Roteiros de Viagem na Europa
#1183184 por A_Nicolas
26 Abr 2016, 22:03
Oi galera! Gostaria de compartilhar meu roteiro de viagem para que possam opinar, criticar , sugerir e melhorar ::otemo::

Será minha primeira viagem para a Europa e irei com minha esposa. De experiência de viagem internacional somente uma ida a Buenos Aires e Santiago. Temos na faixa de 30 anos e não somos muito de sair a noite (baladas). Curtimos museus, porém nada exagerado e atrações ao ar livre. Não procuramos luxo mas também não temos mais paciência para hostel. Nossa viagens são econômicas porém com um mínimo de dignidade :D

Bom, sei que parece um pouco precipitado mas já comprei as passagens aéreas pois achei pelo preço que eu estava disposto a pagar e assim posso me programar melhor.

Meu vôo sai no dia 09/01 as 17h00 do Galeão e chega em Roma no dia 10/01 as 07h00, portando não estou considerando este dia no roteiro porque sei que terei que me recompor da viagem.

Comprei a passagem de ida com stopover em Roma e no dia 13/01 as 13h30 vamos para Londres e o retorno será no final da tarde do dia 26/01 saindo de Barcelona. Sei que é pouco tempo em Roma porém penso em fazer o vaticano em um dia e outro dia para a Roma histórica (coliseu, etc). No tempo restante, se houver, conhecer o centro histórico, ficarei hospedado lá.

A dúvida é sobre o que fazer a partir do dia que sairmos de Londres. Pensei no seguinte roteiro:

- 10/01 - Roma (descansar, o que fazer é lucro)
- 11/01 - Roma - Vaticano
- 12/01 - Roma - Coliseu
- 13/01 - Viagem Roma - Londres
- 14/01 - Londres
- 15/01 - Londres
- 16/01 - Londres
- 17/01 - Londres
- 18/01 - Viagem Londres a Paris (Eurostar)
- 19/01 - Paris
- 20/01 - Paris
- 21/01 - Paris
- 22/01 - Viagem Paris a Barcelona (Vôo)
- 23/01 - Barcelona
- 24/01 - Barcelona
- 25/01 - Barcelona
- 26/01 - Retorno no final da tarde

Estou ciente que é pouco tempo nessas cidades porém não sou adepto do slow travel. Temos um ritmo um pouco mais rápido.

Algumas dúvidas:
- Mais dias em Londres ou Paris? (Dificil)
- Vale a pena visitar Versailles com este tanto de dias que terei em Paris? Ainda mais que estarei no inverno.
- EU e minha esposa nunca vimos neve. Vi que nas proximidades de Barcelona existem algumas estações de ski. Será que vale a pena "perder" um dia na neve? Ou coloco mais tempo em Paris e/ou Londres?

Bom, aguardo os pitacos ::tchann::


#1183207 por mariojr
26 Abr 2016, 23:47
Bem, vamos começar por Roma, realmente o tempo é pouco, mas essa é uma limitação que não tem como mudar.

Em Londres, para uma primeira visita , considero o tempo está adequado. Se precisar de sugestão detalhada do que fazer em 4 dias livres eu já fiz um post sobre isso nesse link : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/2015/12/inglaterra-londres-roteiro-detalhado-de.html

Paris vai ser mais apertado, principalmente se quiser visitar Versailles e o Louvre, cada um toma boa parte de um dia. Aí vai minha opinião : Versailles (ou qualquer outro palácio deste porte) no inverno perde um pouco o brilho porque não dá para aproveitar os jardins. Mas mesmo assim, para mim valeria a pena a visita pelos aposentos internos. Em Paris é muito legal simplesmente andar pela rua, mas no inverno, os museus são uma boa forma de escapar do vento gelado ou da chuva em dias mais implacáveis, então sim, eu consideraria fortemente mais 1 dia aqui.

Barcelona é a cidade mais "prejudicada" pelo tempo que escolheram ir. Boa parte das atrações são ao ar livre, perto do mar, o astral da cidade pede um pouco de calor. Concluindo, eu tiraria um dia de Barcelona, a não ser que vocês tenham tanto interesse assim em se aventurar na neve. Mas isso só quem pode responder são vocês mesmos.
#1183213 por A_Nicolas
26 Abr 2016, 23:54
Obrigado pela dicas mariojr. Eu estou pensando seriamente eu aumentar o tempo de Paris e reduzir Barcelona. Infelizmente só podemos ir em Janeiro por causa das férias e sei que Barcelona é uma cidade mais verão, digamos assim. Vou dar uma olhada nas suas dicas de Londres. Obrigado.
#1183307 por A_Nicolas
27 Abr 2016, 11:12
Pessoal, além das quatro cidades principais, gostaria da opinião de vocês se seria possível eu incluir no roteiro alguma cidade interiorana charmosa. Me interesso muito pelo período medieval e gostei muito da cidade de Carcassone. Seria possível eu intercalar essa cidade no deslocamento entre Paris e Barcelona? Ou fazer um bate-volta a partir de Barcelona?

Aceito outras sugestões de cidades interioranas que possam ser feitas a partir dessas cidades que estarei.
#1183326 por mariojr
27 Abr 2016, 12:20
Quando fui de Paris a Barcelona de trem tambem pensei em fazer o pitstop em Carcasonne. A logística, entretanto, não é a mais favorável, embora seja realizável.
No final das contas, acabei escolhendo montar base em Nîmes, uma cidade belíssima, pouco conhecida dos Brasileiros, mas que abriga relíquias romanas impressionantes, como um Anfiteatro mais bem preservado do que o de Roma. Além disso, fica bem próximo a outros pontos turísticos interessantes como Avignon e Aigues Mortes, cidade murada de onde partiam cruzadas na antiguidade. Alias, muitos preferem Aigues Mortes a Carcasonne, por ser menos "turística".
Por questões econômicas o deslocamento Paris-Nimes-Barcelona também foi bastante atraente, uma vez que a soma dos dois trechos correspondia exatamente ao trecho Paris-Barcelona.
Não fazia idéia, mas essa região da França é um mundo a parte, ainda tem toda a região da Provence, coladinha em Nimes, infelizmente seu tempo parece curto para aproveitar.
#1183449 por A_Nicolas
27 Abr 2016, 18:15
Mais uma vez obrigado pela atenção mariojr ::otemo::

Sei que o tempo é curto mas acho que o sul da França realmente é o tipo de roteiro que me agrada, além de que gostaria muito de sair do roteiro turistão das 4 cidades.

Também queria fazer um pequeno trecho de carro nessa região mas o que mais me preocupa é o fato de ser inverno. As estradas estão em condições? As cidades não estão todas "mortas" nesta época?

Seria factível sair de Paris por trem até um cidade-base (Nimes, Montpellier, etc) e de lá alugar carro para circular por um dia na região? Em seguida ir para Barcelona.

Ficaria assim:

Dia 01 - Saída de Paris no período da tarde, pernoitar na cidade-base
Dia 02 - Sair cedo de carro explorar a região, retornar e pernoitar na cidade-base
Dia 03 - Seguir para Barcelona

Teria que abrir mão de dias em Paris e Barcelona mas acho que conheceria um lado muito bonito da Europa. Porém tenho a dúvida se vale a pena por ser apenas um dia e por ser no inverno. Vale o perrengue todo esse deslocamento?
#1183477 por mariojr
27 Abr 2016, 20:32
Sim, existe cidades na Provence que só são acessíveis de carro (ou por excursão). A pergunta é alugar carro por 1 dia vale a pena? De antemão, não é a melhor época do ano para visitar a Provence, você sabe bem disso. A neve nem preocupa muito, acho que não é uma região problemática nesta questão, embora o clima sempre seja imprevisível. O pior para mim é que a paisagem não deve ajudar. A Provence também é uma região que combina com sol. Além disso, o custo de alugar carro por 1 dia tambem é alto, principalmente comparado a um trem.

Eu particularmente evito deslocamentos tão curtos, acho cansativo, embora Nîmes eu diria tranquilamente que vale a pena caso fique hospedado nos Ibis que são praticamente dentro da estação. É descer do trem, atravessar a praça e deixar as malas. Com 2 noites por lá , dependendo do tempo, é viável um bate e volta mesmo que de trem (tem muitas opções) e pelo menos uma visita ao Anfiteatro e templo romanos.
#1183502 por A_Nicolas
27 Abr 2016, 22:19
Dei uma pesquisada no valor do deslocamento.

Uma passagem Paris x Barcelona de avião, considerando uma tarifa que eu possa despachar uma mala de 20kg custa em torno de 60 euros. O trajeto de trem entre Paris e Nimes consigo por 35 euros e o trecho de Nimes a Barcelona em torno de 30. Então o deslocamento em questão de valores fica praticamente o mesmo, com a vantagem de partir/chegar no centro das cidades.

