Olá Aguia.Silva, preço é importante claro, mas vale a pena conferir também de qual aeroporto está saindo o vôo:
Em Barcelona, escolha o aeroporto EL PRAT, que é o mais próximo do centro. Evite Girona ou algum outro aeroporto numa cidade vizinha (a não ser que queira conhecer Girona, que é uma cidade encantadora).
Roma, o aeroporto mais próximo do centro é o Ciampino.
Paris, evite o aeroporto Beauvais (fica lá na Normandia) e o de Vatry (fica na região de Champagne). Vale mais a pena usar o aeroporto Charles de Gaulle (CDG) ou então Orly.
As cias aereas trazem informacoes de como chegar dos aeroportos ate o centro e vice-versa. Mesmo para esses distantes sempre tem onibus, mas as vezes é bem longe = tempo perdido.
Sim, essas cias low cost cobram por passagem despachada. E sai mais barato comprar junto com a passagem do que deixar para pagar por isso depois.
Mas dá pra levar muita coisa na cabine (acho que são uns 5 ou 10 kgs, não lembro). Na primeira vez que eu viajei para a Europa fiquei 3 semanas e tudo o que eu levei coube numa pequena sacola (que não precisei despachar), com exceção de um casaco que não coube lá dentro, esse casaco eu levei no corpo. Para poucos dias de viagem, um par de calçado basta. Não precisar despachar malas (e não precisar esperar por elas do outro lado), agiliza UM MONTE a sua viagem ! Então a minha dica para quem não quer perder tempo é REDUZIR as roupas, SIMPLIFICAR o máximo a bagagem e
viajar apenas com bagagem de mão, independente de ser mala/mochila/sacola. É o que eu sempre faço, em qualquer estação do ano. Por mais radical que te pareça essa idéia, sugiro fazer sua mochila/malinha hoje mesmo e pensar nessa possibilidade