Ir para conteúdo

Europa. museus e pontos turisticos relacionados a segunda guerra mundial


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, estou planejando um mochilão para abril/2012 pela europa. Sou apaixonado pelo tema segunda guerra e gostaria que postassem aqui onde posso encontar qualquer ponto turistico vinculado a segunda guerra, seja ele um buraco de uma bomba, bunker, museus, campos de concentração etc. e tambem dicas de transporte e como faço para chegar a estes pontos. Algumas coisas eu ja tenho em mente como normandia, museu anne frank, campos de auschwitz etc. estou tendo dificuldades para encontrar informações de museus ligados ao tema. por favor me ajudem. obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, vou sugerir algumas atrações:

 

Em Londres:

National Army Museum (tem exibiçoes da 2. guerra)

O Imperial War Museum (tem exibicoes da 2. guerra). Aliás o IWM tem cinco ramos, algums dos quais são:

-Churchill War Rooms (War Cabinet usados pelo governo de Churchill)

-HMS Belfast (navio-museu usado na 2. guerra, atracado no tamisa)

 

Em Cambridge:

-Imperial War Museum Duxford (Outro ramo do IWM. Durante a 2. guerra, Duxford funcionou como uma base aérea... hoje é um museu de aviação, leia mais sobre o museu no google para ver se alguma coisa ali é do seu interesse).

-American Cemitery (um dos poucos, ou talvez o único, cemitério para soldados americanos na Inglaterra. Se bem que são tantos os cemitérios na Normandia que não vejo porque visitar o de Cambridge, mas vc que sabe).

 

Na França:

-Linha Maginot (um sistema de tuneis construido para conter o avanco dos alemaes)

-Na França há alguns vilarejos que foram destruídos pelos alemães em retirada, e assim foram preservados. Um cujo nome não esqueci é "Oradour-sur-Glane".

 

Em Berlim

- memorial aos soldados russos no Treptower park

 

Apenas alguns que me lembro agora...Enfim, lugares é que não falta. Estou sem tempo de deixar links, vou deixar para vc o trabalho de descobrir o transporte até essas atrações, basta digitar tudo no google. Boa viagem. ::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Na França, próximo a Compiègne, tem a clareira do armistício (clairière de l'armistice), em meio à floresta de Compiègne, onde foram assinados os armistícios das duas grandes guerras. Há um memorial onde ainda existem os trilhos e o vagão do trem (ou uma réplica, não sei bem certo) em que isso isso aconteceu.

 

Na região ainda é possivel encontrar algumas ruínas de trincheiras utilizadas na primeira guerra, próximas ao Château d'Offemont

20120123104435.jpg

20120123104529.jpg

 

Não deixaria de visitar também Auschwitz, ou Oświęcim, em polonês, que é o nome certo da cidade. Dá pra ir de aviao até Cracóvia e de lá pegar um trem.

Link para o comentário
  • Membros

Próximo a Salzburg (Austria) ou Munique fica a cidade de Berchtensgarden nos alpes baváros, aonde está o "Ninho da Águia" casa de veraneio de Hitler, que hoje virou um museu. Estarei la no final de fevereiro e gostaria muito de visitar, mas infelizmente só abre a partir de maio.

 

Em Berlim existem passeios por bunkers da cidade. Não me recordo agora do site, mas se não me engano nas primeiras páginas do tópico de Berlim alguém coloca este link.

 

ABs

Link para o comentário
  • Membros

Fala Julio,

 

Berlim por si só já é um lugar que tem bastante coisa sobre a segunda guerra. Estando lá, você pode pegar um trem até Oranienburg (se não me engano sai da Brandenburger Tor) e visitar o campo de concentração de Sachsenhausen. Vá pela manhãzinha e na volta aproveite para almoçar num dos pequenos restaurantes que tem na vila, que tem mesas na parte fora. É uma experiência sensacional!

 

Abraço,

Vinicius

Link para o comentário
  • Membros

Em Munique, fica o campo de concentração de Dachau, que dá pra chegar de metro, foi o primeiro campo de concentração Alemão, a a cidade foi onde nasceu o nazismo, então há alguns lugares emblemáticos one haviam desfiles e tal.

 

Estive lá em Janeiro passado e valeu a visita a esse lugar, o campo me deixou desnorteado em imaginar o sofrimento das pessoas lá, e tambem tem a ironica frase no portão " Arbeit macht Frei"

20120123193020.JPG

20120123193106.JPG

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Julio,

 

Sou um curioso - e estudioso - da 1 e 2GM. Uma parte dos meus roteiros pela Europa se destina a conhecer alguns dos locais onde ela aconteceu ou que a lembram. Vou responder a pergunta, mesmo correndo o risco de repetir alguns lugares já informados pela moçada. Os países europeus estão em ordem alfabética:

ALEMANHA

1 - BERCHTESGARDEN. Cidade do sul da Alemanha, a leste de Munique e fronteira com a Áustria, onde Hitler tinha seu "Ninho de Águia", uma casa de verão, no alto das montanhas. Na verdade, é um complexo de construções subterrâneas sofisticadas para a época, onde se sobressai um elevador dentro da rocha.

2 - BERLIM. É a cidade onde os últimos atos da 2GM aconteceram. Os lugares mais representativos são o REICHSTAG (o parlamento que foi incendiado, muito provavelmente pelos próprios nazistas, dando um pretexto para que Hitler acusasse os comunistas e começasse a persegui-los); o MEMORIAL DO HOLOCAUSTO (interessante obra de arte com centenas de lápides de vários tamanhos aproveitando o desnível do solo); o BUNKER DE HITLER (aqui cabe uma observação: após a invasão dos aliados em Berlim, o Bunker foi desativado e praticamente soterrado, para evitar peregrinações de neonazistas. Assim, fisicamente o Bunker já não existe, o que há é o local onde ele era, ironicamente no playground de um condominio residencial); OPEMPLATZ (Local onde os nazistas queimaram os livros das bibliotecas de Berlim que traziam posições diferentes das deles. Hoje existe um interessante monumento subterrâneo contendo prateleiras vazias, com um visor de vidro na superfície; A GEDÄCHTNISKIRCHE, ou "igreja quebrada", cujas avarias, que foram preservadas, lembram o bombardeio de Berlim; CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SACHSENHAUSEN, na cidade de Schwerin, nas imediações de Berlim. Há um museu dedicado à 2GM.

3 - DRESDEN. Linda cidade no leste da Alemanha, na fronteira com a República Checa e à beira do Danúbio e que foi que quase totalmente destruída pelos bombardeios aliados. Depois da guerra, autoridades e população fizeram um esforço gigantesco de reconstrução, utilizando-se de documentos, plantas baixas e fotos.

4 - MUNIQUE. Capital da Bavária e que tinha preferência do austríaco Hitler para ficar. O principal ponto aí é o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE DACHAU, a cerca de 30 minutos de trem ao noroeste da cidade. É um dos maiores e mais bem preservados campos da história da guerra. Contém um extenso museu, monumentos aos sobreviventes judeus, capelas e um crematório; HOFBRAUHAUS, a cervejaria mais conhecida da cidade, onde aconteceu a primeira grande reunião do partido nazista. Para mais informações sobre Munique e os locais da 2GM, veja o site http://www.alemanhaporquenao.com/2012/11/munique-tour-do-3-reich-siga-os-passos.html.

5 - NUREMBERG. Cidade apreciada por Hitler e cujos locais são: KONGRESSHALLE, construção imponente que seria a sede do partido nazista na cidade; GROSSESTRASSE, avenida de 40 metros de largura e 2 km de comprimento, construída para ser a área de desfiles do partido nazista; CAMPO ZEPPELIN, imensa tribuna na Grossestrasse, construída para Hitler fazer seus discursos; LUITPOLD ARENA, local de desfiles e reuniões. Tinha capacidade para receber mais 150.000 nazistas. Ao fim da guerra foi praticamente toda destruída, restando apenas o "Ehrenhalle" (Salão da Honra); MEMORIUM NÜRNBERGER PROZESSE, local do julgamento dos líderes nazistas e que ficou conhecido como o julgamento de Nuremberg. Agora é um museu.

6 - POTSDAM. Cidade que fica nos arredores de Berlim e onde foi realizada a Conferência de Potsdam, em que os aliados discutiram a gestão da Alemanha vencida, oito semanas após a rendição germânica.

7 - WEIMAR. Cidade que se tornou o nome da República que governou o país do século 19 até o ano de 1933. Nela o poeta e escritor Goethe morou uma parte de sua vida. Possui o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE BÜCHENWALD, que mantém algumas instalações e o crematório preservados.

 

FRANÇA

1 – NORMANDIA. Região das praias de Aromanches, Gold, Omaha e Utah em que houve o desembarque dos aliados no chamado dia D (6 de junho de 1944, batalha que durou até o dia 22 de agosto do mesmo ano), dando início à recuperação da França e apressando a derrota do exército alemão. São pontos importantes aí: o Museu da Paz, em Caen; Memorial de Caen; Cemitério americano de Saint-Laurent, na praia de Omaha; Memorial canadense na Praia de Juno.

 

INGLATERRA

1 – CHURCHIL WAR ROOMS. O Churchill War Rooms é um museu que conta a história do gabinete de guerra comandado pelo primeiro-ministro Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. O governo britânico temia que os alemães bombardeassem Londres nos primeiros anos da década de 1940 (o que de fato aconteceu). Por isso, construiu, no subsolo, um abrigo antibomba, que serviu de quartel-general da equipe de guerra do ministro. O museu também possui uma seção dedicada inteiramente à vida de Winston Churchill, o homem que coordenou as frentes britânicas na guerra contra Hitler e proferiu alguns dos discursos mais empolgantes do século 20.

 

2 – IMPERIAL WAR MUSEUM. É o primeiro Museu Imperial britânico. Foi criado em 1917 para lembrar os mortos e as batalhas da Primeira Guerra Mundial. Com o tempo, passou a englobar todos os outros esforços belicosos do Reino Unido. Possui uma exibição especial do holocausto, com muitos recursos, fotos, imagens e informações. The Holocaust Exhibition congrega itens que lembram e narram o sofrimento de milhares de judeus pelas mãos dos nazistas. É certamente a área mais angustiante do museu. Observar uma pilha gigantesca de sapatos que pertenceram a judeus assassinados nos campos de concentração provoca uma das sensações mais desconcertantes de toda a jornada, que culmina com a indagação: “Como pode o ser humano fazer uma coisa dessas?” O museu possui um exemplar raro do Spitfire, o famoso caça inglês da 2 GM.

 

3 – SAINT PAUL CATHEDRAL. Igreja que representa a luta dos ingleses contra o nazismo na 2 GM. Construída no século XII a Catedral foi erguida no mesmo local onde antes fora a primeira igreja da Inglaterra, feita em madeira no ano de 604 d.C. A igreja passou por vários estágios de construção e reconstrução, após inúmeros incêndios. Em 1940, um intenso bombardeio alemão, que durou 57 dias consecutivos, não afetou a Catedral. Mais tarde no mesmo ano, uma bomba-relógio, capaz de destruir toda a igreja, foi encontrada e neutralizada. No mesmo ano, outra bomba não foi desarmada a tempo e explodiu fora da catedral.

 

POLÔNIA

1 - AUSCHWITZ-BIRKENAU. Rede de campos de concentração e extermínio conhecidos como o símbolo da brutalidade nazista na 2GM. O mais conhecido deles é Auschwitz. Fica perto de Cracóvia.

2 – GUETO DE VARSÓVIA. Foi o maior gueto judeu do nazismo. A população foi reduzida de 380 mil para 70 mil pessoas. Restam alguns pedaços do muro do gueto, com placas, memoriais e um monumento aos heróis.

3 – OUTROS CAMPOS. Belzec, Majdanek, Sobibor e Treblinka são outros campos de concentração na Polônia. Os mais conhecidos são os dois últimos. Sobibor fica mais ao centro da Polônia e Treblinka mais ao norte.

 

Espero ter ajudado com essa lista – que não esgota o assunto. Um abraço!

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Amigos,

Agora em junho de 2016 fechei um ciclo de 10 anos de viagens para lugares da II GM. Fomos a Varsóvia, Cracóvia (Auschwitz) e depois à Normandia. Ainda neste ano, farei uma apresentação na Livraria Cultura de Fortaleza sobre os lugares da II GM. E no próximo ano é possível que conduza um grupo de uma agência de turismo para alguns lugares escolhidos. Gostaria muito de trocar ideias e aprender mais com vocês.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...