Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#683509 por Silmar Crepaldi
06 Fev 2012, 20:35
Olá pessoal , abaixo relato um trekking que realizei em 04/02/2012.

É um percurso conhecido e feito a anos por diversas pessoas, a caminhada é realizada pelos trilhos de trem entre o distrito de Cascata (divisa MG/SP - estrada que liga Águas da Prata a Poços de Caldas) e a cidade de Águas da Prata, ao final da caminhada há a Cachoeria das Sete Quedas, onde pode-se renovar as energias gastas nos 16km de trilha!

Detalhes da trilha:

- Passasse por uma ponte, onde há dormentes faltantes, ou seja: vãos consideráveis entre eles;
- Passasse por um túnel em curva (aprox. 70m), uma lanterna ajuda, pois a curva faz com que alguns metros sejam bastante escuros;

Perigos da trilha:

- Marimbondos/Cobras próximos aos trilhos, não vimos nenhum dos dois animais, mas fica o aviso dos próprios moradores de Águas da Prata;
- Há bastante farpas nos trilhos, por isso a necessidade de um calçado fechado e com um bom solado (grosso);

Descrição (Águas da Prata - AP; Cascata - CTA):
Partimos de Campinas/SP (caso alguém parta desta cidade, se sair às 6h chegará em AP aproximadamente às 7h30) e ao chegar em AP temos uma mudança: pretendíamos chegar em AP e tomar um ônibus até CTA, porém este tinha acabado de sair (7h30)... Então conversando com um vereador (MOREIRA, Reinaldo Luiz) da cidade (que trabalha em um guichê da rodoviária), o mesmo nos indicou que subir os trilhos no sentido MG, "não é tão difícil quanto parece, no final vocês podem tomar o ônibus de CTA para AP de volta" segundo ele, assim seguimos a trilha no sentido inverso... (já imaginávamos que a ideia de ficar na cachoeira no final da trilha tinha ido por água abaixo, pois estaríamos muito cansados quando voltássemos... no final isso se concretizara)

O percurso inicial seria de CTA à AP (mapa abaixo):
Imagem
(A ideia de CTA para AP era para aproveitar a descida)

Fotos do início da trilha:
Imagem
Imagem
(As pedras nos trilhos são até legais, mas depois de quilômetros andando gera um certo desconforto)

Fotos da paisagem:
Imagem
Imagem
Imagem
(A visão é simplesmente espetacular! Muito verde, Pequenas cachoeiras a beira dos trilhos, e acertamos até o horário de um dos trens - estes carregam bauxita de Poços de Caldas para AP)
Link para video do trem: http://www.youtube.com/watch?v=6mlBEHloAY8&feature=youtu.be

Túnel:
Imagem
(A paisagem após o túnel é maravilhosa, tem uma cachoeira a beira do trilho (foto postada acima) onde para os mais corajosos pode-se até tomar água)

Ponte:
Imagem
(Se tem uma visão muito legal da paisagem em cima da ponte, só deve-se tomar cuidado pra simplesmente não cair de lá... rsrsrs)

Chegada em CTA:
Imagem
(Ao chegar em CTA é só se informar sobre onde pegar o ônibus da viação Cometa de volta para AP, são mais 30 minutos de caminhada pelo asfalto em subida)

Entrada de Poços de Caldas:
Imagem
(Há um posto de combustível ao lado, onde pode-se tomar o ônibus de volta a AP, ou chegar de AP para começar a trilha em CTA)

O percurso todo levou cerca de 6 horas... Fica a dica de trilha para o final de semana, lembro que se fizer a trilha de CTA para AP, será toda de descidas, o que realmente facilita bastante a caminhada)

Mais informações:
Secretária de Turismo de Águas da Prata: (19) 3642-1021 - Falar com CIRO;
Guichê da viação Cometa: Rodoviária de AP - Falar com MOREIRA;

Imagem
Agradeço aos companheiros de viagem (esq > dir): Mestre Mamede, Corajosa Camila, Desbravador Douglas, Eu mesmo e Aventureiro Rodrigo... Valeu Gente!

Abraço a todos,

#825176 por Fábio Villela
03 Abr 2013, 20:40
Silmar, beleza ?

Fiz uma dessa entre Anhumas e Jaguariúna e foi muito show ...

Mas eu cheguei literalmente acabado ... percorremos uns quase 18 km ... foi cruel, mas valeu a pena ...

Eu sou apaixonado por ferrovias, então já viu, rs !

Abraços, até mais !

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes