Europa Schengen - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas

Troca de Informações sobre vistos para a União Europeia e outros países da Europa.

Europa Schengen - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas

Mensagempor DanielsonMonteiro » 30 Out 2011, 15:56

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou com dúvidas, receio e muiiiito medo hehe
Vamos lá.. viajei no inicio desse ano (2/Jan) para Londres saindo de Recife com escala em Lisboa. Na verdade meu voo era para sair do Brasil dia 29 pela TAM direto para Heathrow mas devido aos cancelamentos por conta da neve, resolvir pedir o reembolso e comprar via Lisboa saindo direto de Recife, depois desse transtorno consegui embarcar dia 2 chegando em Lisboa às 10h30 do dia 3, uma fila gigantesca no balcão de transferencia da TAP na imigração dai resolvi logo ir para a entrevista com o agente. Apenas 7 pessoas a minha frente, chegando minha vez fui para um agente de imigração gentil que me perguntou para onde eu iria, pq estava viajando sozinho, quem pagou, passagem de volta e ainda perguntou se eu já estive na Europa, eu disse que não! Olhou duas vezes para meu passaporte e para mim e mandou eu aguardar e saiu da cabine e me chamou para acompanha-lo, nesse momento eu tive quase a certeza que voltaria para o Brasil de lá mesmo, mas ele foi comigo até o balcão de transferencia pedir o meu bilhete para Londres, disse que a fila estava gigantesca e que se eu permanecesse lá eu perderia meu voo para Londres - Gatwick, entregou meus documentos e disse para seguir o corredor até o portão de embarque, estranhei pq ele não carimbou meu passaporte, enfim... meu medo era a imigração inglesa. Chegou a hora do embarque para Londres fui para a fila e vi que tinha 3 brasileiros no voo, eu tinha muito medo, fui ao banheiro do avião duas vezes, não sabia se chorava se pedia pra voltar ao Brasil até que a trip anunciou o pouso mais cedo em Londres. Ao sai do avião segui logo para a fila de estrangeiros, incrivelmente estava mais tranquilo que no avião. Chegou minha vez, me fizeram três perguntas apenas e mandaram eu sentar em uma cadeira numa área reservada da fila. Ali começou meu pesadelo, fiquei 1 hora sentado naquela cadeira, sendo olhado e apontado por todo mundo que chegava na fila até que me chamaram para uma sala e reteram todos os meus pertences e foram bem claros "nós ainda não decidimos sua entrada, fique despreocupado" Passaram-se 5 horas da minha chegada na Inglaterra e nada, meu namorado estava desesperado no desembarque, chegou a ligar para a TAP em Lisboa e informaram que eu embarquei no voo para Londres e que pousei até antes do horário previsto e que supostamente estaria na "maldita" imigração inglesa assim mesmo disseram pra ele. Ligou para a imigração e informaram que eu estava retido e que estaria sendo muito bem tratado, disso eu não tenho que reclamar realmente fui muito bem tratado. Às 21h da noite chega a interprete para a batéria de perguntas que o oficial iria me fazer, e perguntou se eu estava emocionalmente apto a responder, falei que sim. Então me fizeram 72 NUMERADAS fizeram perguntas pessoais que eu não deveria nem responder mais do jeito que eu estava sem dormir e cansado respondir tudo tendo em mente "vou sair daqui tomar um banho e dormir" depois que as perguntas acabaram me levaram de volta para sala e depois me transferiram para o terminal norte do aeroporto e depois retornaria ao sul onde desembarquei. Assim que cheguei no sul me levaram para tirar a biometria a partir dai tive a confirmação do meu retorno ao Brasil. Horas depois informaram que eu não fui admitido e que retornaria para o Brasil, não tinha como me comunicar com meu namorado nem nada. Antes do embarque passaram umas informações, que eu poderia retornar ao UK passando no consulado mais próximo para retirar o Entry Clearance questionei se seria 5 anos o prazo, me falaram que eu posso entrar com visto. Carimbaram meu passaporte com um carimbo preto com uma cruz a caneta. Meu namorado que é Romeno mora na Inglaterra há 5 anos e estamos planejando a viagem novamente para ano que vem só que iremos para Lisboa, só que estou com receio e muito medo de ir. Vcs poderiam me passar algumas dicas em relação as documentações, se viajo com o mesmo passaporte e tals..
Desculpa o texto longo hehehehe
Obrigadissimo!!
DanielsonMonteiro

Data de registro: 30 Out 2011, 15:17
Próximo Destino: Lisboa
Reputation point: 0

Re: Europa Schengen - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas

Mensagempor joycebruja » 30 Out 2011, 16:42

DAnielson
Se quer voltar ao Reino Unido entre em contato com o consulado e solicite o visto porque vc foi devolvido.
Se quer entrar no espaço Schengen , legalmente esse carimbo não faz diferença mas moralmente faz, aí que mora o problema, o agente de imigração que te atender em Schengen pode querer encrespar.
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 24 Fev 2006, 15:39
Próximo Destino: De férias, retorno 30 de maio.
Reputation point: 2698

Mensagempor DanielsonMonteiro » 30 Out 2011, 19:04

É verdade Joycebruja,
Eu sei que tirando outro passaporte para viajar não vai diferenciar em nada em relação ao Reino Unido pq eles tem a biometria. Fui aconselhado a tirar outro passaporte pq tenho certeza que eles vão encrencar com a entrada recusada. Em relação a documentação, meu namorado é Romeno, como a Romenia não faz parte de Schengen ainda, ele "teme" alguns problemas, ele tem visto e toda documentação legal para trabalhar em Portugal até mesmo pq ele já trabalhou lá e agora mora na Inglaterra por isso irei para Lisboa para resolver os tramites do visto inglês no consulado da Inglaterra em Lisboa com ele junto. Eu posso pedir pra ele enviar uma carta-convite com cópias dos seus documentos para entrada em Lisboa?
DanielsonMonteiro

Data de registro: 30 Out 2011, 15:17
Próximo Destino: Lisboa

Mensagempor joycebruja » 31 Out 2011, 09:00

Refazer o passaporte :

Para não pagar a taxa dobrada deve apresentar o passaporte anterior,se ele ainda estiver no prazo de validade até 6 meses de expirar , não renovam.
Se alegar que perdeu o passaporte com certeza antes de emitirem um novo passaporte farão uma pesquisa para renovarem.

Carta convite só servirá se for feita para te hospedar no país onde seu namorado reside. Ou seja ele mora na Inglaterra deverá fazer uma carta via algum órgão público, notários ou policia de imigração de lá.Só é valida no original.

Vc tem duas opções, antes de ir, consultar o consulado Inglês e pedir o visto , conseguido o visto o tal carimbo torna-se sem efeito.

Ou esperar até poder renovar o passaporte, mas isso pode demorar alguns anos dependendo da idade de seu passaporte.
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor criskeune » 31 Out 2011, 11:31

Oi, Joyce ou quem estiver aí e souber responder!

Mal chegeui da minha viagem e já vou incomodar um pouco mais para tentar esclarecer algumas coisas para uma próxima viagem (isso é muito viciante).

Seguinte: já estamos planejando uma próxima viagem, provavelmente em outubro/novembro de 2012 ou março de 2013 (a data depende de entrada de ativos a caminho, hehe). Para esta próxima viagem, os destinos inicialmente serão Londres, Bruxelas, Amsterdã, Bremen, Berlin, Praga, Viena, Salzburg, Munich, Zurich e Zermatt.

