por BernardRIO » 13 Out 2009, 21:46
Fala Galera,
Acabei de voltar de um rolezao aqui pela America do Sul e espero poder ajudar.
Eu fiz de onibus o trajeto Bogota - Cali - Ipiales - Otavalo - Quito
Foi super tranquilo!!!
De Bogota tomei um onibus as 22h (tinham diversos horarios e empresas)ate Cali, com a empresa Expresso Bolivariano, a mais confortavel... Custava aprox 27 dolares a melhor categoria.
Cheguei em Cali as 7h30 da manha... O bus é confortavel, estilo semi-leito... O ar ligado a mil e um frio do cacete. Se preprarem pois é comum na Colombia.
Assim que cheguei ja verifiquei todas as possibilidades de ir para Ipiales. Tambem tinham varias opcoes, mas escolhi a Expresso Bolivariana novamente.
Me custou uns 17dolares na promocao (semprem perguntem por promocao, é comum os precos mudarem pra cima ou pra baixo). Partia as 21h40.
Deixei a mochila no guarda volume da rodoviaria e fui conhecer a cidade. Cali nao é exatamente uma cidade bonita. Mas as festas sao conhecidas no mundo todo. A Capital da Salsa!!!! Pra dormir recomendo o Iguanas ou o Larry... Ambos custam aprox 9 dolares!!
Ao redor rola bastante natureza.... Se tiverem tempo, pode fazer uma parada em Santo Agustin que fica entre Cali e Ipiales... Me disseram que é show!!!
Voltei pra rodoviaria a noite e a mochila estava la, guardadinha... Peguei o onibus as 22h00... Muito frio!!! Fazia uns 0 graus la fora e o ar ligado a mil!!
Cheguei em Ipiales umas 7h30... MUITO FRIO!!! 3000m altitude!!
Peguei um taxi e fui visitar a CATEDRAL LAS LAJES ..... Fui e voltei em 2h... E me custou uns 6 dolares de taxi...Vele muito a pena!!!
Assim q voltei ja me meti numa das varias vans que tinha na porta da rodoviaria e fui pra fronteira... Custou algo como 1 dolar!!
A fronteira é tranquilassa, chega a ser engracado... AVISE QUE VOCE TEM QUE PARAR NA IMIGRACAO!!! Eu passei direto e dps tive que voltar... ahuhahua
Ja do lado Equatoriano, pegue uma van pra Tumbes... Custou 75 centavos de dolar!!!!!!!!!!!!!
Na rodoviaria (que nao parece em nada uma rodoviaria), se informe e pegue o bus ate OTAVALO/QUITO..... Escolha o melhor (leia-se menos pior) por sua conta!! Me custou 2 dolares ate Otavalo...... demora 2 horinhas e paramos em 2 blitz do exercito!!! Divirta-se com as paisagens e com os vendedores locais!!
Atencao!!!! Tem que avisar que vai pra OTAVALO, senao eles passam direto!!!
Otavalo tem o mercado famosao la... Eu me empolguei com a historia do local e comprei algumas paradas... Mas depois vi que se vende as mesmas coisas em TODOS os outros lugares por precos inferiores.... Dizem que o mercado de domingo é gigante.... Vale a pena conhecer, ainda mais se estiver no teu caminho.
Algumas horinhas depois, peguei um busao pra Quito... Outros 3 dolares e mais 3 horas de viagem!!! Tranquilasso!!!
Em Quito tenho que recomendar o hostel BLUE HOUSE, fica super bem localizado, é limpo, seguro e rola um ambiente muito agradavel. Custa 7 dolares com café da manha!
Os onibus no Equador sao muito ruins... Eu tenho 1,87cm e passava mal!!!
Pra compensar, sao muito baratos... Calcule um dolar pra cada hora de viagem... SHOW!!!!!!!!!
Galera, espero ter ajudado
Qualquer coisa é so falar