Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, será que é fácil de conseguir bons salários na europa, ou até validar diploma? Sou engenheiro eletricista, será que consegue emprego na boa por aí nem que não seja de engenheiro, mas na área ganhando de 3mil euros pra cima ou é normal ganhar só o minimo? Pergunto pq se for pra ganhar só o minimo não sei se vai vale a pena pra mim. Estou em processo de reconhecimento de cidadania italiana.

Link para o comentário
  • Membros

Sendo bem realista, o Brasil com 55 anos de idade mínima e 35 anos de contribuição para aposentadoria é muuuuito generoso com o trabalhador, tirando a França, cujo sistema previdenciário está mais falido que o brasileiro, nenhum outro país desenvolvido ou em desenvolvimento tem regras tão generosas como o Brasil

 

Cara, não tenha ilusões, você não ficar rico em 10 ou 15 anos trabalhando na Europa, você também vai trabalhar uma vida inteira, na Alemanha atualmente até os 67 Anos e 45 anos de contribuição mas a tendência é que aumente para 70 anos nas próximas décadas, para garantir uma aposentadoria que mal vai lhe sustentar na velhice, isto se tiver aposentadoria, se o país onde você trabalha ou viver (Itália, Grécia, Espanha, Portugal, França, etc) não tiver quebrado até lá e levado todas as aposentadorias junto para o buraco...

 

Posso falar da Alemanha, trabalhei 10 anos como engenheiro eletrônico lá, um salário bruto de engenheiro iniciante com excelente conhecimento técnico e de Alemão fica na faixa dos 3 mil, quanto menor a seu conhecimento da língua e a qualidade da sua universidade, menor o salário, vi muito engenheiro italiano, polonês, espanhol, etc trabalhando na área por menos de 2 mil euros por que não tem emprego no país deles. Um engenheiro com 10 ou 15 anos de experiência mas sem cargo de gerência ganha entre 4 e 5 mil Euros bruto dependendo da área onde atue.