por Maurício - Santos » 13 Mar 2010, 09:00
Um dos melhores carnavais da minha vida foi em Iriri ao sul do ES.
O litoral ali no sul do ES nem parece litoral por conta do clima de interior. Muito gostoso.
E pra comer, Meaípe também é bacana demais!
Gosto muito de Vitória, idem de Vila Velha, mas aí as praias são como as de outras cidades grandes. Nem todos curtem isso.
Guarapari é bacana mas um pouco bagunçada. Fui muitas vezes pra lá e qdo não tá muito muvucada é um lugarzinho gostoso, embora não seja minha preferência....lembrando q Meaípe fica em Guarapari mas localiza-se uns poucos KM ao sul, distante do centro.
Mas o que mais me surpreendeu mesmo foi Itaúnas, extremo norte do ES.
Uma vilazinha bem pequena, considerada a capital brasileira do forró onde quem acorda mais cedo cruza com os últimos forrozeiros a sair das baladas a voltar para casa. Essas baladas começam bem tarde. Eu tentei ir em um forró qdo estive lá (meus horários não estavam pra forró....tava acordando e dormindo mais cedo) mas era mais de 1h da manhã e o povo ainda estava no aquecimento pelos botequinhos da vila.
A uns 16km ao norte da vila de Itaúnas, indo por uma floresta de reflorestamento (não lembro se eram pinheiros ou eucalíptos) vc chega na divisa com o Estado da BA, a fóz de um riacho cor de coca-cola (segundo disseram é a cor natural da água, sem nenhuma poluição......eu e todo mundo entrou no riacho de boa!)....se não to enganado, esse riacho é o tal Riacho Doce, q já foi até nome de minisérie da Globo.
A partir da fóz, onde há uns 2 quiosques de restaurantes rústicos, tanto pro norte (BA) qto pro sul (ES) a praia estava completamente deserta. Lindo demais o lugar!
Ainda volto lá!
EDITADO: Antes que me esquaça....em Itaúnas existem várias pousadinhas, a maioria razoavelmente em conta e algumas com itens de conforto como ar condicionado e tv.