Vou dar uma pesquisada nas opções de roteiros que teria de trem a partir de uma cidade-base e quem sabe tirar um dia de Barcelona, sendo que já descartei a neve (mais fácil ir ao chile). Porém se fazer essa ida ao sul da frança terei pouco tempo em Barcelona e sem chances de fazer um bate-volta para Montserrat.

Obrigado pelas dicas mariojr. Vou analisar meu roteiro e volto postar por aqui.
#1183510 por juliad
27 Abr 2016, 22:43
Ola, Nicolas!

Acho que você está com pouco tempo em cidades grandes para poder fazer uma opção dessas, de pernoitar em cidades menores. Uma opção seria você abrir mão de Paris e seguir direto para uma cidade francesa e, de lá alugar um carro, parando em alguns lugares até Barcelona. Talvez Toulouse seja uma boa opção. De lá, você pode descer até o litoral e fazer toda a costa até Barcelona, parando em cidades como Girona e Figuerez (que tem um museu incrivel do Dali, além de um centro histórico hiper preservado e gracinha).

Quando estive em Barcelona com amigos, alugamos um carro e fomos até Perpignan - a cidade não tem muita coisa, mas o litoral francês tem lindas paisagens...o caminho vale muito a pena. Na parte francesa o relevo é muito bonito e na parte espanhola você vê muitos castelos e cidadelas - acredito que seja isso que esteja procurando.

Se queres ver neve, podem fazer um detour para Andorra, por exemplo.

Sobre Barcelona ser uma cidade "de verão" eu discordo. Barcelona é uma cidade enorme e com muitas atrações culturais. Estive lá em janeiro e acho que foi uma boa escolha, pois o tempo estava ótimo nos cinco dias que passei (sol e não taaanto frio comparado a Londres, que fui na sequência), os lugares relativamente vazios (vazios leia-se: sem filas) e os preços mais convidativos.
#1183512 por mariojr
27 Abr 2016, 22:46
O custo-beneficio do stop-over em Nîmes para mim foi um grande atrativo . Trem direto, hotel barato de lado da estação, melhor que isso, só a dica que vou dar a seguir. Para ficar perfeito, só mais uma dica quente : saiba que no estado de Languedoc-Roussillon é possivel comprar passagens entre as cidades por inacreditáveis... 1 euro, , pesquise Aigues mortes e Avignon
#1183787 por A_Nicolas
28 Abr 2016, 22:33
Obrigado pelas dicas juliad, mas abrir mão de Paris realmente não dá rsrs. É a minha primeira ida a Europa e apesar de eu querer conhecer alguma cidade interiorana eu não quero abrir mão do programa "básico".

Com relação "bate-volta" de carro a Perpignan. Você fez essa viajem no inverno? A paisagem é bonita mesmo assim? Eu gostaria muito de fazer uma pequena daytrip de carro só preciso de um destino interessante que tenha um trajeto também interessante.

Mariojr, estive procurando passagem entre Nimes e Avignon e encontrei por 10 Euros. Você sabe me dizer se existe trens até Aigues Mortes? Não encontrei pelo site da SNCF.

Mais uma vez agradeço pelas dicas, estão sendo muito importantes para definição do meu roteiro.
#1183804 por mariojr
28 Abr 2016, 23:38
Existem tanto trens quanto ônibus para Aigues Mortes, por sinal bastante confortáveis.

Mas agora prepare-se , vou te contar um dos segredos mais bem guardados dos roteiros da França : o Estado de Languedoc Roussillon tem um programa de incentivo ao uso de transporte publico que vende alguns bilhetes pelo preço exorbitante de... 1 euro. É isso mesmo que você leu, eu achei que fosse pegadinha, mas não é que era tudo verdade mesmo?

Mas ai você vai dizer, Avignon não fica em Languedoc Roussillon, pois é, mas aí os caras acharam pouco e ainda extenderam a validade da promoção para cidades vizinhas, e advinhe só, para a sorte do viajante, Avignon faz parte da festa. ::hahaha::

Talvez tenha sido a maior barbada que eu já tenha visto em toda a França.
#1184028 por mariojr
29 Abr 2016, 20:17
Sim, nada é tão bom que não possa melhorar, ::lol3::
#1184033 por mariojr
29 Abr 2016, 20:40
Sim, nada é tão bom que não possa melhorar, ::lol3::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes