Quanto vai custar sua viagem? Qual é a melhor forma de pagamento? Como planejar financeiramente a sua viagem?
#448199 por laimachado
18 Fev 2010, 13:35
Oi Rafael.. Obrigada por responder... é que nunca mochilei antes.. eu ja pesquisei em varios lugares e tambem ja convesei com algumas pessoas sobre isso.. alguns dizem q dá e sobra, mas ja teve gente q me disse q não da nem um mês lah e eu queria pelo menos uns 45 dias, ai resolvi saber de quem ja foi.. e esse dinheiro eu tow contando com as passagens de ida e volta tambem, não só com os gastos por la!!! De qualquer forma obrigada! ::otemo::

#448348 por Guilherme BRASIL
18 Fev 2010, 22:48
Rafael,

Vc deu uma leve zuada, mas a pergunta da nossa amiga é pertinente (como acho que TODAS as perguntas na vida são pertinentes).

Bem, vou registrar aqui minha contribuição, mas que não deixa de ser um pedido de orientação também.

Tô planejando uma viagem à europa por 36 dias (38 se incluir a ida e a volta passando algumas horas em São Paulo) indo e voltando por Londres. Visitarei 13 cidades, o que dá em média 2 ou 3 dias em cada. Meu orçamento tá por volta de R$ 18.000,00. Orçamento total mesmo, ou seja, passagens, seguro viagem, trens, albergues, alimentação, transporte dentro das cidades, passeios, alguns agitos e alguns presentes.

Todos os gastos estão sendo superestimados, pois sei que tendo essa grana a viagem vai ser tranquila. Mas como de velho morreu o prevenido, adicionei mais uma gordurinha só pra ter certeza. Na minha planilha coloquei como "Despesas Diversas".

Considerando o euro a R$ 3,00 (mais gordura!!), os três itens mais pesados do meu orçamento são:

1) Diversão - bares, shows, museus, teatros - R$ 5.400,00 - aqui considerei € 50,00 por dia. Dúvida... MUITO??? POUCO???
2) Hospedagem - 36 dias (mesmo que 2 ou 3 noites eu passe viajando de trem) - R$ 4.320,00 - aqui considerei € 40,00 a diária. Sei que tem albergue bom por até € 10,00, mas mesmo assim pergunto... MUITO??? POUCO???
3) Alimentação - 2 refeições por dia a € 15,00 cada - R$ 3.240,00. Pergunto... MUITO??? POUCO???

Enfim, tá aí. Espero ter ajudado, apesar de estar mais é precisando de ajuda do que em condições de ajudar. Hehe!

Abraço a todos.

Guilherme BRASIL Tourinho
#448376 por Lemoszne
19 Fev 2010, 07:01
Oi Guilherme..
Realmente, dei uma zuada sim, mas é porque a grana é muita, e não sei se vocês mochilaram antes.... mas enfim....

Antes de planejarem uma viagem começando pelo orçamento, vocês devem pesquisar as cidades no roteiro que vcs criaram.. Isso pelo site do Mochileiros.com, guias, pessoas, etc.... Pesquise preços de albergues, trem, etc....
Feito isso, aí sim vc deve pensar no seu orçamento...
Isso é o que eu faria, porque aí vc pode guardar uma grana desses R$ 18,000.00 e conhecer outro lugar futuramente

E eu tb não entraria por Londres... A imigração deles é muito chata...
E se vc não levar qualquer coisa que comprove vínculo no Brasil....Vai ser mais tenso ainda... Isso foi o que eu vi, talvez as pessoas tiveram experiências diferentes

Sds,
Rafael
#448440 por davlav
19 Fev 2010, 11:40
Guilherme,
Vou considerar que R$ 18.000,00 é apenas para você.
Hospedagem - é fácil estimar. Com 40 euros/dia/pessoa é para ficar num três estrelas - tipo IBIS. Veja nas páginas de reservas de hotel, tipo Booking.com, os preços. Lá, informando a cidade e o período, você verá preço de dezenas de hotéis, com fotos e outras informações. Se quiser checar as informações, vá no tripadvisor.com . A hotels.com tem bons preços e possui um 0800 aqui no Brasil e você pode conversar e pedir opiniões. Não sei o padrão que você quer, mas acho que 20 euros/dia é razoável, lembrando que em hotel sai mais caro para uma pessoa sozinha, pois acaba ocupando um quarto. Só recomendo não reservar, leve dicas e veja na hora.
Alimentação - Bom, como eu gosto de andar e prefiro o dia, normalmente não almoço, faço um lanche e janto bem. Lógico que comida é o item mais flexível. Você pode gastar 20 euros por dia ou 200 euros. Nas duas opções você vai sobreviver.
Diversão - Impossível estimar sem saber o teu perfil de viajante. Quanto aos prédios históricos, tipo museu, igreja, palácio, todos cobram para entrar (+/+ 8 euros. Vai entrar em todos que encontrar?

