Everest - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre o Nepal, Tibete, Butão e outros destinos na Cordilheira do Himalaia

Mensagempor Hendrik » 23 Jul 2004, 15:47

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Legal esse seu resumo do trekking. Valeu!!<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

Disponha, só que o resumo não é meu. Retirei do livro "Everest, A Trekker´s Guide", de Kev Reynolds, editora Cicerone Press LTDA (RU). Ainda não terminei de ler, mas parece ser um bom guia (certeza só terei quando o usar lá), com detalhes das trilhas, onde virar, o que fazer, como fazer, que picada leva prá onde, etc. Infelizmente abrange apenas até Kala Pattar, dedicando pouca coisa à trilha até o campo base do Evereste, meu gol.

O livro também tem os percurso em forma de planilha, mas essa não sei como reproduzir num editor de texto e poder colar aqui. O resumo acima tava bem alinhado no Bloco de Notas mas quando colei ficou todo borrado. Ainda bem que deu prá entende-lo...

Como tem gente pretendendo fazer o Circuito do Annapurna, sugiro a aquisição do livro Annapurna, A Trekker´s Guide, do mesmo autor e editora. Se for tão bom quando o Everest Trekker´s Guide, vale a pena. O livro é pequeno, de fácil manipulação, organização simples, clara e objetiva. Não o pesei ainda, mas duvido que chegue às 400g. Só peca pelos mapas, que são simples croquis, mas mapas pode-se levar à parte, não é? e o próprio livro indica alguns mapas considerados bons pelo autor.

[]´s

Hendrik
Hendrik
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 07 Fev 2004, 19:11
Próximo Destino: GR-20, Córsica, França.
Reputation point: 21

Mensagempor Hendrik » 26 Jul 2004, 12:16

Beleza, StinkFoot?

Também adquiri o "Trekking in the Nepal Himalaya" do Lonely Planet.

Muita qualidade, muito completo, muitas dicas mas... muito pesado para quem planeja fazer trekking independente em estilo alpino...

Mas vou ver se convenço meu irmão, que vai comigo, a leva-lo. Afinal, irmão caçula é prá isso mesmo...

Agora, como disse algures, não sei se é possível fazer o Everest Camp Base e o Gokyo em 30 dias, partindo de Jiri. E se possível, o que seria melhor: primeiro o Evereste ou primeiro o Gokyo. Acho que quando chegar em Namche Bazaar vou tirar cara ou coroa quando chegar na bifurcação...

[]´s

Hendrik

[]´s

Hendrik
Hendrik
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor StinkFoot » 27 Jul 2004, 15:06

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by rgnovelli</i>
<br />
Lá mesmo na Livraria Cultura do VillaLobos ?
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

Tranquilo Rogério?

Foi lá mesmo. Alias fica a dica pra todo mundo que está caçando os guias do Lonely Planet. Eles tem uma gôndola, em estilo "totem", dedicado somente à títulos do LP, até o Trekking in the Andes (Peru,Ecuador & Bolivia), tinha por lá.
StinkFoot

Data de registro: 28 Out 2003, 17:29
Reputation point: 0

Mensagempor Gmar » 31 Jul 2004, 16:44

Há 3 anos atrás estive na India durante 75 dias e voei para o Nepal de Varanasi para kathmandu. Na época a passagem mais barata para a Ásia era por Johannesburgo. Para vcs planejam ir ao Nepal digo que em Kathmandu tudo é muito fácil, a cidade é alto astral, coisas baratíssimas, bons restaurantes, hotéis e pousadas. Fomos de forma independente fazendo todas as reservas de hotéis pela internet. Uma vez chegando lá, é muito fácil de se virar sozinho sem agência de viagem daqui, acreditem. Bom, para quem gosta de aventura, o improviso tb faz parte, apesar que a nossa viagem houve uma certa organização. Não fiz este treking... fui a Pokara e arredores que tb é muito interessante. O povo é super gentil e os serviços em geral bem eficiente. Aproveitem a dica e boa viagem.
Gmar

Data de registro: 31 Jul 2004, 15:08

Mensagempor Zeba » 01 Ago 2004, 09:46

Uma vez chegando em Kathmandu, dá pra fazer o trekking de maneira fácil e barato. Só otário pagaria US$ 2.500,00 (parte terrestre apenas), preço q as agências de viagens pra amolfadinhas metidos a "aventureiros" cobra.

