por MarcosPereira » 01 Mar 2012, 18:15
Oi, Raqcris. Que bom que foi útil. Tendo a disposição, prefiro mesmo detalhar o relato, pois ao menos quando eu elaborava roteiros era atrás dos detalhes que eu estava, já que as informações mais genéricas estão por toda parte.
Com relação às malas, isso depende demais do número de dias e da época em que se viaja. Nós por exemplo viajamos no outono, época de variação de temperaturas e clima. Pegamos sol de rachar, chuva, frio de congelar os dedos ... então a mala foi feita considerando isso, levei roupa de todos os tipos. Mas sempre no método "cebola", nos dias mais frios você sai com várias camadas de roupa e, conforme esquenta, você vai tirando. Então nos dias mais frios eu estava com uma camisa comum por debaixo de uma camisa de manga comprida por debaixo de uma jaqueta.
Mas o frio que pegamos não se compara com o que você vai pegar, muito maior. Então normalmente você usará roupas de muito frio. Mas precisará adotar também o método cebola, pois quando entrar em certos lugares, como alguns museus, pode pegar o aquecimento bem forte. Foi o nosso caso no Louvre, entrei cheio de roupas e tive que ir no banheiro tirar e colocar na mochila.
Cada um de nós levou apenas uma mala média. Acho extremamente inviável levar mais de uma mala e é um pouco complicado uma mala maior que média, pois o deslocamento com elas é ruim nos metrôs e trens. Ideal é isso mesmo, mochila + mala, ou só um mochilão gigante, como fazem os mochileiros mais hardcore. Seu desafio será levar tanta roupa de frio em tão pouco espaço, hehe. Viaje dentro do avião com o máximo possível de roupas no corpo, isso ajuda a evitar excesso de bagagem.
Para 28 dias de viagem, cada mochila nossa pesou cerca de 5 kg, minha mala ficou com 11 e de minha esposa com 15 (após eu encher muuuito o saco dela, discutirmos, enfim, convencer que a mala dela tinha que ser econômica). Depois ela me agradeceu. Na mochila no dia-a-dia levei remédios, lanches, mapas, câmera, filmadora e gps, às vezes netbook, pra acessar wi-fi na rua e consultar informação. Teria sido bem melhor levar um tablet, levaria se tivesse, menos pesado.
Sobre Veneza, eu também achava que não tinha nada lá, que poderia ser perda de tempo e quase tirei um dia de lá pra ir a Verona. Teria me arrependido muito se não fosse ... Veneza é nossa cidade preferida. Não existe nada igual na Europa, no máximo uma lembrança distante, como Brugges e Estrasburgo. Mas é pessoal, sim, tem gente que não gosta mesmo assim.
Abraços.