Facas... Qual comprar?

Canivetes, Facas e outros equipamentos de corte.

Nova mensagempor Frico » 08 Fev 2012, 20:40

trauco escreveu:
Frico escreveu:Caras,

Sinceramente.... dava pra fazer muito, mais muito mais coisas legaão com uma lapa de tora daquelas. Achei um desperdício! srsrsrsrs Deveria ter tirado uma raspinha externa e emendado, pronto!! Mesmo efeito srsrsr usava o resto em outras coisas kkkk

Frico:

Gringo nunca desperdiça, isso e coisa que só os países em desenvolvimento fazem ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

Se você reclamar o cara vai lhe passar um sermão por não estar vigiando a Amazônia ::hahaha::

Que nada srssrsr
Sermão sobre a Amazônio até vai, mas que gringo num despediça, vc tá de brincadeira. srsrsrrr
Frico

Data de registro: 18 Out 2011, 18:09
Reputation point: 0

Re: Facas... Qual comprar?

Nova mensagempor ( E ) » 08 Fev 2012, 20:45

trauco escreveu:(E)
Esta é uma faca que tem um cabo misto de chifre e couro:

Imagem

Detalhe:

Imagem

Quando o Frico falava da jumentona eu imaginava uma dessas com uma lâmina de 6mm ::hahaha::

Interessante!
( E )

Data de registro: 01 Nov 2011, 21:44
Reputation point: 814

Nova mensagempor ( E ) » 08 Fev 2012, 20:59

Phacsantos escreveu:Trauco

Esse vídeo é pra você,

http://www.youtube.com/watch?v=LgsDWb0o ... r_embedded

Já que estão juntando madeira...rs

Abraço

Parece piada!
( E )

Nova mensagempor Phacsantos » 08 Fev 2012, 21:09

hAHAHAHAHA

Ele estava querendo se exibir......imagina se depois de tanto trabalho ele erra a mão e fura o tampo do abajur????rs

Ah...hoje chegou minha primeira Puukko.....sensacional a faca! to muito satisfeito
Phacsantos

Data de registro: 06 Mar 2006, 14:49
Próximo Destino: Uruguai

Nova mensagempor ( E ) » 08 Fev 2012, 21:20

Trauco, hoje namorei um lança-chamas para usar no botijão de gás. Simples e baratinho, aí é só fazer um sistema para injetar oxigênio (com um secador de cabelo), a lata com manta cerâmica ou tijolo refratário (neste caso seria legal usar massa refratária também), mais algumas poucas coisinhas e pronto, voilá, uma forja à gás. Pensando, pensando. ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha::
( E )

Nova mensagempor Véio du Mato » 08 Fev 2012, 22:27

E,

se não me engano, lhe mandei uns vídeos com forjas de lata, tem uma do Voss, com lata retangular para forja seletiva que achei bem interessante. Eu não prenderia os tijolos refratários com argamassa, colocaria um pouco de lã de vidro entre a lata e os dois tijolos e depois com um um filete de cada lado entrando justo fixava eles, depois furaria e passava quatro parafusos com porca para estabilizar o sistema. Algo como no sistema abaixo. outra pedida é fazer a têmpera em parafina. estava pensando em usar esses maçaricos portáteis de cartuxo de gás e um "T" para entrar o ar.

Imagem

inté...
Véio du Mato

Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Nova mensagempor ( E ) » 08 Fev 2012, 23:01

Véio du Mato escreveu:E,

se não me engano, lhe mandei uns vídeos com forjas de lata, tem uma do Voss, com lata retangular para forja seletiva que achei bem interessante. Eu não prenderia os tijolos refratários com argamassa, colocaria um pouco de lã de vidro entre a lata e os dois tijolos e depois com um um filete de cada lado entrando justo fixava eles, depois furaria e passava quatro parafusos com porca para estabilizar o sistema. Algo como no sistema abaixo. outra pedida é fazer a têmpera em parafina. estava pensando em usar esses maçaricos portáteis de cartuxo de gás e um "T" para entrar o ar.

Imagem

inté...

Salve, VDM! Lembro, sim, do vídeo, era bem interessante, em minhas pesquisas, encontrei outros que usaram o mesmo sistema. Só vejo um pequeno problema nele, é uma forja bem específica para a têmpera seletiva e te direi alguns motivos que me vem a cabeça agora: primeiro, o formato, que impede de se virar a peça dentro enquanto se aquece, um ponto importantíssimo que já pude sentir suas consequências quando fiz o recozimento. A péssima distribuição do calor é a causa dos maiores problemas no TT. Outro ponto negativo (como usarei para todo o processo), esse tipo de maçaricos portáveis não tem muita pressão e não tem um rendimento satisfatório se usar além da têmpera seletiva (ou para o revenimento seletivo, se fizer uma têmpera integral). O modelo que penso em construir, é bem mais simples e prático, pois as casas que estou morando, não tem gás de rua, uso botijão. Que conveniente! :D :D :D :wink: :wink:

No lugar do tijolo refratário, lã de vidro e tal, usarei apenas manta cerâmica. Simples e prático, é só eu desmontá-la, dispensar a lata (que eu usar) e montar de novo em outro lugar. Levo apenas a manta e o cano com o lança-chamas. Simples mesmo, como parece, achará diversos tutoriais de forjas assim pela internet.

