Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#881905 por LuccasCR
22 Set 2013, 04:42
Fala galera, tranquilo?

Bom, eu e mais 3 amigos estamos planejando fazer a travessia Petrópolis x Teresópoli -Serra dos Órgãos, no primeiro final de semana de Outubro, dias 5 e 6.

Como todos nós trabalhamos e estudamos, vamos tentar fazer a trilha em 2 dias, por isso gostaria de algumas dicas, onde seria o melhor ponto para o acampamento, pois só vamos acampar de sab para domingo.

E também caso tenham mais dicas, ficaria agradecido.

Nos estamos indo sem guia, com gps, ja fizemos algumas trlhas como a travessia da Serra Fina e Pico do Corcovado.

Valeu, abraços!

#881964 por Mineirim
22 Set 2013, 14:58
Os únicos locais onde é permitido acampar são esses: Açu, base da Pedra do Sino e camping na sede Teresópolis.
Então para fazer a travessia em 2 dias eu acho melhor acampar no Açu, já que do Sino até Teresópolis é só descida.

Pra quem vem de longe acampar na sede Teresópolis no final da travessia é uma boa opção também. Assim dá pra acordar bem cedo e pegar o ônibus de volta logo de manhã.

1º dia ---> Petrópolis - Açu
2º dia ---> Açu - sede Teresópolis
3º dia ---> viagem de volta

A trilha está bem marcada, cheia de totens e setas fixadas nas lajes, tanto no Chapadão quanto na travessia. Só tem uns 2 ou 3 lugares que podem gerar dúvidas, no trecho da travessia, mas se vocês tem o GPS com o tracklog não terão problemas.
#882138 por FRANCISCO CARDOSO
23 Set 2013, 00:47
Disse tudo o Mineirim,

Da portaria Petrópolis até o Açu eu já fiz nas ocasiões que estive por lá em 4 horas em média, caminhando de forma tranquila, com muitas paradas e inclusive indo à Cachoeira Véu da Noiva em uma ocasião.
Então, dá-se pra descansar bem no Açu, curtir o lugar, que considero o mais bonito da Travessia, pra no dia seguinte sair cedo e ir direto pra portaria Teresópolis.
A desvantagem da Travessia em dois dias é não presenciar o nascer do sol na Pedra do Sino; além de que, se esperar o por do sol no mesmo lugar, sairia muito tarde pra portaria Teresópolis.
Mas a estadia no Açu compensaria tudo isso.
Ademais, do camping do Sino à Portaria, sendo só descida e por entre a mata, nada se perde em descer no escuro.
A trilha é muito boa, não tem erro e se o cara for bom de perna dá pra fazer em 2 horas, ou 2h30 tranquilamente, pois são 11 km.

E como bem dito, é proibido acampar em outros lugares que não sejam o Açu ou o Sino.

Boas trips, abraços

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes