por gabriel.lauria » 23 Nov 2010, 09:17
Colegas do Mochileiros,
Gostaria de tirar uma preocupação minha quanto à um caso peculiar:
Fui aprovado pela Universidad Autónoma de Madrid em um programa de Intercâmbio com duração de Janeiro até Junho de 2011. Estou com toda a documentação e o visto não será problema para mim.
Estou indo com mais 4 estudantes que também foram aprovados neste mesmo programa de intercâmbio e nós iremos alugar um apartamento. Na verdade o apartamento já está reservado para nós. Nós iremos pagar as taxas ainda esta semana através de um conhecido nosso em Madri.
Minha preocupação começa agora: Minha namorada está indo comigo no mesmo vôo Rio de Janeiro – Madrid no dia 17 de janeiro de 2011. Ela vai ficar 62 dias, e nós iremos viajar aos finais de semana para diversos países. Depois ela volta e eu fico lá para concluir os estudos.
Acontece que em Madri ela vai ficar hospedada no mesmo apartamento que eu e meus colegas de intercâmbio. Só que nossa documentação é a seguinte, alguém de boa alma poderia comentar/responder cada um desses 7 itens? Acho que é até uma forma de concentrar dúvidas sobre a temida imigração de Madri.
1) Passagem de ida e volta: e-Ticket com a data de ida e volta. (Dúvida: O email impresso é válido, né?)
2) Seguro-Viagem: ela fez um seguro Europa que cobre os 62 dias. (Dúvida: Temos também um papel impresso que está com as especificações do seguro, está OK?)
3) Moradia em Madrid: Estou bastante preocupado com o fato dela não ter uma hospedagem “oficial” em Madrid. A proprietária se prontificou a fazer um recibo, porém em meu nome, dizendo que eu paguei a “fiança” e irei ficar hospedado no apartamento que ela me alugou. (Dúvida: tenho medo de que a imigração pense que minha namorada não tem onde ficar, pois o recibo do aluguel está no meu nome. Além disso existe a chance deles acharem que ela vai querer ficar lá durante todo o período do aluguel, né? Outra coisa: o recibo que ela me der, deve ser autenticado/reconhecido/validado em que órgão publico espanhol para ter validade na imigração?)
4) Comprovantes de hospedagem: Todos os albergues/hotéis estão reservados para duas pessoas. Porém está tudo no meu nome. Tenho medo da imigração não aceitar. Neste caso eu vou enviar um e-mail para o albergue pedindo confirmação, embora eu já tenha lido que muitos deles não fazem isso, não sei por que. (Dúvida: Tem problema as reservas só ficarem em meu nome, contendo nela que a estadia é para duas pessoas?)
5) Passagens Aéreas entre os países da Europa: As passagens estão no nosso nome, e vou levar o e-mail impresso com a confirmação. As passagens são do tipo Madri-Lisboa-Madri, pois só iremos viajar aos finais de semana. (Acho que OK)
6) Vínculos com o Brasil: Ela estuda na UFRJ e vai levar comprovante de matrícula. Ela trabalha (sem carteira assinada) num laboratório dentro da Universidade e vai pedir um comprovante de que estará de férias no período da viagem. (Dúvida: Não sei se vai servir, alguém tem um modelo para isso?)
7) Ainda não ficou claro no fórum: A entrevista da imigração pode ser feita junto com namorada/noiva/esposa?
Desculpem um post tão grande, mas sei que vai ajudar muita gente e com certeza vai ser bastante visto pelo fórum. Meu caso é um pouco particular porque se trata de uma viagem de 62 dias, ou seja, acho que a desconfiança aumenta muito, nesse caso não há muito o que fazer, apenas explicar a verdade, pois não estamos escondendo nada. Será que esse tipo de viagem é comum?
Bom obrigado pela ajuda, seja lá quem puder me ajudar.
Beijos,
Gabriel Lauria