Uma coisa : compre VOCÊ mesmo (nada de intermediários...) a permissão para o trekking pois sem ele vc não entra. Precisa carimbar esse papel em alguns postos de fiscalização durante o trekking.

O escritório é fácil de localizar. Dê uma olhadinha no LP q tenho certeza q tá lá ou senão é só perguntar para um outro viajante qdo estiver no Nepal.

Um conselho : Para aqueles q forem fazer o Annapurna, deve-se ir para a cidade de Pokhara numa viagem de ônibus um tanto cansativa. Pode-se ir de avião tbém mas aí vai depender do seu $$$.

Tem um agência chamada SUISSA q é de/para israelenses e esse povo sabe bastante de economia ! Eles agilizam trekking, porters, rafting, bilhete para ônibus, etc.

Acho uma boa pelo menos checar os preços deles caso vc necessite algo...um bilhete de ônibus para Pokhara, por exemplo.

Eu fiz o trekking de maneira independente na região do Annapurna e, apesar de ter sido a coisa mais chata q já fiz em toda a minha vida, foi uma experiência "interessante", afinal não é todo dia q se pode fazer uma viagem pra um lugar como o Nepal, mesmo q eu não tenha gostado tanto assim daquela trip mas isso é outra história.

Outra coisa q é bom checar é quanto a segurança (ouvi dizer q tá ok). O país tá em pé de guerra pois os Maoistas estão entrando em choque com as tropas do governo (quem viu as condições q o povo vive e q a família real vive, dá pra entender o porquê) e vira e mexe tem um massacre aqui e ali mas os viajantes não são alvos, pelo menos por enquanto.

Porém, ouvi dizer q está havendo um certo "pedágio" cobrado em alguns trekkings... Não é caro mas é melhor ficar esperto.

Pra quem tá indo pro Nepal, não se esqueça de dar um pulo (literalmente) lá no bungy jump, q fica no caminho para o Tibet. São 160 mts e está entre os mais altos do mundo. No Nepal tbém rolam altos rios para rafting, pra quem gosta é um prato cheio.

Boa viagem e abaixo o turismo caro !

Agora uma perguntinha pro amigo "stinkfoot"

Brother, o q vc quiz dizer com "Feitas as reservas quanto ao estilo "gringo" de ver o mundo (ando com a impressão de que os guias da LP foram feitos para aliens que pretendem fazer um contato imediato de 3o. grau com terráqueos)" ???????

Abraço
Zeba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 05 Jul 2004, 12:36
Reputation point: 19

Mensagempor Hendrik » 01 Ago 2004, 15:27

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"> Só otário pagaria US$ 2.500,00 (parte terrestre apenas), preço q as agências de viagens pra amolfadinhas metidos a "aventureiros" cobra.<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

Não está sendo um pouco duro no seu comentário? algumas pessoas querem fazer o trek mas embora disponham da grana, não dispõe da prática, não querem se arriscar e/ou não têm muito tempo para se perder numa trilha.

Imagina só se agora cada um chega aqui julgando os outros pelos seus estilos de trekking. Qualquer dia um cara que faz sobrevivência diz por aqui algo como: "só um otário paga 150 dólares em alimentação. Aventureiro de verdade se vira pelo caminho."

É como está no site do Gente de Montanha: Uns dizem que porter é coisa de fracote e montanhista que é montanhista carrega tudo nas suas costas, em estilo alpino livre. Outro diz que estilo alpino livre com um companheiro é coisa de fracote pois montanhista que é montanhista escala sozinho. Aí vem outro e diz que montanhista que escala sozinho com cordas é fracote pois montanhista que é montanhista escala sem elas. E etc, etc, etc...

