Roteiros de Viagem na Europa
#953210 por ale_d_mais
27 Abr 2014, 23:35
Olá a todos,

Eu e minha esposa iremos a trabalho para Munique, em julho pretendemos tirar 20 dias de férias. Como nunca pisamos na Áustria, Suíça e o norte da Itália, pensamos no roteiro abaixo.

A menos que surjam ideias melhores (espero que elas surjam :) ); pretendemos pegar um carro em Munique e percorrer: Munique –> Salzburg –> Innsburg –> Garmich -> ???
Pensamos de Garmich ir Vaduz (Liechtenstein) ou Konstanz. (1) Qual é a melhor opção?
Neste trecho gastaremos 6 dias. (2) Será que dá tempo?

Ai vamos para a Suíça (começaremos por Lucerna -> Berna-> Interlaken, partindo do lugar 1 (Vaduz, Konstanz ou ???) e surgem mais dúvidas: temos o interesse em fazer os trens panorâmicos e gostaríamos de estar com o carro pela mobilidade .... Bom, mesmo pesquisando está difícil equalizar esta equação: carro x trem. Detalhe: minha esposa não quer abrir a mão de pegar os trens panorâmicos (Glaciar Express e o Berlina Express) e eu do carro ( 3) Qual é a melhor saída carro, trem ou um mix dos dois Pensando em paisagens, custo-beneficio, comodidades, etc... Por favor respondam a enquete para apaziguar os ânimos do casal...

Há outro detalhe: pegaremos o carro na Alemanha, temos que devolve-lo lá, se não com as taxas a locação fica proibitiva e terei que deixar as cuecas no caminho.

O miolo da Itália está meio resolvido: Milão – Florença – Veneza e Verona, todo de trem (talvez alugue um carro em Florença para um ou outro bate-volta). Pretendemos ficar em torno de 7 dias neste trecho e acho que é o suficiente

Agradeço a ajuda para as minhas duvidas...
Ale

#953555 por xxxxxxxxxx
28 Abr 2014, 20:59
Ficou de fora Fussen/Neuschwanstein, na minha opinião a melhor day-trip a partir de Munique.

Realmente devolver o carro em outro país costuma ser bem carro. Para tentar fechar esta conta, eu faria um misto de trem e carro.

Por exemplo Fussen, Salzburg, Innsbruck, Garmich você pode fazer de trem no esquema de bate e volta de um dia a partir de Munique usando o Bayern Ticket, as passagens de ida e volta para um casal custarão 25 Euros por dia, o mesmo valor da diária de um carro e você ainda economiza a gasolina e os estacionamentos. E você não precisa ficar esquentando a cabeça com reservas de hotel a cada dia, fazer e desfazer as malas, etc...

Após fazer estas day-trips a partir de Munique, eu pegaria um trem até Zurique ou Lucerna, onde alugaria um carro, e usaria ela para ir a Lucerna, Vaduz, Berna, Interlaken, etc... Devolvendo o carro em Chur, onde pegaria o Bernina Express até a Italia. Alugando o carro em Zurique e devolvendo ele em Chur não ficaria caro.

Ao chegar na Itália, ai você poderia alugar outro carro se for necessário ou então fazer tudo de trem mesmo.
#954623 por ale_d_mais
01 Mai 2014, 22:41
Oi Adriano,

Concordo que Fussen é imperdível, há dois anos fiquei 3 dias em Schangau e adorei o lugar. Nesta viagem fiz a rota romântica, subi o Zugspitze (outro lugar imperdível, na minha opinião e que quero voltar) e passei pelo Konigsee.

Você me deu uma visão diferente da minha... obrigado. Vou avaliar e depois posto um retorno.

Pensei em usar o carro no trecho austríaco, pois i) alugar o carro na Alemanha é mais barato do que na Suíça; ii) o carro na Áustria me permitiria day-trips a partir de Salzburg (a caverna de gelo em Werfen), Insburg (day trip a Ehrwald, que tem um teleférico de acesso ao Zugspitze, só não sei ainda se funciona no verão) e acesso ao lago Constance (Konstanz). O que você acha: 6-7 dias neste trecho é o suficiente?

Vaduz tenho minhas dúvidas se vale a pena visitar só para dizer que pisei em um país diferente.

Gostei também do seu roteiro suíço, o problema é que a minha “patroa” quer fazer o Glaciar Express e o Berlina Express... para isso temos que ir a Zermatt pegar o Glaciar, dormir em Chur, pegar o Berlina para ai chegar a Milão... neste trecho não achei ainda uma forma inteligente de conciliar tempo vs trem vs carro vs custo. Gostaria de ir a Berna (tenho receio de ser muito parecida com Brugges: romântica, bonita, medieval e cara para C....0), Interlaken e Lucerna, mas falta tempo, dinheiro, etc...

O trecho italiano da trip está meio que fechado e formou um círculo: Milão-Florença-Veneza-Verona, será todo de trem e talvez alugue um carro em Florença para uma ou duas day-trips com maior mobilidade.

Um abraço,
Ale
#954713 por xxxxxxxxxx
02 Mai 2014, 08:16
Na verdade o que deixa o aluguel do carro bastante custoso na maioria das vezes é a taxa de retorno dele a cidade onde você retirou o carro, a maioria das locadoras costuma cobrar em torno de 0,8 a 1,2 euro por Km de taxa de retorno, ou seja, se você devolver o carro numa cidade uns 500 km distante de onde retirou ele(Berna por exemplo), irá pagar quase 400 Euros de taxa de retorno, e devolvendo em outro país a taxa as vezes é maior ainda.

Para não pagar essa taxa enorme, tente fazer uns orçamentos quebrando o aluguel do carro em partes, como por exemple ir de trem até Salzburg, pegar um carro láe devolver ele em algum lugar no meio do caminho, ou então pegar o carro em Munique e devolver em algum ponto no caminho e lá pegar outro carro, as vezes mesmo pagando uma taxa maior pelo aluguel pegando um carro na Áustria ou Suíça pode compensar pois você diminui o valor da taxa de retorno, que costuma ser metade do valor da locação.

Mas você teria que fazer algumas contas e simulações para ver se daria certo ou não....

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes