É incomparável a diferença do serviços de ônibus de longa distância do Brasil e dos outros países do Cone Sul. Em novembro passado tive a oportunidade de viajar de Mendoza a Buenos Aires, na Argentina, uma viagem de 710km percorridos sem paradas. O ônibus fecha suas portas em Mendoza e só abre depois de 13 horas, já na capital federal argentina.
Pode parecer uma viagem cansativa, mas não é. Claro que não podemos comparar esta viagem com o serviço aéreo de 1h30 de viagem entre as 2 cidades, mas podemos falar de preços. Hoje, um serviço de primeira classe de ônibus (o leito deles) gira em torno de US$ 61 contra os US$ 99 no serviço aéreo; aqui convém um adendo: você até pode encontrar uma passagem aérea com o mesmo valor do leito de ônibus, porém precisa comprar a ida E a volta e com no mínimo 3 meses de antecedencia. Como eu só usei um trecho (Mendoza - Buenos Aires) e da capital iria voltar ao Brasil, encarei as 13 horas. Para aproveitar mais a viagem, e pagar uma diária a menos de hostel, viajei durante a noite e posso falar que foi uma das viagens de ônibus mais confortaveis que fiz durante toda minha vida.
Para começar existe um site argentino muito funcional que vende passagens para todo pais: o Plataforma 10. É comodo, simples, rápido e aceita todos os cartões de créditos. Lembre-se só de confirmar a plataforma do ônibus quando chegar na rodoviária pois, diferente do Brasil, na Argentina e Chile, eles podem sair de qualquer plataforma e, no e-ticket emitido pelo site, nao traz a plataforma de embarque.
Após comprar a passagem pelo site, recebo um mail do SAC da Andesmar com sugestão de jantar para a minha viagem: carne, massa ou frango, pedindo que eu escolhesse uma das 3 opções. Como?? Eu tinha um menu de jantar num ônibus? Ah, ok! Escolhi carne, estava na Argentina e queria ver se a carne do ônibus era boa mesmo.
Chegando na rodoviária e plataforma devidamente confirmada, já vejo o imponente ônibus da Andesmar, o double deck Volvo Panoramico DD. São 2 configurações de classe, embaixo a primeira, sendo 6 poltronas (butacas em espanhol) com duas fileiras na configuração 2 - 1 e, na parte de cima a executiva, sendo 10 fileiras na configuração 2 - 2. Comprei a poltrona de lado unico embaixo, achei melhor pois viajava sozinho e não incomodaria ninguém.
Ai começam as surpresas de viajar num ônibus deste porte:
Poltrona mega-ultra-master-blaster larga toda em couro e extremamente limpa.
Travesseiro grande
Cobertor grande
Inclinação de 180º
Frigobar no piso
Entramos no ônibus, o Rodomoço se apresentou e disse que estaria a qualquer dispor dos passageiros. Depois de uns 20 minutos saindo de Mendoza, Hernán passou alegremente em cada butaca entregando uma cartela de bingo e depois no microfone disse que estariamos começando o tradicional "Bingo Andesmar", onde o premio seria somente para a cartela cheia uma garrafa de vinho branco. Realmente foi muito animado o tal bingo, mas infelizmente não ganhei.
Depois, iniciou um filme onde era em inglês com legendas em espanhol. Se nao me engano o primeiro filme era 12 homens e outro segredo. Acabando o filme foi servido o jantar. Hernán, passou na minha butaca e confirmou se o meu pedido era carne, conforme eu tinha feito na internet e que ele recebeu da empresa. Confirmei e realmente a comida era boa, farta e bem quente (carne, batata sauté, salada); tinha até um alfajor de sobremesa.
Encerrado o jantar, começou o segundo filme, era uma comédia romantica, não lembro o nome agora. E junto com este filme, foi servido champagne para todos, e sem regular quantidade, eu mesmo tomei umas 4 taças. Ótima tática deles para fazer os passageiros capotar durante a noite. Depois do filme, inclinei minha poltrona totalmente a 180º e dormi como se estivesse em casa. PERFEITO.
Acordei umas 7am, já na província de Buenos Aires (como se fosse o Estado), faltava cerca de 1,5h para chegar à Capital Federal. Novamente, veio Hernan, dando buenos dias a todos e já distribuindo o também farto café da manhã, um sanduiche de miga (como nosso mistro frio), alfajor (sempre), umas frutas em pedaços, uma caixinha de suco e outra de achocolatado.
Único ponto negativo: o banheiro. São 2 para 46 pessoas, numa viagem sem paradas. Preferi usar a mente e não usá-lo.
Depois desta longa viagem, literalmente na primeira classe, chegamos na rodoviária de Buenos Aires. E lógico, com a sensação de ter descansado e pronto para as caminhadas e descobertas na capital porteña. Este tipo de serviço é comum nos ônibus de longa distância (tramo largo em espanhol) no Cone Sul (menos Brasil, claro); com certeza, os serviços de primeira-classe, executiva, cama executiva de diversas companhias como Cata, Sendas, Rutamar, TurBus, Pullman, FlechaBus, entre outras, você encontrará este mesmo tipo de serviço. E tenha certeza de uma coisa: vale a pena!
SERVIÇO:Plataforma 10:
www.plataforma10.comAndesmar:
www.andesmar.comBUS TEST:Viação: Andesmar
Rota: Mendoza - Buenos Aires (Retiro)
Horário: 19h
Data: 07/11/2008
Classe: Primeira