Évora - Perguntas e Respostas

Guias e Troca de informações sobre destinos em Portugal

Évora - Perguntas e Respostas

Mensagempor MauroBr. » 28 Abr 2009, 20:22

fotos
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 25 Abr 2005, 21:44
Reputation point: 2704

Re: Évora - Perguntas e Respostas

Mensagempor MauroBr. » 28 Abr 2009, 20:23

Relatos
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor MauroBr. » 28 Abr 2009, 20:24

INformações na minha volta de POrtugal.
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor amfonsec » 14 Jun 2010, 21:44

Gostou de Évora, Mauro?
O que tenho que visitar lá?
amfonsec
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 01 Jun 2009, 23:31
Próximo Destino: Chile
Reputation point: 313

Mensagempor CLC » 06 Ago 2010, 08:18

Évora é uma cidade maravilhosa, classificada pela UNESCO como Património Da Humanidade. Nela temos história, com vestigios da ocupação humana desde a pré-historia (ver cromeleque dos Almendres), foi uma inportnate cidade no império romana (ver Templo, Museu de Évora, estrada romana, termas), fui uma importante cidade da idade medial, como se constata no centro histórico e na Catedral Romanica e Gótica, do renascimento tem o Palacio D. Manuel, Igreja São Francisco e Capela dos Ossos, fonte da Praça de Giraldo, enfim uma capital regional do Alentejo, onde existem solares da aristocracia alentejana estando alguns deles ao serviço do turismo. Atenção especial ás ruas centro histórico, ás dezenas de igrejas e conventos, destaque da Cartucha e Universidade de Évora e ainda aqueduto àguas Livres e claro a Praça do Giraldo.
CLC

Data de registro: 17 Fev 2010, 11:47
Reputation point: 0

Mensagempor crikel » 12 Set 2010, 18:48

olá!
Será que consigo conhecer Évora em apenas um dia? Estarei em Lisboa em novembro e pretendo fazer um bate e volta... é possível?
Abraços
Cristiano
crikel

Data de registro: 22 Jul 2008, 13:10
Próximo Destino: Bahia
Reputation point: 23

Mensagempor amfonsec » 13 Set 2010, 07:57

Se estiver de carro, dá pra fazer tranquilo. De onibus fica meio corrido.
amfonsec
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 01 Jun 2009, 23:31
Próximo Destino: Chile
Reputation point: 313

Mensagempor Frida_ssa » 13 Set 2010, 11:24

Olá Mochileiros!!

Eu sempre quis conhecer Évora por ter sido uma cidade em que viveu a poetisa FLORBELA ESPANCA, que eu sou super fã... Inclusive na cidade tem um busto em homenagem a ela. Porém não tinha conhecimento dessa grande importância cultural da cidade...

Imagem
O busto de Florbela Espanca foi inaugurado em 1949 no Jardim Público de Évora e é da autoria do escultor Diogo de Macedo.
A poetisa Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894. Fez os seus estudos liceais em Évora, concluindo o curso em 1917. Viveu alguns anos em Lisboa, onde frequentou a Faculdade de Direito.
Problemas de saúde, sobretudo de índole psicológica, levaram-na a cometer o suicídio, em Dezembro de 1930, no Porto. Os seus restos mortais encontram-se actualmente no cemitério de Vila Viçosa.
Da sua obra, apenas dois títulos foram editados em vida: Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), tendo postumamente sido publicados os restantes, caso de Charneca em Flor (1930), Juvenília (1930); As Marcas do Destino (1931), entre outros.

Um poema.... um dos meus favoritos!

Saudades

Florbela Espanca

Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 08 Out 2009, 16:48
Próximo Destino: Travessia na Ilha de Tinharé - BA
Reputation point: 2336

Mensagempor Mari M » 24 Set 2010, 10:03

Gente, pra quem tiver um tempo a mais e, de preferencia, estiver de carro, recomendo a cidade de Monsaraz, no distrito de Évora. De carro, fica a uns 70 min de Lisboa e é quase na divisa com Espanha.
É uma cidade maravilhosa! Depois posso postar fotos que tirei lá, se vocês quiserem!
Abraços
Mari M

Data de registro: 15 Ago 2010, 20:17

Mensagempor Mari M » 24 Set 2010, 10:05

O nome completo é Reguengos de Monsaraz
Mari M

Data de registro: 15 Ago 2010, 20:17

Mensagempor deboragusmao » 09 Mar 2011, 12:14

Pessoal,
Olá. Alguém já ficou hospedado em Évora? Gostaria de indicação de um hostel/pousada/pensão, no centro da cidade.
Obrigada! :wink:
deboragusmao

Data de registro: 28 Out 2007, 00:33
Reputation point: 301

Mensagempor deboragusmao » 13 Jun 2011, 11:14

Olha eu mesmo me respondendo, hehehehe... ::lol4::
Fui a Évora e fiquei no hotel Riviera - http://www.booking.com/hotel/pt/riviera ... 30e9650bX9
Muito bom! Recomendo muito!
Évora é uma cidade pequena, com muitas igrejas. Dá para ver tudo em um dia (no máximo 2). O ruim é meio de transporte para chegar lá, porque não tem trem (comboio), então tem que ir de ônibus a partir de Lisboa (1h30 de viagem, ônibus - ou autocarro, como eles chamam em Portugal - muito ruim) ou de carro.
Come-se maravilhosamente bem, como em todo Alentejo. Recomendo muito a carne de porco alentejana. Os vinhos tb são ótimos! ::cool:: ::cool:: ::cool::
deboragusmao

Mensagempor ale_d_mais » 14 Jun 2011, 18:47

Deboragusmao e colegas, pelo que vi dá para chegar a Evora de onibus a partir de Lisboa. Qual o custo da passagem? E quais os horarios e de que local de Lisboa eles saem e quais os horarios de retorno. Ficarei 4 dias em Lisboa e estou pensando em um bate-volta, vale a pena? e o que seria "muito ruim" do onibus?
Obrigado,
Ale
ale_d_mais

Data de registro: 02 Dez 2010, 19:13

Mensagempor deboragusmao » 15 Jun 2011, 12:55

ale_d_mais escreveu:Deboragusmao e colegas, pelo que vi dá para chegar a Evora de onibus a partir de Lisboa. Qual o custo da passagem? E quais os horarios e de que local de Lisboa eles saem e quais os horarios de retorno. Ficarei 4 dias em Lisboa e estou pensando em um bate-volta, vale a pena? e o que seria "muito ruim" do onibus?
Obrigado,
Ale

ale_d_mais
Oi.
Eu vou dar minha opinião (não pode ser diferente, né? hehehehe...).
Sobre ônibus (que em Portugal chama-se autocarro) para Évora, vale consultar http://www.rede-expressos.pt/default.aspx
No site tem os preços e opções de horários. O ônibus é muito ruim porque é desconfortável (bem pior do que os ônibus que eu utilizo no estado de São Paulo :( ). Não tem banheiro, as poltronas não reclinam e são muito próximas. Se for viajar, recomendo que não compre as poltronas 1, 2, 3 e 4, que ficam na frente. Eu viajei na poltrona 1 e nem conseguia esticar minhas pernas (e eu meço 1,60m, nem sou alta).
Se vc vai ficar apenas 4 dias em Lisboa, considerando que não conhece a cidade, não acho que valha a pena ir até Évora. Lisboa é uma cidade linda, cosmopolita, cheia de atrações. Vc pode fazer um passeio de dia inteiro até Sintra (que é bem mais bonita que Évora - na minha opinião, claro!) e aproveitar 3 dias em Lisboa. Se for a Sintra, sugiro que vá de comboio (trem) que pega na estação Rossio (no centro de Lisboa). Na volta, em vez de vir de comboio direto Sintra-Lisboa, vc pode ir de ônibus até Cabo da Roca (Sintra-Cabo da Roca-Cascais) e de Cabo da Roca até Cascais (tb de ônibus). Em Cascais vc pega comboio de volta para Lisboa. É um passeio legal, de um dia inteiro. Cabo da Roca é o ponto mais oeste da Europa, eu gostei de ter ido lá.
Boa viagem e aproveite! ::otemo::
deboragusmao

Mensagempor ale_d_mais » 16 Jun 2011, 20:51

Deboragusmao, realmente voce deve ter sentido saudades dos cometoes de SP indo para Evora e fiquei me imagindo 2x2 na cadeirinha que voce se sentia apertada. Estou praticamente tirando Evora do roteiro.
E vou para Sintra-Cascais-Cabo do Rocca. Um dia talvez de um pulo em Fatima sobrando dois em Lisboa. Explorando os seus conhecimentos, o que seria imperdivel em LIsboa? Esta na minha lista o convento do Carmos, O mosteiro do jeronimos, torre de belem e talvez o teleferico do parque das nacoes. O Oceanario vale a pena a visita?
Obrigado,
Ale
ale_d_mais

Data de registro: 02 Dez 2010, 19:13

Próximo

Retornar para Portugal

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor