Equipamentos de Mochileiro Iniciante

Mochilas, barracas, sacos de dormir, botas, roupas, GPS, fogareiros, lanternas, isolantes, panelas, facas e outros equipamentos

Equipamentos de Mochileiro Iniciante

Mensagempor Deslocksp » 01 Out 2010, 11:30

Então mochileiros, gostaria de compartilhar a minha lista de equipamentos recém adqueridos, que apesar de não serem técnicos, quebram um galho (pelo menos pra mim). Colocarei os preços que paguei tb, haja visto que existem iniciantes que estão comprando ou pesquisando materiais.

Barraca Coleman LX2 - R$ 180,00
Isolante Quechuá - R$ 30,00
Saco de dormir Sleep MOver 5 da Quechua - R$ 199,00 (este comprei errado.. era pra ser um S5. Este saco de dormir tem mangas rsrrs )
Bastão de caminhada quechuá - R$ 99,00
Caniverte Victorinox Espartan - R$ 75,00
Fogareiro ainda não chegou, pois comprei no ebay e não sei a marca, mas deve sair em torno de R$ 30,00
Panelas - ainda pesquisando, mas vou utlizar marmiteiros utilizando aqueles parafusos com rosca em borboletas, como citado no tópico de equipamentos para cozinhar.
Lanterna de cabeça Quechuá com 1 led - R$ 30,00
1 par de botas forclaz da Quechuá - R$ 199,00
Mochila trilhas e rumos Crampon 60l - R$ 159,00 (comprei no submarino, pois estava mais barata que a 60l normal que custa R$ 179,00)

Bom, acho que o grosso dos equipamentos tá aí. Caso os mais experientes tenham alguma dica ou sugestão, por favor postem.
Abraços.

OBS - o único problema que enfrentei, foi usar esse saco de domir de 5, pois passei muito calor rsrss. Agora pretendo comprar um ultralight de 15.
Deslocksp

Data de registro: 13 Set 2010, 11:18
Próximo Destino: Extrema - MG
Reputation point: 0

Re: Equipamentos de mochileiro iniciante

Mensagempor Mad Dog Miller » 01 Out 2010, 11:33

hehehe... para quem não sabe, esse é meu grande amigo (há mais de 20 anos nos conhecemos)... ele está afiadíssimo na pesquisa, eu nem tanto porque to meio enrolado trabalhando aqui, em casa.
Deslock é o cara!
[color=#FF0000]Mad Dog Miller[/color]
Mad Dog Miller

Data de registro: 13 Set 2010, 11:31

Mensagempor guicotrim » 30 Out 2010, 18:44

show de bola!! sou iniciante tbm!!

só achei cara a bota.. paguei 99 no ML.

Abracoss!!
guicotrim

Data de registro: 30 Out 2010, 18:29

Mensagempor Gonosuke » 15 Nov 2010, 21:13

ola, gostaria de saber aonde voce comprou os equipamentos
Jamais perca o seu equilibrio, por mais forte que seja o vento da tempestade...
Gonosuke

Data de registro: 09 Nov 2010, 15:51
Próximo Destino: Carnaval, Guape ou paraiso perdido?

Mensagempor victorcarv » 27 Dez 2010, 19:17

Deslocksp escreveu:Então mochileiros, gostaria de compartilhar a minha lista de equipamentos recém adqueridos, que apesar de não serem técnicos, quebram um galho (pelo menos pra mim). Colocarei os preços que paguei tb, haja visto que existem iniciantes que estão comprando ou pesquisando materiais.

Barraca Coleman LX2 - R$ 180,00
Isolante Quechuá - R$ 30,00
Saco de dormir Sleep MOver 5 da Quechua - R$ 199,00 (este comprei errado.. era pra ser um S5. Este saco de dormir tem mangas rsrrs )
Bastão de caminhada quechuá - R$ 99,00
Caniverte Victorinox Espartan - R$ 75,00
Fogareiro ainda não chegou, pois comprei no ebay e não sei a marca, mas deve sair em torno de R$ 30,00
Panelas - ainda pesquisando, mas vou utlizar marmiteiros utilizando aqueles parafusos com rosca em borboletas, como citado no tópico de equipamentos para cozinhar.
Lanterna de cabeça Quechuá com 1 led - R$ 30,00
1 par de botas forclaz da Quechuá - R$ 199,00
Mochila trilhas e rumos Crampon 60l - R$ 159,00 (comprei no submarino, pois estava mais barata que a 60l normal que custa R$ 179,00)

Bom, acho que o grosso dos equipamentos tá aí. Caso os mais experientes tenham alguma dica ou sugestão, por favor postem.
Abraços.

OBS - o único problema que enfrentei, foi usar esse saco de domir de 5, pois passei muito calor rsrss. Agora pretendo comprar um ultralight de 15.

Acho que realmente comprou o essencial! Seu fogareiro já chegou?

Tem em mente no que pretende usar esse material?

Abraços!
Victor Carvalho

Imagem
Complexo da Pedra do Baú. São Bento do Sapucaí/SP.
Teto do Baú (A1). 14 de abril de 2008.

"Montanha, minha poesia!" - Blog de escalada.
victorcarv
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 12 Abr 2010, 21:29
Próximo Destino: Antarctica.
Reputation point: 37

Mensagempor ruan.br » 13 Mar 2011, 23:26

Eles tem um blog, eu já vi e é muito legal. http://maddogmiller.blogspot.com/ . Atualiza pra gente aí deslock!!! Quero continuar acompanhando suas aventuras!

Para as minhas (que ainda não começaram), já comprei: Barraca Nautica Falcon 3(120$), Espiriteira ROA(20$), Faca Nautica(30$), Lanterna Nautika 3 leds(25$) e hj comprei o colchão inflavel de casal(45$ com a bomba pequena na promoção do extra aqui de salvador). Tô namorando a mochila Highlander 50+10 da curtlo (o item mais caro da lista até agora, 510 na http://www.esportimar.com.br), mas tô namorando ainda, se gastar demais nao sobra $$$ para fazer as trips, hehehe. Mochileiro duro ::putz::
"De onde menos se espera, dali mesmo é que não vem."

Relato: ilha-dos-frades-ponta-de-nossa-senhora-t67833.html
ruan.br

Data de registro: 19 Fev 2011, 22:47
Próximo Destino: O vento vai dizer lento o que virá...
Reputation point: 120

Mensagempor Frida_ssa » 19 Abr 2011, 13:53

A lista tá ótima para o essencial, dá pra ter muitas aventuras e com o mínimo recomendável, com o fogareiro então... dá pra desbrvar o mundo !!! rsrsrsrsrs

Abraços!! (Tô lendo o blog tb!)

Frida_ssa
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 08 Out 2009, 16:48
Próximo Destino: Travessia na Ilha de Tinharé - BA
Reputation point: 2336

Mensagempor Mageta » 19 Abr 2011, 22:42

Faltou um kit de primeiro socorros , um apito e uma lanterna de mão !! ::sos::
Mageta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 07 Jan 2010, 09:50
Reputation point: 873

Mensagempor jeanleite7 » 27 Jun 2011, 14:54

Olha, só pq é iniciante não significa que vai comprar qualquer coisa!!!
Mas acho que fez uma noa escolha em relação ao custoXbenefício, até pq quando eu comecei eu nem tinha ideia do que comprar, (a internet na minha época era discada e o computador era uma fortuna, já to com 32 anos neh!!)
Bem, mas tem algo que todo iniciante precisa, um abrigo de tempo, anorak para os mais íntimos e não confunda com capa de chuva tipo caramujo, te recomendo da marca trilhas&rumos que tem costura selada e custa uns R$70,00 (aki no Rio não passa disso, loja AS'DIVERS, lah na alfandega)... e tenha um bom lampião, de preferência Tekgás 230g, rosqueável, da marca Asteq custa R$76,00 na loja Adventura aki no Rio tbém....
Espero ter ajudado e boas trilhas...
jeanleite7

Data de registro: 24 Jun 2011, 13:39
Próximo Destino: Petro-Tere
Reputation point: 23

Re: Equipamentos de Mochileiro Iniciante

Mensagempor gvogetta » 09 Set 2011, 21:57

Olá Pessoal!

Minhas dicas:

1. Invista seu suado dindin em 3 itens essenciais que devem ser de qualidade: bota, mochila e barraca. Se ainda assim o $$ for curto, escolha os dois primeiros. Todo o resto é luxo e supérfluo, dá para ir levando com marcas e peças de qualidade menor/mais baratos. Aos poucos se monta um conjunto confiável e completo de equipamentos. Dá para fazer muita viagem bacana, muita trilha só com vontade e disposição. Isso é o que falta ao verdadeiro mochileiro. O equipamento claro que dá segurança e conforto, mas não substitui o espírito aventureiro, a disposição de sair de casa, caminhar, mochilar...

2. Se for comprar um item, procure sempre alternativas similares de outras marcas, modelos e analise. Nem sempre o mais caro é melhor e o mais barato pior. Há muitas nuances... Pesquise preço também. Há muita diferença de uma loja para outra. Comprar no exterior alguns itens ajuda a baratear os custos de um bom acervo de equipamentos. Alguns itens no Brasil custam 400% mais caros que nos EUA ou Europa.

3. Busque referências com quem já comprou itens parecidos ou os usa há mais tempo. Sempre podem te dar várias dicas sobre o que observar, pontos positivos e negativos.

Abraço!
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Mensagempor gvogetta » 09 Set 2011, 22:08

jeanleite7 escreveu:
[...]
... e tenha um bom lampião, de preferência Tekgás 230g, rosqueável, da marca Asteq custa R$76,00 na loja Adventura aki no Rio tbém....

[...]

Olá Jean!

Sinceramente, lampião a gás é um artigo meio ultrapassado, a não ser que vá usar em camping estruturado, para iluminação ambiente. Para propósitos gerais, creio ser mais prática (menos peso) e econômica uma lanterna de cabeça. Com cerca de R$ 120,00 já se consegue comprar alguns modelos consagrados, com iluminação bem forte.

Mageta escreveu:Faltou um kit de primeiro socorros , um apito e uma lanterna de mão !! ::sos::

Olá Mageta!

Acho que vc quis dizer "lanterna de cabeça" e não de mão, certo?

Abraços!
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)

Mensagempor luana.leite » 17 Set 2011, 11:54

gvogetta,
gostei das dicas, eu estava começando a ficar preocupada pq gastei todo meu dindin na bota (timberland por R$ 199) e na mochila (deuter, modelo Act lite 35+10L, por R$ 398) e seu comentário me tranquilizou. ::mmm: Ainda estou pesquisando uma barraca. Eu tinha pensada na Super Esquilo 2/3 da T&R, só ainda não comprei pq eu estou achando ela muito pesada para mim. Sou pequena e magrela (ou seja, magrela = pele + osso - músculo). Sei que a barraca é grande para mim, mas é pq pretendo levar a namorada pra mochilar, e vcs sabem que mulher é um bicho espaçoso e exigente, imaginem duas :lol: Eu olhei os posts sobre barracas leves, mas o preço ficou bastante salgado. Agora se eu comprar a barraca da T&R fico sem dinheiro pra comprar o restante das coisas, mas preferi começar pelos equipamentos mais $$$. Começar por aí eu já não sei se foi o melhor caminho. :?

Minhas dicas:
1. pesquisem muito, com certeza vcs encontrarão coisas com qualidade e muito mais baratas que o normal.
2. comprem os itens a vista e chorem por um maior desconto, com certeza não vão negar.
(obs: meninas vão arrumadas, escolham vendedores homens e chorem muito! rs.)
3. para quem é liso, como eu, faz um planejamento financeiro do itens que pretende comprar é fundamental para não quebrar.
"A utopia está no horizonte. Caminho dois passos, ela se distancia dois passos. Caminho mais um pouco, ela se distancia outro tanto. Para que serve a utopia? Para isso: para caminhar!" (Eduardo Galeano)
luana.leite
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Jul 2010, 02:08
Próximo Destino: Planejando o próximo destino, enquanto isso fico visitando Alto Paraíso, Cavalcante, Chapada dos Veadeiros e arredores.
Reputation point: 100

Mensagempor gvogetta » 19 Set 2011, 09:26

Olá Luana!

Então, é por aí mesmo! ::otemo::

Verá que com o tempo essas suas escolhas serão recompensadas.

Quanto à barraca, recomendaria a você o Modelo Nepal, da Azteq. Barraca espaçosa e bastante leve, além de boa qualidade e impermeabilidade. Para carregar em duas então, fácil, fácil (divide a carga nas duas mochilas!). Tem duas portas independentes o que é muito bacana.

Dá uma olhada no tópico sobre barracas aqui no Mochileiros.com e sobre as BArracas Azteq AQUI. Creio que existem fotos dela por lá. No Youtube existem reviews sobre essa barraca e poderá vê-la sendo montrada e desmontada -AQUI e AQUI.

Segue uma imagem dela, creio que já a conheça:
Azteq Nepal 1pq.jpg
Azteq Nepal 1pq.jpg (232.77 KiB) Visualizado 1485 vezes

Abraço e boas mochiladas,
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagempor luana.leite » 21 Set 2011, 17:19

Olá gvogetta,

Poxa, nem acredito que deixei passar despercebido a modelo Nepal da Azteq! ::putz:: Adorei as recomendações, li e reli o tópico. Obrigada mesmo!!
Decidi, quero uma Nepal, único problema que é o dobro do valor da Super Esquilo, mas como vc disse:

gvogetta escreveu:Verá que com o tempo essas suas escolhas serão recompensadas.
"A utopia está no horizonte. Caminho dois passos, ela se distancia dois passos. Caminho mais um pouco, ela se distancia outro tanto. Para que serve a utopia? Para isso: para caminhar!" (Eduardo Galeano)
luana.leite
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Jul 2010, 02:08
Próximo Destino: Planejando o próximo destino, enquanto isso fico visitando Alto Paraíso, Cavalcante, Chapada dos Veadeiros e arredores.
Reputation point: 100

Mensagempor gvogetta » 22 Set 2011, 09:30

Olá Luana!

Sem dúvida é uma ótima barraca. Os kg a menos nas costas já serão uma bela recompensa, não tenha dúvida!
Recomendo pesquisar bem antes, existe grande diferença de preços nas lojas. Recomendo duas que sempre estão entre as mais baratas e são confiáveis: dá uma olhada na Orientista e na Loja do Clube de Trekking Santa Maria (ambas do RS). No Submarino também os preços às vezes são abaixo do resto do mercado para estes itens de camping, com a vantagem que dá para parcelar no cartão a perder de vista...

Obs.: Não ganho comissão!

Abraço e boas mochiladas!
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Próximo

Retornar para Equipamentos de Camping e Aventura