Concluindo: Eu e minha esposa, 33 dias de carro (aluguel, combustível, estacionamento), dormindo no IBIS (75 euros, em média, com café da mãnhã), não indo para a nigth, entrando nas atrações gastamos bem menos que isto.
Agora, concordo integralmente com o Rafael, não sei a idade de vocês, mas eu com menos de trinta, sozinho na Europa, R$ 10.000,00 reais dariam mole para ficar o tempo que eu definisse. Ou seja, se eu tivesse 60 dias gastaria tudo neste período. Se eu tivesse 90 dias gastaria tudo neste período. Se eu tivesse 90 dias e apenas R$ 8.000,00, ficaria os 90 dias e gastaria tudo.

Quando me recordo das minhas viagens nunca lembro bem dos hotéis que fiquei, se foram bons ou ruins ou dos restaurantes que fui, lembro dos lugares que conheci, logo o segrêdo é fazer com que o dinheiro que você pode gastar dure o tempo que você tem disponível e não o inverso. :lol:

Abraços ,

David
#448678 por laimachado
20 Fev 2010, 02:40
Oi, eu tenho 18 anos pretendo fazer a viagem no máximo daqui a 2 o que me deixaria com 20, como disse anteriormente, nunca mochilei antes, pretendo fazer uma viagem simples, mas confortável na medida do possivel, quero fazer na baixa temporada e pretendo conhecer 9 países, sendo 18 o total de locais que quero visitar.
Gostaria de agradecer as repostas, estão me ajudando a ter uma noção melhor para que eu me organize direito.
Sei que não é o tema deste tópico, mas queria saber de vcs que foram, se acham imprescindível o uso do Eurail ou s vcs deram preferência a vôos low cost ou outro tipo de transporte...

Obrigada, Laisa.
#448680 por xaliba
20 Fev 2010, 02:44
caraca, eu com 18 mil reais passo bem uns 10 meses viajando!
#449579 por Paulo_Amarante
24 Fev 2010, 09:19
Poxa, acabei de me registrar aqui no site e já recebo ótimas notícias nesse tópico!

Estou planejando minha viagem de férias pra Europa tb... Pretendo passar 25 dias e conhecer 12 países ao menos (passando um tempo razoável em cada um). Estava estimando R$ 10.000,00 como PISO e estou vendo que não é bem assim... Não tenho experiência nenhuma como mochileiro, mas tb não faço questão de hotéis luxuosos e restaurantes caros!! Quero é me divertir e explorar os destinos ao máximo!

Não tenho a mínima idéia de como vai ser, só sei que estarei lá!! E por estar indo sozinho, a ansiedade é dobrada! Vc não tem ninguem para discutir roteiros, etc... Mas isso eu vou superando...

Algumas perguntas de marinheiro de primeira viagem:
É simples alugar um carro na Europa? Só com a carteira de motorista daqui é suficiente? Vale a pena financeiramente em comparação com os trechos de avião?
Consigo fazer reservas nos hotéis / albergues com antecedência e sem pagar antecipado? Isso realmente vale mais a pena do que chegar na cidade e procurar um lugar?
Qual é o melhor país para se chegar à Europa, com relação a vistoria pela imigração? Com certeza não é Espanha, nem Londres...
O que devo levar e comprovar na entrada à Europa para não ter problemas, nem riscos de retorno? (Acredito que comprovar que tenho trabalho fixo e dinheiro na conta seja o primeiro passo).

Bem, espero que alguém possa me ajudar, posi pelo que li, todos tem mta experiência em viagens aqui!!

Grande abço!
#449605 por davlav
24 Fev 2010, 10:27
Paulo,

Vamos por partes e com calma. Você disse: Pretendo passar 25 dias e conhecer 12 países ao menos (passando um tempo razoável em cada um)...Isto não existe, este tempo dá para 2 países, a não ser que você só vá em uma cidade de cada país e mesmo assim cidades pequenas ou médias.

Em relação ao custo da viagem, acho que neste mesmo tópico a questão já foi resolvida. Adeque o dinheiro ao tempo disponível e não ao contrário. Se você tem e quer gastar R$ 10.000,00 em 25 dias, ótimo. Vais ficar em bons hotéis e comer bem. Com a metade também dá para ficar 25 dias e se você tivesse 60 dias disponíveis, você ficaria lá todos estes dias com o mesmo R$ 10.000,00. Este deve ser o espírito da coisa.

Em relação a carro, acho que no seu caso não é uma boa idéia. Você estará sozinho e para passar em 12 países dirigindo neste tempo citado não vai dá nem para tirar fotos. :)

Veja os tópicos
dicas-para-dirigir-pelo-mundo-t41210.html
dicas-para-como-decidir-o-melhor-meio-de-transporte-na-europa-t41185.html

Em relação ao hotel, na rede IBIS você reserva sem pagar. Não é uma boa procurar se você não vai ter tempo.

No mais, vá para a parte de roteiros de viagem, leia e procure construir o seu roteiro. Só você pode fazer isto.

Abraços,

David.
#449629 por Lemoszne
24 Fev 2010, 11:31
Paulo, as dicas do David são super pertinentes...
Primeiro pesquise o que você gostaria de conhecer... Também pesquise o custo médio de cada lugar por dia... E estabeleça um orçamento, sem excedê-lo....
25 dias é bem pouco pra conhecer 12 países... As melhores opções e passeios são os "interiores" de cada país, que é onde verás as paisagens mais lindas e conhecer as pessoas mais legais, fora a cultura.....

