batata, não desisti do gás. vou usar qdo tiver em dupla ou mais gente. mas o álcool é imbatível no quesito peso.... com esse sistema completo, +bucha,
+sabão + isqueiro, não chegou a 250 gs. e de álcool (que é mais leve que a água), levando meio litro, não chegou a 500 gms com a garrafinha. isso pq eu não usei nem 250 ml - cozinhei pouco e ainda usei álcool pra limpar as mãos.... - outra vantagem do álcool. dá pra levar uns 400 gms de peso com todo o conjunto de cozinha + combustível!!!
kaoru, tem uns doidos nos eua que usam álcool pra trekking no frio. dois pré-requisitos: dar uma esquentada ou pré-aquecida na espiriteira (pode-se usar um pratinho pra isso e acrescenta uns 15 gms no peso total) e tb isola-se a espiriteira do chão gelado.
tem quem faça bases:
http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.htmlvc pode tb fazer um isolamento na própria espiriteira. se for de latinha de refri, basta cortar outro fundo de latinha, colocar lã de vidro dentro e encaixar embaixo da espiriteira. vc terá uma camada isolante.
agora, não é lá muito prático pra ficar derretendo neve, né? hehehehe - mas pra esquentar água pra uma refeição desidratada, é o bicho!