Ir para conteúdo

Estudos dizem que substâncias encontradas em protetores solares podem causar câncer de pele


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fonte: SRZD

http://www.sidneyrezende.com/noticia/170965+estudos+dizem+que+substancias+encontradas+em+protetores+solares+podem+causar+cancer+de+pele

 

Quando está sol forte, o indicado é usar um protetor solar. No entanto, de acordo com estudos sobre toxicidade celular coordenados pelo professor de química Yinfa Ma, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, o óxido de zinco, ingrediente comum em protetores solares, sofre uma reação química que pode liberar radicais livres quando exposto ao sol.

 

Os radicais livres, que se ligam em outras moléculas, podem danificar as células ou seu DNA, que poderia aumentar os riscos de câncer de pele.

 

O professor estudou a exposição de diferentes tipos de luz e suas reações nas células de pulmão humanas imersas em uma solução contendo nanopartículas de óxido de zinco. Yinfa comparou os resultados com as células que não foram imersas na solução e concluiu a deterioração das células imersas depois de serem expostas.

 

Quando expostas a raios ultravioleta longos (UVA) por três horas, metade das células que tinham sido imersas na solução morreu. Depois de 12 horas, 90% das células imersas morreram.

 

A explicação do professor salienta que quando as nanopartículas de zinco na solução absorvem os raios UV, elétrons são liberados e produzem moléculas instáveis de radicais livres que se juntam a outras e agem como parasitas, deixando as outras moléculas no processo danificadas.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...