Ir para conteúdo

Duvidas sobre Ibitipoca


Posts Recomendados

  • Membros

Tenho interesse em estar conhecendo a região de Ibitipoca, mas tenho algumas duvidas:

Li que é possível acampar no parque, mas é em áreas destinadas a camping ou camping selvagem tb é permitido?

Me interessei muito pelo circuito da Janela do Céu, mas vi que a caminhada é um pouco longe, qual seria o tempo estimado para esta caminhada?

É possível faze-la para quem não tem o habito de longas caminhadas?

Vi que é possível fazer as trilhas sem guias, mas caso haja o interesse é fácil encontra-los no parque?

Desde já ,VALEU GALERA !!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Bom dia!

Gostaria de saber a real situação das estradas de ibitipoca e região (Carrancas, Aiuruoca, são tome).. são boas ou necessitam de um carro mais preparado? No caso a viagem seria feita em um honda civic, mas pelo fato de ser um carro baixo e as estradas de terra, gostaria de saber se teria algum problema...

E outra duvida, o mês de julho em ibitipoca (e região) é muito frio?

Obrigado.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Bom dia!

Gostaria de saber a real situação das estradas de ibitipoca e região (Carrancas, Aiuruoca, são tome).. são boas ou necessitam de um carro mais preparado? No caso a viagem seria feita em um honda civic, mas pelo fato de ser um carro baixo e as estradas de terra, gostaria de saber se teria algum problema...

E outra duvida, o mês de julho em ibitipoca (e região) é muito frio?

Obrigado.

 

Vei o que posso te responder e sobre são Thomé e carrancas, não tem estrada de terra p chegar em.nenhum dos dois lugares, em são Thomé vc vai ter dificuldade dentro da cidade pois o calçamento são com pedras grandes e é bem desnivelado, e no centro vc consegue guia com jipe p te levar p as cachoeiras.

 

dicas

Visitar a gruta de Sobradinho em são Thomé

Cachoeira esmeralda é complexo da Zilda em carrancas

 

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
  • Membros
Em 18/06/2013 em 23:57, guilherme varial disse:

Tenho interesse em estar conhecendo a região de Ibitipoca, mas tenho algumas duvidas:

Li que é possível acampar no parque, mas é em áreas destinadas a camping ou camping selvagem tb é permitido?

Me interessei muito pelo circuito da Janela do Céu, mas vi que a caminhada é um pouco longe, qual seria o tempo estimado para esta caminhada?

É possível faze-la para quem não tem o habito de longas caminhadas?

Vi que é possível fazer as trilhas sem guias, mas caso haja o interesse é fácil encontra-los no parque?

Desde já ,VALEU GALERA !!!!

Quando fui fiquei hospedada em uma casa alugada pelo airbnb, então não posso muito dizer sobre os campings mais sei que exitem por lá. De uma verifcada no site deles http://www.ibitipoca.tur.br/parque/

Eu fiz a caminha para a janela do ceu em quase 4horas, pois paramos algumas vezes para fotos e descansar, é um pouco puxada e é necessario um pequeno preparo né... mas nada muito terrivel. O lugar é lindo, recompensa de toda a caminhada. Fizemos todo o trajeto sozinhas e foi mega tranquilo. O roteiro das águas também vale a pena...

Link para o comentário
  • Membros
Em 28/06/2013 em 20:28, gruncosta disse:

Olá Gui !

 

Vc já foi pra Ibitipoca ? Tbm to querendo ir, mas não devo acampar não. Não tenho todos equipamentos. Pretendo ficar em alguma pousada próximo.

 

Abs

 

1 hora atrás, vagnermp disse:

 

Vei o que posso te responder e sobre são Thomé e carrancas, não tem estrada de terra p chegar em.nenhum dos dois lugares, em são Thomé vc vai ter dificuldade dentro da cidade pois o calçamento são com pedras grandes e é bem desnivelado, e no centro vc consegue guia com jipe p te levar p as cachoeiras.

 

dicas

Visitar a gruta de Sobradinho em são Thomé

Cachoeira esmeralda é complexo da Zilda em carrancas

 

Espero ter ajudado.

 

Quando fui em Março 2017 achei parte da estrada bem ruinzinha, estrada de terra e que dependendo do carro e da condição climatica pode ter problemas. Quando fomos não havia chovido nem choveu, logo a estrada estava seca, mas em dia de chuva há relatos de carros atolados ou que não conseguem subir a ladeira que tem na estrada.

Link para o comentário
  • 5 anos depois...
  • Membros

O parque é explêndido! 

Meu FOCO aqui é comentar minha experiência em ACAMPAR COM CRIANÇAS no INTERIOR DO PARQUE, já que há muitos e excelentes relatos sobre as diversas e lindas cachoeiras, grutas, trilhas, picos e circuitos.

Cheguei no Parque Estadual do Ibitipoca na tarde (por volta de 13:30) de 21/4/2023 e fui embora por volta de 09:15 de 23/4/2023, após acampar com um grupo de amigos.

Minha esposa e eu levamos nossas duas filhas, meninas de 9 e 8 anos, que amaram a experiência!!

Como senti falta de algumas informações sobre detalhes do acampamento antes de ir, tento agora contribuir com quem busca informações que ajudem no planejamento de seu acampamento no interior do parque.

Ressalto inicialmente duas observações:
1- Há algumas outras áreas de camping próximas, mas externas ao parque, na bucólica Conceição de Ibitipoca;
2- Quem optar por acampar no parque tem que ler com atenção as regras do Parque Estadual do Ibitipoca, dentre as quais destaco a orientação de permanência no parque após 18:00.

Em outras palavras, caso esteja buscando aproveitar a noite de Conceição do Ibitipoca jantando em algum dos charmosos restaurantes ou apenas dando uma volta pelas lojinhas repletas de simpatia dos atendentes, considere acampar em algum dos campings privados, ao invés de utilizar o existente no interior do Parque.

O restaurante ficou aberto até aproximadamente 18:30 nas duas noites que dormi lá. Já a lanchonete ficou aberta até aproximadamente 22:00.

No restaurante há uma boa variedade de opções, sendo cobrado o valor de R$7,99 por cada 100g de alimento. Havia algo em torno de 4-5 opções de verduras e legumes frios (para salada), 3-4 opções de legumes cozidos (além do tradicional arroz + feijão!), pelo menos 3 opções de carne (bovina, frango e peixe) e 4-5 opções de guarnições. Com opções simples (não esperem encontrar menu "gourmet", nem vegano, por exemplo!) a comida estava bem saborosa e temperada para o meu gosto - bem estilo comidinha caseira!! Todo o grupo com quem eu estava elogiou o sabor e a variedade da comida a quilo do restaurante dentro do parque.

O restaurante e a lanchonete são partes de uma mesma edificação que fica no início de quem começa (ou final de quem termina!) o circuito Pico do Pião e circuito das águas.

Quem utiliza o restaurante pode sentar-se em uma das (aproximadamente 6-7) mesas (com 4-6 cadeiras de madeira sem acolchoamento) que permitem almoçar/jantar contemplando uma belíssima vista do Paredão de Santo Antônio e toda a exuberância da natureza e do relevo que o circunda. As mais próximas à parede envidraçada obviamente são as que oferecem a melhor vista, mas de qualquer ponto do restaurante é possível ver uma vista fabulosa!

Além da vista, um diferencial do restaurante é poder comer em um ambiente fechado e de temperatura bem agradável (sem necessidade de luvas, tocas, nem casacos), o que contribui para manter a refeição quente no fim de tarde gelado que se experimentava lá fora das paredes envidraçadas.

Para beber, havia água com e sem gás, refrigerantes e sucos artificiais, além de cerveja (Heineken ou uma artesanal local).

Já quem utiliza a lanchonete precisa sentar em uma das mesas e assentos de alvenaria (não contei, mas deve ter umas 4 ou 5 mesas circundadas com assentos de cimento sem encosto).

Como chegamos do circuito do pião no final da tarde de 22/4, a temperatura por volta das 17:00 devia estar em torno de uns 16-17°C com um vento leve que potencializava a sensação térmica de frio. Imagino que quem lanchava nas mesas teve dificuldade de manter seu sanduíche quente naquela condição!

À noite a temperatura caiu ainda mais, e alguns companheiros de camping aproveitaram para queimar um pouco de lenha na área de churrasqueira (sob um telhado triangular) e se aquecer.

Há espaços bem abrigados do vento para as barracas, há alguns passos do estacionamento.

O caminho da barraca até a lanchonete é iluminado com lâmpadas e energia elétrica do parque.

Tenha cuidado! Um zíper aberto por alguns minutos foi suficiente para que uma aranha armadeira entrasse em nossa barraca. Guarde calçados dentro da barraca e sempre verifique se não há algum animal peçonhento antes de calçá-lo.

Banheiros simples, compartilhados entre visitantes que vêm tanto para acampar, quanto para as cachoeiras, grutas, trilhas e circuitos.

Para quem está acampado, a percepção geral é de uma  conservação aquém do esperado.

É fundamental uma melhoria nas condições de higiene dos banheiros (tanto o masculino, quanto o feminino).

No masculino, há apenas duas privadas e dois mictórios, que se demonstramam insuficientes para a quantidade de visitantes que estiveram no dia 22/4/2023 (o parque estava bem cheio neste dia).

No final do dia 22/4/2023 os vasos estavam sujos, as lixeiras cheias de papel higiênico usado e o chão molhado e com terra.

Ouvi relatos que as condições no banheiro feminino estavam piores: além do exposto acima, os ralos dos espaços ("box") para chuveiros estavam entupidos com cabelos e, com isso, a água empoçava a ponto de encobrir boa parte dos pés.

Ainda quanto a banho, há água bem quente tanto no masculino, quanto no feminino.

No feminino, os relatos eram de que a água quente era excessivamente quente, não sendo possível uma regulagem de temperatura que permitisse uma variação de temperatura adequada.

No masculino há 4 chuveiros, sendo um deles somente água fria. Neste, a água cai com pouca pressão, mas é o único em que se tem uma pequena prateleira de apoio e um suporte (gancho de louça) para roupa/toalha.

O ambiente que está o vaso é o mesmo que o do chuveiro e das pias para higiene bucal/escovação dos dentes. 

Não há isolamento térmico (os basculantes permitem que haja renovação do ar, mas ficam constantemente abertos), o que expõe o corpo humano a temperaturas que chegam a 10°C nesta época do ano alternadamente com a água que sai do chuveiro extremamente quente.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...