Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, será que é fácil de conseguir bons salários na europa, ou até validar diploma? Sou engenheiro eletricista, será que consegue emprego na boa por aí nem que não seja de engenheiro, mas na área ganhando de 3mil euros pra cima ou é normal ganhar só o minimo? Pergunto pq se for pra ganhar só o minimo não sei se vai vale a pena pra mim. Estou em processo de reconhecimento de cidadania italiana.

Link para o comentário
  • Membros

Sendo bem realista, o Brasil com 55 anos de idade mínima e 35 anos de contribuição para aposentadoria é muuuuito generoso com o trabalhador, tirando a França, cujo sistema previdenciário está mais falido que o brasileiro, nenhum outro país desenvolvido ou em desenvolvimento tem regras tão generosas como o Brasil

 

Cara, não tenha ilusões, você não ficar rico em 10 ou 15 anos trabalhando na Europa, você também vai trabalhar uma vida inteira, na Alemanha atualmente até os 67 Anos e 45 anos de contribuição mas a tendência é que aumente para 70 anos nas próximas décadas, para garantir uma aposentadoria que mal vai lhe sustentar na velhice, isto se tiver aposentadoria, se o país onde você trabalha ou viver (Itália, Grécia, Espanha, Portugal, França, etc) não tiver quebrado até lá e levado todas as aposentadorias junto para o buraco...

 

Posso falar da Alemanha, trabalhei 10 anos como engenheiro eletrônico lá, um salário bruto de engenheiro iniciante com excelente conhecimento técnico e de Alemão fica na faixa dos 3 mil, quanto menor a seu conhecimento da língua e a qualidade da sua universidade, menor o salário, vi muito engenheiro italiano, polonês, espanhol, etc trabalhando na área por menos de 2 mil euros por que não tem emprego no país deles. Um engenheiro com 10 ou 15 anos de experiência mas sem cargo de gerência ganha entre 4 e 5 mil Euros bruto dependendo da área onde atue.

 

Isto bruto, depois de descontar imposto de renda, contribuição para aposentadoria, seguro desemprego, plano de saúde, etc, um salário de 2 mil vira, 1.400 Euros líquido, 3 mil Euros viram 1.900 Euros, 4 mil viram 2.4 mil, 5 mil viram 2,9 mil, e assim por diante.

 

Convertendo para reais, 1.900 Euros ainda parece um valor alto, mas não esqueça que você vai estar gastando em Euros também. Levar uma vida confortável, morando numa casa de médio padrão, ter um carro compacto na garagem, sair nos finais de semana,custa dinheiro, e no final do mês você tem que ficar contente se sobrarem 100 ou 200 Euros...

 

Claro que sempre dá para economizar e fazer sobrar mais dinheiro, principalmente se você vai para lá com o objetivo de juntar dinheiro, morando em um lugar ruim, andar só a pé ou de transporte público, economizar ao máximo em tudo. Mas se você lá para a vida toda, acredito que não seja o seu objetivo.

 

Meu caso, iniciei como engenheiro júnior ganhando 2.900 Euros numa grande industria alemã, quando sai era supervisor com salario do 4,5 mil Euros. Depois de 10 anos lá, levando uma vida confortável, sem exagerar nos gastos, morando num apartamento simples mas confortável, com um carro popular na garagem, saindo nos finais de semana com alguns amigos para umas cervejas, indo uma ou duas vezes por ano para o Brasil, etc, ou seja, uma vida normal e simples, consegui juntar uns 35 mil euros, nenhuma fortuna...

 

Depois que voltei ao Brasil em 5 anos consegui juntar mais dinheiro que isto levando uma vida igualmente confortável, por que o custo de vida e impostos que incidem sobre o salário são muito menores aqui do que na Europa, mesmo um salário "menor" sobra mais no final do mês.

 

Para você ter uma ideia do custo, um apartamento igual ao que eu moro hoje em Curitiba e que me custa uns 1 mil Reais por mês de aluguel, numa cidade grande alemã, custaria facilmente uns 1.200 Euros por mês..

 

A única coisa que realmente sinto falta de lá, é a segurança, lá você não vive o tempo todo com medo de ser assaltado a qualquer momento na rua de qualquer cidade grande...

Link para o comentário
  • Membros

adrianolb, obrigado pelas suas dicas. Foram muito úteis mesmo. TB moro em Curitiba mas aqui trabalho como tecnico numa concessionaria de energia.

Realmente esta questão de segurança pesa muito. Acontece que aqui, sem experiência acabo que se eu for trabalhar como engenheiro facilmente ganharei menos do que estou ganhando como técnico onde trabalho hj.

 

Sem este plus no currículo realmente está um pouco complicado aqui. Minha universidade é "antigo cefet" daqui, se VC é de Curitiba sabe que aqui ela é boa. Agora fora não sei se tem o mesmo reconhecimento.

 

Te pergunto: trabalhou na Alemanha com diploma brasileiro?

 

Eu teria um interesse maior pela Inglaterra mas não sei ainda se arrisco sair do Brasil. Estou quase achando que.vai me sobrar menos lá do aqui, como VC mesmo falou. Mesmo estando como tecnico aqui.

 

O que não aguento mais é esta corrupção e estas coisas de terceiro mundo, insegurança, todo mundo tentando te passar a perna em todos os lugares. É triste.

Link para o comentário
  • Membros

Ah, quando falei da aposentadoria não quis dizer que tinha esperanças de me aposentar antes na europa. A esperança era conseguir juntar uma grana boa, fazer bons investimentos e poder me dar ao luxo de me aposentar por conta própria quando eu achar que meus investimentos serão suficientes para me sustentar dignamente sem precisar depender de previdências do governo.

Link para o comentário
  • Membros

Eu fiz técnico no cefet, e depois engenharia na ufpr, ai fui fazer mestrado na Alemanha, para trabalhar lá precisei reconhecer o meu diploma brasileiro, inicialmente fiz um estágio de 6 meses pela universidade durante o mestrado, mas depois que o reconhecimento do diploma ficou pronto, fui procurar um emprego para ajudar a pagar as contas.

 

Cara, infelizmente engenheiro ganha um salario mediano no mundo todo, o suficiente para uma vida relativamente confortável, mas você não vai ficar rico ou bem de vida com o salário de um engenheiro. E para piorar o mercado de trabalho nesta área é bem restrito no Brasil.

 

Por isto que a maioria dos engenheiros acaba trabalhando no mercado financeiro, que contrata mais da metade dos engenheiros formados no Brasil, eu sou um dos de que desistiram da engenharia depois de uma oferta "irrecusável" no mercado financeiro.

 

Como você falou que tem uma colocação relativamente boa e estável numa concessionária aqui, pessoalmente eu ficaria com receio de sair para tentar a sorte e depois não conseguir nada melhor lá...

 

Mas uma ideia, seria você se informar se a empresa onde você trabalha tem aquelas licenças não remuneradas de 1 ou 2 anos. Se tiver, você poderia juntar algum dinheiro para viver uns 6 a 12 meses lá sem trabalhar e tirar a licença não remunerada de 1 ano e ver o que acontece, se der certo e você gostar você pede a conta aqui e fica por lá, se der errado ou não gostar, depois de um ano você volta para o seu emprego anterior...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...