Ou seja, estaremos indo para países Schengen e países Não-Schengen. A questão é a seguinte: iremos pela TAP, tendo em vista o voo direto porto Alegre - Lisboa, que facilita muito a nosa vida sem precisar ir até São Paulo ou Rio de Janeiro. Então, entraríamos primeiramente em Lisboa, onde faríamos a imigração Schengen e depois iríamos para Londres em voo de conexão, onde ficaríamos 4 ou 5 dias. Aí estaremos saindo do espaço Schengen e entrando na Inglaterra, e há outra passagem na imigração. Mas depois retornaráimos ao espaço Schengen pela Béligica. O que me preocupa é como fica essa entrada e saída, com os prazos necessários para uma nova entrada.

Além disso, como também pretendemos ir à Suiça na parte final da viagem, teríamos que entrar e sair desse país (para retornar à Lisboa para o voo de volta). Como fica o controle de imigração do espaço Schengen e Não-Schengen nesses casos?

Tendo em vista as cidades que eu citei, qual seria a ordem mais organizada de entrar e sair desse países em relação à imigração, tendo em vista que a circustância muito ideal seria fazer os voos de ida e volta pela TAP, entrando e saindo de Lisboa?

na minha humilde opinião, eu até cortaria totalmente Londres ou a Suíça do roteiro, ou mesmo os dois, para não complicar ainda mais, mas isso vai ser muito difícil de negociar com os outros dois participantes da viagem!

Abs,

Cris

P.S.: meu relato da minha viagem de outubro já começou. Tem pouca coisa, mas aos poucos eu vou postando: relato-de-viagem-europa-outubro-2011-t61449.html#p647525
criskeune

Data de registro: 09 Jun 2011, 22:30
Próximo Destino: FEV/MAR 2013: Londres - Munique (+ Fussen) - Munique - Viena - Praga - Berlin (+ Bremen?) - Paris - Lisboa
Reputation point: 532

Mensagempor joycebruja » 31 Out 2011, 11:58

Ai dô conta dessa muié não . ::lol4:: ::lol4::

Relaxa Cris , acho que foi essa a palavra que eu mais escrevi para vc na sua viagem anterior . ::lol4:: ::lol4::

Entrada em Schengen Imigração
Londres não Schengen Faz imigração
Reentrada em Schengen faz imigração
Suiça é sussa ja tem acordo sem fronteiras

Vc tem até 90 dias num prazo de 180 para entrar e sair de Schengen.

Pronto só isso.
Qual é a sua dúvida mesmo?
::lol4:: ::lol4::

RELAXA!
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor criskeune » 31 Out 2011, 12:30

hahaha, Joyce, você é engraçada e também muito prestativa! ::otemo::

A dúvida era bem singela mesmo, só para saber se dá para entrar no Schengen, ficar 4 horas esperando a conexão para Londres, sair e entrar em Londres por 4 ou 5 dias e retornar para o espaço Schengen novamente. Mas pelo que você explicou não tem problema. Também não sabia que já tem acordo com a Suiça! Só queria esclarecer esses prazos de entrada e saída para já começar a montar a ordem do roteiro. As passagens mesmo só estarão disponíveis mais para o final de novembro, então tem tempo para pensar, hehe.

Se você diz que é tranquilo, é porque é mesmo ... hehe..

Abs,

Cris
criskeune

Próximo Destino: FEV/MAR 2013: Londres - Munique (+ Fussen) - Munique - Viena - Praga - Berlin (+ Bremen?) - Paris - Lisboa

Mensagempor brunolaine » 04 Nov 2011, 13:24

Joyce,

vou para barcelona no dia 22/03/2012 pela KLM e faço conexão em Amsterdam ( tempo da conexão de 1:05hs ),farei a imigração em qual país?
Depois irei de barcelona para berlim,terei de fazer outra imigração?

Obrigado
brunolaine

Data de registro: 28 Jul 2011, 11:34
Próximo Destino: Novembro: Caribe
Janeiro : Holanda,Belgica,Inglaterra,Dinamarca,Noruega e Suecia
Reputation point: 3

Mensagempor joycebruja » 04 Nov 2011, 17:38

Amsterdam.
Não há mais barreiras internas fixas.
Mais dúvidas dá uma lida no FAQhttp://www.mochileiros.com/europa-schengen-formalidades-de-entrada-t48089.html
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Matt89 » 04 Nov 2011, 19:10

Oi pessoal, tudo bem?

Pensei que seria mais fácil viajar para Europa. Será minha 1ª vez lá. Qta coisa tem que arrumar. Eu finalizei hoje a papelada sobre o seguro de viagem para o Schengen. Estou ansioso com o lance da alfândega. Estou levando poucos Euros e +- R$ 2,000 em espécie e alguns cartões de crédito e débito para comprovar renda. Será que é melhor levar, pelo menos, E$ 500 em espécie? Vou para Madrid na semana quem vem e terei a conexão "relâmpago" em Roma. Espero, pelo menos, ver um pedaço do Coliseu do avião. Hehe.... A viagem será de 10 dias.

Muito legais os tópicos daqui. Estou lendo todos.... Hehe...

Abs.....
Matt Correa©
Matt89

Data de registro: 03 Nov 2011, 10:32
Próximo Destino: Roma e Madrid

Mensagempor joycebruja » 05 Nov 2011, 04:29

Matt89
Desde que consiga comprovar que tem o dinheiro para se sustentar durante o periodo de estadia , nao há necessidade em ser em espécie. ::otemo::
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Marcos H. O. Souza » 05 Nov 2011, 14:24

Boa tarde,

Algum tempo atrás, vi uma reportagem dizendo que a Dinamarca está fazendo controle de imigração para pessoas que não possuem o passaporte da União Europeia e tenham vindo de um país do espaço Schengen (por exemplo, sai do Brasil para a Alemanha, faz a imigração lá, depois pegando um voo da Alemanha para a Dinamarca, faz controle de imigração novamente ao chegar na Dinamarca), por causa da imigração ilegal. Será que isso procede? Alguém sabe me dizer se o pessoal da imigração na Dinamarca é mais rigoroso que em outros países europeus (a Espanha tem fama de ser rigorosa, mas não tive nenhum problema ao entrar lá, foi muito tranquilo)? E, para se visitar a Groenlândia, será necessário uma permissão especial, já que a ilha pertence à Dinamarca, mas não faz parte da União Europeia?
Marcos H. O. Souza

Data de registro: 18 Mar 2010, 15:27
Próximo Destino: Dinamarca, Ilhas Färoe, Groenlândia, Estônia, Letônia e Lituânia - Julho & Agosto/2012
Reputation point: 111

Mensagempor joycebruja » 05 Nov 2011, 19:24

Olá Marcos
Devido ao alto índice de imigrantes oriundos de colonias francesas da África na Europa , sim a Dinamarca como o país escandinavo mais próximo ao continente europeu tem mantido uma vigilância constante em suas fronteiras , porém a Groenlândia está , apesar de ser ainda de poder dinamarquês , fora do continente europeu.
Portanto a probabilidade de ser barrado lá é pequena.
joycebruja
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor criskeune » 06 Nov 2011, 17:56

Mais uma questão sobre Schengen, dessa vez relacionada ao passaporte:

Meu passaporte tem validade até o dia 02/01/2013. Se eu quiser entrar no Espaço Schegem no dia 01/11/2012 e sair no dia 05/12/2012, posso continuar com meu passaporte atual ou terei de fazer um novo, seis meses antes da data pretendida para o novo ingresso?

Abs,

Cris
criskeune

Mensagempor gabriel.salem » 06 Nov 2011, 19:42

Olá!
Estou nas ilhas canarias a trabalho, e estou pensando de, na volta, passear um pouco pela Europa, provavelmente alugando um carro. Minha dúvida é se é possível eu voltar ao Brasil saindo de um país (no espaço de Schengen) diferente daquele por onde entrei (passei pela imigração na França) ou se obrigatoriamente tenho que sair por lá.
gabriel.salem

Data de registro: 06 Nov 2011, 19:37

Próximo

Retornar para Europa - Vistos e Formalidades