eliseud escreveu:1) quais cidades compensa pegar o metro ou andar a pé? Tipo depende do local da hospedagem dá para fazer tudo a pé...quais o passe de bus compensa.
Eu acho que todas valem a pena o passe de metro. Paris por exemplo, é grande prá ca... e certas "atrações" ficam longe. Se vc pegar no mapa, por exemplo, vai ver que o Louvre é longe da torre. O mesmo em Berlin para certas atrações.
Mas... não é para ficar debaixo da terra feito tatu! Muita coisa vale a pena dar pernadas para sentir e ver a cidade.
eliseud escreveu:2) o que você me aconselha a deixar reservado com antecedência? Hostel passagem de trem comprada.
Hmmm.... pergunta difícil com resposta difícil. Você pode quebrar a cara nas duas opções. Fazendo tudo certinho, fica restrito a datas e horários e pode perder opções. Deixando aberto, pode dormir na rua

Mas como você está começando agora, indico que já reserve tudo. Vai se sentir mais seguro e nas próximas pode deixar mais folgado.
eliseud escreveu:3) Quais atrações turisticas são pagas e compensa muito desembolsar a grana e visitar
Outra pergunta difícil e com resposta mais ambígua ainda. "Vareia"
Eu paguei uns 15 dólares para subir nas Petronas (Kuala Lumpur) e achei dinheiro mal gasto. Tudo bem, legal, subi nas Petronas mas não foi tudo aquilo. De outra feita, gastei 250 dólares com carro, motorista e guia para conhecer um salar no Chile que poucos conhecem. Então, "vareia" pois vai do que gosta e do que não gosta.
Eu prefiro pagar para aquelas coisas que nunca mais vou ver ou que, no mínimo, vai ser muito difícil acontecer novamente. Imagine, vale a pena assistir um show do U2 em Dublin, terra natal deles? Claro que sim. Os caras vão estar detonando. Mas será que vale a pena pagar 30 dolares para comer num McDonald's diferente? Tem gosto para tudo né

A dica é: pague por aquilo que está com MUITO, mas MUUUUUIIIITOOOO tesão de fazer, mesmo que seja caro. Lembre-se sempre, viajar não é despesa, é investimento em você mesmo. Tem alguma coisa que pague, por exemplo, conhecer os túneis dos vietnamitas em Saigon? Pois é...
eliseud escreveu:ei...não vai se cansar de me responder né? tanta pergunta...hahaha
Não se preocupe. Enquanto não viajo, respondo. É um prazer!