por criskeune » 22 Fev 2012, 00:51
Olá, Johnny,
A princípio, eu diria que 95 Euros por dia para alimentação - passeios - trasnporte dentro da cidade na Europa é bem possível, sim. Eu diria que até dá com uma boa folga. Mas dois detalhes aqui:
1) Essa cota de 95 Euros por dia é por pessoa ou você está considerando a cota por casal? Se for por casal, também daria, mas com bastante aperto e opçoes beeeem econômicas, como comida em fast food ou supermercados.
2) Tudo depende do estilo de viagem do turista. Tem os supereconômicos, que se satisfazem com comida de supermercado e fast food, e esses gastam com comida, eu diria que no máximo 20 Euros por dia, talvez um pouco mais. Mas eu te garanto que dá para você gastar um pouco mais que isso, talvez 35/40 Euros por dia almoçando E jantando em restaurantes mais simples, mas com comida que vai da aceitável à muito boa. E isso numa conta bem faturada para mais. Na minha viagem à Europa em outubro do ano passado, somente em dois dias almoçamos e um dia jantamos em fast foods, mais pela conveniência de não perder muito tempo em u restaurante. Em todos os outros dias, almoçamos e jantamos em restaurantes desses mais simpes. E com exceção de uma extravagância gastronômica em Carcassonne, a conta nunca foi mais de 17 Euros por pessoa, com bebida incluída. E alguns desses restaurantes, apesar de simples, eram muito bons.
Dicas:
1) evite restaurantes turísticos, como restaurantes de museus e atrações turísticas e próximo a pontos turísticos. Geralmente se paga mais caro por uma comida meia boca...
2) Se a hospedagem no hostel/hotel, inlcuir café da manhã, aproveite muuuito o café, haha .... dá para forrar o "bucho" e se manter com folga até a hora do almoço sem ter de apelar para compra de suplementos no meio da manhã.
3) Em Paris, no bairro do Quartier Latin, tem muuuitos restaurantes que podem cair nessa categoria "turística", mas que são na verdade, restaurantes "baratex", que oferecem o "menu du jour", onde voce pode escolher uma entrada, um prato principal e 1 sobremesa, dentre diversas opções, por preços que variam entre 9-12 Euros. Acrescente o preço da bebida (peça vinho em copo e água da pia mesmo, que vem numa jarrinha (haha, é super potável, nao tem problema nenhum). Fomos em vários desses restaurantes e não nos decepcionamos; a comida não é "gourmet", mas é bem aceitável e não são nenhuma espelunca e o preço dá traqnuilo com sobra para passeios e trasnportes em um orçamento de 95 Euros/dia.... heheh...
4) Evite restaurantes que se dizem "da moda".... Em Barcelona, eu tive a pior experiência gastronômica da viagem porque caímos no conto do restaurante bacaninha, bem decorado, bem frequentado por locais e com referência internacional cinematográfica (pelo que eu entendi, algumas cenas do "Vicky Cristina Barcelona" foram rodadas nesse restaurante - o nome é "Taller de Tapas" e fica na Rambla). Foi horrível, fiquei traumatizada com as tais de "tapas", que eu achei detestáveis, e ainda pedimos uma paella que veio queimada, e que eu juro, até eu poderia ter feito uma melhor com aqueles pacotinhos pré prontos de supermercados .... hahaha .... a única coisa que se salvou foi a cava (espumante), que estava barata e tinha qualidade de uma Freixenet.....
Abbs,
Cris