Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#904641 por joaoh1994
09 Dez 2013, 18:39
Olá pessoal, sou João e tenho interesse de começar a vida de aventureiro em janeiro de 2014 no Caminho do Itupava e Pico Paraná, os comparsas e materiais necessários (depois de muita pesquisa para compra-los) já estão OK!

As minhas expectativas e planejamentos são:

• 13/01- Chegada na entrada da trilha do Itupava ainda cedo, para fazer ela bem com calma e no final do dia acampar no Parque Estadual do Marumbi,
• 14/01 - Ascensão ao Olimpo, se não tiver que usar de técnicas verticais, e acampamento novamente no Parque Estadual do Marumbi;
• 15/01 - Volta pelo Caminho do Itupava e pagar o carro e partir para o Pico Paraná e acampamento na área de camping lá, que não sei se ainda está legal, não sei se o Dilson cuida lá ainda mesmo depois da abertura do portão para o estado público;
• 16/01 - Subida ao Pico Paraná e acampamento em uma das áreas específicas, não sei também se ainda é autorizado acampar no cume ou falso cume;
• 17/01 - Descida e volta para casa;
• 18/01 e 19/01 - Fica livre caso chova muito em um dos dias e tenha que dar uma pausa no trajeto.

Como é minha primeira viajem nessa escala, convidei um primo experiente que tem um bom tempo de escoteiro e acampamentos, ele vai ajudar bastante mas ele não fez essas trilhas ainda então minhas duvidas são as seguintes:

- Por ser ferias e início do ano escolhi dias de semanas para a viajem, mas ainda estou com duvida se as trilhas não vão estar muito cheias, se alguém tiver mais experiencia nelas e puder me ajudar com essa já agradeço.

- Como está o funcionamento do Parque do Pico Paraná, não sei se o Dilson está ainda oferecendo a área estruturada de camping e estacionamento, se estiver como está os valores, etc?

- Como estou indo inexperiente para essa viajem aceito qualquer tipo de ajuda ou sugestão :D

Desde já agradeço galera, se puderem ajudar fico mais agradecido ainda :D, e se der posto como foi tudo.

#904787 por Otávio Luiz
10 Dez 2013, 08:09
João, quando fizer a pergunta no forum não precisa mandar MP, vou responder de novo por aqui para ajudar mais gente que tenha a mesma dúvida que você.

O camping do Marumbi está fechado, para acampar só em Prainhas, que fica uns 4km pra baixo... ou mais...
O Dilson continua com o camping e estacionamento funcionando, e cobrando....
Esta é a pior época pra ir a montanha, muita chuva, raios e insetos.
Dia de semana as trilhas estarão vazias.
Se prepare, PP, Marumbi e itupava são trilhas que exigem um bom preparo físico e psicológico.
você está começando no montanhismo, e de cara vai descer a Itupava, subir o Marumbi e voltar pela Itupava pra em em seguida ir pro PP?!?!? Boa sorte, você vai precisar...
#904803 por joaoh1994
10 Dez 2013, 08:54
Valeu Otávio, preparo físico tenho, sempre gostei de esporte e como faltava habilidade me empenhei na parte física desde o começo, a minha preocupação mesmo é chuva e trilhas tumultuadas, a volta do Itupava também que me falaram que é bem puxada, vou planejar um pouco melhor, obrigado pela resposta, Você me daria alguma dica de um roteiro mais planejado? A questão sorte que você falou, é mais pela falta de preparo físico, chuva? desconhecimento das trilhas?

OBS: Vou com meu pai e um primo, ambos tem bom preparo físico também, meu primo talvez um pouco menos mas ele disse que já faz umas trilhas de 20 km de ida e volta em dois dias com acampamento, meu pai está com 45 anos mas tem folego de um atleta, nada todo dia que nem um louco hehe, nós caminhamos as vezes e fazemos um trecho de 13 km, geralmente nos fins de semana, em 1h e 30 - 1h 45m a questão de peso nas mochilas acho que vai ficar bom por que dividindo bem em três não creio que tenha problemas, a barraca comprei aquela t3+ da quechua, acho que aguenta chuva pelo que dei uma pesquisada, a questão de acampar no pico sem chances então né? Virar um para-raio não me interessa hehe e os mosquitos nada que um bom repelente não resolva também :D

- Mais uma coisa poderia explicar um pouco mais sobre essa área de camping em Prainhas? Vou dar uma pesquisada se achar alguma coisa posto aqui também para complementar.

- Desde já agradeço Otávio, e desculpe pelo MP, eu até ia escrever lá para você responder aqui para ajudar o pessoal que tem as mesmas dúvidas também, mas acabei esquecendo.

- Adicionando mais uma dúvida, a questão segurança do Itupava que me preocupou agora, estava com medo quando resolvi fazer o trajeto, mas me falaram que estava seguro ultimamente, tem como falar um pouco sobre esse ponto também?
#904807 por Milton_medicina
10 Dez 2013, 09:15
Joao,

Seu roteiro é muito bacana porem pesado. Somente a trilhado itupava com marumbi já consome muita energia. Voce mal dará tempo de recuperacao muscular antes de subir o PP.
Isso aumenta e muito o risco de lesao, por mais preparado que esteja. Eu acho bastante corrido e se vc puder dar um intervalo é melhor.

Sao lugares lindos e que merecem o desapego. Seria péssimo ter que ficar lutando contra o relogio e cumprindo metas

Abracos
#904811 por joaoh1994
10 Dez 2013, 09:23
Entendi Milton, eu vou fazer um planejamento melhor na parte da tarde e/ou da noite e posto para vocês analisarem e darem uma nova opinião, realmente eu espero aproveitar o máximo não quero nada de correria e nenhum imprevisto físico, talvez acabe optando por um dos trajetos apenas, fiquei meio preocupado com a questão da segurança do Itupava agora. Mas dando um tempo hoje volto ao tópico pedir uma outra ajuda sobre o novo roteiro.
#905019 por joaoh1994
10 Dez 2013, 18:00
Novo roteiro de viajem, ainda vou tentar fazer os dois, pois depois desse início de ano a próxima semana livre com o meu pai vai ser só no outro ano :? , mudando algumas datas optei por começar antes e terminar depois também, vai ser uns dias de acampamento, caso o desconforto ou a chuva nos vença faremos apenas um dos trajetos, as expectativas ficaram assim:

- 11/01 - Ida para o Parque Estadual do Marumbi pelo Itupava, acampamento;
- 12/01 - Subida ao Olimpo, acampamento;
- 13/01 - Volta para Quatro Barras pelo Itupava, caso o lugar de camping for bom podemos ficar mais um dia lá, já se alguém não estiver legal pegamos um trem ou ônibus, mas as expectativas é voltar pelo Itupava pegar o carro e ir até a área de camping do Pico Parana e passar a noite lá;
- 14/01 - Dia de descanso na área de camping do Pico Paraná;
- 15/01 - Iniciar a subida no Pico Paraná até o acampamento próximo aquelas ruínas da casa de pedra do professor ...(esqueci o nome ::putz::);
- 16/01 - Subir até o PP e curtir o dia (tomara que não chova), depois descer e acampar no mesmo lugar da noite anterior;
- 17/01 - Descer e ir para casa.


Então teoricamente reduzi a intensidade do trajeto, mas a realidade só vamos descobrir na hora, provavelmente chova, verão fim de tarde é quase certeza, dependendo do que acharmos do Caminho do Itupava, cortamos o Olimpo e adicionamos um dia de descanso, mesmo porque qualquer coisa pegamos o carro um fim de semana qualquer e subimos o Olimpo outra época, se a trilha de subida estiver molhada já descarto ela, já o Pico Paraná não queria abrir mão :cry: então só resta rezar para que não chova nada além que as pancadas de verão do fim de tarde. Teremos o domingo ainda se houver mais imprevistos e pelos meus cálculos os trajetos na teoria durariam 5 dias, se o cara for um super atleta e contar com o tempo ele consegue, mas como o Milton mesmo já disse: "Isso aumenta e muito o risco de lesao, por mais preparado que esteja. Eu acho bastante corrido e se vc puder dar um intervalo é melhor." Então esses 5 dias vou tentar fazer em 8, o descanso muscular, físico, etc, não vai ser muito mas acho que será o suficiente. Caso o tempo não estiver ajudando ou as expectativas dos sites de tempo não forem boas tentarei encaixar somente o Pico Paraná no trajeto, mas ainda vou tentar descolar mais um tempo com o meu pai durante esse início de ano para tentar aumentar o número de dias disponíveis.

Se puderem me dar dicas de acampamento próximos ao Marumbi agradeço, Otávio não achei algo sobre Prainhas na procura superficial que fiz, vou tentar achar algo agora de noite.
#905189 por Otávio Luiz
11 Dez 2013, 08:33
Prainhas é como ficou conhecido o rio Nhundiaquara, em Porto de Cima. Você conhece a estrada da Graciosa? Sabe a ponte de ferro sobre o Nhundiaquara? Virando a direita depois da ponte (pra quem desce a Graciosa) fica prainhas. Esta estrada vai até a estação Eng. Langue, ponto acessível de carro (4x4) mais próximo do Marumbi. Carro "normal" vai até o IAP.
Nesta estradinha termina a trilha do Itupava, você desce uma escadinha de madeira e cai na estrada (literalmente, tem que pular da escadinha), pra direita e pra cima Eng. Langue e Marumbi, pra esquerda e pra baixo IAP e Prainhas.
Perto da ponte fica a movuca de prainhas, muito bar, pousada, um monte de gente tomando banho de rio, etc... quanto mais sobe o rio menos gente... +/- 4km da ponte fica o posto do IAP, aonde você vai dar baixa da Itupava (na entrada da Itupava tem um trailer do IAP, você faz um cadastro e eles comunicam o posto de prainhas que você está descendo,se você não passar pelo posto de prainhas até um certo horário eles acionam o resgate).
Como o camping do Marumbi está fechado você vai ter que achar um lugar pra acampar em prainhas, que eu me lembre só tem camping perto da ponte, o que implica em 8km até a estação do Marumbi, subindo...
Talvez você ache algum lugar pra acampar antes, mais perto do IAP, vai ter que ir olhando, perguntando se alguém deixa acampar no quintal, etc...
Subir o Marumbi com chuva é perigoso, muita escada, corrente, lage de pedra, um escorregão pode ser fatal! Também não acampe nas margens do Nhundiaquara, uma chuva mais forte pode causar uma cabeça d'água.
Quanto ao assalto na Itupava: estava tudo tranquilo, mas ocorreu de novo neste fds passado. Eu acho que dia de semana é mais tranquilo, o bandido vai fds que sabe que tem bastante gente. Os assaltos sempre ocorrem na parte de cima da Itupava, perto da pedreira. Se programe direitinho, eu levo 8:00hs pra descer a Itupava sem cargueira (passeando), calcule o tempo necessário pra subi-la com cargueira.
O PP é mais tranquilo, tem apenas uma pedaço ruim de passar com chuva (mas nem tão ruim assim, nem se comprara com o Marumbi) e vários lugares pra acampar.
Só cuidado com os raios!!! ::ahhhh::
#905194 por Otávio Luiz
11 Dez 2013, 08:49
AH! Esqueci de comentar. O Milton foi muito feliz em seus comentários. Não adianta correr e querer fazer tudo, o legal é curtir a trilha, a companhia, sem pressa.
#905228 por joaoh1994
11 Dez 2013, 10:12
Sim Otávio, eu andei pensando bem essa noite que passou e estou me convencendo de deixar um pouco de lado essa loucura de montanhas nessa época vi alguns relatos de pessoas que passaram maior aperto no acampamento dois do Pico Parana em meio uma tempestade, e também acho que a parte física em trilhas e montanhas é um pouco diferente de caminhadas, corridas, esportes, etc, eles ajudam, mas é bem visível que não é a mesma coisa também.

Eu vou planejar melhor, estou meio sem tempo, tenho vestibular final de semana e vou ter que deixar um pouco de lado os planos, semana que vem vou tentar ver o que for melhor, porque melhor ficar na vontade de ter feito isso e aquilo do que depois ter que pegar um ônibus pois se machucou, o ficar tudo encharcado ou pior levar um raio na cabeça kkkk, mesmo porque as chuvas orográficas no comecinho do ano são muito intensas ocorrem todos os dias praticamente..Vou planejar melhor isso, pode deixar que vou seguir todas as dicas que você me deu Otávio, qualquer dúvida posto aqui.

Abraço e valeu pelas respostas.
#905288 por Otávio Luiz
11 Dez 2013, 12:48
Vocês já conhecem a Graciosa e o Nhundiaquara? É um bom passeio pro verão.
Desce a estrada centenária, toma banho de rio, almoça um barreado em Morretes, e de quebra dá pra ir até prainhas ver se tem camping, conhecer a D. Izabel (proprietária do estacionamento próximo ao IAP Prainhas e que talvez deixe acampar) e até encarar uma subida a estação do Marumbi, pra esticar as pernas...
Em Morretes e Porto de Cima tem pousadas e campings se quiser esticar e passar um fds curtindo a região.
#905349 por joaoh1994
11 Dez 2013, 14:53
A região conhecemos, mas é uma boa ideia se o tempo não ajudar muito, esse ano nós queríamos abandonar um pouco o carro, restaurantes, pousadas, e pegar algo mais da natureza.

Incrível mesmo é eu nunca ter ouvido falar do Pico Paraná e do Itupava, e pior várias vezes que fui a Morretes ter passado desapercebido pelo Marumbi, até mesmo de trem nem dei muita atenção, me senti um burro culturalmente em relação ao Paraná, mas na verdade eu nunca também havia me interessado por camping, montanhas, trilhas, etc. Desde que resolvi começar a pesquisar sobre montanhas fiquei meio que apaixonado.
#911245 por Weisshaar
02 Jan 2014, 02:48
E ai João, como vai?
Também acho que vc tomou a melhor decisão, já que essa época do ano não é muito legal. Deixe pra ir durante o outono/inverno, quando não estiver muito frio. E também intercale as montanhas. Faça primeiro uma, depois a outra, nada de pressa. Nunca fiz o Itupava, só o PP, e apesar do preparo, o caminho cansa.

Em abril eu e a nossa turma já planejamos uma subida do Caratuva.

E como vc falou, eu tmb "conheci" a existência do PP só na metade do ano de 2013, isso pra um Paranaense é o cúmulo!! É incrível como a gnt não conheçe nem o nosso "quintal", rsrsrs Pra vc ter uma ideia, eu nem conheço Vila Velha e o Guartelá, que são da tua região, e está a menos de 200km da minha cidade... mas já tomei vergonha na cara, e depois do dia 15/01, quero tirar um fds pra conhecer.

Abraço e tudo de bom!!
#1135431 por fernandomc89
05 Nov 2015, 10:33
Alguém sabe explicar como consigo chegar na bica d'água atrás da casa de pedra? Fui pra lá no ano passado e não consegui achar essa fonte de jeito nenhum. Estou voltando pra lá na próxima semana e gostaria de saber onde fica. Se alguém puder ajudar fico grato.
#1135678 por Otávio Luiz
06 Nov 2015, 08:44
Eu nunca fui na bica do A2, só sei que a trilha começa atrás da casa de pedra, e tem que andar um pouco, tipo 5 minutos até chegar nela. A trilha é pela encosta da montanha, diz que tem um trecho meio chatinho de passar...
Como é quase impossível não encontrar ninguém no PP pergunte por pessoal que estiver por lá.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante