Equipamentos de Mochileiro Iniciante

Mochilas, barracas, sacos de dormir, botas, roupas, GPS, fogareiros, lanternas, isolantes, panelas, facas e outros equipamentos

Re: Equipamentos de mochileiro iniciante

Nova mensagempor jeanleite » 17 Nov 2011, 21:58

gvogetta escreveu:
jeanleite7 escreveu:
[...]
... e tenha um bom lampião, de preferência Tekgás 230g, rosqueável, da marca Asteq custa R$76,00 na loja Adventura aki no Rio tbém....

[...]

Olá Jean!

Sinceramente, lampião a gás é um artigo meio ultrapassado, a não ser que vá usar em camping estruturado, para iluminação ambiente. Para propósitos gerais, creio ser mais prática (menos peso) e econômica uma lanterna de cabeça. Com cerca de R$ 120,00 já se consegue comprar alguns modelos consagrados, com iluminação bem forte.

[quote="Mageta"]

Olá amigo,

Boa noite, você tem razão, eu é que sou saudosista, só acredito que um bom lampião nunca é demais, por mais que vc use a headlamp uma boa iluminação é fundamental em torno de onde vc está acampado. Uma iluminação como a de um lampião é excelente pra bater aquele papo depois daquela trilha de 9 horas, ou comentar uma situação engraçada ou perigosa, a galera geralmente a noite se aproxima onde tem um lampiãozinho aceso, também não dispenso o uso da headlamp que só veio pra somar. Enfim, acredito que o bom e velho lampião é ainda necessário... pelo menos nas trilhas e acampamentos que vou.
Espero ter contribuído e desculpe por responder tão tardiamente, um abraço e espero a tréplica! Valeu...
jeanleite
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 16 Nov 2011, 14:45
Reputation point: 0

Re: Equipamentos de Mochileiro Iniciante

Nova mensagempor renatof.pereira » 09 Dez 2011, 15:53

Olá Galera, tudo bom?
Espero que me ajude para saber das qualidades e defeitos dos seguintes equipamentos:

Barraca Parati 3/4 - Lafuma (Comprei a +/- 3 anos atras mas nunca usei por R$ 250,00)
Mochila Crampon 68 - Trilhas e Rumos (R$ 362,00)
Bota Titã - Nômade (R$ 349,00)
Saco de Dormir Nadir 300 Lite - Ferrino (R$ 220,00)

Essas são alguma das coisas que eu quero comprar primeiro pois acho que são os itens mais caros.

Quem puder ajudar com informações, experiências com esses materiais eu agradeço.

Abração!

Renato F. Pereira
Renato F. Pereira
renatof.pereira

Data de registro: 05 Set 2010, 20:15
Próximo Destino: Pedra do Sino e Dedo de Deus

Nova mensagempor gvogetta » 09 Dez 2011, 18:50

Olá Renato!

Todos os itens citados são boas opções para uma equipagem básica para trilhas pelo Brasil, e porque não, mundo afora... Boa pedida.

No entanto, além da barraca, que é um modelo que considero pesado demais para trilhas (além de grande demais) mas que pode ser usado plenamente (e o seu peso compartilhado com outros caminhantes que com você participarem de alguma trilha), mudaria a bota. Tendo em vista algumas controvérsias recentes sobre a impermeabilidade da bota Titã, eu optaria por um modelo mais confiável, do mesmo fabricante, a Finisterre, a qual possuo uma e sempre me atendeu muito bem, me fazendo retornar de pés secos.

Abraço!
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Nova mensagempor Anton-rj » 15 Mar 2012, 15:42

Opa, se não adquiriu o equipamento ainda, comprei um saco de dormir nadir 300 por R$ 189,00 aqui no Rio (SUB SUB).
Vi num site de Sampa por R$ 198,00 (http://www.arcoeflecha.com.br/marca-285-Ferrino.html)

Vou testá-lo agora em Abril no Pico da Bandeira. Vamos ver se é bom.
"Se o mundo é mesmo parecido com que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito".
Anton-rj

Data de registro: 23 Fev 2012, 15:06
Próximo Destino: Depende da direção do vento...
Reputation point: 89

Nova mensagempor Fellipe Correia » 26 Abr 2012, 11:01

Um dos melhores investimentos que se pode fazer é uma boa mochila e barraca, sempre é bom considerar a montagem da barraca, pois muitas veses é dificil montar uma barraca para 3 pessoas sozinho, ela foi pensada imaginando que vc estara em equipe, outra coisa alem de se considerar na barraca alem do peso, é o espaço fisico que ela ocupa dentro da sua mochila, pois vai roubar espaço para outros equipamentos, eu tenho uma super compacta que pesa menos de um quilo, mais admito que ela é bem cara, por ser toda de goretex.

quanto a mochila, eu gosto muito da minha Montagne 70+10 modular, pois possui tres modulos, dois de ataque, onde eu posso manter no modulo principal equipamento de acampar, e nos de ataque equipamentos de pesca/caça e escalada, assim tendo autonomia e uma melhor separação das coisas.

Outra coisa importante é o tamanho do saco de dormir, aqui no brasil por se usar sacos de temperatura entre 15 graus não é um grande problema, mas um saco sintetico para -8 pode ocupar um espaço consideravel da sua mochila tb! recomendo tb sempre ter um isolante termico! alem de ser isolante tb serve como colchao para climas quentes, e é muito mais seguro que um colchao inflavel que pode furar. e fora isso é baratissimo.

Quanto aos sapatos, sempre é bom ter um sapato resistente, se for para areas de neve ou muita chuva, goretex, agora outra coisa importante é ter uma agulha de sapato e um pedaço de camara de pneu pode salvar sua vida, com um remendo capido, um bom barbante tb ajuda.

Sempre é importante ser inventivo, os equipamentos podem ser comprados, mais soluções podem ser encontradas, os viajantes costumao fazer escambo, então, pode tentar adquirir coisas baratas quando viaja, principalmente fora do pais.

espero ter ajudado.

Imagem
Minha Cabana Quechua, toda em goretex e Aluminio, tipo alta montanha, pesa menos de 1k e fechada ocupa muito pouco espaço. Cabe eu + Minha mochila, tranquilamente.

Imagem
Mochila Argentina Montagne Teneré, modular, 70 + 10, com Rain cover. http://www.montagneoutdoors.com.ar/moch ... ts-355.php

Imagem
Um canivete afiado, o meu tem agulha para costura de sapatos! =D
Fellipe Correia
fellipecorreia@me.com
http://vimeo.com/correiafellipe
http://fellipecorreia.carbonmade.com/

Mochila Montagne Teneré 70+10 = http://www.montagneoutdoors.com.ar/moch ... ts-355.php
Saco de Dormir Montagne Zaigon Alta Montanha -10 = http://www.montagneoutdoors.com.ar/bols ... on-313.php
Cabana Quechua Alta Montanha, Pure Goretex e Aluminio.
Fellipe Correia

Data de registro: 24 Abr 2012, 09:15
Próximo Destino: Manaus

Anterior

Retornar para Equipamentos de Camping e Aventura