Quanto vai custar sua viagem? Qual é a melhor forma de pagamento? Como planejar financeiramente a sua viagem?
#991822 por Eduardomarquesantunesrodrigues
13 Ago 2014, 07:52
Olá.

Gostaria de saber como que funciona a troca do dólar em espécie, pois estava procurando e a maneira que está saindo mais em conta é a troca pelo dinheiro ao invés de cartão.

O dólar hoje está cotado a R$2,36 (valor antes de começar os pregões) e se eu trocar pelo dinheiro em espécia a taxa de IOF é de 0,38%, ai o valor iria para quase R$2,37.

Porém na hora de trocar o valor vai quase para R$2,44. Alguém sabe me explicar o por quê deste valor ?

Consultei varias casas de câmbio e todas estão próximas a este valor.

#992023 por xxxxxxxxxx
13 Ago 2014, 18:56
A cotação do dólar que você vê anunciada nos jornais e e televisão é o "Dollar comercial", que somente pode ser utilizado em transações comerciais de empresas e bancos. Nós como turistas, somente conseguimos comprar "Dollar Turismo", que sempre é mais caro do que o comercial.

Hoje, aqui em Curitiba o dólar Turismo está sendo vendido a R$ 2,39, somando o IOF, vai para R$ 2,40, mas isto para quantias altas, acima de 3.000 dólares, para valores abaixo disto, a casa de câmbio está cobrando R$ 2,43.

Você até pode conseguir economizar alguns trocados comprando tudo em espécie, mas e o risco disto? Já pensou que você pode ser assaltado, perder o dinheiro, etc... A gente nunca espera que nada disto aconteça, mas uma das coisas que mais dá problemas para turistas são os batedores de carteira, parece que eles conseguem farejar de longe os turistas e somos muito visados por eles.

Então meu conselho, leve uma pequena quantia em espécie, para as despesas de primeira hora, e o resto, use um VTM, cartão de débito, etc... Afinal de contas não vale a pena você viajar para se divertir, e ficar o tempo todo preocupado e paranoico achando que alguem vai lhe assaltar por você estar com o bolso cheio de dinheiro.

E a diferença efetiva de se levar dólares/euros em espécie comparada ao VTM é de no máximo 2% ou 3%, pois a moeda em espécie sempre é uns 2% ou 3% mais cara do que no cartão, a maioria das casas de câmbio cobra taxas para valores pequenos, ou então cobra taxas maiores caso você compre menos de 3.000 dólares, etc...

Ou seja, não vão ser estes 2% de perda no câmbio que vão fazer a sua viagem estourar o limite, pois num orçamento de uma viagem de R$ 10.000, 2% de perda no câmbio representam só R$ 200, provavelmente você vai gastar muito mais do que isto com besteiras durante a sua viagem. Então não vale a pena arriscar e ficar estressado por tão pouca diferença, se o orçamento está apertado, dê um jeito de economizar em outros itens, mas não coloque toda a viagem em risco por causa de meros R$ 200.
#994808 por cbnigris89
22 Ago 2014, 09:48
Oi Eduardo!

Na verdade, para recarregar o Visa Travel Car agora incinde o IOF de 6,38%, a mesma porcentagem que incide no cartão de crédito, desta forma, você recarregar o cartão VTC ou utilizar o cartão de crédito dá no mesmo... A unica diferença é que no VTC você pode comprar o dólar antes e garantir o cambio, e no cartão de crédito você está sujeito a alterações no cambio até o fechamento do cartão.

Na minha opinião, compensa mais levar em espécie mesmo e o cartão de crédito com limite liberado, para compras que saiam do planejado, pois a compra em espécie só entra o IOF de 0,38%... Eu levo em espécie, e divido em diversos lugares, sapatos, meias, mochila, pochete, e até um pouco na mala que fica no Hotel, e Hostel (claro que bem escondido e fechado)
#994846 por Pedrada
22 Ago 2014, 11:42
semana passada eu troquei no banco do brasil por esse valor R$2,37.....
como o Adriano escreveu, os cartões podem ser boas opções no quesito segurança, mas qdo se viaja para paises onde não há cambio paralelo/não oficial, pois, como no caso de argentina (e venezuela), onde a diferença entre o oficial e não oficial esta mais de 60%, só usa cartão quem pode !!

Usuários navegando neste fórum: Exabot [Bot] e 3 visitantes