De resto é bem parecido com o modelo que postou.

Valeu pelo interesse! Assim que tiver algo mais sólido colocarei aqui para discutirmos melhor; e se tiver qualquer idéia ou sugestão, não se acanhe. :wink: :wink:

Abração!
( E )

Nova mensagempor trauco » 08 Fev 2012, 23:11

Só uns comentários adicionais,

1)parece que a lã de rocha tá rendendo mais que a lã de vidro desde isolamentos térmicos comuns até fornos, eu postei lá atras um projeto de forno elétrico que o pessoal da COPPE fez com um tubo de cerâmica refratária envolto em lã de rocha que é econômico e permite até o uso (de maneira simples) de atmosfera controlada como o tahar diz que usa com as d-2.

2) entrou no mercado uma linha de produtos de solda usando maçaricos e botijões que parece que servem para pequenos trabalhos de forja, eu cheguei a postar uma pergunta sobre o calibre deles no forum de fogareiros, mas terminei descobrindo que era diferente dos fogareiros de campanha. A vantagem era ter opções para varias temperaturas de chama. Mas GLP e acetileno continuam sendo mais baratos e versáteis para uso continuado.
E carvão ainda é mais em conta e menos oxidante... ::tchann::

Editando para adicionar o link da BenzOmatic

http://www.bernzomatic.com/products/fuel.aspx
trauco

Data de registro: 29 Jul 2010, 22:33
Reputation point: 542

Nova mensagempor Frico » 09 Fev 2012, 08:25

A galera aqui tá ficando mais bruta!!! Tão tocando é fogo em vez de cortar!! ::lol4::
Frico

Nova mensagempor Phacsantos » 10 Fev 2012, 08:11

Bom dia povo!

Essa aqui é quase um facão:

http://www.ebay.com/itm/SG-111D-Custom- ... 19cd8e303c

Mas..não vou concorrer
Phacsantos

Data de registro: 06 Mar 2006, 14:49
Próximo Destino: Uruguai

Nova mensagempor Andre Miranda » 10 Fev 2012, 09:19

É boa para churrasco.
Imagem
Andre Miranda

Data de registro: 05 Fev 2010, 06:45
Próximo Destino: O mundo
Reputation point: 169

Nova mensagempor trauco » 10 Fev 2012, 09:35

Phacsantos escreveu:Bom dia povo!

Essa aqui é quase um facão:

http://www.ebay.com/itm/SG-111D-Custom- ... 19cd8e303c

Mas..não vou concorrer

Bonita faca, 9 polegadas é praticamente o tamanho da lâmina da faca que eu postei aqui, depois que você desconta aquela lapa inútil de D-2 que todas as facas d2 do tahar tem em excesso próximo ao cabo. Se não fosse isso e a espessura de 3mm em conjunto com o tipo de fio que ela tem, seria mesmo uma boa faca para lidar com carnes em churrasco.

Aqui tem um exemplo de uma faca desse tipo que eu considero bem feita para o uso que se destina

http://www.ebay.com/itm/Antique-Vintage ... 0407303286
trauco

Data de registro: 29 Jul 2010, 22:33
Reputation point: 542

Nova mensagempor Frico » 10 Fev 2012, 12:03

Aê galera,

A micarta finalmente chegou! Vou ver se consigo postar as fotos quando chegar em casa.
Frico

Nova mensagempor Leandro-Blah » 10 Fev 2012, 19:41

Apenas passando pra dizer uma coisa que a grande maioria aqui ja sabe, mas fica ai pros novatos, a respeito dessa faca do E-bay:
O aço D2 é um excelente aço pra retenção de fio, e apesar de ser um aço carbono, tem uma otima resistencia à oxidação, mas para facas a serem usadas no mato, em uso intenso, é um aço que deixa bastante a desejar, ele não aceita torção, torna-se muito quebradiço por ser muito duro. Da excelentes facas para churrasco ou combate, mas pessimas facas taticas, que a principal aplicação é o sofrimento intenso, inclusive ser usada como degrau, alavanca, etc.
Essa faca do anuncio parece mesmo um facão, mas com certeza não cumpre esse papel.
Leandro-Blah

Data de registro: 28 Jan 2012, 16:44
Reputation point: 21

Nova mensagempor Frico » 10 Fev 2012, 20:32

Na sua opinião qual seria o aço bom pra isso? Alguém discorda do amigo? André, Veio?
Frico

AnteriorPróximo

Retornar para Canivetes & Facas

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor