Ir para conteúdo

Eurotrip de Motorhome (no verão - 07/2010) - Alemanha, Austria, Italia, Hungria, Suiça e França


Posts Recomendados

  • Membros

E ae pessoal tudo bom? Esse é meu primeiro tópico aqui nesse forum, me chamo Stephan, sou campista desde que nasci e pela primeira vez fui acampar fora do Brasil, rodei 4600km em 20 dias, passei por 6 países da Europa e vim compartilhar com vocês essa experiência!

::otemo::

Bom, pra começar, essa ideia de acampar fora do Brasil veio quando eu descobri esse site aqui: http://www.ideamerge.com. Consultei o preço de um motorhome para 6 pessoas por 20 dias e saiu 3mil Euros, bem mais barato que aluguel de carro+hotel, mas já vou adiantando, quem quiser ir somente com uma barraquinha não vai ter problema nenhum, a infra dos camping europeus é absurdamente melhor que a nossa. Resumindo, comprei as passagens pra família toda e aluguei o motorhome pelo site.

 

Eu fiz um roteiro da minha viagem no google maps para eu não esquecer com o tempo por onde eu passei e acampei, clicando aqui vocês podem conferir também

 

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&msa=0&msid=207550988647379208108.00048c21f82ece884d7ff&ll=48.239309,13.535156&spn=9.674717,21.467285&t=h&z=6[/googlemap]

 

Eu posso dizer que é IMPOSSÍVEL ficar na mão lá na europa e não ter lugar para acampar, nesse site aqui vocês tem uma lista de todos os campings da europa no mapa do google, é impressionante quantos campings existem, é um atras do outro! E em absolutamente todos os campings tem linha de ônibus ou trem bem na porta, e sempre ficam em algum laguinho, rio, etc... muito bem limpos e organizados sempre. Vocês podem reparar nesse site que eu mencionei acima que existem muitos campings dentro das grandes capitais, o que facilita muito a nossa vida, e quando não tem, sempre tem algum em alguma cidadezinha próxima e com um trem ou um ônibus você consegue chegar no centro em 15 minutinhos.

 

As diárias nos campings são em torno dos 8 euros por pessoa + o equipamento, barraca sempre custa menos e o motorhome quase sempre custa o mesmo preço de uma diária, como se fosse uma pessoa a mais.

 

esse foi o motorhome que eu aluguei:

p1i1.jpg

 

a infraestrutura pra campismo lá vale a pena alugar um motorhome, ou simplesmente levar uma barraca grande, sai super em conta, tem um camping mais bonito que o outro em cada esquina da alemanha (e do resto da europa)

 

p1i2.jpg

 

sobre a comida, se vc estivar com "carro + hotel", voce vai ter que fazer suas 3 refeições diárias em restaurantes, é caro, mas se você estiver de motorhome, voce para num super-mercado e compra comida pra cozinhar dentro do motorhome, e a viagem fica suuuuuper mais barata! tem geladeira, fogão, forno, vix... vale a pena. ::cool:::'>

 

p1i3.jpg

 

e de motorhome você conhece beeeem mais coisas doque indo de hotel em hotel, porque voce vai indo pelas estradinhas secundárias, vendo a cultura das pessoas, conhecendo lugares lindos a cada curva.

 

p1i4.jpg

 

aos poucos eu vou colocando as fotos que eu tirei da viagem no meu panoramio:

http://www.panoramio.com/user/125507

 

::otemo:: viagem nota 11, recomendo a quem quiser fazer!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 207
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Claro que vou!

 

aqui no Brasil eu nunca havia acampado de motorhome (lógico, por aqui eles custam o olho da cara, e se você quiser alugar um por aqui tem que alugar com o motorista junto..... que piada né), por aqui a melhor opção ainda é o trailer, pois voce fica com a mobilidade do carro (já que não se pode confiar em transporte público) e o conforto do trailer, ao se viajar de motorhome, se você não quiser depender de ônibus ou trem, tem que rebocar algum carro pequeno ou pendurar motos atras.

 

bom, as vezes eu exagero um pouco, mas voltando ao assunto, na europa você não tem que se preocupar com nada disso.

 

chegamos em munich, fomos de trem até regensburg para buscar nosso motorhome, lá, aproveitamos e compramos repelentes, espeques, cordinhas para varal, uma barraquinha para 3 pessoas que se monta sozinha (tipo a toquinha do gugu), colchão inflável, bomba elétrica (como agente tava em 6 pessoas, resolvemos comprar essa barraquinha caso o motorhome ficasse apertado, mas no final das contas, só eu usei ela, apenas uma vez, para dormir mais pertinho de um rio, - se o motorhome está marcando 6 pessoas, pode ter certeza que dormem 6 pessoas confortavelmente)

 

ai de regensburg nós fomos direto para eching am ammersee, uma cidadezinha perto de munich onde mora um amigo nosso, ficamos no quintal deles por 2 dias pois eles iam nos levar para munich e para conhecer a região deles com os castelos e tal antes de começar a viagem mesmo. depois disso partimos em direção aos alpes para chegar na italia, na alemanha você não precisa de nada para dirigir pra lá e pra cá (ah, mais um detalhe, se o motorhome tiver até 2500kg você pode dirigir com a carteira B normal, que era o nosso caso), na austria, se você quiser dirigir em auto-estradas, voce precisa comprar um tiket, eles são vendidos em qualquer posto de gasolina, custam tipo 10 euros por 10 dias, você cola ele no seu parabrisas e pronto, não tem radar nenhum pra fiscalizar isso, somente se a polícia te parar eventualmente você pode pagar uma multa, mas eu não vi NENHUM carro de policia em toda a austria (nem na alemanha), mas nós compramos o passe mesmo assim, é lógico. Na italia, voce não precisa de passe, mas tá cheio de pedágios, mas é diferente do brasil, lá, você paga por KM rodado (nas auto estradas), por ex, ao entrar em uma auto-estrada, você passa por uma cancela e pega um tiket informando o local que voce ta entrando, e quando você vai sair, você passa por outra cancela, entrega o tiket e o rapaz calcula quanto voce tem que pagar de pedagio pelo tanto que voce rodou.

 

para achar campings você tem que andar por estradas secundárias, ai é de suma importância ter um GPS em mãos, pois no GPS vc define o caminho e coloca "não usar auto-estradas", e ele te leva sempre pelas estradinhas secundárias, passando pelos vilarejos, lagos, rios, cachoeiras... e se você não tiver GPS e for seguir placas, elas sempre te jogam pra auto-estrada, o que para campista é ruim, pois não tem camping em auto-estrada (nas estradinhas tem um camping atras do outro, da pra escolher entre vários antes de resolver parar)

 

dormimos um dia na italia, em cortina dampezzo, e no dia seguinte dormimos em imst na austria, para no outro dia voltar para a casa do nosso amigo pois iria ter uma feira medieval na cidade vizinha a dele e nós queriamos assistir.

 

bom, depois da feira nós pudemos finalmente sair para nossa viagem "longa", fomos para a hungria (pela austria), depois para a suíça (também atravessando a austria) e voltamos para a alemanha (subindo pela frança), as estradas que agente pegou e campings que agente dormiu estão todas naquele mapa do google que eu coloquei no primeiro post, mas vale mencionar um camping que agente ficou na austria, em Kitzbuhel, ao lado do lago negro (schwartzsee), o camping, que leva o mesmo nome do lago, tinha um hotel 5 estrelas do lado, e quem estivesse acampando, podia usar todas as dependencias do hotel, como sauna, hidromassagem, piscinas, etc... tudo sempre com vista para os alpes, foi o melhor camping que agente ficou, show de bola, 11 euros por pessoa + 11 do motorhome, era um pouco mais caro que a media mas valeu muito a pena (inclusive, o lago é termal, com aguas quentinhas)

 

fora que agente deu sorte, que o euro estava 2.3, tudo deu extremamente certo nessa viagem, pegamos muitos festivais em cidades que agente foi visitar e tal, e sempre sendo muito bem tratados, lugares que quando agente contava que agente era do Brasil as pessoas nem acreditavam, pois nunca tinham visto brasileiros ainda, acho que esse tipo de turismo não é muito popular entre nós, por falar nisso, vou até citar o porque disso, se que foge um pouco do assunto, mas...

 

[mostrar-esconder]

Há anos a ABRACAMPING travou uma luta pela revisão e correção do artigo 143 que trata da habilitação no Novo Código Nacional de Trânsito. Desde setembro de 1997, o proprietário de trailer de qualquer espécie ou tamanho necessita portar carteira de habilitação do tipo “E” e proprietários de Motor Homes, necessitam de carteira tipo “D”. Desde a publicação do novo Código, acompanhado pelo declínio do campismo no Brasil, o mercado de veículos de recreio passa por sua maior crise de todos os tempos brasileiros. Proprietários de trailers deixaram de trafegar pelas estradas, deixando-os parados em campings e o número de vendas despencou. As duas então maiores fábricas de veículos de recreio fecharam: a Turiscar e a Karmann Guia. Iniciou-se aí uma longa jornada para correr atrás da correção de uma lei que foi feita sem o conhecimento de nossos legisladores.

Claramente, ao fazer o Novo Código Nacional de Trânsito, nossos estudiosos não sabiam nem de perto o que seria um veículo de recreio. Ao observarmos onde está inserida a palavra “trailer”, vemos que foi encaixada no final de seu estudo. No capítulo XIV, que trata da habilitação, artigo 143 diz o seguinte:

 

Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

 

Inicia-se aí mais uma fase do declínio de um setor do turismo importantíssimo. Tudo isso proporcionado pelo nosso querido governo.

Os proprietários de trailer acostumados a viajar com sua casa nas costas pelo país, foram obrigados a deixá-los parados. Junto a isso, vieram os altos preços de pedágios, já que o equipamento paga até o dobro do tributo, altas infindáveis dos combustíveis e péssimas condições das demais estradas. Esses campistas, juntos aos proprietários de motor homes, tiveram de habilitar-se para a carteira tipo “D” e os trailistas ainda tiveram que passar adiante, para a categoria “E”. Resultado: Menos trailers nas estradas, mais trailers encalhados nas lojas e menos trailers saindo das fábricas. Finalmente, lojas e fábricas fecham suas portas e muitos empregados nas ruas. O turismo perde mais um de seus imensos potenciais.

Para correr atrás do prejuízo, a Associação Brasileira de Campismo (ABRACAMPING) entrou em 1999, com pedido da mudança através de seu diretor o Sr. Luiz Edgar Tostes em Brasília.

Em agosto de 2000, a comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o Projeto de Lei do Senado nº168/99. Proprietários de trailers e motor homes com até 6.000kg de peso poderiam trafegar portando carteira “B”. Após esta fase, o projeto foi para a Câmara dos Deputados.

Em março de 2004, a proposta foi aprovada pela Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados. Dali, a mesma foi direcionada para Comissão de Constituição e Justiça. O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) aprovavam a idéia.

Em 2002 a proposta vira o Projeto de Lei 7127/2002. A alteração consiste no seguinte:

 

 

- no inciso V, atribui à categoria E de habilitação para o condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, trailer ou articulada, tenha 6.000 (seis mil) quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares;

- acrescenta parágrafo ao artigo para autorizar os condutores de categorias B a conduzir veículos definidos na categoria motor-casa, cujo peso não exceda a 6.000 (seis mil) quilogramas, ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o motorista.

 

 

No dia 16/03/2005 a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou esse Projeto de Lei. Agora, dependerá do apoio de deputados e lideranças para colocar o projeto em votação em plenário. No dia 18/03/2005, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) encaminhou o projeto de lei à MESA através da guia de Remessa nº 27. Há movimentação e encaminhamento do parecer à Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) para publicação.

Apesar do site MaCamp não ter méritos nesta luta, está na torcida. Assiste à peleja e tenta, da melhor maneira, cooperar para divulgar e informar o campismo do Brasil. A tramitação das proposições pode ser acompanhada pelo site da Câmara dos Deputados clicando aqui.

Segundo Luiz Edgar Tostes, a câmara dos deputados divulgou informação equivocada sobre o andamento do projeto de lei 7127/2002 onde dizia que o mesmo havia sido arquivado. O projeto continua aguardando sua conclusão, tendo passado e aprovado pelo Senado e todas as comissões da Câmara para qual foi designado. É preciso agora colocá-lo na ordem do dia para ser votado na pauta, esta que estava entupida pelas diversas medidas provisórias tão evidenciadas pela mídia ultimamente.

O site MaCamp parabeniza a ABRACAMPING pela luta. Aqui, aguarda novas boas noticias.

 

 

 

2009 - Foi aprovado em junho de 2009, na Câmara dos Deputados o PL 7127/2002 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, habilitando os condutores de motor-casas (motor homes) com o peso de até 6.000 kg a dirigir com a carteira “B”. Os motoristas de veículos que tracionam trailers pesando até 6.000 kg, também poderão conduzi-los com a habilitação na categoria “B”. O Projeto de lei será ainda apreciado no Senado, de onde é originádo. Para a aprovação desse projeto de lei na Câmara dos Deputados, conta-se com o decidido apoio do Ministério do Turismo, do Deputado Rodrigo Rollemberg, das demais lideranças partidárias, da Presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e Confederações Nacionais do Comércio e da Indústria. A modificação no Código de Trânsito Brasileiro será um forte incentivo ao caravanismo, pois irá permitir a reativação da indústria de trailers no Brasil e o surgimento de empresas de locação de motor homes, como já ocorre em toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália Nova Zelândia e África do Sul. Para a Copa do Mundo, que se realizará em 2014 no Brasil, o turismo rodoviário, especialmente utilizando trailers e motor homes, será de relevante importância.

 

 

Artigo escrito por Marcos Pivari

[/mostrar-esconder]fonte Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aêe,

muito irada sua viagem cara.

Devo fazer França-Bélgica-Holanda-Alemanha-França em outubro. Minha intenção era ir de trem mesmo, mas agora esse motorhome tá me seduzindo, hehe...

Me tira umas dúvidas,

1 - a gasolina, chega a pesar muito no orçamento? vc gastou quanto em média? e pontos de abastecimento, são fáceis de se encontrar?

2 - tinha visto em outro post que às vezes era difícil cozinhar dentro do motorhome, vocês encontraram alguma dificuldade nesse aspecto??

 

agradeço se tu puder tirar essas minhas dúvidas, mas de qualquer forma, valeu pela idéia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, não tivemos problemas com gasolina(diesel) nem com cozinhar.

Esse nosso motorhome, ao final da viagem, fez 10.6km com o litro de diesel, não pesou muito no orçamento, e posto de gasolina tinha um atras do outro nas estradas.

Em relação a cozinhar, eu tenho trailer aqui no Brasil e acampo desde que eu nasci, então eu estou super acostumado em cozinhar nele, mas nunca em toda a minha vida de campista eu ouvi alguem falar que é difícil cozinhar dentro do motorhome, então, se você tiver um mínimo de organização para fazer algum tipo de comida, tenho certeza que não vai ter problemas.

 

Belgica, Holanda, França e Alemanha são super conhecidas por seus campings, tudo primeiro mundo, andar de motorhome pelas estradinhas é a melhor coisa que tem pra conhecer a cultura e os lugares bonitos que tem por ai, só toma cuidado quando for fazer curva nos vilarejos pra não matar nenhum poste hahahah agente ralou em 2 postes de placa de transito que fica em esquina :lol: mas essas coisinhas estão todas incluidas no preço do motorhome que vem com seguro ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Olá colega!

 

Muito boa essa sua viagem hein!

 

Estou com 30 dias entre fevereiro e março marcados para uma viagem de MH na Europa. Vou chegar e sair por Roma.

 

Me animei pelo MH quando encontrei, nesta mesma empresa que vc alugou, na baixa temporada, E$ 63 por dia o de 2 pessoas!!! Este valor é pra pegar na alemanha.... Pegando em Roma dá uns 10% a mais...

 

Optamos pela Itália por ser pleno inverno. Em que época você foi?

 

Estou agora pesquisando livros com roteiros de carro na Itália e onde mais eu puder acabar chegando..

 

Gostaria muito de poder compartilhar desta experiencia que vc teve em maiores detalhes.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ae Glauber, tudo bom?

 

Cara, eu fiz a minha viagem em julho, auge do verão !!! peguei 40 graus em Budapeste foi loucura hahaha meu sonho é fazer um wintercamping como voce vai fazer agora.

 

vc ja conhece o site http://www.thecampingmap.com/ ? é um banco de dados com todos os campings europeus, quando você tiver seu roteiro de viagem pronto, voce já pode ir pesquisando nesse mapa onde voce vai parar para acampar perto das cidades que voce colocou no roteiro.

 

não se preocupe se o camping for longe do centro, é difícil encontrar um camping no centro da cidade como aconteceu comigo em Budapeste, normalmente os campings ficam em zonas rurais e em estradas secundárias. Mas sempre tem um metro, trem ou onibus que passa de meia em meia hora levando e trazendo o pessoal do centro!

 

eu fiz um trecho da minha viagem pela itália, entrei pelo norte austríaco e fiquei ali no norte mesmo, em Cortina Dampezzo, cidade conhecida por sediar as olimpíadas de inverno, lá eu encontrei 3 campings, é uma opção legal para você caso queira esquiar um pouco...

 

na Europa em geral eu pude perceber que eles sempre tem 2 estradas paralelas, a Highway e as secundárias (estradas usadas antes de se fazer as highways modernas). Nas autoestradas, cada país cobra de sua maneira (exceto a alemanha), os austriacos exigem um passe colado no seu vidro dianteiro (comprado em qualquer posto de gasolina do norte da italia ou até mesmo na austria) e os italianos cobram pedágio ao sair das auto-estradas, quando voce entra, vc ganha um tiket, e na saída eles calculam quantos Kilometros vc andou até lá e te cobram um valor.

 

Mas se você não tiver pressa em chegar no seu destino, ande sempre pelas estradas secundárias, elas são mil vezes mais bonitas e não é cobrado nenhuma taxa. Inclusive, os campings todos ficam nestas estradas secundárias, não tem campings em Highways, ou seja, se voce estiver andando e procurando uma plaquinha com a barraquinha indicativa para camping, só vai encontrar nas estradas secundárias.

 

PS: as estradas secundárias da europa são melhores que as nossas auto-estradas, estava dando uma volta em umas cidadezinhas no interior da alemanha, em estradas que só passam tratores e maquinaria de agricultura e o asfalto deles é mil vezes melhor que os nossos. Só encontrei estrada esburacada na Hungria... a hungria está bem pobrezinha comparada com o resto da europa, eles passaram a perna em mim 2 vezes, uma quando a maquina de lavar roupa do camping engoliu minha ficha e outra na hora de pagar um jantar.

 

como eu disse acima, outra coisa legal dos campins eh que eles sempre tem pelomenos duas maquinas de lavar e de secar que funcionam a base de fichas, então vc só precisa se preocupar em comprar o sabão em pó na recepção.

 

apesar do wintercamping ser muito comum na europa, não tenho certeza se todos os campings ficam abertos, mas eu digo isso apenas por experiência de campista sulamericano, pois por aqui muitos dos campings só abrem no verão, mas espero que na europa seja diferente, lá eles adoram acampar.

 

eu fiquei em um camping nos alpes austríacos, me cobraram 11 euros por pessoa + 11 pelo motorhome, chamado Camping Schwarzsee (lago negro), foi o melhor camping que eu fiquei em toda a viagem, mas eu gostaria de ter ficado nele no inverno, ele fica bem no meião dos alpes, tem pista de ski do lado e o melhor de tudo, esse camping faz parte de um hotel 5 estrelas, quem está acampado, pode entrar em todas as dependencias do hotel como piscina aquecida com vista para os alpes nevados, saunas, restaurantes 5 estrelas... é lindo. Esse camping eu tenho certeza que funciona no inverno pois lá tinham muitos trailers estacionados vazios, guardando vaga para o inverno, onde eles podem esquiar e desfrutar de um hotel 5 estrelas pelo preço do camping (esse é mais caro no inverno, mas nao lembro quanto)

 

ai vai um mapa de onde está o camping, repare que esta foto de satelite do google foi tirada no verão (nao tem neve) e veja quantos trailer estão lá estacionados esperando pelo inverno

 

http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&t=h&msa=0&msid=105601478698541397251.00048c21f82ece884d7ff&ll=47.458331,12.365026&spn=0.008632,0.014141&z=16

 

boa sorte na sua viagem, fique tranquilo que lá tudo funciona e você não vai ficar na mão.

 

qualquer duvida sobre qualquer coisa pode me perguntar que eu te ajudo

 

bom frio!!! ::Cold::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá!!

 

Stephan é o seu nome? Obrigado pela presteza! Se n ão for te incomodar eu vou aproveitar e pedir varias dicas pra você no decorrer das minhas pesquisas então!

 

Esse camping do lago já tinha me dado agua na boca quando li seu post. Agora sabendo que esta no meio de uma estação de ski....diriamos que tá eleito hehe..

 

A idéia original era de que na baixa temporada eu não me preocuparia com reservas. Acha necessário reservar um como estes que parece ser procurado no inverno?

 

E quanto a paradas em postos e outros locais free, vc me recomenda algo para de vez em quando?

 

Eu sou completamente virgem no campismo, mas viajo de mochila desde os meus 17 anos, quando a galera foi pra porto seguro na formatura do terceirão pela CVC e eu com um colega, pelo mesmo valor, compramos as passagens, alugamos um buggy e um hotel fora do centrinho hehe.... Acho que não vou ter grandes dificuldades, até porque o que mais me incomoda nas viagens é ficar fazendo e desfazendo mala, procurando hotel e ter meu dias amarrados pelas reservas e datas de voos!

 

De onde é você?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então Glauber, meu nome é Stephan mesmo, sou de São Paulo, capital.

 

Cara, pelo que voce disse acima, tenho certeza que voce vai gostar de viajar de motorhome. Essa viagem que eu fiz em julho foi exatamente assim, sem datas, sem roteiro certo, só com algumas cidades chaves que nós gostariamos de visitar, as estradas muitas vezes voce acaba mudando a rota original pois algum campista indica alguma coisa pra voce ver que vale a pena mudar a rota um pouco...

 

Parar em postos de gasolina com o MH é uma prática bem comum aqui no Brasil, mas lá eu não vi isso não, mesmo porque, em qualquer estrada, a cada meia hora apareciam mais e mais placas indicativas de campings. O problema maior é a infra... voce precisa ligar seu motorhome na tomada para acender as luzes, geladeira... esvaziar a caixa de esgoto, agua servida e tal, isso nao da pra fazer num posto de gasolina, fica até desconfortável dormir no meio do posto ao invez de pagar um pouco pra ter um camping com banheiro e tudo o mais... como agente nunca tinha acampado de motorhome e estavamos acostumados com nosso trailer aqui no Brasil, agente combinou em só fazer xixi no motorhome, para coco agente ia nos banheiros do camping mesmo.

 

o banheiro do MH eh o seguinte, voce faz as coisas nele e elas ficam armazenadas numa caixa de detritos, essa caixa, voce tem que tirar manualmente e abrir nos sanitários dos campings, depois dar uma bela "mangueirada" no local para os outros campistas nao sentirem seu cheirinho quando forem lá fazer o mesmo hehehe. Mas não se assuste, isso tudo é com cliques e alças, voce não tem contato com os detritos em momento algum.

 

Uma dica agora, não sei se eles vão te falar isso lá, na Alemanha eles me falaram, mas vai saber se os italianos são simpáticos né... Tem um líquido azul que voce joga dentro da privada a cada desgarga que voce da, ele eh um tipo de corante com cheiro bom que dissolve todos os detritos, ou seja, quando voce for esvaziar a caixa de detritos sai uma agua azul cheirosa, deixa essa tarefa bem mais agradavel, o próprio movimento do Motorhome andando pela estrada já é o suficiente para dissolver tudo. Eles vendem essa garrafa no lugar que voce aluga o MH (ou em qualquer recepção de qualquer camping), mas talvez já venha junto com o MH, da uma olhada no banheiro quando ele estiver dando as dicas. quando eu cheguei pra pegar o motorhome a mulher ficou 1 hora explicando tudo o que tinha no motorhome, os botões, como liga a luz, como abre o toldo, onde fica a mangueira, cadeiras, como abre a mesa, como faz tudo, preste bastante atenção no "tour" que a pessoa de lá vai dar que eh bem útil, os MHs são cheios de coisinhas que facilitam sua vida, se voce souber onde elas estão, fica bem mais agradavel, seria até legal voce filmar quando a pessoa for explicar, vai servir para te auxiliar e será uma lembrança super legal do seu MH e como ele funciona pro resto da vida, é uma pena eu não ter pensado nisso na hora...

 

alem desse tanque de detritos, o MH também tem 2 tanques de agua, um de agua potável e outro de agua servida, funciona da seguinte forma

 

Tanque Potável cheio / Agua servida vazio

(fique tranquilo, tem medidores que mostram quanto tem em cada um, igual tanque de gasolina)

 

conforme voce for usando a agua, no chuveiro e nas pias, elas vão pegando no tanque "limpo" e escoando pro tanque "sujo". Usando moderadamente, isso deve durar uns 2 ou 3 dias. Antes de sair do camping para seguir viagem, pare lá no mesmo lugar de descarregar os detritos e puxe a alavanca para esvaziar o tanque de agua servida (é tudo num buraco no chão, é só parar o MH em cima, é exatamente nesse buraco que voce joga os detritos também, questão de 2 minutinhos). OK com o tanque de agua servida vazio, está na hora de completar o tanque de agua potável, com a mesma mangueira que voce limpou o buraco do chão, coloque agua no tanque de agua limpa (igual colocar gasolina, super facil) e quando ele transbordar, pare, feche e boa viagem.

 

se você tiver a oportunidade de levar um GPS com os mapas da europa com você é uma boa viu, eu fui com GPS e não me perdi, se voce quiser algumas dicas de GPS, eu te mandei meu e-mail por PM, me manda e-mail que eu te envio o que voce for precisar

 

sobre as reservas, não sei como isso funciona, acho que lá a infraestrutura permite que tenha vagas sempre para os veiculos em transito, e como tem muitos campings próximos uns dos outros, se não tiver vaga em um, com certeza vai ter vaga no vizinho, o próprio proprietário do camping vai te indicar onde tem camping com vaga.

 

cara, como eu falei, Cortina Dampezzo foi uma cidade olímpica dos jogos de inverno, lá tem diversas pistas de SKI e tem 3 campings enormes, todos cortados pelo rio principal que passa pela cidade, uma delícia dormir lá, só não sei se no inverno esse rio não vai estar congelado... A cidade é pequena e charmosa, fica no norte da italia quase na fronteira com a austria, também fica bem no meião dos alpes italianos (onde tem as famosas Dolomitas), é uma boa opção para praticar esportes invernais.

 

PS: olha, sem querer causar medo nem nada, mas toma cuidado com o Sul da França e os países menores como a croácia e a eslovênia, não digo isso por preconceito, mas sempre que agente parava em algum camping algum campista tinha alguma história de arrepiar sobre esses lugares... assaltos, violência, roubos inclusive dentro dos campings por causa de marroquinos e ciganos... não fui nestes lugares para ver se era verdade e nem quero ir, sugiro que voce também não vá...

 

 

vou postar mais umas fotos aqui que valem a pena ver

 

Aqui que é o ralo que fica no chão para esvaziar os tanques de agua servida e o de detritos

p2i1.jpg

 

Esse é o tanque de detritos, facil de tirar, esvaziar e colocar de volta, não vaza nem escorre, uma maravilha

p2i2.jpg

 

Aqui é onde voce abre a valvula para despejar o tanque de agua servida no ralo

p2i3.jpg

 

Os taqnques de lavar roupa com as maquinas de lavar e secar ao fundo

p2i4.jpg

 

maquinas de lavar a base de fichas

p2i5.jpg

 

Essas aqui são as Dolomitas, as cadeias de montanhas mais famosas dos alpes italianos

p2i6.jpg

 

estacionado no lago di landro, ao pé das dolomitas

p2i7.jpg

--

p2i8.jpg

 

entrando na agua no lago di landro

p2i9.jpg

 

mais duas fotos, uma do meu MH, estacionado dessa vez num camping austriaco em IMST e outra do camping em geral

p2i10.jpg

--

p2i11.jpg

 

Glauber, posta uma foto do motorhome que voce escolheu pragente ver

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...