Ir para conteúdo

FIJI!


Posts Recomendados

  • Membros

Antes de ir para Fiji eu tentei pesquisar bastante, mas não achei muita coisa. Agora que voltei resolvi colocar aqui algumas informações que senti falta. Eu tenho um blog que fala alguma coisa da viagem, se quiserem dar uma olhada antes ou depois de ler este post seria interessante, porque lá tem informações diferentes. Aqui estou focando em roteiro e grana. Por falar em grana, vale ressaltar que eu tentei fazer a passagem por lá o mais barata possível.

 

BLOG: www.wedohavetime.blogspot.com

 

Bom, eu tinha 8 dias em Fiji. Tempo bem curto. O roteiro pode ser bem diferente dependendo do tempo que se tem disponível.

 

Em relação ao roteiro. Eu estudei bastante, li um livro inteiro sobre o país. Tinha pensado também em Beqa Lagoon ou Vatulele , mas é preciso pegar avião para chegar lá, então esquece (envolve muito tempo e dinheiro). Depois pensei ainda em Coral Coast ou visitar o Navua River (dizem ser maravilhoso), mas como é uma região mais chuvosa, resolvi não arriscar. No final acabei escolhendo apenas 3 lugares para visitar. Seria Nananu-i-ra, uma ilhota ao norte, depois as Mamanucas e Yasawas (olhando um mapa talvez fique mais fácil de visualizar. Plano inicial. Chegando lá logo desconsiderei Nananu-ira. Não seria tão barato quanto imaginei e me tomaria muito tempo. Resolvi focar nas ilhas que queria conhecer.

 

Eles têm uma espécie de monopólio com relação aos botes que se pega para as ilhas, como eu explico no blog. Para as Yasawas só existe um que cobra FJ$160 cada trecho. Para as Mamanucas tem dois: o oficial que custa FJ$120 e o informal que custa FJ$65, cada trecho. Este último é uma piada na verdade, eles colocam 20 pessoas em um bote que caberia ATÉ 15! Fora todas as bagagens e os suprimentos para as ilhas. E o bote oficial que leva para as Yasawas (único que tem) não é o mesmo que leva para as Mananucas, então não tem como fugir. Se quiser visitar os dois conjuntos de ilhas, tem que comprar ida e volta pra Mamanucas e ida e volta para Yasawas.

 

O preço dos backpackers varia muito, depende da ilha. Nas Mananucas, a ilha mais estruturada e mais barata é a Mana Island, de onde saem passeios para a outras ilhas. Por esses dois motivos resolvi ficar nela três dias, antes de seguir para as Yasawas. Existem 3 backpackers. Eu fiquei no mais recente e mais barato. Paguei FJ$40 (preço por pessoa) em um dormitório (caso fique 4 noites sai FJ$30). Este valor inclui todas as refeições, já que a ilha é um lugar remoto e não existem restaurantes. Todos os meios de hospedagem oferecem refeições. Ah! Esquece água quente! Não muito necessária na maior parte do ano.

 

Se quiser comprar algumas garrafas de água em Nadi antes de ir, vale a pena. Água lá e mais do dobro do preço. Em relação ao aluguel dos snorquel, se for bem barganhado, não sai muito caro. Paguei FJ$10 por todo o período que fiquei lá. Aluguei no backpackers ao lado, porque no meu não tinha. De Mana Island sai um passeio para Monu-Riki (ilha na qual foi gravado o filme Náufrago, com o Tom Hanks). A ilha é bem bonitinha, mas o ideal é ir de manhã quando a maré está baixa. Somente assim é possível caminhar até a caverna. É possível ainda fazer uma trilha até o alto, mas isso tem que ser conversado anteriormente. Quando fui era temporada de caça ao bode, então já era. O passeio custou FJ$50 por pessoa, preço sempre barganhado.

 

O backpackers que eu fiquei era bem bem bem simples, só o necessário mesmo, o que para mim estava ótimo! E eles têm um local responsável pelo entretenimento dos hóspedes, tudo bem informal (falo disso em mais detalhes no blog). Acabou que ter essa pessoa conosco para nos mostrar as particularidades da ilha foi tão bom que nós decidimos ficar em Mana pelo resto do tempo e, pensando mais claramente agora, foi a melhor escolha que fiz. A ilha é linda demais, cada pôr do sol, cada amanhecer (eles te levam para ver!), cada recife de coral maravilhoso! Ficando mais tempo eu pude explorar mais a ilha. Eu queria muito ter ido para as Yasawas, dizem ser maravilhoso! Mas com o tempo que tinha não dava.

 

Eu diria assim. Cerca de uma semana, eu ficaria em uma ilha apenas e a conheceria bem. O transporte entre as ilhas é caro e não vale a pena ir para tão pouco tempo. Cerca de 12 dias daria para fazer duas ilhas. Nas Yasawas, eu iria para Nacula Island. Pelo que li, é a praia mais linda do país! Uns conhecidos foram e amaram. De lá dá para fazer um passeio para Sawa-i-lau, onde tem uma caverna linda. Você pode se jogar na água lá do alto. As fotos são magníficas! Também não ficaria na ilha menos de 5 dias. Então dependendo do tempo (e dinheiro, claro) que tiver, dá para ir aumentando o roteiro.

 

Eu gastei ao todo FJ$600 (por pessoa) em 8 dias. Incluindo umas cervejas a noite, mas fiquei na acomodação mais barata da ilha mais barata. As Yasawas são bem mais caras. Eu diria que esse preço pularia facilmente para uns FJ$900 se tivesse ido para lá em fez de Mana. Se tivesse feito o plano inicial de ir para as duas, gastaria uns FJ$1100. E se eu fosse para as duas, mas com uns 12 dias, esse preço pularia para FJ$1300. Diferença pouca considerando que são 4 dias a mais. O transporte entre as ilhas é caro, por isso que não vale a pena se for para passar pouco tempo.

 

Bom, espero ter ajudado. Pelo menos eu gostaria de saber disso antes de ir. Qualquer dúvida postem aí que eu respondo. E boa viagem! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 anos depois...
  • Membros

Estou programando com minha noiva (que será minha esposa quando formos...kkk) uma viagem fazendo Nova Zelândia e Fiji. Fiji deve ser só uma esticada, pois infelizmente não teremos muito tempo. Estou vendo suas dicas aqui e no Blog. Excelente.

Qual é o nome deste livro que você leu? Você sabe se nesses backpackers onde você se hospedou rola quarto para casal (sem os preços absurdos dos resorts...kkk)?

 

Qualquer coisa posso recorrer a você para maiores detalhes?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...