Galera, muitos têm dúvidas sobre viajar para o Cairo. Eu estive lá em Nov/2004 e foi uma das melhores trips da minha vida. o País é fantático e extremamente barato. O a Libra local equivale a metade do nosso dinheiro. Compra-se, hospeda-se, locomove-se, come-se muito bem com muito pouco.
Bem, vou fornecer algumas informações para que possa ajudar alguém:
1 - O país é extremamente seguro. Praticamente não há roubos ou furtos, mas sempre é bom ficar de olho. Para quem está acostumado com o Brasil, vai tirar isso de letra.
2 - Eu voei de Londres Para o Cairo, com conexão em Milão. Demora, o voô sai de madrugade, a companhia é pessima (Alitalia), mas foi o mais barato que encontrei, perto de 250 USD.
3 - Fui sem pacote nennhum, mas pesquisei bastante o que iria fazer. Não tive a intenção, nseesa trip de viajar pelo Egito. Queria gastar 4 dias no Cairo. Valeu a pena. Fiquei no Hostel Luna, quarto privado, banheiro no corredor, por 8,00 USD/Dia. Um puta hotel 5 estrelas, maravilhoso, com cafe da manha, sai por volta de 60 USD. Quem quiser arrriscar...
4 - Dei sorte de conhecer um agente de turismo (pergunte sempre sobre a documentação, há uma infinade de picaretas e vendedores, os tais "touts"). Consegui transporte de van, ate o centro do cairo, por miseros, 5 USD.
5 - Primeiro dia: Fiz um passeio pelas pirâmides, com ingressos inclusos, almoço, parada para compras (Khanan El Khalili) e museu egipcio, em uma van, com ar condicionado, por 70 USD. quem quiser ir por conta, com taxi, consegue fazer esse mesmo passeio pela metade do preço.
6 - Segundo dia: Fui a cidadela de Saladini, e ao complexo de Djoser (distante uma hora do Cairo), Escola de carpetes e Mercado de Camelos pleo mesmo preço: Van com ar condicionado (faz muita diferença), almoço e ingressos.
7 - Terceiro e quarto dia: andei a pé pela cidade, para tirar fotos, conhecer mesquitas, o museu do papiro, comprar bugingangas, ir ao zoologico, praças, enfim, ver o que acontece na vida local. Um ponto bem legal, é a cidade Cóptica (Cristã) e o seu museu.
coisas interessantes:
- Fumar Narguile (lá conhecido como Cheecha). Procure um bar, o único, na Talaat Harb St, uma grande praça. Por volta de 5 EGP, com direito a pepsi ou cha de hibisco.
- Não encanar com vendedores. Há muitos, em todas as partes. se começarem a perturbar, ameace chamar a policia.
- infelizmente, não há alcool no país, salvo em alguns hoteis internacionais. Uma lata de cerveja custa 20 USD no paralelo.
- Há bastante MC Donalds e KFC´s. Sempre peça comida "No spiced", a não ser que vc goste de muita pimenta.
- O metro é muito bom e barato.
- Vários lugares dão desconto para quem tenha a carteira internacional de estudante.
- os taxis são podres, fedorentos, mas beem baratinhos. Não há taximetro, resolva o preço antes. Nunca ande de ônibus, há ate animais dentro deles. O trânsito é "Cairótico".
- Nunca beba agua da torneira e sempre fique atento com a comida.
Quem quiser mais alguma informção, é so pedir.
dactk@yahoo.com