Se você pensa em viajar de trem, pode acessar
www.eurail.com

E pesquisar preço das passagens...

Abraço
Rafael
#449755 por Lemoszne
24 Fev 2010, 16:40
Paulo,

Pode ser pela França ou Portugal... Mas depende de onde queiras começar o roteiro.. Alemanha também é sussa!
Prove que vc tem emprego aqui no Brasil, caso não tenha, nada como declarar a grana que levarás, mostrar cartão de crédito, informar quanto tempo vc vai ficar na Europa, e de maneira alguma mostrar interesse em "ficar por lá"...
É isso...

Ah, e claro, o passaporte deve estar em dia....
#450026 por luhhh
25 Fev 2010, 11:43
Pessoal,

Ano passado fiz um mochilão pela Europa.

Comecei por AMSTERDAM, é muito tranquilo de entrar e passei por:
FRANÇA: PARIS
ITÁILIA: ROMA, SIENA, FIRENZE, SAN GIMIGNIANO, PISA, CAIRO MONTENOTTE, MILÃO
ESPANHA: BARCELONA
INGLATERA: LONDRES E OXFORD

Fiz total o esquema mochilão econômico, fiquei na casa de amigos, hostel e couch surfing. Nada com muito luxo.

Na Europa, principalmente em Londres, nos mercados vendem lanches tipo Kit (lanche natural, suco e salgadinho) por 1,5 pound, é muito barato.
Sempre saia com garrafa d´agua na mochila e uma fruta ou até mesmo um lanchinho, deixei meu dinheiro para conhecer museus e lugares bacanas, fazer compras, etc. Visitei muitos museus por toda a Europa e paguei por isso, o fascinante foi chegar em Londres e ver que tudo era de graça, exceto a London Eye e o Madame Toussad (dispenso esse último viu).

As lojas de vestuário da rede H&M em toda a Europa e Primark na Irlanda e Londres são muito baratas, dá pra levar pouca roupa e ir comprando se necessário.

Sai do Brasil com as passagens pagas, exceto as de trem. E levei EUR 1200 que sobrou ainda uns 300 que troquei por libra. Claro que usei o cartão em alguns lugares, mas foi muito pouco mesmo. Gastei em média uns R$ 7000 para 34 dias de viagem mochilando. Mas gente, eu economizei de verdade e ainda voltei com algumas libras no bolso. Tudo vai depender do jeito que você vai gastar seu dinheiro, de suas preferências e hábitos. Não dá pra dizer que R$ 18 mil é muito ou pouco, tudo depende de como você vai conduzir a sua viagem.

Eu queria ter a experiência de mochilar uma vez na vida e não me importei de dividir quartos em albergue, dormi na sala de amigos e comer sanduiches por dias e dias. O que eu queria mesmo era conhecer a cultura local, andar pelas calçadas da Europa e fotografar muito, luxo não era a minha prioridade.

O importante é você pesquisar muito bem antes de viajar, sair com as reservas prontas e visitar cidades próximas que vale a pena, leve um guia que vai te ajudar bastante tambem.

Espero ter ajudado!
Abs!
#450038 por Paulo_Amarante
25 Fev 2010, 12:05
Rafael,

Estou me planejando da seguinte forma (trechos e tempo de estadia):
24 jun - SALVADOR - PARIS (4 dias)
28 jun - PARIS - AMSTERDAM (2 dias)
30 jun - AMSTERDAM - BERLIM (4 dias)
04 jul - BERLIM - PRAGA (2 dias)
06 jul - PRAGA - VIENA (3 dias)
09 jul - VIENA - ROMA (3 dias)
12 jul - ROMA - BARCELONA (4 dias)
16 jul - BARCELONA - IBIZA (2 dias)
18 jul - IBIZA - MADRID (4 dias)
22 jul - MADRID - PARIS - SALVADOR

O tempo de estadia foi baseado no roteiro perfeito - EUROPA daqui do site (com certeza não é o ideal, mas já é um começo!)

O que vcs acham?

* Lembrando que a tentativa foi de fazer um roteiro em círculo, como indicado pelo site. Melhor ainda seria se pudesse entrar por Paris e já voltar por Madri. Alguem sabe me dizer se é viável (legalmente e financeiramente) entrar e sair da Europa por países diferentes?
#450046 por luhhh
25 Fev 2010, 12:20
Sim, eu entrei por Amsterdam e saí por Londres, sem problema nenhum.
Pesquise bem as cias aéreas antes de emitir, muitas tem preços bem interessantes para trechos quebrados como esse.

Eu ficaria mais um dia em Amsterdam, visite o Museu Van Cogh, se gosta de arte, vai ser incrível. Também ficaria mais um dia em Barcelona, tem muita coisa pra fazer. Dois dias é muito pouco e vc vai estar cansado de uma viagem e outra, tem que considera o tempo que vai dispender nos aeroportos.

Abs e boa viagem!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes