Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1002289 por casal100
15 Set 2014, 09:11
Refizemos o caminho Sabarabuçu e parte do Caminho Velho em junho/julho de 2.014.
Algumas informações importantes:

.a ponte sobre o rio das velhas, entre Glaura e Acurui já está totalmente reformada;

.Desta vez fizemos o caminho certo: atravesse a ponte do rio das velhas, chega na estrada de asfalto, não suba aa direita.....continue a esquerda no asfalto a uns 2 kms, antes da ponte, vire a direita e siga em frente. No final subida fortíssima.

.outra pessoa está recebendo turistas em Glaura, ligue para Ailza(fone no início do relato) que, se ela não puder receber, indicará pra vcs;

.O hotel flor de jacaranda em entre rios de Minas não está recebendo hóspedes, o mesmo foi alugado a uma empresa mineradora;

.o hostel de passa quatro está funcionando.Se por acaso a porta estiver fechada, procure a loja de equipamento esportivo abaixo dele para obter informação.

#1025362 por casal100
24 Nov 2014, 18:36

mais algumas dicas:

.perto da pinguela da trilha depois de Lagoa Dourada estava com um foco de carrapatos, moradores me orientaram a não passar por lah, fomos pelo asfalto, depois da primeira ponte, vire aa esquerda, logo a frente os marcos;

.a pousada que ficamos em Congonhas(ver início relato) não está recebendo hóspedes, pois foi alugada para uma construtora;

.o trecho da descida da serra após Passa Quatro-Mg, foi modificado, ficando assim: depois do mirante, entre na estrada de terra seguindo até árvore grande do lado esquerdo, ali vire a direita, chegando nos antigos trilhos da estrada de ferro, atravesse os trilhos e vire a esquerda contornando a cerca de arame farpado. Esse trecho não passa na boca do túnel da ferrovia;

.Segundo os moradores, a ponte antes de cachoeira Paulista já foi concluída.
#1058879 por casal100
18 Fev 2015, 10:19
Depois de longos 33 dias terminamos a Estrada Real, desta vez resolvemos complicar um pouco mais o percurso, fizemos invertido: Paraty -RJ x Diamantina-MG, foram aproximadamente 1.100 kms, pegamos sol, chuva, frio......mas valeu a pena. Em breve postarei relato atualizado.
Algumas considerações:

.fomos orientados a não fazer as trilhas em função dos focos de carrapatos nas regiões; mas não resistimos e fizemos algumas, inclusive na chegada de ouro preto;

.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;
.realmente terminaram a ponte antes da vila do embau;

Até breve.
Editado pela última vez por casal100 em 16 Mar 2015, 09:45, em um total de 1 vez.
#1068298 por casal100
16 Mar 2015, 09:42
marioluc escreveu:.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;
Até breve.

Corrigindo...

Essa ponte refeita nao fica na região de S.J del Rey, mas na região de GUARATINGUETA-SP.

Essa ponte fica depois de Guaratingueta sentido Villa do Embau, após o marco 1266.
#1081860 por casal100
26 Mai 2015, 15:05
Pontes refeitas na estrada real:

Ponte entre Passa Quatro-MG x Villa Embaú-SP(foto de fev/2015) - caminho velho
Imagem

Ponte entre Villa Embaú-SP x Guaratinguetá-SP(foto de fev/2015) - caminho velho
Imagem

Ponte sobre rio da velhas entre Glaura-MG x Acuruí-MG - caminho Sabarabuçu
Imagem
#1141994 por joao.lacerda-da-silva
30 Nov 2015, 18:44
Amei casal 100 sua historia esta sendo de muito valia para mim e meu amigo..que faremos a Estrada Real em 2016.. agora uma Lembrança vcs já fizeram o Caminho Novo passaram por Petrópolis e a Estrada passa perto de minha casa já teriam pousada tranquila do amigo cicloturista...mas não nos conhecíamos não e mesmo.. abraços ao casal..
#1142511 por casal100
02 Dez 2015, 16:22
Olá João,

Que bacana que vai fazer a estrada real de bike....aproveitará muito!

O povo mineiro e tremendamente hospitaleiro. Tivemos momentos incríveis por lá.

Estive fazendo o circuito vale europeu em Santa Catarina e alguns outros trechos no sul do Brasil. O tratamento foi o mesmo!

Nosso país é tudo de bom!
#1147731 por siobhancron
24 Dez 2015, 20:13
Oi pessoal!! Bom natal!!
Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....
Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....
Obrigada por qq info!!!;-)
Martina
#1152837 por Alex Bandeira
11 Jan 2016, 13:49
Olá, Martina
Eu e um amigo estamos planejando fazer a pé o caminho velho da Estrada Real em março ou abril. Temos 30 dias de férias. Se puder nessa data, quem sabe podemos combinar.

Abraço

siobhancron escreveu:Oi pessoal!! Bom natal!!
Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....
Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....
Obrigada por qq info!!!;-)
Martina
#1171881 por casal100
14 Mar 2016, 17:01
Para aquelas pessoas que, porventura estejam planejando fazer a estrada real caminho velho, um aviso :

O Roberto que recebe caminhantes em sua chacara, entre Carrancas e Cruzilia, estava com um problema de saúde.
Então, confirme com ele se pode atender no período que forem fazer.
#1214851 por casal100
02 Set 2016, 21:18
JEFFSANTOS:

Li o seu relato de viagem, uma coisa me chamou atenção : as duras críticas que um ciclista fez com relação a hospedagem na casa do Roberto próximo a Traituba.
Um deles,  inclusive relatou que passou mal com a comida.

Concordo que o lugar é bem simples, inclusive enfatizei isso nos meu relatos(pois já dormimos lá 3 noites, em datas diferentes).

SOBRE A CASA DELE:
É o único lugar que temos para dormir entre Carrancas e Cruzilia.
Quanto fiz a primeira vez não tínhamos nenhuma informação sobre como era a hospedagem. Fizemos a reserva na casa do irmão dele.
Quando chegamos sentimos que o lugar era bem simples,  mas consideramos que ali não é uma pousada mas uma casa de UM TRABALHADOR RURAL, que acorda 4 horas da manhã para ordenhar as vacas, dar ração,  cuidar dos porcos, galinhas, das cercas. ..fazer a comida dele, lavar as roupas. .....TUDO SOZINHO!
E considere que esse senhor já tem quase 70 anos de idade e vive só.

Quando eu tive o bom senso de considerar tudo isso, fiquei é muito agradecido dele ter me recebido na casa dele e me tratado super  bem.

SOBRE O CICLISTA PASSAR MAL COM A COMIDA DELE:
Minha esposa e eu comemos muito  (da última vez comi 3 pratadas de galinhada duma vez e ela também ), das outras vezes também,  e  pode acreditar não sentimos nada.

Acho o seguinte: o Senhor está ali para dar um teto para quem não tem um lugar para dormir, se esforça para agradar. A realidade do campo é dura!
Considere, também,  que ele não recebe nem 10 pessoas por ANO!
Ele não está ali para ganhar dinheiro e sim para nós atender.

Sobre a diária de $70 que criticaram também, uma observação:

Fomos nós que sugerimos esse valor para ele cobrar dos futuros hóspedes(pois na primeira vez queria cobrar 50 por pessoa de nós, claro que não pagamos esse valor, mas muito mais, pois TEMOS QUE VALORIZAR ESSAS PESSOAS), sabe como calculei esse valor:
.considerei um dia de trabalho de um assalariado  (em torno de $900 Por mês dividi por 30)..sugeri a ele cobrar 40 reais por pessoa por dia.
Mais $30 do café  (simples mas eh muito longe da cidade) + a refeição  (essa pra falar a verdade tá é muito barata).
Aí no XAPURI em BH quanto deve tá valendo uma galinha caipira legítima,  creio mais de 100 pratas.
Abs
Editado pela última vez por casal100 em 25 Set 2016, 13:01, em um total de 2 vezes.
#1214854 por casal100
02 Set 2016, 21:42
Caramba vcs bateram pesado!

"Quando o Paulo e o Adilson passaram por mim eu já tinha andado 15 km. Fizemos fotos (na verdade eles fizeram), gravamos vídeos, batemos um pouco mais de papo e o Paulo descreveu bem a experiência na casa do Roberto. “É o lugar mais sujo que eu já fiquei na vida”. E olha que os dois são aventureiros experientes, com anos de viagens, passeios, corridas, ultramaratonas, escaladas a dois dos sete cumes, e já ficaram em todo tipo de lugar. “Cara, você o teto? Aquele tanto de roupa suja dependurada, parece que nunca lava… A panela que ele fez o frango ele disse que deve ter 100 anos. Adilson disse que só que ele não a lava tem 50”. Adilson completa: “fui lavar um copo pra tomar a cachaça e quando passei a bucha ele ficou mais sujo que antes”. Mas foi Paulo quem teve o insight: “esse cara teve alguma grande decepção na vida. Profissional ou amorosa. Ele é estudado, culto, é simplesmente deixou tudo pra lá”. "

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes