Dúvidas nos detalhes para Peru/Machu Picchu

Guia e troca de informações sobre destinos no Peru

Editores: Celso, LeoRJ

Dúvidas nos detalhes para Peru/Machu Picchu

Mensagempor finderbr em 05 Out 2008, 22:06

Help!

Caras... to querendo ir ao Peru faz tempo e há semanas pesquiso informação, mas parece que quanto mais tento me informar, mais confuso fico... são os benditos detalhes que matam.

Olha só: pretendo ir por conta própria (sem pacote). Saio do Brasil e vou para Lima. Ok, desço em Lima e tal.. até ai sem problemas. Pretendo ficar 2 ou 3 dias em Lima. Essa é a parte "fácil". Aí vou para Cuzco... e aí começam as duvidas. Pelo que pesquisei, apesar de se poder ir de lima à Cuzco de busão, o melhor mesmo é ir de avião. há vôos domésticos por preços acessíveis. por busão é cansativo, desconfortável e há citações de estradas perigosas. Ok, vamos de avião... Mas e aí? Reservo uma passagem assim que chegar em Lima ou dá pra comprar na hora? E compra-se já ida-e-volta ou só ida e depois lá em Cuzco é fácil voltar pra Lima?

Pois bem... imaginemos que cheguei à Cuzco. Beleza... já tenho um monte de indicações de hotéis e tal. Visito a cidade e seus locais turísticos... mas meu destino é Machu Picchu! E aí? As ruínas ficam a 110km de Cuzco. Já li que o melhor é ir de trem. Preciso comprar a passagem desse trem antecipadamente ou pode ser na hora? E me parece que esse trem te leva até quase lá, mas ainda deve-se pegar um ônibus pra se chegar de fato na entrada de Machu Picchu.. é isso? Esse onibus eu pago na hora? reservo antes? E para entrar em Machu Picchu tem que pagar uma entrada tbm, certo? Onde compra? Paga na hora? Aí entra outra duvida muito grande: que raios é essa tal de Aguas Callientes? Preciso pernoitar lá? É possível em apenas 1 dia sair de Cuzco, visitar Machu Picchu e retornar à Cuzco?

Bem, Machu Picchu não é feito só da cidade. Há ruínas adjacentes para visitação tbm. Uma das mais famosas é Ollantaytambo. Mas é um vilarejo também? Precisa (ou pode) pernoitar lá? E a famosa taxa? pra visitar Ollantaytambo pago antecipado? na hora?

A moral da história é mais ou menos a seguinte: pra quem vai por conta própria, pode-se ir comprando as entradas para os locais de visitação e respectivos transportes por demanda (na hora de cada visita) ou tudo antecipadamente? E este "antecipadamente" é de horas, dias ou devo sair daqui do Brasil já com tudo esquematizado?

Muitíssimo agradecido quem puder ajudar em minhas ignorâncias!
finderbr

Re: Dúvidas nos detalhes para Peru/Machu Picchu

Mensagempor fred_callau em 06 Out 2008, 11:49

finderbr

seguinte, vc tem as mesmas duvidas de todos... é complicado mais vo tentar te explicar blza???

No Peru, e Bolivia, td q se relacionar a passagens Onibus, é bom comprar com antecedencia OK?

qdo vc chegar em Lima, vc chegará no aeroporto ok? vc pretende ficar dois ou tres dias, então qdo estiver no aeroporto, aproveite e compre a sua passagem pra cusco... se tiver desconto ja compre ida e volta, calcule mais ou menos a qtdida de dias que vc ficara em cusco... e ja compre a volta!

Chegando em cusco, vá pro seu hotel... geralmente nos proprios hoteis, tem alguem qu te da boas dicas, compra passagens passeios...
mas vo tentar tirar suas dúvida;;;

Em cusco, primeira coisa q recomendo voce a fazer, é ir até a estação de trens Peru Rail, e comprar a pasagem de trem ida e volta até aguas calientes. Ou se quiser recomendo meu roteiro, q você gasta menos e conhce mais.

fiz o seguinte:
cheguei em cusco, comprei as passagens de trem,
em seguida é importante compra o cartão turistico, que da acesso aos pontos turisticos da cidade, 60 Soles.

no mesmo dia me dirigi a uma agencia de viagens na plaza de armas e comprei ingresso para o city tour. esses city tours saem por volta das 14:00. Você conhece as ruinas e templos, em cusco e nos arredores da cidade, quorikancha, Sac'sawamam, Quenko, Puca Pucara... a empresa deixa vc na plaza de armas no horario da janta... esse resto do dia é por sua conta...
No dia seguinte, fiquei andando pela cidade, o centro histórico, ruas..etc, e comprei um pacote para conhcer o Valle Sagrado, que abriga o valle do rio urubamba, que tem um vale fertil, com cidades, e constuções incaiacas, paguei 20 soles. Nesse passeio que fiz no dia seguinte, sai pela manhã, e ja avisei o guia que so iria acompanha-los até a cidade de Ollantaytambo (que tem um sitio arqueologico incluso no roteiro). Não esqueça de levar o ticket turistico que voce comprou em Cusco.
nesse passeio, conheci as cidades de Pisac, o centro arqueologico de Pisac, mercados de rua, urubambamba, e ollantaytambo com suas ruinas. Todas cidades são vilarejos.
Em cusco, comprei minha passagem de trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes por ser mais barato, e por pegar "carona" nesse trajeto do valle sagrado que fiz com uma agencia por fora.
ao chegar em ollantaytambo, desci até a estação ferroviaria, e peguei o trem até aguas calientes que é o ultimo vilarejo da estação. cheguei em Ag. Calientes umas 18:00 e pernoitei ali mesmo (com hotel reservado na mesma agnecia que peguei o passeio do valle sagrado).
cheguei no hotel, tomei um banho, e fui comprar os tickets de entrada em machu pichu (compre antecipadamente em aguas calientes OK?).. no dia seguinte pela manhã me dirigi até o ponto de onibus que vai até machu pichu (não precisa reservar, até pq naum tem como, os onibus saem de 10 em 10 min.) 6 dolares. Cheguei em machu Pichu, aproveitei o dia la. so tem machu pichu, Salcantay, porta do sol...
voltei umas 4 da tarde para aguas calientes, e fui para as aguas termais, fiquei la até umas 8 da noite, tomei banho, jantei e fui durmi, meu trem saio as 8 da manha do dia seguinte.

faz o seguinte... fiz umas amizades em cusco... no hotel que fiquei, tinha dosi rapazes de recepcionitas.
fred e o yury... os caras fazem td pra vc, compram passagens (trem), negociam passeios, te dão as dicas, de onde ir, como, o que não fazer e sem sacanagem... pq na verdade os caras vivem disso, e tem q haver recomendação... eu pelo menso recomendo eles, comprei meu passeio no valle sagrado e reservei o hotel em aguas calientes com eles... eles me levaram na agencias e até negociaram preço comigo.! te garanto o seguinte cara... va pra cusco.. e la eu tenho certeza q vc vai matar todas a duvias, tem mtoo turirista la, voltando de achu pichu e indo pra machu pichu... tem como vc pegar as melhores informações...! e la vc nunca precisa ir atras de nada... e só dar uma volta na praça de armas, q o pessoal aparece te oferecendo, passeio, pasagem, hotel etc...

qlq coisa se te interessar ficar no hotel dos rapazes q eu te falei:

Koyllur Back packer Hospedaje:
Calle San agustin nº 249
koyllur_backpacker@hotmail.com Tel: 084 - 241699

falo.. qlq coisa tamo ai, espero ter te ajudado em algo!
abraço
www.mochiladventure.blogspot.com
Fred Marchini Callau
fred_callau

Mensagempor finderbr em 06 Out 2008, 13:38

Deus te abençoe Fred! Sua resposta me ajudo muito! Inclusive seu contato já foi para meu bookmarks.

Sem querer abusar, só pra dar um tiro de misericórdia nas dúvidas finais: vale a pena vistar Lima mesmo? Relatei que queria passar 2 dias em Lima, mas pensei bem, quando agente está guardando as energias (e economias) lá pra cima (Cuzco), vale a pena torrar uma graninha valiosa em Lima? Dá pra ficar em hospedagens próximas ao aeroporto e ir de taxi ou outro meio para o centro visitar lá os locais turísticos da capital?

Outra coisa muitíssimo importante que vc citou: tempo de permanência. Pra visitar legal Cuzco, Macchu Picchu e todas as adjacências turísticas quanto dias é interesante? Porque é à partir dessa informação que agente monta a agenda e a logística (passagens de ida-e-volta, especialmente Lima-Cuzco-Lima). E aí tem outro fator conjunto: como vou de avião (meu caso São Paulo - Lima) eu já compro as passagens ida-e-volta também Lima - São Paulo ou pode-se comprar na hora? Meu medo (e o que li nos relatos de mta gente) é que quando viajamos por conta, tem aquele receio de já ter a passagem marcada Lima- Brasil e vc ainda está em Cuzco e vendo que não vai dar tempo de voltar pra Lima p/ pegar o vôo, ou então chegar a Lima muito antes (e sem grana) e dormir em aeroporto.

Mais uma vez valeu!!!
finderbr

Mensagempor fred_callau em 06 Out 2008, 13:52

faz o seguinte, compre a sua passagem SP-Lima-SP (ida e volta), tire 5 dias para cusco e machu pichu. Chegando em lima, va direto para cusco. Aproveite e faça td que ache de interessante la nesse tempo (5 dias). Voltando para Lima, pegue o tempo de sobra, pegue um alberque em miraflores (esqueça algo prox. ao aeroporto) aproveite a cidade e seus arededores (Callao) no tempo que restou... ai creio que vc consegue fazer numa boa sem se preocupar, faça o mais importante primeiro.
fica tranquilo, qlq dúvida, tamo aqui pra isso!
abraço... depois é só manda uma cusqueña long neck no meu endereço ahuahauhauhauhauhauahuahuahauhaua
Fred Marchini Callau
fred_callau

Mensagempor finderbr em 06 Out 2008, 14:14

hahaha pô, essa informações valiosas valem uma breja com certeza!

Vi seu blog. Fotos bacanas (haha tem um ônibus que parece daquele filme "Tudo por uma Esmeralda").

Vc citou soles e dolar. Alguns passeios em Machu Picchu paga-se em dólar direto? Eu vou fazer aquele VTM (Visa Travel Money) e levar uma parte (40%) da grana em doletas em espécie.

Li em algum post aí que se gasta no Peru em média cerca de 30 a 40 dólares/dia (não sei quanto dá em soles) é por aí? Isso tem a ver com a temporada né? Ideal é na baixa (mais oferta de hospedagens e preços mais baixos e clima mais ameno) Já li que o melhor é ir em Abril e Maio ...mas outros dizem Setembro/Outubro.

Enquanto nao posso lhe oferecer uma cusquenã, vai de Guinness?
finderbr

Mensagempor fred_callau em 07 Out 2008, 22:25

Guinness!!! meu irmão vc ta na irlanda?!?!? hauahuahauhauhau q delicia de breja!!!

se prepare pra chegar até la... è so buzunga loca !!! no peru tem uns mais novos, mais na bolivia os busão são bem acabadinho!!! hauhauahuahua...

Com certteza! abril maio e setembro outubro, os preços estão bem mais em conta... essa média que vc disse de 30/40 US$ no peru por dia está certo, porém sem contar transporte de uma cidade a outra. Mais essa regra vale pro mes de Junho/Julho Agosto, q é verão na Europa e EUA, e a gringaiada desce de monte pra bolivia e peru, gerando um bom aumento nso preço do turismo peruano. infelizmente tava la nessa época. os proprios peruanos me diziam, q aquela época do ano não era para os brasileiros, pq era td caro.
pode levar o Visa travel, porém vá para machu pichu ja com a grana trocada. De preferencia até evite trocar Dolares pro soles em Cusco ok! geralmente o cambio tava na faixa de 3soles para 1 U$. mais em cusco só encotrava na casa do 2,90 S$ para 1 U$. A unica coisa que eu lembro que é bom pagar em dolar é o micro Onibus que leva vc de aguas calientes até machu pichu 6Ü$. o resto q me lembre eles transferem na boa. sem erro.

Meu pai ta indo pra uma reunião amanha em Lima. Qlq coisa me diga ai q peço pra ele pegar umas informações blza?!

abraço... qlq coisa tamo aew
Fred Marchini Callau
fred_callau

Mensagempor Cristiano32 em 16 Out 2008, 17:36

Rapaz,

Estive em Machu Picchu no domingo. Optei por ir de Lima a Cusco de busão, mas primeiro fui até Arequipa, passei um dia lá e à noite tomei outro ônibus para Cusco. No total gastei 180 soles nas passagens de ônibus, o que dá aprox. 60 dólares. Os ônibus são novos e confortáveis (fui pela empresa Cruz del Sur), com cadeiras semi-reclináveis (também há a opção de leito, mas 50% mais caro) mas os horários de chegada não são muito confiáveis.

Acho que ficar alguns dias em Lima vale a pena, mas ficar em Miraflores é mais caro. Fiquei num bairro mais perto do centro histórico chamado Lince, a vantagem também é que em Lince os cassinos te vendem fichas em soles, enquanto em Miraflores a maioria só vende fichas por 1 dólar... a comida é mais barata e as mulheres, menos acostumadas a ver turistas, te dão mais mole... hahahahaha. E dá pra ir a qualquer lugar de Lima muito barato, os táxis te cobram 8-10 (US$ 3) soles até Miraflores ou até o centro histórico. Os hotéis também são mais baratos, fiquei num 4 estrelas (Carreras) em Lince por US$ 50 a diária, também há "hostals" (motéis) meio fuleiros que te cobram 35 soles a diária...

Para ir a Machu Picchu também acho que vale mais a pena ir no dia anterior e ficar em Aguas Calientes. No dia seguinte, se você quiser ir a Wayna Picchu - que é uma montanha dentro de Machu Picchu da qual se tem uma vista maravilhosa da cidade - você tem que estar na entrada da cidade às 6h, porque eles distribuem senhas para Wayna Picchu que às sete horas já acabaram. Outra boa dica é levar lanche e bebida numa mochila, pois dentro de Machu Picchu não se vende nada e os lanches no lado de fora da cidade são bem caros.
Cristiano32

Mensagempor Fê T. em 10 Nov 2008, 17:41

Oi Meninos, tudo bem?

Dei uma olhada nas dicas de vcs e já me ajudaram muito!
Estou pensando em ir pra Peru (Machu Picchu, Lima e arredores...) e depois seguir para Equador (Galapagos, na verdade).
Alguem tem ideia se existe trem q faça esse caminho? ou alguma cia de onibus?
Vcs acham q 20 dias são suficientes para fazer viajar entre Peru e Equador?

Mais uma coisa.... vcs acham perigoso viajar sozinha para lá? já viajei sozinha antes, mas não na Am do Sul.

Bom, mto obrigada por enquanto!
Fê T.

Mensagempor tonelato em 11 Nov 2008, 10:35

Olá Fê,

Primeiro acho que você deveria estabelecer um roteiro e ver as cidades que quer conhecer para saber se terá tempo durante 20 dias. Não conheço trem que faça esse trajeto. No Peru existem inúmeras cia de ônibus que você poderá utilizar para chegar em diversas cidades, não recomendo fazer uma viagem muito longa em um único trajeto. Se a sua viagem for iniciar em Lima e você deseja ir até Machu Picchu, você terá que ir até Cuzco e depois Aguas Caliente para aí sim ir a Machu Picchu, que fica ao sul de Lima, depois para você ir ao Equador terá que subir novamente.

Quanto a segurança, minha opinião é que não há nenhum risco em viajar sozinha, encontrei várias mochileiras viajando sozinhas por aqueles lados, é só tomar os devidos cuidados.
Um abraço.

The answer my friend is blowing in the wind...
tonelato
Membro de Honra
Membro de Honra

Países que já visitei: Estados Unidos, Peru, Bolivia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Próximo Destino: Hawai

Mensagempor Fê T. em 17 Nov 2008, 20:30

Oi Tonelato.

Pesquisei bastante e acho q dessa vez viajarei apenas pelo Peru mesmo.... Galápagos fica pra uma próxima ... Mesmo porque, pelo q vi, é muito caro!
Bom, eu tenho 20 dias de ferias, que começarão no dia 05 de janeiro. Então, preciso resolver o roteiro 'ontem'...

vc tem alguma sugestão de roteiro? alguma dica" imperdível"?

Super obrigada pela ajuda!

bjo
Fê T.

Mensagempor tonelato em 18 Nov 2008, 13:31

20 dias no Peru você terá bastante tempo... Partindo de Lima você poderá ir a Nazca e conhecer as linhas de Nazca, depois Arequipa (não conheço mas dizem que há muitas atrações), depois Puno, em Puno poderá visitar o Lago Titicaca e conhecer as Ilhas Flotantes e Ilha Taquiles e depois ir a Cuzco, Aguas Calientes e Machu Picchu.

Qualquer dúvida fique a vontade em perguntar.
Um abraço.

The answer my friend is blowing in the wind...
tonelato
Membro de Honra
Membro de Honra

Países que já visitei: Estados Unidos, Peru, Bolivia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Próximo Destino: Hawai

Mensagempor J.rICk em 18 Nov 2008, 22:11

Fê com 20 dias da pra fazer bastante coisa... eu em 16 dias fiz norte da bolivia e sul do peru bem tranquilo... já q vc vai passar por Lima da uma pesquisada no norte do Peru, dizem q tem umas cidades bem legais por la, bem menos conhecidas e meio fora das grandes rotas turisticas mas q sao mto massa... do mais eu reservaria uns 4 dias pra Cuzco pq aquela cidade é mto massa, qria ter ficado mais la... 2 dias pra vale sagrado + MP... arequipa tb é mto massa... uns 3 dias se vc for, pois 2 é só pra ir ao Vale del Colca (q tb é mto massa)... Puno é bacana conhecer Hurus, mas n tem nd de tao espetacular... a minha opiniao é q se vc for até Arequipa passe por Puno na volta, faça as contas pra chegar em Puno na hora do almoço mais ou menos, q ai da tempo de vc ir conhecer Hurus, volta e viaja a noite pra Cuzco... em Cuzco a primeira q coisa q vc faz é ir atras de como vai pra MP, pra n ficar sem lugar nos trens e etc... todo mundo te da mta informação, qqer coisa fica na pousada "la casa de mi abuelo" q tia sonia la te da varias dicas e te trata como um filho... mto massa msm... bom é isso... eu acho q ficar legal a sua rota... Lima - Nazca (n sei mto pois n fui pra la) - Arequipa - Puno - Cuzco - MP - Cuzco - Lima... bom só uma sugestao... boa viagem, e aproveite MP pois aquele lugar é unico!!!! :mrgreen:
J.rICk

Voltar para Peru