Quero dizer: sempre vai haver diferentes maneiras de se fazer a mesma coisa e não uma única e ideal. Tem gente que começa em Jiri, tem gente que começa antes de Jiri, tem gente que voa e começa em Lukla e li que tem uns que vão de helicóptero até depois de Lukla e começam de lá. Acho que mais importante que fazer assim ou assado, é saber o que pode fazer, estar consciente de suas limitações e/ou possibilidades.

Sobre as permissões, para o Evereste li que se pode comprar ou em Kathmandu ou na entrada da reserva mesmo.

[]´s

Hendrik
Hendrik
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Zeba » 01 Ago 2004, 16:47

A questão não é o tipo de trekking, se vai carregar a mochila ou se vai pagar alguém para fazê-lo, qto tempo, dificuldade, ou ainda se vai escalar uma montanha, descer corredeiras, etc. Não precisa ser super-herói...nem rico.

Gastar 5,10 ou mais vezes para fazer algo é prova ou de desconhecimento de causa, sobra de dinheiro ou pior, de burrice mesmo...Além do mais, o dinheiro não vai quase em nada para quem precisa pois esses ganham uma miséria, mas sim para o dono do negócio.

Além de tá pagando a mais, ainda não tá contribuindo muito para o desenvolvimento do lugar, das condicoes de vida das pessoas etc etc mas isso eu prefiro nao me alongar no assunto, afinal a playboyzada não tá nem aí pra essas coisas... É o típico consumidor-revista-Caras mas deixa quieto, tem gente q gosta e defende com unhas e tapas, né ? cada um na sua...

E mais, acho importante mostrar q é sim possível viajar gastando pouco para tentar de certa forma mudar a idéia de que só viaja quem é rico, o q acontece bastante por aqui. Quem sabe dando um "chacoalhão" faça as pessoas mudarem de idéia. Vou ficar feliz em saber q um dia eu tenha provocado isso e já tá a caminho...

Quero q as pessoas q acessem essas info aprendam isso e, quem sabe, se aventurem pelo mundo pois se acreditarem q só com US$ 2.500,00 (tsc tsc ) se faz um trekking bacana, fica difícil e aí sim, não viajam mesmo e acabam perdendo bastante do q o mundo tem para oferecer.
Zeba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Hendrik » 01 Ago 2004, 17:06

Entendi. Não é questão de gastar muito para viajar, mas divulgar que é possível fazer o mesmo por bem menos, logo fazer com que mais trekkers se interessem em viajar. De acordo. Eu mesmo só decidi por Nepal após saber que se podia fazer trekking independente por lá. Antes disso só encontrava sites de agências cobrando absurdos. Achava que chegando lá não iria conseguir chegar nunca no campo base do Evereste se não tivesse guias e pernoitasse e comesse todos os dias em pensões e casas-de-chá. Graças ao StinkFoot descobri que é possível fazer um trekkig mais "barato" por lá, mas mesmo assim eu calculei uns 2500 dólares por pessoa. Quando tiver chegando mais perto e tiver os mapas poderei saber melhor.

[]´s

Hendrik
Hendrik
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Zeba » 01 Ago 2004, 17:31

Exatamente.

A questão é viajar mais gastando menos, aí mais e mais pessoas vão viajar além dos trekkers (ok, estamos falando do Nepal então eles podem ser maioria nesse forum) mas também divers, mountain bikers, rafters, bungy jumpers, sky divers, sonhadores, etc além das pessoas normais (não que quem faça esses esportes sejam anormais, por favor...muito pelo contrário ! Epa, eu sou um deles !) como eu, por exemplo (humnn, nem tanto rsrs).

