Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#432456 por dan_capis
27 Dez 2009, 12:15
Se alguem estiver em Poços de Caldas ou Águas da Prata e quiser fazer uma caminhada rápida essa é uma boa dica.... Foram 5 horas de caminhada e uns 16 Km de extensão.... trata-se de uma caminhada pelos trilhos entre o distrito de Cascata (divisa MG/SP - estrada q liga Aguas da Prata a Poços de Caldas) e a cidade de Águas da Prata.

Nós optamos por deixar o carro em Águas da Prata (AP, a partir de agora), mas poderá optar por Poços tb, de AP passa um onibus da Viação Cometa para Poços, na semana passa de meia em meia hora, no feriado passa um por hora, custa só R$2,35, preço do "busão" aqui em SP... avise ao motorista q irá descer em Cascata, são uns 15 min de ônibus....

Ao chegarmos em Cascata, pedimos informações sobre a antiga estação de trem... são mais uns 20 min de caminhada... chegamos na estação, tiramos algumas fotos e continuamos pelos trilhos (o fato de irmos na direção Cascata/AP é por ser descida, pouca mas depois de 16 Km faz a maior diferença), direção Sul...
Imagem

Começamos a andar e iniciamos uma discussão: "Aqui passa trem ou não?", depois de uns 30 min, escutamos um apito, achamos q era imaginação, mas depois de uns 15 min o apito ficou mais próximo e voilá passou um trem, foi só esse q nós encontramos, mas era feriado (25/12), pode ser q em outros dias passe mais...

Após umas 2 horas desde o início encontramos o primeiro obstáculo - uma ponte com vão entre os dormentes, mas a travessia foi tranquila, só tomar cuidado com as colméias de marimbondo q há sob as pilastras da ponte, um camarada ficou com conversa e levou uma ferroada...

Imagem

mais uns 20 min e se chega ao túnel, ele tem 60 m de extensão e é em curva, no começo é a maior escuridão, ainda mais q nossa lanterna falhou, mas logo depois da curva já se ve a saída, me parece q havia uns nichos na parede para o caso de vir um trem...

Imagem
Saindo do túnel, andando por uns 3 km há uma trilha a esquerda q desce até umas cachoeiras (-21° 55' 12.23'', -46° 41' 25.63' - Google Earth), nós chegamos até lá, mas a agua estava um pouco suja, por causa das chuvas.

Por fim, andamos até chegarmos a uma ponte sobre um rio, ali há uma passagem de nível e algumas casas, se quiser pode descer até a estrada e continuar por lá, resolvemos continuar pela linha, no começo a área está suja por causa das casas, mas depois de uns 10 min, fica melhor, caminhamos até chegar em AP, a estação de trem fica ao lado da rodoviária...

Imagem
PS. EU LI NOS RELATOS DA TRAVESSIA DA FERROVIA DO TRIGO SOBRE UMAS FARPAS Q SE FORMA NOS TRILHOS, NESSA TRAVESSIA TB HAVIAA VÁRIAS, TOMEM MUITO CUIDADO, PARECE UMA NAVALHA E ESTAVA TODA ENFERRUJADA...
Editado pela última vez por dan_capis em 28 Dez 2009, 12:23, em um total de 1 vez.

#432829 por Cacius
28 Dez 2009, 20:27
Trilha bacana, hein? Sobre os trilhos, para ver ser é usado, basta atentar à sua superfície: Se está polida, brilhante, cuide, pois ainda está em uso. Se o metal está escurecido, oxidado, vá mais tranquilo. ::cool::
#432871 por Cris*Negrabela
28 Dez 2009, 23:44
Pois é... Tem bastante roteiros para quem quer "andar na linha" por ai a fora, e nos brindando com belas paisagens.
Belo passeio esse o seu. Venho namorando a anos a ideia de descer pelos trilhos a Garganta do Embau na serra da Mantiqueira, de Passa Quatro, MG até Cruzeiro , mas tá dificil achar informações do estado dessa via, que está desativada no trecho da descida da serra e tomada pelo mato.
#432975 por Sandro
29 Dez 2009, 11:43
Valeu pelas dicas Capis. ::otemo::

negrabela escreveu:Pois é... Tem bastante roteiros para quem quer "andar na linha" por ai a fora, e nos brindando com belas paisagens.
Belo passeio esse o seu. Venho namorando a anos a ideia de descer pelos trilhos a Garganta do Embau na serra da Mantiqueira, de Passa Quatro, MG até Cruzeiro , mas tá dificil achar informações do estado dessa via, que está desativada no trecho da descida da serra e tomada pelo mato.

Nega, passei por lá em abril deste ano e as condições da via estavam semelhante:
http://www.flickr.com/photos/rostev/2588478371/

Abraços.
#432997 por dan_capis
29 Dez 2009, 13:18
Essa descida de Passa Quatro para Cruzeiro tb estava nos meus planos..... eu dei uma olhada no Google Earth, e vi q a linha está tomada pelo mato... tem q levar um facão para abrir caminho, mas aí é q está a aventura..... ::otemo::
essa de Cascata é tranquilíssima.... não precisa levar muita coisa, tem água pelo caminho, só tomar cuidado com os marimbondos.... tinha colméia pra todo lado.....
Feliz 2010........
#867496 por luiz_borges
05 Ago 2013, 19:54
Ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida...

Fora o risco de caminhar sobre linhas férreas, alguém sabe dizer a (i)legalidade disto? Eu acredito que deve ser interessante desbravar umas "trilhas" assim, mas não sei até que ponto isso é legal.

Ainda, existe uma forma de saber quais linhas férreas estão abandonadas?
#887827 por dan_capis
13 Out 2013, 14:31
Eu nem sei se é ilegal ou não! O problema maior é o risco, eu acho. Lógico que a via férrea é propriedade da empresa que tem a concessão, não é pública!

Hj no Brasil oq não falta são linhas abandonadas... oq as tornam mais perigosas, com pontes enferrujadas, trilhos soltos, nem sei se vale o risco...
#901437 por gvogetta
28 Nov 2013, 22:51
Só um esclarecimento jurídico:

Não é probido caminhar sobre as linhas férreas. O art. 260 do Código penal, invocado pelas empresas que exploram as concessões ferroviárias (vide placas nas beiras de ferrovias) assim diz:

“impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro: I – destruindo, danificando ou desarranjando, total ou parcialmente, linha férrea, material rodante ou de tração, obra-de-arte ou instalação; II – colocando obstáculo na linha; III – transmitindo falso aviso acerca do movimento dos veículos ou interrompendo ou embaraçando o funcionamento de telégrafo, telefone ou radiotelegrafia; IV – praticando outro ato de que possa resultar desastre”.
A pena é reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Ou seja, como a lei penal é por força legal e principiológica de interpretação restritiva, só os tipos penais descritos nos incisos I a IV constituem crime punível. OU SEJA - ANDAR NA LINHA FÉRREA NÃO É, POR SI SÓ, CRIME!!!

Andem em paz! Apenas cuidem da sua segurança, não cometam abusos, especialmente em pontes e viadutos, já que não é uma das caminhadas, por assim dizer, das mais seguras. :mrgreen:

Abraços!
#1029440 por junior.godoi
05 Dez 2014, 11:27
Pessoal! Estou revivendo este tópico novamente, quero fazer esta trilha neste fds. Alguém sabe se ainda continua tranquilo (dadas as dificuldades já relatadas acima)?
Qual o melhor horário para iniciar a caminhada?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes