Ir para conteúdo

Europa 23 dias - Portugal - Espanha - França - Holanda - Italia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! Vou fazer minha primeira viagem à Europa, em maio de 2015, com minha esposa e gostaria de receber algumas dicas sobre meu roteiro. Estou pensando em fazer o seguinte:

Porto Alegre – Portugal (Lisboa) ( 1 dia)

Portugal (Lisboa) - 4 dias

Portugal (Lisboa) – Madri (Espanha) ( 1 dia)

Madri (Espanha) – 4 dias

Madri (Espanha) – França (Paris) ( 1 dia)

França (Paris) - (3 dias)

França (Paris) – Holanda (Amsterdã ) -( 1 dia)

Holanda (Amsterdã ) -( 4 dias)

Holanda (Amsterdã ) – Itália (Roma) -( 1 dia)

Itália (Roma) -( 3 dias)

Itália (Roma) – Lisboa (Portugal)-( 1 dia)

Portugal (Lisboa) - Porto Alegre ( 1 dia)

Estou fazendo uma previsão de gastos de 100 euros por dia, pois já possuo as passagens em pontos na TAP.

Qual a melhor forma de deslocamento entre os lugares escolhidos?

Aguardo sugestões e dicas. Abraços a todos, Richard.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vindo ao fórum.

 

O roteiro em geral tá legal, só tá pouco tempo em Paris. Eu usaria 1 dia de Lisboa e 1 de Madri e ficaria com 5 em Paris. Aí fica redondo.

 

Estando em Amsterdam em maio, não perca o Keukenhof, que se encerra lá para a segunda semana de maio. É só jogar no Google para entender.

 

100 euros por dia com tudo incluso? Por pessoa ou para o casal?

 

Nesse roteiro você vai viajar mais de avião, mas em alguns trechos é possível fazer de trem, como entre Lisboa e Madri e entre Paris e Amsterdã. Eu consideraria substituir a Itália pela Bélgica e deixar Roma para uma outra ocasião, pois de todo modo você vai querer voltar lá para ver o resto da Itália. Seu roteiro vai ficar bem mais fácil e barato. Na Bélgica, não perca Bruges. Outras cidades interessantes são Antuérpia, Ghent e Bruxelas, além das menos conhecidas Namur e Liege.

 

Aliás, vale a pena ler:

 

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-30.html#p793263

Link para o comentário
  • Membros

Marcos

Valeu pela resposta. O valor de 100 euros é para o casal. Acha que dá?

Tb pensei em deixar Itália para depois, mas minha mulher que quer mais. Vou tentar convence-la da Belgica.

Ainda mais que fica mais barato é melhor. E você acha que devo reservar hotéis e comprar passagens de trens e aviões antecipadamente?

Tem alguns para me indicar nesses países que falei.

Acha que devo visitar outras cidades em Portugal e Espanha além de Lisboa e Madri?

Estou vendo com bastante antecedência para me preparar bem.

Qual o gasto total da viagem que você acha que dá para o casal, sem as passagens que já possuo?

Minha esposa é bem parceira para fazer mochilão, ficando em hostel e não gastando tanto em restaurantes.

Se puder me responder, agradeço.

Abração,

Richard

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Convencê-la sobre a Bélgica é fácil, é só mostrar fotos de Bruges e ela vai se apaixonar na hora.

 

Mas o problema agora é outro. 100 euros por dia para o casal é muito pouco se forem todas as despesas inclusas. Especialmente nesse roteiro, que passa por algumas cidades caras e tem deslocamentos que também podem ser caros.

 

Se o orçamento for prioridade máxima e você não puder passar muito dessa quantia, eu sugiro fazer um roteiro com apenas Portugal e Espanha. Vocês vão ver muita coisa bonita e vão gastar muito menos, pois são países muito mais baratos do que França, Itália e Holanda. Muito mesmo, coisa de menos da metade. Os deslocamentos vão custar menos, basicamente trens curtos e talvez ônibus.

 

Caso contrário, sugiro que trabalhe com um orçamento de pelo menos 160 euros os dois. Acredito que você por ir com sua mulher não vá querer ficar em quartos compartilhados em hostel e os quartos privativos lá custam basicamente o mesmo que em hotéis mais modestos ou B&Bs, então só em hospedagem com muuita economia você trabalharia com um orçamento de 50 euros por dia, quarto privativo para casal. Também com muuuita economia, uns 50 euros o casal para alimentação, utilizando bastante supermercado e fast food, restaurante só vez ou outra. Os deslocamentos devem custar uma média de pelo menos uns 30 euros por dia para o casal e atrações, eu chutaria uns 30 euros também. Esse dado é muito variável, vai depender de como você vai montar o roteiro.

 

Essa estimativa de 160 euros já é um pouco apertada, sem folga para imprevistos.

 

Reserve tudo com antecedência. Hotéis, quanto mais cedo, melhor costuma ser. No entanto, para maio de 2015 tá cedo demais e provavelmente alguns hotéis só colocarão suas agendas após o verão de 2014, ou seja, recomendo que comece as reservas lá pra setembro.

 

Os trens na Espanha costumam ter desconto nas tarifas reservando com 3 meses de antecedência. Em Portugal não sei como funciona.

 

Só para Lisboa você pode separar 2 ou 3 dias completos (sempre que eu falar completos, entenda um roteiro em que você possa ficar pelo menos 12 horas pronto para aproveitar o lugar). Mais um dia para Sintra, que fica nos arredores. Aí no resto do país tem Óbidos, Évora, Guimarães, etc.

 

A Espanha é cheia de opções. Só em Madri vocÊ vai precisar de um ou dias completos e nos arredores você tem Toledo, Ávila, Segóvia. No restante do país, Sevilha, Granada, Córdoba, Ronda, Barcelona, muita coisa. Não pesquisei o suficiente sobre o país, mas tenho gostado do que tenho lido nos relatos aqui no Mochileiros. Vale a pena ler:

 

espanha-relatos-de-viagem-f753.html

 

portugal-relatos-de-viagem-f741.html

 

Abs.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos

Agradeço mesmo tua ajuda e tuas dicas.

Refiz meu orçamento e vou dispor de 180 euros para o casal por dia.

Conversei com minha esposa e ela aceitou a idéia de Bruxelas, mas também sugirou algumas mudanças no roteiro. Pensamos em fazer o seguinte:

Porto Alegre – Portugal (Lisboa) ( 1 dia)

Portugal (Lisboa) – Berlim (Alemanha) ( 1 dia)

Berlim (Alemanha) ( 2 dias)

Berlim (Alemanha) - Holanda (Amsterdã ) -(1 dia)

Holanda (Amsterdã ) -(2 dias)

Holanda (Amsterdã ) - Bruxelas (Bélgica) -(1 dia)

Bruxelas (Bélgica) -(3 dias)

Bruxelas (Bélgica) - Paris (França) -(1 dia)

Paris (França) -(4 dias)

Paris (França) - Barcelona (Espanha)-(1 dia)

Barcelona (Espanha)-(1 dia)

Madri (Espanha)-(2 dias)

Madri (Espanha) – Lisboa (Portugal) ( 1 dia)

Lisboa (Portugal) (2 dias)

Lisboa (Portugal) - Porto Alegre ( 1 dia)

O que você acha? Acha que ficou bom ou que tenho que voltar para o roteiro anterior ou fazer alguma alteração nesse novo?

Valeu.

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que esse novo roteiro em alguns pontos ficou um pouco corrido. Você vai precisar de pelo menos mais um dia para Berlim e mais um ou dois para Barcelona.

 

Penso que vocês tão muito focados nas cidades que mais ouviram falar. Bruxelas por exemplo é a capital da União Europeia, mas fica atrás de todas as que eu citei em termos de turismo. Não tem nada de errado em focar só nas capitais, o problema é que noto que na maioria dos casos isso ocorre mais por desconhecimento das demais opções do que por uma escolha consciente. No seu caso, indiquei algumas opções. Se você já pesquisou todas e não gostou do que viu, é sinal de que sua escolha de um roteiro com capitais é consciente e provavelmente fará uma boa viagem.

 

Com relação ao orçamento, note que 180 euros por dia é uma estimativa econômica, que demanda um bom planejamento para evitar desperdícios. O trabalho agora é nos detalhes, planejar a logística e ver quanto fica na prática, no seu caso.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos

Vou abusar mais um pouco da sua paciência. Realmente, somos marinheiros de primeira viagem e tenho a humildade de te dizer que só estamos indo por tudo que nos falam.

Estou aberto a sugestões. Não pesquisei nenhuma das cidades e confesso que estou mais por experiência das pessoas que já fizeram essas viagens. Gostaria mesmo de sua opinião, pois só pode falar mesmo quem já esteve lá e já vi no forum que você salva muitas pessoas com suas respostas.

Como você mesmo falou em Paris que dá para perceber que é a melhor opção mas como também é muito caro, se eu tirasse um dia de Bruxelas e um dia de Paris e passasse para mais um dia para Berlim e para Barcelona?

Quanto ao orçamento, sabemos que sempre nossa previsão dá mais do que o esperado, já estou preparado para isso, claro sem muita folga mas mais com planejamento.

Você falou em reservar hotéis após o verão de 2014, isso quer dizer agora depois de abril é isso? Ou posso esperar mais um pouco?

Com relação à passagem, me falaram que como vou trocar por pontos devo fazer logo que liberar, ou seja, em maio deste ano. O que você acha?

Mais uma vez agradeço sua ajuda.

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acontece com a grande maioria. Aconteceu comigo também, mas felizmente eu tive quem me abriu os olhos para outras opções, amigos, o pessoal do fórum, mecanismos de pesquisa, etc. Leva tempo até você conhecer o suficiente do real potencial turístico da Europa, mas tempo é uma coisa que por enquanto você tem.

 

Você verá que há centenas de lugares que você nunca ouviu falar, seus amigos não conhecem e alguns sequer estão nos guias brasileiros de viagem, mas são destinos top, conhecidíssimos lá fora. Para saber deles, só pesquisando - leia os relatos no fórum, veja vídeos, fotos, leia blogs de viagem. Pode levar meses até que você tenha uma visão amadurecida do que quer conhecer na viagem, pois é tanta coisa bonita e legal para ver, que alguns destinos terão que ficar de fora. Saber selecionar também é tão importante quanto descobrir novas opções.

 

Paris não é necessariamente a melhor opção, é apenas uma opção bem popular, que agrada muita gente. Eu fiquei 8 noites lá. É cara, sim, mas há um motivo para isso. Se todo mundo quer ir para lá, acaba ficando caro mesmo. Se você quer economizar, deve economizar direito. Cortar noites de um destino e não ver nada direito também custa caro, pois você vai ter que gastar mais uma passagem um dia para voltar lá e ver o que queria ter visto e não viu.

 

Faça o seguinte, não corte dias de nada ainda. Tire algumas semanas só para ler sobre a Europa, pesquise opções, mostre para a esposa, sempre com o cuidado de não tentar querer ver tudo. No seu roteiro inicial você fez uma coisa bem legal, que é deixar um dia só para trânsito entre as cidades. Pouca gente se lembra de fazer isso. É sempre bom ver com destaque o tempo que a gente perde se deslocando. Alguns links da minha assinatura podem te ajudar a resolver outros pontos do roteiro e um muito legal também é esse aqui:

 

dicas-como-criar-seu-roteiro-de-viagem-em-oito-etapas-t49495.html

 

Quando falei do verão de 2014, esqueci de especificar que era o verão europeu. Então recomendo que veja isso só depois de setembro. Além da questão da agenda dos hotéis, antes você precisa saber o que quer conhecer e quanto tempo pretende explorar cada cidade.

 

Com relação à passagem, não vou entrar na questão dos pontos porque não sei se procede isso de valer a pena trocar logo que liberar. O que posso te afirmar é que passagem é a última coisa que você define num roteiro, a menos que seja uma promoção incrível. Pois a passagem te prende e fica muito mais difícil você mudar o roteiro. Vai que você lê sobre a Croácia, a Grécia e a Turquia e resolve fazer um roteiro completamente diferente, ou então descobre que nesse mesmo roteiro inicial você poderia fazê-lo numa ordem muito melhor. Vai por mim, isso acontece muito.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Concordo com o Marcos, não me arrependo de ter comprado a passagem bem antes, porque peguei uma boa promoção, porém as vezes leio sobre algum lugar interessante e sei que não terei como ir porque tenho que restringir a locais que sejam compatíveis com o destino que já está definido.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...