óbito da minha bisavó na sérvia, nesse documento, consta que ela nasceu em budapest. Diante desse documento e dos demais documentos brasileiros (nascimento, casamento e óbito), pude iniciar o pedido de cidadania. Em set/2013 fiz a entrevista e fui aprovado, nessa entrevista basicamente falei da minha história (em húngaro).

Pois bem, depois de 2 anos, consegui localizar todos os documentos e finalizei a entrega e entrevista em set/2013, conforme já relatei. Agora, estou aguardando os documentos serem aprovados pela Hungria e virem para o Brasil.

Abraços,
L.L.
Ludescher

Próximo

Voltar para Bate papo & Off Topic