Acho legal e bastante produtivo fazer isso. veja seu caso : pensava q era praticamente impossível e viu q não era nada disso. E agora, percebendo isso vc vai poder viajar mais e divulgar essa maneira mais econômica e possível de fazer uma coisa maravilhosa q é viajar, incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.

E mais, numa dessas vc desistiria, prorrogaria por tempo indeterminado, mudaria de destino, etc e não faria o seu trekking, o q seria muito chato, concorda ? Poderia té fazer, mas gastando os olhos da cara e para nós, brasileiros, com o preço do dólar, euro e libra hoje não dá nem vontade de passar perto do aeroporto, quanto mais gastar uma fortuna por algo q dá pra se fazer gastando menos.

A propósito, qto vc acha q vai pagar pela psg ? Dei uma dica num desse foruns sobre psg aérea. Dê uma olhadinha q acho q pode te ajudar...não só a vc mas PARA TODO MUNDO !!!
Zeba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor StinkFoot » 03 Ago 2004, 13:51

Fala Galera,

Deixe de postar a alguns dias, quando os micros aos quais eu tinha cesso simplesmente não conseguiam ler o novo layout das páginas....
Ainda está um lixo mas vamos lá.
Beleza Zeba?
Oque eu falei do LP, é sobre aquele tom de eterno alerta que parece ecoar por todo o texto. Parece que a maior preocupação da viagem é não ser passado pra trás, como se esse fosse o objetivo de todos que cruzam o teu caminho. É evidente que um bom guia não pode deixar de dar dicas, sejam elas correlatas a segurança, ou conduta, mas as vezes parece que a orientação do texto, faz com que a cultura local pareça algo de outro mundo, não necessariamente pelo fato de ser exótica, mas simplesmente por não estar alinhada com a ortodoxia ocidental, principalmente anglo-americana.
Mas isso não tira o mérito do conteúdo amealhado no volume, que é excelente.

Agora, conta ai. Que aconteceu no trekking do Annapurna que tornou a viagem tão ruim?
StinkFoot

Data de registro: 28 Out 2003, 17:29

Mensagempor psain » 04 Ago 2004, 00:43

Fui ao Annapurna há 3 anos e realmente é uma viagem fantástica. Realmente não é preciso contratar uma agencia daqui. Caso vc se sinta desconfortável, pode-se contratar em Kathmandu ou Pokhara. Nos guias Lonely Planet, Rough Guide ou Footprint pode-se encontrar e-mails destas agências e inclusive fechar um esquema com um guia que fale inglês. Os caras até te pegam no aeroporto. Qto ao trekking, no meu ano teve alguns acidentes, inclusive com fatalidades. Fazer trekking sem um guia que conheça bem as trilhas pode ser perigoso. Em determinadas épocas do ano há o risco de avalanches e se vc estiver na trilha errada pode dançar... Na semana em que estive fazendo as trilhas do Annapurna, três caras morreram soterrados por conta d euma avalanche: o guia dos caras deixou eles irem na frente e acabaram pegando a trilha errada... Além do mais, um bom guia vai te explicar melhor os costumes locais e inclusive procurar te acomodar nas melhores pousadas. Como os trechos mais curtos duram ao menos uma semana, contratar um guia experiente vai fazer uma grande diferença na sua viagem. Qto ao bolso, vc consegue recuperar a grana, mas o tempo náo se pode obter de volta. Abs a todos e boa viagem! Ah! Se ainda não compraram anoraks, botas e mochilões deixem pra comprar em Pokhara, é muito mais barato. Em Kathmandu, tivemos dificuldades para comprar equipamentos e qdo encontramos era muito mais caro do que em Pokhara.
psain

Data de registro: 04 Ago 2004, 00:27

Mensagempor Hendrik » 04 Ago 2004, 12:13

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Zeba</i>
<br />
800 euros Brasil - Nepal ? Boa sorte mas acho isso impossivel. A não ser q vc tenha milhagens ou trabalhe/conheça alguém q trabalhe em cia aérea...
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

Não, não... mais ou menos 800 Euros saindo da Bélgica. Semana passada ainda vi por 715, sem as taxas, numa agência de viagens daqui.

Mesmo assim calculei tudo em torno dos 2500 euros/pessoa.

Psain:

Quando olho os trajetos no guia do LP, fico até com medo de não conseguir chegar aos meus gols (EBC e Gokyo ri). Seguindo tudo que eles tem lá, dava uns 28 dias certinhos. Considerando que irei sem guia, por uma questão de princípios, e que tenho um horrível senso de direção, já antevejo ter que sacrificar algum gol por conta de ficar perdido... estou confiante que Jiri > EBC de fato tem muitas aldeias pelo caminho para poder me manter na trilha. Já para o Cho la e Gokyo, sei não... de qualquer jeito já deu para ver que se quiser atingir esses gols, o trekking terá de ser puxado.

Estou considerando comer nas casas-de-chá e/ou lodges, já que andei vendo que seria difícil carregar uma cargueira onde a comida pesaria mais de 15kg!

Mas ainda tenho tempo... e vou preparar um trekking alternativo, caso não possa concretizar o Nepal. Talvez algo nos Andes ou Alpes e Pirineus.

[]´s

Hendrik
Hendrik
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor yanna » 20 Jan 2005, 14:38

Oi Hendrik,

To viajando na segunda, 25/1/5. To fazendo Lond/Kathmandu/Delhi/Lond por £430 pounds, numa passagem valida por um ano na STA. Eles dizem que com carteira de estudante eh mais barato, mas no fim das contas eh a mesma coisa. Acho que foi um bom negocio pq chego num pais e saio pelo outro, jah que tinha plano de ir aos dois mas se comprasse ida e volta pro mesmo canto ia ter a mao de obra de chegar e partir do mesmo lugar.

Pretendo fazer Nepal e Norte da India. Soh acho que podia ter comprado o inverso, comecar pela India e acabar pelo Nepal (o que recomendo!), pro negocio ser mais progressivo e nao depressivo. Mas agora tah feito!
yanna

Data de registro: 20 Jan 2005, 14:18

Mensagempor eloir » 20 Jan 2005, 16:12

Blz Yanna,
Bom, ainda não tenho muita coisa, mas pelo que lí e conversei com outras pessoas, o trekking na região das Anapurnas é um dos mais bonitos do mundo. Tem mais de uma opção de caminho, dependendo de quantos dias vc tem disponível. Aqui vai um link com a explicação dia a dia do trekking:
http://www.hsdejong.nl/nepal/miscellane ... purna.html
Quero comprar o Lonely Planet, mas está meio difícil, pois não estou encontrando aqui no Brasil, acho q vou ter q importá-lo mesmo. Tb gostaria de visitar a India, deve ser muito legal, super diferente da nossa cultura, mas a princípio pretendo fazer Nepal e Tailandia.
Quantos dias vc vai ficar viajando? Vc vai sair de Londres ou está aqui no Brasil. Se puder (e quiser) mande noticias da sua viajem, preciso recolher maiores informações...

Falow
Eloir.
eloir

Data de registro: 24 Out 2003, 16:45

Mensagempor yanna » 20 Jan 2005, 17:46

Oi Eloir,
Entao.. to indo passar 3 meses entre Nepal/India. To na Inglaterra faz cinco meses e depois volto pra Europa, ainda pretendo ir pra Holanda, Espanha, Berlim, Portugal e Marrocos antes de voltar pro Brasil, se a grana der.. To ligada que o Anapurna eh o mais famoso, queria saber mesmo se uma quase sedentaria como eu daria conta.. desconfio que nao. Jah que vc tah planejando ir pra Thai, vah em Laos.. dizem que eh um pequeno Tibet por lah. Divirta-se!
yanna

Data de registro: 20 Jan 2005, 14:18

AnteriorPróximo

Retornar para Nepal, Tibete & Butão

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor