Ir para conteúdo

Fábrica chinesa - Produz diversas marcas famosas de barracas!


Amend

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Caros leitores, para fins "pedagógicos", destaco que o intuito deste post não é desvalorizar as marcas citadas, muito menos a China como país ou grande pólo industrial, pois vale lembrar que lá se fazem produtos de péssima qualidade sim, porém, na grande maioria, os produtos são de altíssima qualidade, com emprego de muita tecnologia e estudo, dos quais, muito provavelmente, ainda não chegaram ou se aperfeiçoaram no Brasil, EUA ou outros países.

 

A discussão só pretende colocar em tela a realidade dos equipamentos vendidos no Brasil em comparação com o mercado exterior e dar uma fomentada no pensamento crítico do pessoal que pretende investir em equipamentos esportivos, principalmente equipamentos de montanhismo, em especial as barracas!

 

Vamos ao post em si!

 

Bem pessoal, depois de muito fuçar pela internet encontrei uma coisa que me fez rir!

 

Descobri uma tal de Shanghai Zanpai Trading Co., Ltd..

 

Eles são fabricantes de uma infinidade de produtos que posteriormente são rotulados por grandes marcas, principalmente no ramo de equipamentos de caça, pesca, camping e aventura.

 

Fui consultar algumas barracas para ver o nível do material que produziam. Adivinhem o que encontrei? Modelos de grandes marcas como Kelty, Hilleberg, Vaude, Ligthwave, Marmot, Big Agnes, Rei, The North Face, MSR, AZTEC, TerraNova e outras. Fiquei principalmente interessado, quando percebi que algumas dessas marcas tinham logos impressos nas barracas que eles colocaram em seu catálogo de produtos. No momento fiquei impressionado ("óóóó é da china!", como se eu e todos nós já não soubéssemos disso né?), mas como de costume, tudo neste mundo é feito na china.

 

Depois que caiu a ficha, decidi dar uma olhada nos preços de unidade das barracas e depois de muito fuçar achei algumas informações de preço. Confesso, depois de olhar os preços fiquei um pouco revoltado! HAHAHAHAHAHA! Explico.

 

Simplesmente barracas que nos EUA custam entre $150 e $800,00 e, no Brasil, com super impostos e tudo mais, custariam para o consumidor final um preço entre R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00, dependendo do modelo, custam de $5 a $200 na china, incluindo o lucro do fabricante chinês.

 

Vamos combinar dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo não?

 

Uma barraca vendida na china por R$ 100,00, no Brasil custa por volta de R$ 1.000,00, mas calma existe coisa mais engraçada e indignante. Sabem aquelas barraquinhas de mercado que custam de R$ 120,00 até 180,00? Pois é, são as de $5,00 a $15, ou seja, a fabricante chinesa vende, com lucro, por R$ 9,50 a R$ 25,00 as mais caras. De verdade, pergunto de volta, não dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo?

 

Brincadeira né? Fazer o que essa é a realidade do nosso país! É a realidade do nosso mercado de consumo, principalmente no ramo de equipamentos esportivos!

 

Quer conferir o endereço de negociação de quantidade do fabricante chinês que comentei acima?

Acesse: http://grant.en.alibaba.com/search/product?_csrf_token_=tg2ust1k5o9k&IndexArea=product_en&SearchText=tents

 

E ai qual a sua opinião sobre o super faturamento dos equipamentos de escalada, em especial as barracas?

 

Minha opinião: -Vou fazer um mochilão pela China, com ajuda das dicas do mochileiros.com, é claro, e comprar todos os meus equipamentos de montanhismo por lá! HAHAHAHAHA!

 

 

Abraços a todos e lembrem! Quando forem comprar uma barraca, chorem desconto! Ora, Eles podem dar! HAHAHAHAHA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Amend,realmente dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo,mas ressalto que a 2 anos atras um grupo de conhecidos tentou comprar um lote de 5 bikes pelo alibaba direto da China e esbarramos na negociação,pois era muita falcatrua e se não me engano na época havia muita coisa em desabono em relação a estas vendas pelo Alibaba.Até gostaria de saber de alguem que compra pelo Alibaba atualmente para pegar os atalhos e manhas.

Abraço

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

 

Realmente revoltante, mas tenho apenas vontade de chorar... ::vapapu::::grr::

 

Quem sabe alguém aí se anima e "cria" uma marca nacional apenas para poder importar produtos mais técnicos e vendê-los a preços mais baratos, ou ao menos competitivos, com os que temos visto em nosso mercado outdoor. Obviamente recolhendo todos os ipostos e operando em estrita legalidade.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu conheço um pequeno importador de produtos baratos vindos da China para serem vendidos em lojas da 25 de Março que está numa situação que reflete bem como as coisas funcionam no Brasil.

Ele está indo a falência porque além da alta taxação de impostos, sempre tem um pouco de sua carga subtraída dentro do porto e vez ou outra precisa pagar "taxas extras" (que não existem oficialmente) como forma de agrado para não fazerem corpo mole e liberarem logo sua carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Mas a Trilhas e Rumos já não faz isso Getúlio?

Bom... Poderiam ser mais baratas é verdade, mas as alegações dos importadores são sempre as mesmas: A maldita carga tributária de impostos e custos com distribuição...

 

 

Sim Sandro, mas a T&R já anda meio "grife"... Outras marcas então, como Azteq (Nautika), nem se fala. Isso explica, em parte o preço mais alto em relação ao nível dos produtos que comercializa. Poderiam ainda trazer alguns produtos mais "técnicos" do imenso universo de barracas e mochilas hoje produzidas na China... Ainda que o preço não seja dos mais baixos, pelo menos o pessoal teria mais opções... Não sei porque insistem em "sonegar" opções ao nosso mercado interno como o fazem.

 

A história do seu amigo importador da 25 de Março em parte também explica o custo abusivo desses "importados" chineses em comparação aos custos de produção. Maldita corrupção e burocracia brasileira!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O ideal mesmo é que ao invés de importarmos, fabricássemos mais.

Matéria prima, tecnologia de manufatura e mão de obra especializada não nos faltam, vide: Manaslu, Conquista, Curtlo, Alto Estilo, Acampar...

Mas para fabricarmos mais precisaríamos de uma demanda interna maior e que os inúmeros impostos que sobrecarregam cada fase de uma cadeia de produção reduzissem no mínimo pela metade, por isso sai mais barato pra Trilhas e Rumos importar o produto acabado na China que fabricar aqui.

Um dos problemas que encarecem muito os bens de consumo no Brasil são os custos com logística e armazenagem, é um absurdo o que pagamos de frete no Brasil em tudo que consumimos. Porém este é um problema que praticamente deixa de existir com as lojas virtuais quando feitas pelos próprios fabricantes.

E se fabricar para vender no mercado interno é difícil pelas razões expostas acima, no mercado externo é impossível concorrer com a China.

Apenas à título de comparação só a chinesa Eusebio Sporting fabrica mensalmente 50,000 barracas onde 60% da produção é consumida na Europa e apenas 15% na América Latina. (aliás eu suspeito que é ela quem fabrica alguns modelos das barracas da Trilhas).

E claro! Fora isso tudo tem o lucro que um fabricante ou distribuidor precisa ter, mas é lamentável vermos como a ganancia está mudando a Trilhas.

E a Manaslu é nojentinha, só quer atuar em uma linha que ela considerada “mais nobre”, “de elite” que é alta montanha. :evil:

 

Bom... É isso aí.

Abraço. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...