Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

É possível viver mochileiro?

Ensaios e troca de informações sobre cultura viajante e suas vertentes.

Re: É possível viver mochileiro?

Mensagempor milablaia » 15 Mar 2010, 17:36

Uau!!

É realmente bom ter certeza q nao so só eu no mundo q penso dessa maneira. Ufa! Esse tópico me deu um mega alívio.. rsrs...

Tudo o q o David e o _maya falaram vale pra mmim.. a inquietude, a vontade e principalmente o q o xaliba falou: tá no sangue. Não sei explicar pq uma garota, como eu (é, existem garotas malucas q tb tem vontade de viver no mundo) tem tanta sede de viver a liberdade dentro de si. É algo que me queima por dentro e q me frustra muitas vezes pq eu acabo achando, por influencia do resto do mundo, q é uma grande besteira tudo isso q eu desejo.

Mas agora tem sido diferente. Desde mocinha eu sonhei em fazer algo grande da minha auto-imagem, de não me deixar cair na mesmice das outras pessoas. Em viajar, pegar a estrada, cair no mundo ou qual seja o nome q eles deem. Mas eu era só nesse sentido. Minha mãe, q acha isso uma idiotice, sempre me incentivou a cursar uma faculdade, fazer cursos, enfim.. foi só o q eu fiz até hj. Tenho agora 23 anos e acabei de me formar na faculdade. Sou fluente em ingles. Ótimas notas sempre.

Na busca intensa de ter asas, eu pensei em fazer curso de comissaria de voo, de piloto, de mil coisas.. até q, há alguns anos eu percebi q só seria feliz se nao tivesse vinculos. Se fosse livre, ou melhor se me SENTISSE livre. Mas é claro q nao foi isso q eu fiz pq nao tinha coragem. O mundo nos incentiva a ser medíocre. Eu nao me sentia apta a desobedecer minha mãe, a largar minha cidade natal, a faculdade, a vidinha q eu conheci durante tantos anos. E eu achei q minha sede de liberdade passaria com o tempo. Eu imaginei q seria feliz se tivesse uma casa, um emprego fixo, um carro, uma família.

Mas o tempo acabou passando.. eu fiz tudo isso pra ver se era o q eu queria e hj, exatamente hj, após ler esse tópico,
milablaia

Data de registro: 15 Mar 2010, 16:21
Reputation point: 0

Mensagempor Adriano Klein » 15 Mar 2010, 17:47

Paulo

Esta história do argentino me fez lembar outra...
Tem um conhecido meu também argentino.
Saiu de Buenos Aires aos 20 anos pra dar a volta ao mundo mochilando sem destino!
Primeira parada: Floripa é obvio!
Chegou aqui...foi ficando...foi ficando...casou, teve filhos, arrumou trabalho e nunca mais mochilou...rsrsrsrs!
Me diz que é mega feliz! Que não se arrepende de nada! Que ter raízes e referências é tudo o que ele queria!
Coisas da vida!

Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 10 Ago 2004, 14:54
Próximo Destino: USA- Disney e NY
Reputation point: 796

Mensagempor milablaia » 15 Mar 2010, 17:57

cheguei a conclusão de que não é. Perguntam se é possível “viver mochileiro”. Dizem q é importante ter pra onde voltar. Um de vcs até disse q os jovens devem fazer o q tem vontade, q devem viver enquanto podem e tal.

E agora eu vou responder com toda convicção q eu me permiti adquirir: SIM! É possível. Tudo é possível. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, já dizia o poeta. E é isso! Talvez seja uma bobeira arriscar tudo por um sonho, mas quem não sonha não tem historia pra contar. Eu não quero ficar a vida toda presa numa cidadezinha do interior, atrás de uma mesa, dentro de um escritório. Não é isso q eu quero pra mim. Não agora. Talvez eu queira daqui a alguns anos. Mas ate lá vou ter feito tudo o q eu quis. Não vou ter mais q me arrepender de algo q não fiz.

Eu saí da minha casa confortável e maravilhosa e vim atrás de uma ilusão. Não acho q eu possa falar q deu certo, mas serviu ao seu propósito. Agora posso ter certeza de q eu tentei. Se não deu certo, foi meramente por circunstancias alheias a minha vontade.

E o melhor: isso me deixou livre pra tentar algo maior! Agora eu posso viajar, mochilar, cair no mundo, e tudo o q eu quiser.

Todo mundo fala do dinheiro q é necessário para q se faça isso. So se preocupam com isso. Bom, pra falar a verdade não tenho nada. Tenho 200,00 na minha conta. E quer saber? Não to preocupada. Como tb já disseram, eu sei lavar, cozinhar, limpar, pensar, agir, e correr. O q me impede? Antes, era o medo. Não mais. Agora tudo o q eu penso são alguns meses a frente. Eu penso em continuar trabalhando ate juntar dinheiro sufiiciente pra minha passagem. Depois, adios amigo!!! O mundo será meu travesseiro, meu alimento e minha mãe! Se um dia eu resolver voltar, espero encontrar tudo no lugar: minha mãe, meu pai, o marido q eu vou deixar pra trás. Se eu encontrar o marido, bem, se não encontrar, amem!! Homens no mundo existem aos milhões!

Bom, é isso! Nos vemos no caminho....
milablaia

Data de registro: 15 Mar 2010, 16:21

Mensagempor Maxito » 15 Mar 2010, 19:36

Nossa Maya, eu tô totalmente nessa sua vibe, eu já cheguei a tentar dar um start neste tipo de experiência quando fui trabalhar em cruzeiros maritimos. Fiquei 12 meses embarcado, aproveitei muito mesmo, conheci 24 países, desenvolvi meus idiomas (hoje sou fluente em inglês e espanhol) e fiz amigos de todas as partes do mundo. Dei como encerrada essa etapa da minha vida e hoje estou trabalhando em um hotel no Rio de Janeiro, juntando uma grana e ganhando uma experiência que pode ser mais um ponto para um leque de opções em termos de trabalho que é preciso ter quando se quer ganhar o mundo. Cara, não sei se chegou a assistir o filme "Na Natureza Selvagem", te recomendo. Óbvio que o cara radicalizou, você precisa de um minimo de planejamento, senão morre até de fome no exterior. Bom, resumindo, também estou com planos de exterior, mas quero ficar mais solto, a experiência acaba sendo muito mais rica e cheia de possibilidades, no navio você curte mas fica muito preso, aí rola depressão e o escambau.
Não sei o que você tá fazendo no momento, mas vamos fazer contato que podemos nos aconselhar, sei lá.
Me add no msn: schneiderman2@hotmail.com
Abs,
Max
Maxito

Data de registro: 15 Mar 2010, 19:09

Mensagempor Mike Weiss » 29 Mar 2010, 19:44

Ahahahah, tô gostando dessa sessão do MA – Mochileiros Anônimos.

Maya, vou contar um pouco da minha história e da minha volta ao mundo... talvez um pouco do que eu vivi te ajude a pensar no que vc quer.

Em primeiro lugar a resposta: Sim, é possível.

Eu vivo mochileiro há três anos. CALMA, eu não viajo 12 meses por ano... mas não acredito que seja necessário estar viajando todo o tempo para “viver mochileiro”!

A máquina do tempo vai nos levar lá para 1988, quando eu tinha 4 anos... que é onde a minha memória alcança. Desde lá eu sou fascinado por viagens. Lembro de ir para a casa dos meus primos na serra do RS, lembro das idas para a praia... lembro de esperar o ano inteiro para a vigem das férias de julho e do final de ano. Achava injusto ter que esperar as férias. Achava injusto ter que estudar 5 dias da semana e ter só dois livres.

Com 17 anos, no ano 2000... comecei a trabalhar e achava injusto ter que trabalhar o ano inteiro para ter 20 ou 30 dias de férias. Eu gostava de trabalhar, aprendia, crescia, sentia que era retribuído... juntava grana para as minhas mochiladas de final de ano, me ferrava para pagar a faculdade e as coisas que queria fazer, mas assim como vc, me sentia preso. Olhava ao meu redor e vinha aquela sensação do “I don’t belong here”. Acordava todos os dias de manhã e antes de levantar da cama eu me auto-motivava falando para mim mesmo: “mais um dia de trabalho, mais um dia pago da minha mochilada”... trabalhava, curtia a vida, crescia, aprendia, fiz um bom MBA, fiz algumas mochiladas pela América Latina... e assim passaram-se sete anos.

Durante todo esse tempo eu procurava oportunidades... alguma maneira de “ir ao mundo”, de fugir da rotina de alguma forma. Concordo com vc, com a nossa idade é difícil encarar a rotina, a sensação de estar preso na gaiola... tanta coisa lá fora e vc ali, pseudo-presente em frente ao monitor, ouvindo as mesmas besteiras de sempre, das mesmas pessoas de sempre.

Eu queria fugir, apesar de não estar insatisfeito... estava apenas AGONIADO. E fiz o meu plano de fuga. Ao contrário do que muitos dizem aqui (não pense demais, etc) eu achei que precisava pensar muito (hoje isso já mudou um pouco) e planejei, planejei como se estivesse jogando xadrez... imaginei possibilidades, imaginei o reflexo das possibilidades e várias jogadas futuras. Selecionei o que queria, o que não queria. O que poderia acontecer, o que eu não gostaria que acontecesse... plano de contingência e o escambau!

Pensei em juntar grana e simplesmente ir, pensei em fazer um intercâmbio de inglês, pensei em ser garçon, pensei em trabalhar em navio, pensei em virar comerciante. Pensava em várias coisas, mas tinha medo de fracassar (assim como todos nós temos). A essa altura a sociedade já tinha lavado a minha cabeça e me convencido de que eu não queria um sub-emprego... não porque não valesse a pena (nunca julguei esses empregos, sempre achei que são um modo honesto de ganhar dinheiro para viajar... honesto, mas muito suado) e aí já começava a pensar no que os outros (família, amigos...) falariam disso (besteira, hoje penso que se não tivesse conseguido a bolsa, deveria ter encarado um sub-emprego de qualquer forma) pensava que não iria acrescer nada no curriculum com isso, pensava que teria que ouvir muita merda, ralar muito, passar frio... eu precisava não só de uma desculpa para a sociedade, eu precisava de algum jeito “cabeça” de ganhar dinheiro fácil... então pensei em tentar uma bolsa de mestrado na europa... e puft... consegui!

Problema resolvido? Nada... Agora era sério. Eu tinha grandes chances de deixar tudo para trás... mas e aí, eu teria coragem? Eu tinha um emprego estável e estava crescendo, ganhava muito bem para a minha idade... o mestrado acabaria logo, e aí? Como seria a volta? Bom emprego no Brasil não é fácil... pensei na minha família e nas outras milhões de coisas e problemas pessoais que todos nós temos. Me imaginava voltando, sonho realizado e com o rabo entre as pernas: sem dinheiro e sem emprego. Dependente dos pais.

Aqui vou fazer um parênteses: Cagão. É isso que eu era. Pensei demais, analisei demais e fiquei a um passo de desistir de tudo. Por isso hoje eu digo: analise, planeje... mas nunca demais. A vida é imprevisível e ponto.

Considerei não ir. Um dia acordava decidido a ir... no outro o medo tomava conta, a vida boa e estável era muito confortável. Não queria arriscar jogar tudo para o alto.

O lado aventureiro falou mais alto. O frio na barriga bateu e eu fui!

Fazem três anos que eu vivo mochileiro. Frequentei o período obrigatório de aulas (só duas vezes por semana), passei dois anos voando com a Ryanair ou Easyjet toda semana para um lugar incrível. Fiz muito Hospitality Club / Couch Surfing, dormi em muita estação de trem e aeroporto... aprendi muito no mestrado (que em grande parte, fiz viajando) e ainda mais com as situações e as pessoas.

As pessoas: gente incrível que está por essas estradas.

Juntei a minha grana do Brasil, a grana economizada na Europa, arrisquei na bolsa e cheguei até a trabalhar no aeroporto de Lisboa! rs
E realizei meu sonho da viagem de volta ao mundo.

É impossível esquecer a sensação de acordar no meio da névoa do Nepal... sem compromisso nenhum, sem saber qual é o dia da semana (e até esquecer qual mês é) e deixar o dia acontecer. Liberdade. Essa é a verdadeira sensação de liberdade. E eu tenho paixão por ser livre.

Fui a lugares que nunca imaginaria ter ido. Visitei países que não planejei visitar e conheci gente que me fez mudar... Absorvi o melhor que achei em cada lugar e em cada pessoa. Hoje acho que o Mike de três anos atrás era um merda... e espero pensar o mesmo daqui a três anos.

Não tive problema com o desapego. Tudo compensava... abro mão de muita coisa para viajar... e viajar com muito conforto e isolado do mundo não é muito a minha praia. Fiquei muito tempo longe de qualquer “luxo” como um banheiro limpo, um bom chuveiro, uma cama sem cabelos no lençol, a privacidade...

Nunca cansei da liberdade. Mas cansei de não parar de mudar de cidade a cada semana ou quinzena. Viajar pode se tornar uma rotina, por mais interessante e incrível que a viagem seja. E por isso digo: é possível ser mochileiro mesmo sem estar viajando. Depois de um tempo (acredito que cada um tenha o seu) passei a querer algum conforto. Passei a desejar algumas coisas que não tinha (claro, como humanos, sempre buscamos o que não temos)! Queria um Nescau no sofá assistindo Travel Channel, queria ver as mesmas pessoas durante alguns meses em seguida, e principalmente: queria mais dinheiro (pois o que eu tinha estava acabando, e não queria partir para a reserva sagrada, que faz jus ao nome... é uma reserva que não deve ser usada a não ser em casos sagrados) rs.

O desfecho da história? Minha viagem de volta ao mundo (chamo de Ida ao Mundo – http://www.idaaomundo.blogspot.com ) acabou no ano passado. Ainda não consegui absorver tudo... muita coisa aconteceu. Ainda estou escrevendo sobre a viagem... por enquanto escrevo para mim, quem sabe um dia alguém venha a ler.

O clichê: minha família, apesar de tudo está mais acostumada com a minha ausência física, minha cidade e meus amigos continuam exatamente iguais a três anos atrás. Perdi contato de muita gente, mas conheci milhares de outras mais. Os poucos e bons ficaram.

Sobre a vida profissional e o $: eu tive a sorte de poder escolher o meu emprego... hoje trabalho na área de negócios e logística internacional de uma mineradora multinacional brasileira. Moro em Maputo, Moçambique... estou na fase “rotina” da minha vida: cama limpa com lençol de algodão, Nescau e Travel Channel, ar-condicionado, cineminha, restaurante e escapadas nos feriados e finais de semana.

Quando essa fase vai passar, não sei... já não planejo tanto.
A certeza que tenho hoje é que não podemos ser reféns dos nossos pensamentos.

Siga a sua vontade e o seu coração. Só você sabe o que quer para você.
Editado pela última vez por Mike Weiss em 30 Mar 2010, 03:08, num total de 1 vezes
Blog da viagem de volta ao mundo: www.idaaomundo.blogspot.com
Mike Weiss
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 10 Nov 2003, 20:17
Reputation point: 898

Mensagempor billythekid » 29 Mar 2010, 23:59

sabe aquele dia que tudo e todos estão contra vc(pelo menos é o que vc pensa),e de repente meia noite se pega assim como se folheando e encontra algo desta natureza,nos dá a certeza de que a vida é algo mais,nos oferece algo mais.
valeu a todos.
forte abraço.
::cool:: ::cool:: ::cool:: ::cool::
billythekid
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 14 Mar 2009, 10:08
Reputation point: 503

Mensagempor Elda Simone Berbet » 30 Mar 2010, 16:43

Oie!
Gostei do tópico do "M.A"
Maya é um sonho e tanto, mas acredito que não existe uma regra, tenho uma amiga que foi pra Europa em sul da Espana arrumou um trampo por um tempo em um parque natural -acabou conhecendo pessoas - viajou , saiu da Itália e cruzou mares em embarcação pequena até o Caribe trabalhando como cozinheira. Antes disso foi pro Egito e casou com um Argentino e voltou fazem alguns anos e tem filhos agora. Se vc tem vontade, vai nessa!

Mas concordo com Adriano, importante sempre ter reserva. Acho importante poupar. Se acha q tem pouca grana, junte mais, adie seu sonho e amadureça a idéia e qdo for vai na certeza e não esqueça de contar depois. OK?

Bjos
Elda Simone Berbet

Data de registro: 27 Out 2008, 09:21

Mensagempor zenjr » 31 Mar 2010, 12:46

Poxa pessoal, liberdade e o que passa pela minha cabeça....
Tenho 25 anos, e to no inicio da facu, pq mudei de curso, sou um pouco indeciso, tenho me descoberto um cara muito instável, achei que eu queria tudo muito programado, mas na verdade esse não sou eu, mas eu curto muito ser assim, sou feliz assim, pelo menos ate agora 
To planejando uma viagem durante um ano ou mais, to querendo fazer isso daqui uns 3 ou 4 anos, agradeço a Deus, pois sou servidor publico então e tranqüilo a questão do trabalho e so pegar uma licença que pode ser ate de 3 anos, eu acho.rsss mas pode, então tenho sonhado e amadurecido essa idéia, quando eu leio esses relatos me sinto cada vez mais encorajado a viver essa aventura, e o que eu preciso de verdade.
Comecei a trabalhar em novembro desde la já viajei 3 vezes e amanha to indo novamente...kkkk eu não ganho muito, mas to conseguindo mais ou menos pq acabei de fazer as contas e to devendo pacas... mas preciso juntar uma grana pra realizar esse sonho dessa viagem imensa, acho que não e uma simples viagem mas a oportunidade de crescer muito como pessoa, vamos la galera vamos lutar pelos nossos sonhos....
Acho muito chato esse negocio de viver todo dia parecido com o outro, sei e concordo com que a galera falou que e legal estabilidade para uns e tals, mas cada um e cada um, o que e ótimo pra vc pode ser uma merda pra mim...
Enfim so que registrar minha concordância com a incerteza da verdade que poderemos encontrar nos olhares, lugares e em nos... fui longe..rss
Ah, vou colocar meu msn: oizen7@Hotmail.com adc ai galera vamos trocar idéias, desilusões, alegrias e principalmente nossas loucuras... falows
zenjr

Data de registro: 30 Out 2009, 23:44
Próximo Destino: Floripa e Camburiu
Reputation point: 72

Mensagempor crocodilo dandee » 31 Mar 2010, 22:27

Foi o homem de Quio quem disse a coisa mais bela: a geração dos homens é como a das folhas. Acolhem, todavia, nos ouvidos este conselho mas não o aceitem no seu coração. Todos guardam as esperanças que nascem no coração dos jovens. Enquanto dura a flor dos anos, os mortais andam de coração leve e traçam mil planos irrealizáveis. Ninguém pensa na velhice ou na morte. E enquanto têm saúde, não curam da enfermidade. Insensatos os que assim pensam e não sabem que para os mortais é breve o tempo da juventude e da existência. Aprende tu isto e, meditando no fim da vida, deixa a tua alma gozar um pouco de prazer. ::toma:: Faça uma boa viagem pela américa do Sul ou Central com parte do dinheiro viaje o tempo necessário para colocar a cabeça em ordem e pensar melhor no que fazer, acho que vc está insatisfeito é com seu tipo de trabalho, quem sabe quando vc voltar da viagem as coisas mudem e vc tenha uma nova perspectiva de vida e de futuro? Viajar é muito bom, conhecer lugares, pessoas, adquirir cultura, porém viagens muito longas podem cansar as vezes, e é sempre bom ter para onde retornar, família, amigos, trabalho, em fim um porto seguro. Eu investi grande parte de minha vida em estudo, trabalho e em construir uma boa casa, passei em cinco concursos públicos e tomei posse em dois, onde trabalho, e mesmo assim consigo me programar e fazer entre três a quatro viagens por ano, curto e aproveito a vida com os pés no chão, faça o que achar melhor aproveitando um pouco de cada conselho aqui dado para vc, e espero que tome a melhor decisão. Um forte abraço do amigo Mochileiro. Crocodilo dundee. ::prestessao::
crocodilo dandee

Data de registro: 19 Abr 2008, 16:42

Mensagempor davidmarinho » 06 Abr 2010, 17:51

Galera, me emociono toda vez que releio os posts desse tópico e leio os novos! Se bem que tem horas que me sinto mal por pensar essas coisas "diferentes", por causa de alguns posts, mas logo em seguida vem uma pessoa massa com idéias massa e aumenta ainda mais a minha empolgação e determinação! ::love::

A minha viagem vai sofrer um atraso de alguns meses (mais trabalho pra juntar mais grana!), mas não passa de 2010!

Galera, desculpa aí pelo "otimismo utópico", mas tem alguma coisa no ar! O mundo não perde por esperar! hehehe ::otemo::

Abraços a todos!
I no be gentleman at all.
davidmarinho

Data de registro: 07 Fev 2010, 20:35
Próximo Destino: La Paz, Bolívia.
Reputation point: 71

Mensagempor Alex Santos » 06 Abr 2010, 23:01

Galera, muito foda esse tópico.

Li todas as mensagens com calma e parabenizo todos pelos depoimentos.

São 22:55 e amanhã acordo as 6:00 da manhã para trabalhar, como a maioria por aqui, mais um dia de rotina ::vapapu:: (ou mais um dia para juntar grana para viajar como alguém falou nas mensagens anteriores,rs). Agradeço pelo trabalho que tenho, mas com certeza várias vezes já passou pela minha cabeça largar a rotina e sair e me aventurar em outros trabalhos em lugares e países diferente. Enfim, nada muito diferente do que a galera já falou anteriormente.

Quem sabe um dia...e que não demore muito...

Abraços ::otemo::

Alex Santos
Colaborador - Londres - Roma - Barcelona - Veneza
Alex Santos
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 10 Jun 2008, 22:41
Próximo Destino: Ainda pensando...
Reputation point: 178

Mensagempor Cabelo do Mato » 13 Abr 2010, 13:48

Olha, confesso que não tive paciência de terminar de ler todas as respotas, e por esse motivo vou tentar não enrolar muito também.

4 anos atrás fui para a Austraia. Cheguei lá com visto de estudante, sem inglês, com AU$2400.00 no bolso e claro a passagem de volta também.
O primeiro visto era só para passar 8 meses e passei 3 anos e 10 meses. Em dois meses voltarei para lá. Quer saber o porque?
Vá para algum lugar onde será fácil de ganhar dinheiro. Onde exista trabalhos casuais e por ai vai.
Aprenda a trabalhar com o que você gosta de fazer. Eu era programador, mas na Australia começei lavando pratos, fui garçon, bar men, barista e hoje em dia também começei como fotógrafo.
Invista no que você gosta.
Desde quando eu deixei o Brasil vivo sem nenhum luxo. Acordo super cedo para trabalhar, muitas vezes durmo tarde, não tenho residencia fixa e por ai vai. Mas normalmente eu trabalho uns 3 ou 4 meses e enão viajo. Na vez que eu passei 6 meses trabalhando levei minha mãe para viajar comigo. Nos fomos para París para nos encontrarmos ( eu fui de Sydney e ela de Belo Horizonte) onde passamos 3 dias e então passamos para a Thailandia onde passamos 4 semanas curtindo.

Resumão: Viva sem luxo, minimize suas contas a pagar, cozinhe sua própria comida sempre que possivel, sempre sorria pois essa linguá é mais entendida do que qualquer outra, esteja disposto para trabalhar ganhando pouco para aprender novas coisas e então depois ganhar mais, tenha um pé de meia para emergências físicas, trabalhei onde a moeda valha mais e gaste onde vale menos.

E entregue na mão de Deus, pois quando você está sozinho, quebrado, dormindo em um internet café com sem dinheiro para renovar o visto vencendo em 1 mês é nele que você confia. E ele te dará o que for bom.

Qualquer coisa... estamos ai.
Danilo Castro de Souza
Cavaleiro Cabelo do Mato
http://www.youtube.com/cabelodomato
Cabelo do Mato

Data de registro: 11 Ago 2006, 05:16
Próximo Destino: Patagônia

Mensagempor skipperj05 » 14 Abr 2010, 17:18

Maia,

Quando se está viajando as maiores despesas são com a locomoção e estadia. As refeições são relativamente baratas, se você não for exigente e sofisticado quanto a cardápios, mas mesmo assim, se você tivesse a oportunidade de você mesmo preparar suas refeições, sairia ainda mais barato.

Tenho quase certeza de que a única maneira de você fazer altas "trips" com pouco dinheiro, tendo que se manter sem uma fonte de renda, seria viajar de veleiro, pois além da locomoção ser a custo zero (afinal, o "combustível" é o vento!), você já esta na sua casa, onde você mesmo cozinha (peixe é gratuito, bem como as frutas que se encontram nas ilhas, e se tem a oportunidade de fazer escambo de peixe e outros frutos do mar por gêneros que você não tenha grana para comprar!).

Quanto aos itens que você não tenha como arrumar (óleo diesel, por exemplo, que se gasta muito pouco), taxas de vistos de entrada, alfândegas, etc., sempre há a oportunidade de se fazer passeios "charter" no seu veleiro com turistas nos diversos portos por onde passar.

Recomendo a você a leitura do livro "AVENTURAS NO MAR", do saudoso e falecido HELIO SETTI JR., que passou cerca de quatro anos em viagens em torno do planeta, em um veleiro com o sugestivo nome de "VAGABUNDO" (hehehe), se mantendo com trabalhos ocasionais, levando turistas para passear, fazendo escambos de mercadorias, etc. (o livro custa apenas R$32,00 no SUBMARINO.COM.BR), onde ele relata suas aventuras neste mundão.

O único problema seria você comprar o veleiro, que custa cerca de R$50.000,00 (um 27" já dá para fazer estas viagem, mas existem pessoas que fazem a mesma coisa com veleiros menores, de 21", 19", etc...), mas penso que se você encontrar outras pessoas de confiança que queiram fazer o mesmo projeto, poderia comprar o veleiro de sociedade e viajarem juntos (como o Helinho fez!).

Mas só te peço que faça a viagem de qualquer maneira, para não chegar aos 52 anos (como eu!) com a frustração de só ter trabalhado para criar filhos, sustentar mulheres, acumular patrimônio que não te diz nada e não viver a vida da maneira que gosta... Lembre-se da música "Deixemos de coisas e cuidemos da vida, senão chega a morte ou coisa parecida e nos arrasta moço, sem ter visto a vida..."

Um abraço!
skipperj05

Data de registro: 15 Mar 2010, 09:12
Reputation point: 179

Mensagempor Ingrid Ferreira » 15 Abr 2010, 09:05

Genteeee! Que tópico lindo! ::love:: ::love::
Me deu até vontade de sair correndo do escritório e sair sem destino! ::lol4::

Quem nunca teve vontade de largar tudo e sair com a mochila nas costas? A dois anos atrás eu entrei na mesma "crise" e quaaaaase larguei tudo e segui viagem com um casal de amigos mochileiros que estava passando aqui pelo Brasil, mas nada que algumas horas de reflexão me fez perceber que não era tão simples assim.... enfim.

Mas acho sim que dá pra fazer isso. Conheço um britânico chamado Alan, mais conhecido como DJ AJAM, que perdeu os pais em um acidente de carro em Londres, se viu sozinho (era filho único), com uma casa, carro, bens etc. Um ano depois da morte dos pais ele vendeu tudo (tudo mesmo), juntou algumas coisas em uma mochila e nunca mais voltou pra Londres! Isso já tem 6 anos. Ele já viajou o mundo inteiro, como ele é DJ, sempre toca em festas nas cidades onde ele passa e com isso vai ganhando seu dinheiro para as próximas viagens... Ele fica geralmente 1 ou 2 meses em cada lugar... sei lá. Pra ele deu certo.

@Maya, acho que você deve sim seguir os conselhos de algumas pessoas aqui e juntar mais dinheiro e dai sim se aventurar... se você quiser isso de verdade, com certeza tudo vai conspirar ao seu favor! ::cool:: ::cool::

Ah, o Alan sempre ficava hospedado na casa de CouchSurfings, raramente pagava hospedagem... isso é uma vantagem!
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 01 Dez 2008, 18:37
Reputation point: 1460

Mensagempor Lya Fernan » 23 Abr 2010, 23:37

Sabe o que eu acho estranho? Pessoas totalmente diferentes e desconhecidas terem ideais parecidos... Há pouco tempo achava que só eu era a "louca", desisti por muito tempo dos meus sonhos por medo do desconhecido e também por pressão familiar, ouvi coisas do tipo, "você estudou quatro anos pra ficar vagando por aí?". Por isso fui escondendo o desejo e a vontade de ver o mundo embaixo do tapete, porque achava que não merecia me livrar das amarras que foram impostas a mim. Pode parecer um tanto filosófico, mas é a mais pura verdade, acabamos ignorando nossos sonhos por conveniência. Por incrível que pareça, nesses últimos quatro anos, as únicas vezes em que me senti feliz foi longe de casa, fiz viagens pequenas, com conforto e sabendo que depois de 10 dias voltaria pra casa, mas já li aqui no Mochileiros que é assim que se começa, a coceirinha vai ficando cada vez mais incontrolável até que finalmete passa a insuportável e você simplesmente vai... Espero que os comichões se iniciem logo, porque do jeito que as coisas andam, ou viajo ou murcho! Acho que é possível viver mochileiro, desde que esse seja seu ideal de vida, não precisa ser um ideal definitivo, mas momentaneo enquanto a vontade dure. Vou fazer 25 anos, quem sabe aos 30 tenha estórias pra contar???
"Walking gets too boring when you learn how to fly!"
Lya Fernan

Data de registro: 19 Set 2008, 16:53
Próximo Destino: New York, New York
Reputation point: 71

AnteriorPróximo

Retornar para Cultura Backpacker

Submarino.com.br