Fogareiros... Qual comprar?

Fogareiros, espiriteiras, lampiões, combustíveis, panelas e demais utensílios

Mensagem não lidapor mochileirognomo » 18 Nov 2004, 01:52

Aí galera !!

Sinto falta de conversas sobre fogareiros... tô afim de comprar um bom e barato, o que vcs acham do frontier da nautika e do Innova Compacto - Azteq??
mochileirognomo

Mensagem não lidapor Pat Motinha » 23 Nov 2004, 10:25

Meu fogareiro é baratinho. Eu comprei por 30 reais e ele é a bujaõ de gas (195g). Bem comum, nada demais. Em qq loja tem prá vender...e o danadinho dura....
Bjs Pat
Pat Motinha
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor trotatorres » 23 Nov 2004, 15:02

os melhores são os da gama MSR, carissimos e só aconselhaveis para montanha ou onde demande um excelente rendimento, etc...
se não um de gas butano propano como o pat mensionou vale a pena pelo preço, eele funciona direitinho...procure os que sejam feitos de metal.
trotatorres
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Nilton » 25 Nov 2004, 07:44

Olá

Tenho um Colemam PEAK ONE de benzina desde....1992 e nunca me deixou na mão ,aquece rapido ,tem proteção contra vento,pés dobraveis e é bem compacto.A benzina eu compro em loja de material para escritorio em garrafas de 1 litro e dura um tempão,muitas vezes nem preciso levar a garrafa de combustivel extra ,basta o que cabe no fogareiro.O de gas dura pouco ,tem pouco poder calorico e voce tem sempre que levar um bujãozinho extra pois o gás que sobra acaba escapando com o tempo e para a caminhada seguinte voce tem que troca-lo com certeza mesmo que não tenha usado tudo.A Colemam expos esse modelo na ultima Sport Fair no stand e vai comercializa-los por aqui com garantia e tudo.

abraços
Nilton
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Rildo Aleixo » 28 Nov 2004, 20:44

tudo depende do uso que dará ao fogareiro e sua preferencia.
já usei muito o coleman tradicional com cartucho, em alguns casos uso a espiriteria da trilhas e rumos, na maioria dos casos uso o Asteq Inova.
para usar o Asteq é necessario o cartucho de gás com válvula.
Rildo Aleixo

Mensagem não lidapor jaum » 06 Dez 2004, 16:52

eu tenho um desse da azteq so que o refil dele eh caro 12,
00 cada ai eu pus o adaptador spyder da nautika agora cabe cartucho de 5,50 agora sim esse fogareiro eh bom

ouvi uma dica de pagar uma vela e enrola papel pardo em volta , vcs precisam ver como a vela fica nem precisa de fogareiro
jaum

Mensagem não lidapor Iole e Junior » 11 Dez 2004, 22:21

Eu comprei um COLEMANN destes com cartucho de gas descartavel algumas opiniões
Acho que foi babado paguei 12,50 so tive que lavar para tirar o pó segundo o vendedor já estava na loja a uns 3 anos e comprei 10 cartuchos de gas a 2,35 cada!
Iole e Junior
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor mochileirognomo » 12 Dez 2004, 15:52

ae galera, acabei comprando um bem barato, não sei se é barato demais... mas de qq forma foi apenas 6 rs, um risco mas vou testar, de repente dá certo neh...

bem, o fogareiro é um Prisma, pega cartucho butano de 190g. como n entendo quase nada de fogareiro, gostaria de saber se ele se acopla com o cartucho de 190g da coleman. no manual n especifica qual cartucho e tal...

SOCORRO!!! heheheh

um abraço galera!
mochileirognomo

Mensagem não lidapor mgiordani » 13 Dez 2004, 17:04

Não é perigoso levar fogareiro em viagem, pode parecer um pergunta idiota ... mas quais os cuidados q se deve tomar pra levar um fogareiro?
abs
mgiordani

Mensagem não lidapor mochileirognomo » 15 Dez 2004, 00:52

cara, p q serve fogareiro então???!!! hehehehe

mas é o seguinte giordani, é um pouquinho perigoso, mas tomando os devidos cuidados com certeza é melhor q se arriscar com uma fogueira, afinal de contas se vai p o mato tem q fazer comida de alguma forma...

qt a segurança eu acho q deve ser maior para o combustível, por exemplo: o meu é a gás butano de 190g, na embalagem diz q n devemos expor a calor maior q 50°C, manter longe de objetos q possam pegar fogo e n movimentar muito qd tiver com fogo aceso... em relação ao fogareiro deve tomar cuidado com o transporte e verificar sempre se estáem boas condições.

AÊ GALERA, JÁ TESTEI MEU FOGAREIRO, O DANADO FERVEU 1 LITRO EM 10 MIN E DUROU 3:20 HS COM FOGO ACESO SEM NENHUM DANO!!! TO USANDO COM O CARTUCHO DA COLEMAN Q CUSTA 4 RS...
mochileirognomo

Mensagem não lidapor williantg » 15 Dez 2004, 12:34

Uma sugestão/pergunta:
Um fogareiro a álcool não funcionaria com aqueles alcool em gel que vende em lojas de apetrechos para fundi??? Creio que se isso for possível esse me parece um combustível ideal pra ser transportado [:)] o que acham?

Postado por williantg em 15/12/2004 : 13:56:45

Uma coisa que me ocorreu agora foi a possibilidade de usar fogareiros elétricos.... alguém já experimentou essa alternativa? Eu tenho um em casa e funciona bem mas não sei se no vento ele se portaria com igual eficiência.
williantg

Mensagem não lidapor rferraz » 15 Dez 2004, 14:50

Eu comprei um Crampon Tech e achei espetacular. Uso com benzina e depois de algumas bombeadas fica como um lança-chamas. Fervo água em menos de 10 minutos. Nervoso!
Na época da compra estava em dúvida entre este estilo de fogareiro (com benzina/gasolina) e os de cartuchos de gás (tipo tekgás na Nautika). Optei pelo Crampon pela facilidade de se conseguir combustível e pela benzina, que quando dentro do recipiente do fogareiro, parece ser bem mais confiável do que um daqueles cartuchos de butano. Sei lá, eu tenho receio com botijões de gás de qualquer espécie...
O problema do Crampon é o preço, uns 200 e tantos pilas. Paguei R$290 na BigWall aqui em Porto Alegre. Fiz besteira, já que pelo próprio site da Trilhas e Rumos (importadora do fogareiro) ele está por R$230,00 se não me engano.
Agora se eu tivesse realmente uma grana pra "queimar", seria com um daqueles fogareiros MSR. Ao meu ver, parecem ainda mais seguros que o Crampon, já que o cilindro com o combustível fica longe do queimador.

Postado por rferraz em 15/12/2004 : 16:08:51

Já ia esquecendo... Tem os fogareiros Primus também, mesmo esquema dos MSR. O preço das duas marcas é quase o mesmo. Lá fora sai por uns USD 70.00.
rferraz

Mensagem não lidapor Iole e Junior » 19 Dez 2004, 19:27

ei ninguem ai sabe se o coleman de cartucho é bom
Iole e Junior
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Humilde » 08 Jan 2005, 16:53

Oi gente,
Eu nao entendo nada de fogareiro.
Li esse topico aki e fiquei com duvidas.
Qual o melhor fogareiro q nao seja tao caro e nao seja a alcool, tipo eu pretendo gastar no maximo 50 reais? Pelo o q eu vi aki, os fogareiros de alcool demoram mais tempo pra cozinhar qualquer coisa.
Eu queria saber mais sobre os da coleman q o Nilton e Lole e Junior tem. Quais sao os modelos e alguem sabe onde vende??
Existe algum fogareiro q possa se usar benzina ou gas? Ou os q podem usar benzina, nao podem usar gas?
Benzina eh mais seguro de carregar do q gas? Eu nao entendo nada disso.

<font color="red"><b>Postado por Humilde em 08/01/2005 : 18:53:31</b></font id="red">

Alguem conhece esse fogareiro da Coleman:
Fogareiro Compact - Coleman

Material: Aço/latão/ABS
Com mangueira e registro.
Utiliza botija de gás de 2 Kg não inclusa

Ele eh bom??
Eh vendido na www.planetacamping.com.br
So pode usar botijao de gas nele? Nao pode usar cartucho nao?

Abraço
Humilde

Mensagem não lidapor Fala-Serio » 08 Jan 2005, 18:40

Existe basicamente 3 tipos de fogareiros,vamos as pecularidades de cada um:

-Fogareiro à gás Butano/Propano:
Exemplos:Nautika Nomad/Azteq Innova/Coleman.
Prós:Fácil de usar,possui regulagem da chama e tb não precisa esquentar o sistema para ter o máximo de potência calórica,preço inicial,chama com boa potência calórica,duração do refil +
ou - 1Hr) permitindo assim,cozimentos longos,e seguro,desde que transportado de maneira correta.
Contras:Passível a vazamentos,possibilidade da perda do refil se não rosquear direito o kit fogareiro/refil,custo do refil não ser baixo,gera lixo(refil),necessidade de ter que acabar um refil para usar outro.
Recomendação de uso:Campings estruturado e pescaria.Camping selvagem,desde que leve 2 refil.

-Fogareiro à álcool(Espiriteira):
Exemplos:Trilhas e rumos,Montana e Trangia.
Prós:Prático e super-compacto,chama com bom poder calórico,praticamente infalível,custo do combustível,preço,seguro,desde que o combustível seja transportado no recipiente correto,não necessita de manutenção.
Contras:Demora cerca de 6~8minutos para esquentar o sistema e se estiver ventando forte,demorará mais ,mesmo com aparador de vento,apenas para pequenos cozimentos,devido a necessidade de esquentar o sistema novamente qdo acabar o álcool do reservatório(cerca de 18min).Não permite regulagem da chama
Recomendação de uso:Camping estruturado e selvagem,pescaria.

Fogareiro multi-combustível(benzina/querosene/gasolina):
Exemplos:Toda linha de alta montanha da MSR,Primus,Brunton,Crampon Tech,Optimus.
Prós:Fogareiros de alta potência calórica(ferve 1 Lt de água em 5 min),seguro e compacto,multi-combustível,permite cozimentos longos.Praticamente infalível.
Contras:Preço exorbitante,manutenção cara(qdo precisar,o que é difícil)alto preço do combustível(benzina),ignição inicial e regulagem da chama complicada.
Recomendação de uso:Alta montanha camping estruturado e selvagem.

Dicas:

Jamais use o fogareiro dentro da barraca,e se tiver que fazê-lo,use no avanço da barraca.
Faça uma vistoria/limpeza toda vez que voltar de viagem.
Nos fogareiros à álcool,apenas utilize álcool etílico 92ºGL.Jamais use o álcool gel(42º GL).
Nos fogareiros multi-combustível,use preferencialmente Benzina branca,devido a pureza deste produto.

Por enquanto é só,dúvidas é só postar!

Falow
Fala-Serio

Próximo

Voltar para Equipamentos para Fogo