Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#332083 por otavio_aon
17 Nov 2008, 14:52
(30/jul/08) Dia 15: O último dia

Imagem
Tentamos sair da pousada mais cedo, mas não conseguimos! Saímos só as 9h, já deixando as coisas todas arrumadas, e fomos na Mina do Chico Rei (R$5/estudante). Os túneis são estreitos e sem sustentação, ao contrario da Mina da Passagem. O chão e as paredes são de terra, goteja água, a iluminação é precária e o uso obrigatório de capacete não é nenhum exagero. Ainda bem que fomos de bota porque, mesmo com firmeza nos pés, precisamos apoiar as mãos em vários trechos.

Saímos da mina e fomos conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), mas não sei por que estava fechada. Fomos então comprar lembranças na feira em frente à Igreja de São Francisco de Assis e depois terminar de arrumar as coisas e liberar o quarto.

Deixamos tudo guardado por lá mesmo e finalmente fomos visitar o Museu da Inconfidência (R$2,50/estudante); onde ficamos 2h30. Logo que saímos fomos almoçar no lugar mais próximo possível (R$5 o PF) e fomos terminar de visitar o Museu da Ciência e Técnica, que não tivemos tempo de ver inteiro no dia anterior. As duas partes que faltavam, tomaram apenas 30min e às 16h já tínhamos visto tudo que planejamos para o dia.

Aproveitamos o tempo que sobrou para procurar e comprar mais lembranças. As 17h pegamos as coisas e fomos para a rodoviária, de o ônibus circular, que foi rápido. As 18h já estávamos no ônibus para São Paulo, que estava em péssimo estado de conservação e parou em todas as cidades, postos, bares e pontos de ônibus existentes no caminho. A viagem durou 12h e foi a pior de todas dessa viagem. Chegamos novamente à Rodoviária do Tietê e ainda tivemos que ir até Caraguatatuba pela Litorânea, mas esse problema já é rotina.

#336215 por otavio_aon
09 Dez 2008, 22:43
(Estrada Real a pé) Conclusões e Referências

Toda viagem, por mais planejada que seja, sempre é cheia de imprevistos! Então, depois que a viagem acaba, vale a pena fazer um balanço do que deu certo e o que deu errado na viagem como um todo. Assim aprendemos com nossos erros e propagamos os acertos.

Nossas preocupações: violência, ferimentos, gastos excessivos, falta de água e desorientação; felizmente não se concretizaram. No trecho que percorremos da Estrada Real, vimos sinalização freqüente (a cada 3km, em média) e funcional, não havendo confusão quanto a qual caminho seguir ou sobre distâncias. Os gastos excederam pouco o que esperávamos. Os únicos ferimentos foram as bolhas nos pés da Paula. Água, comprada ou não, sempre esteve disponível ao longo da estrada. E nem sinal de violência por onde passamos, apenas cordialidade e hospitalidade.

Das decisões que tomamos no planejamento, as CERTAS foram:
    Ter iniciado por Diamantina e terminado em Ouro Preto, e não o contrario! Ouro Preto é tão mais impressionante que todo o resto que, sendo a última cidade, coroou esplendidamente a viagem. Se tivéssemos começado por ela, tudo o que vimos depois teria sido ofuscado. Do ponto de vista de custos também, pois os gastos em Ouro Preto foram os mais altos da viagem e se tivéssemos começado por lá o final da viagem poderia ter sido comprometido por falta de dinheiro.
    Ter levado pouco dinheiro e utilizado cheque sempre que possível. Não ficamos 4 dias sem encontrar um banco. Assim minimizamos a paranóia referente a assaltos.
    Ter levado os cabos da maquina digital, pois embora a minha utilize o cabo USB padrão, em nenhum lugar havia disponível.
    Ter levado tênis (solado de látex, para dar mais firmeza no calçamento de paralelepípedo das cidades, é recomendado) e chinelo. Afinal, na cidade você não precisa andar de bota. Já o chinelo, é imprescindível caso seu pé forme bolhas ou machuque. Valem o peso extra.
    Ter consultado o Google Earth antes. O Caminho dos Diamantes é bastante visível em quase toda a sua extensão e as fotos dos usuários “marcam” várias atrações interessantes!
E as ERRADAS:
    Ter levado roupa em excesso (principalmente de frio) porque não foram necessárias e deixaram as mochilas pesadas.
    Ter levado coisas para acampar, que não utilizamos. Esse erro nos fez carregar 7kg a mais, totalmente desnecessários! Só leve equipamento de camping se você realmente pretende acampar, e não por precaução.
    Não ter levado uma mochila de ataque. Pochetes não substituem mochilas, pois não comportam garrafa d'água, agasalho e eventualmente um chinelo junto com todas as outras coisas necessárias. Uma mochila de ataque para cada 3 pessoas facilita bastante.

Arquivos e Referências:

Mais informações, fotos e relatos em:
http://sobreviagens.blogspot.com/
#346426 por Rodrigo Villar
04 Fev 2009, 13:56
ola...otavio parabens pelo seu relato, viagem incrivel...vi que vc é de são carlos. moro perto de vc em dourado. tbm qro fazer uma viagem como q vc esta planejando para bolivia, peru, chile , argentina e uruguai..mas somente em set/ out de 2010. caso vc for nessa data podemos ir juntos ou como mais galera...caso for antes vc poderia me passar algumas informações...sobre oroteiro, hoteis, custo em geral....qto mais informação melhor!

obrigado! e boa viagem!

meu e-mail p contato - rdg.villar@yahoo.com.br
#367384 por Ronaldo Milani
12 Mai 2009, 12:00
Voce fez o caminho com calma visitando os atrativos possiveis, parabens pela descrição, mas, teria como detalhar +/- o que foi gasto com comida e hospedagem?!, vi que colocou alguns valores, mas existiram outros gastos alem?

Valeu pela ótima descrição e dicas, quero fazer o caminho fim deste ano
#367393 por otavio_aon
12 Mai 2009, 12:37
Ronaldo Milani escreveu:... mas, teria como detalhar +/- o que foi gasto com comida e hospedagem?!, vi que colocou alguns valores, mas existiram outros gastos alem?

Ola ...
Os meus gastos estão todos na planilha de gastos (disponivel no ultimo post) ... inclusive comida e hospedagem! Mas se voce ver direito nos posts, vera que as pessoas que foram não tinham problemas em comer de tudo, e em lugares baratos! (afinal, a comida dita "simples" em MG é uma delicia! :lol: )
Alem desses gastos, ha apenas presentes (que nao contabilizei na planilha por nao ser algo muito pessoal)

Qualquer outra duvida, é só falar!
#367604 por Cris*Negrabela
13 Mai 2009, 10:11
Excelente e detalhadíssimo relato, Otávio.
Acabo de voltar de Ouro Preto e fiquei tão empolgada com o que vi que não vejo a hora de rever tudo de novo!
Um sonho de consumo sempre foi seguir Minas a dentro até Diamantina. Mas como a ideia inicial é a de ir sozinha, o plano é se transportar de ônibus e se concentrar nas principais cidades da estrada real e algumas cidades históricas - só não aproveitei mais essa ultima viagem porque nao tinha tempo, o feriado era curtinho...

Voces seguiram a pé pela Estrada Real e pelo relato, nao tiveram problemas com assaltos/violencia. Será válido para uma mulher sozinha indo de ônibus pelos caminhos velhos de Minas?
#367610 por otavio_aon
13 Mai 2009, 10:38
negrabela escreveu:... Voces seguiram a pé pela Estrada Real e pelo relato, nao tiveram problemas com assaltos/violencia. Será válido para uma mulher sozinha indo de ônibus pelos caminhos velhos de Minas?

Obviamente não posso afirmar, mas acho extremamente dificil ter algum problema indo de onibus! Antes da viagem nossa preocupação com violência era bem grande, mas depois dela (como pode ver no ultimo relato) essa preocupação mostrou-se totalmente infundada (veja nos relatos que em alguns trechos fomos de onibus tb!) Todas as pessoas (e em todos os lugares) que encontramos foram muito hospitaleiras e nos receberam muito bem!

Lembrando que vale muito dar um pechinchada nos preços, especialmente de pousadas! Conseguimos descontos bem interessantes assim (na baixa temporada).
Há algumas informações relevantes sobre as maiores cidades no Wikitravel (eu mesmo atualizei algumas! rs) ... acho q vale dar uma conferida!

E por ultimo, não deixe de visitar Serro! A cidade onde fomos melhor acolhidos, na minha opinião!
#388877 por Rachel Figueira
31 Jul 2009, 16:42
Otávio,
seu roteiro é perfeito, estou pesquisando para fazer esse trek. Então você fez o Caminho dos Diamantes, não é isso? Pelo que vi em um site existe outro caminhos, Caminho do Sabaruçu (acho que seja um trajeto pequeno em BH), Caminho Velho que vai de Paraty e Ouro Petro e o Caminho Novo Rio de janeiro a Ouro Petro.
Bom tenho interesse em começar pelo Rio (caminho novo) vc ou alguém tem interesse em montar para novembro, pois estou de férias e livre do dia 15 a 30.
Meus contatos:
msn: chelfigueira@hotmail.com
e-mail: chelfigueira@gmail.com
#390070 por otavio_aon
04 Ago 2009, 22:39
Rachel Figueira escreveu:Otávio,
...Então você fez o Caminho dos Diamantes, não é isso? Pelo que vi em um site existe outro caminhos, Caminho do Sabaruçu (acho que seja um trajeto pequeno em BH), Caminho Velho que vai de Paraty e Ouro Petro e o Caminho Novo Rio de janeiro a Ouro Petro.

sim ... em 2008 eu fiz o Caminho dos Diamantes

e coincidentmente, acabei de chegar ONTEM da Estrada Real!
Percorri o Caminho do Sabarabuçu inteiro ...a pé .... em 6 dias de caminhada! De 27/jul a 02/ago!

Ainda to descansando, escrevendo os relatos e organizando as fotos!
Mas podem esperar, que logo logo posto-o ... no mesmo formato desse, e c/ o mesmo nivel de detalhes!
#390254 por Rachel Figueira
05 Ago 2009, 12:48
sim ... em 2008 eu fiz o Caminho dos Diamantes

e coincidentmente, acabei de chegar ONTEM da Estrada Real!
Percorri o Caminho do Sabarabuçu inteiro ...a pé .... em 6 dias de caminhada! De 27/jul a 02/ago!

Ainda to descansando, escrevendo os relatos e organizando as fotos!
Mas podem esperar, que logo logo posto-o ... no mesmo formato desse, e c/ o mesmo nivel de detalhes![/quote]

Valeu,
se puder me add no msn chelfigueira@hotmail.com ou e-mail chelfigueira@gmail.com
quero muito fazer a Estrada Real e estou estudando muito o assunto.
Desde já agradeço.
#425196 por otavio_aon
30 Nov 2009, 23:45
Ola a todos ...
Fiz mais uma viagem pela Estrada Real em jul/2009 ...e novamente fiz um relato!
Preferi abrir um novo tópico para melhor organizar as informações, já que as viagens foram bem diferentes entre si! (embora tenham tido muitas semelhanças tambem)

Os relatos completos podem ser lidos aqui no Mochileiros ou no Sobre Viagens

Espero que seja de alguma ajuda para os próximos que forem fazer essa viagem .... ::cool::

Mais fotos e outros relatos de viagem estão em http://sobreviagens.blogspot.com/
#436724 por mgaffa
11 Jan 2010, 22:39
Caro Otavio,

gostaria de agradecer pelas preciosas informações que você postou sobre o Caminho dos Diamantes, Estrada Real.

No final de 2009, eu e minha esposa resolvemos fazer uma viagem de ultima hora e o seu roteiro foi a salvação.

Infelizmente não tivemos muita sorte por se tratar de um período muito chuvoso, mas mesmo assim foi uma viagem incrível.

Eu praticamente copiei o seu roteiro mas, por ironia do destino, esqueci de imprimir. Aconteceu que a viagem foi tomando rumos diversos, igualmente interessante.

Em breve postarei as nossas impressões.

Um abraço e um feliz 2010 com muitas viagens pelo caminho.../marcelo.gaffa

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes