Ir para conteúdo

Foz do Iguaçu: 7 dias - Gastos e fotos!


Posts Recomendados

  • Membros

Entãoo, estou voltando aqui para mais um relato de viagem...

Esta viagem, apesar de ser pequena, foi uma viagem incrível !!! :)

 

Minha viagem foi em família: Fui com a minha mãe, minha avó (de 92 anos), minha tia e uma amiga dela (Emília, Inês, Sônia e Verusca, nessa ordem) !! :)

 

Gasto TOTAL da viagem = R$770 (gastos lá) + R$288 (passagens de ida e volta) = R$1058

Transporte =~ R$150 (adicione mais uns 50 de combustivel por pessoa pq não anotei)

Alimentação = R$350

Passeios = R$56

 

Tenho que enfatizar que eu estava com a minha mãe e com a minha tia, então não tem muito esse negócio de "vamos economizar ao máximo possível"...

Acho que somos mais assim quando o dinheiro é nosso e quando estamos por nossa própria conta !! Não vou chegar pra minha mãe e falar "Mãe, não vamos comer nesse restaurante aqui porque ele é 5 reais mais caro do que aquele outro!!".

Bom, o que quero dizer é que se eu estivesse sozinha, teria gastado muito menos. Explicarei isso mais a frente...

 

O roteiro que PLANEJEI foi o seguinte:

Dia 1:

Passeio pela cidade

COART

 

Dia 2:

Parque das Aves (R$10 meia) - 8h30 às 17h

Parque Nacional do Iguaçu (Brasileiro)

Parque das cataratas (entrada + transporte) = R$24,6

Passeio Macuco = R$140

 

Dia 3:

Parque Nacional Iguazu (Argentino)

Parte Superior + Inferior + Garganta do Diabo

Isla San Martin (inferior)

 

Dia 4:

Complexo Turístico Itaipu (Circuito especial) - R$6,6 meia

Templo Budista

Mesquita Muçulmana

Recanto dos Cactos

 

Dia 5:

Ciudad del Este

Marco das 3 fronteiras

 

Dia 6:

Visita ao Lago de Itaipu e praias

La Aripuca

 

1º dia

 

Assim que chegamos no aeroporto eu já sabia que tinha ônibus que passava no aeroporto e ia para o centro e, então eu fui apenas no balcão de informação confirmar o número do ônibus: 120 (Aeroporto - centro).

Como tinhamos mala e tudo mais (mãe, tia, avó.. não dá pra ser mochilão, rsrsrs), elas logo quiseram pegar um taxi, mas eu insisti, afinal o aeroporto estava relativamente vazio e era só ficar ali parada esperando o ônibus..Não tinha erro.

Depois de umas caras feias elas concordaram...

O ônibus logo chegou e o motorista não deixa a gente entrar por trás, colocar as malas e depois pagar. Temos que entrar pela frente com todas as malas/mochilas/etc e passar para o lado seguinte. Só nessa parte minha tia já se stressou e falou "tá vendo, devíamos ter ido de taxi".. ::lol3::

A medida que o ônibus ia chegando entraram MUITOS passageiros.. O ônibus ficou mesmo lotado, mas sem quaisquer problemas!!!

 

DSC01677.JPG.27db9dbcea9b27090cb4b2df84ef23cf.JPG

 

Saltamos e, por sorte (não tinha visto no google maps antes), o nosso hotel era bem em frente ao terminal de ônibus.

Nosso hotel era "Mirante Hotel" e, vou dizer que ele não era bem o que eu esperava (aliás, minha mãe, por impulso, viu que estava MUITO barato e que a localização era boa e, comprou sem falar com ninguém!!!!! Grrr) e MUITO menos o que minha tia e a Verusca esperavam....kkkkkk

Chegamos, entramos e fomos falar com a recepcionista..

Quando estávamos (eu e minha mãe) prestes a pagar por nosso quarto duplo, eis que surge minha tia e a verusca: "NÃO PAGUEEEM"..

"Vocês precisam olhar o quarto, está imundo, tem carpete no chão..Não sei o que lá e tal..."

O cara do hotel falou "Vocês provavelmente devem ter visto um quarto que não tinha feito o check-out ainda, se acalmem...bla bla bla"

Não adiantou nada..rsrs

 

Nessa hora hesitamos em pagar e resolvemos olhar com nossos próprios olhos o quarto. Na boa, não tinha NADA demais... As camas são muito baixas e o nosso quarto não tinha carpete pois minha mãe escreveu isso nas especificações na hora de reservar... E eu achei super tranquilo. É claro que não é o quarto dos sonhos, do hotel luxuoso e tal, mas pro preço que eles estavam cobrando, estava bom.. (não digo ótimo, apenas bom)...rsrrs

 

Mas elas eram um pouco mais exigentes e resolveram andar por aí e encontraram um outro hotel um pouco mais caro que o nosso, mas q era mais bonitinho...Não me lembro agora o nome do hotel q elas ficaram...

 

Agora devo fazer um parênteses na história e explicar uns fatos que mudaram um pouco o rumo da viagem..

Minha tia foi diretora do parque da nacional da tijuca (RJ) há anos...E o diretor do parque nacional de foz conhece ela é amigo dela há anos também..

Assim, antes mesmo dela chegar em Foz ele já sabia da vinda dela pra cá..

 

Dito isso, logo após que nós nos instalamos no hotel e a minha tia e a Verusca foram procurar outro hotel, combinamos de almoçar em uma churrascaria do lado do nosso hotel (Churrascaria do Gaúcho), que o preço era ótimo (R$29,90 se não me engano. Isso nunca vai existir no rio..kkkk).

Esperamos 1h...2h...e nada...já era quase 16h e estávamos morrendo de fome e, achamos melhor ir na frente e dps elas encontrariam com a gente lá. Deixamos recado na recepção do hotel !

Enquanto estávamos comendo (a comida não era lá tão boa não...Por isso o preço baratinho, kkkkkkkk), minha tia aparece na churrascaria falando que o tal chefe do parque (amigo dela) tinha pegado ela e a Verusca no hotel delas e a estavam levando para uma churrascaria boa com o próprio carro da churrascaria !! oO

Fiquei meio frustrada por não ter esperado elas, mas como já estávamos comendo, deixamos pra lá e marcamos de nos encontrar mais tarde!!!

 

DSC01682.JPG.ba21ec25e5cd59e93b4b9ab20aaf00b5.JPG

DSC01681.JPG.e17028d266038627b6ecbc9feb5d0144.JPG

 

Saímos da churrascaria, fomos para o nosso hotel e esperamos elas ligarem !!!

Elas ligaram e falaram que ele estavam levando elas para o Shopping Iguaçu Falls ou Shopping das cataratas !

Vi no mapa e o shopping era relativamente perto do nosso hotel...(Na realidade só no mapa) e resolvemos ir andando até lá!!!

Andamos quase 10 quadras até o shopping..kkkkkkk

Mas fomos devagar e caminhando, foi tranquilo !!!!

Chegando lá não tinham muitas lojas abertas...tomei uma casquinha e ficamos por lá conversando um pouco até que decidimos ir para o hotel delas para ver como era e tal !!

Pegamos um taxi e saltamos no hotel !!!

Conhecemos o hotel, bem bonitinho por sinal, e soubemos pela recepcionista que eles tem um restaurante que oferece buffet livre por R$25 todos os dias !!

Nos interessamos em comer lá, só que a moça falou que já estava fechando (já eram quase 22h)...

Ela nos disse então que tinha uma padaria perto do hotel que fica aberta 24h e que lá tinha comida a kilo até as 23h ou 00h, algo assim..

A padaria era bem perto do hotel e, fomos para lá !!!

A comida era razoável, mas para aquela hora estava ótima! rsrsrs

 

Fomos para o quarto dormir e esperar até o dia seguinte que estaria reservado para o Parque nacional do Iguaçu !!

 

Gastos do dia:

- onibus 120: aeroporto - centro =R$2.85

- churrascaria do gaucho = R$24,5 + 9 (bebida) = 33,5

- casquinha mcdonalds = 1,5

- pink biju = 8,40

- lanche = ~10

- padaria= 9,5 + 3 (ice tea) = 12,5

- supermercado =~ 25

 

OBS. Não me lembro quanto foram os taxis...Mas saiu algo em torno de R$3/4 pra cada pessoa, pois eramos 5 !

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

2o dia

 

Neste dia, acordamos e nos encontramos todas por volta de 9h30 para irmos ao Parque das Aves e depois ao Parque Nacional de Foz !!

Fomos até o terminal rodoviário e pegamos o ônibus com destino ao parque nacional (com parada no parque das aves).

Um pouco antes de saltarmos eu falei

- Daqui a pouco a gente já vai saltar para ir para o Parque das Aves...

E foi quando falei isso que minha tia falou "Nãaaaao"..

- Não podemos !!!! Meu amigo está no parque nacional e nos esperando !!!!!!! Vamos deixar para ir no Parque das Aves outro dia!!!!

Nosso roteiro mudou mais uma vez...rsrsrs

Mas tudo bem...

Saltamos no parque e lá estava o amigo dela nos esperando...

Ele foi MUITO atencioso e nós (todas nós) fomos tipo "rainhas" no parque !!!!

Como ela já foi diretora, ela (e seus convidados) eram literalmente "convidados do parque", então nem preciso falar que fizemos TUDO vip !!!!

Logo quando vc chega no parque tem um ônibus que te leva para alguns pontos principais do parque e, não fomos de ônibus, fomos com o carro particular do parque, ou melhor, do amigo dela (Não vou divulgar o nome dele aqui...).

Ele nos levou para um mirante (em frente ao hotel do parque) que dá para ver as cataratas ao longe, lindo demais !!!!!!!!!!

Logo nessa hora fiquei BABANDO totalmente ! rsrsrsrsr

Só tinha visto até então em fotos né..Foi incrível !!

 

DSC08095-001.JPG.69ca38cc6c840b187e1e38a2da31c6f5.JPG

DSC08103-001.JPG.d4573839a4d8d78901a0f86c35c65019.JPG

DSC08104-001.JPG.ba293d12bb3267dae165d37e1b37e199.JPG

DSC08111-001.JPG.f601ff1bd6001dc73aab23a60e06e968.JPG

DSC08118-001.JPG.771b9686162840881f18338c010c117f.JPG

 

Ficamos um tempo ali tirando algumas fotos e apreciando aquela vista quando do nada chega uma família de quatis !!!!

Na bolsa da minha mãe tinha algum pacote de biscoito e, um deles foi direto na perna dela pra tentar pegar, mas não é permitido dar nenhum tipo de comida à eles !

Mas são tão fofos ! rsrs Eram muitos !!!!!!!!!

 

Dali nós fomos para o restaurante do Parque almoçar. QUE COMIDA DELICIOSA !!!!!!!!!!!!

E claro, sem pagar nada novamente..rsrsrs

Eu perguntei ao garçom quanto era o buffet e era algo em torno de R$60.. tststs

Ainda pedi sorvete com um creme de banana com leite condensado que estava no buffet...hmmm estava MUITO BOM!!!

 

DSC01710-001.JPG.3d97e29bf665995d0a0c4dc0d691df48.JPG

DSC01722.JPG.96d5cd992e8597f66461a9f7da80d9ad.JPG

 

Dali ele nos deixou no observatório das cataratas para começarmos nossa jornada, sozinhas !

 

DSC01726-001.JPG.f3fb7f2733c147806e53718fb40f866d.JPG

DSC01740.JPG.b84d11bd247d4334e1b369083f9407fa.JPG

 

Pegamos o elevador, e vimos as cataratas ao longe !!!!!!!! Aiii lindas demais !!!

Bateu uma emoção básica..rsrs

E é nessa hora que a gente percebe o quão somos fracos diante da força daquelas águas e, o quanto a natureza foi feita na medida certa para que tudo fluisse de maneira perfeita !!!

 

DSC08138.JPG.995127908da6d9c2dfa2d4e7b0dd6975.JPG

DSC08147.JPG.cef3f0ea994fab35b79a87142fc7201e.JPG

 

Nesse ponto tem uma trilha que leva até o deck de observação, que chega bem perto das cataratas (como se fosse a garganta do diabo, só que no lado brasileiro)..Porém como estávamos com a minha avó e queríamos fazer o passeio do macuco (era até ás 17h e nessa hora já eram 15h mais ou menos), achamos melhor deixar para uma próxima, até porque iriamos na garganta do lado argentino também...

 

DSC01743.JPG.439daaaf1d0ea58bad10ab319f0c8ef6.JPG

 

Saimos dali e fomos em direção ao local do passeio e adivinhem: VIPS novamente !

Pegamos nossos tickets e entramos!

Nessa hora entramos em um carrinho que leva a gente até o deck de onde saem os barcos !

Quando entramos no carro, o guia perguntou "Vocês tem capa de chuva?" e respondemos que não. Ele então, rapidamente tratou de nos conseguir 5 capas !!!!

E ouvi um deles falando no ouvido do outro "Qualquer coisa se perguntarem, diz que elas compraram..."

E na mesma hora uma gringa viu o cara entregando a capa de chuva pra gente e perguntou pro marido "Onde será que podemos pegar também?"

HAhahah ::lol4::::lol4::

Muito bom se sentir VIP uma vez na vida..hahahahha

Agora só viajo com a titia ! kkkkkkkkkk

 

DSC01768.JPG.ca57a91287ac95a8419b326e7b56a769.JPG

DSC01770.JPG.c3fc60862176f11a6b48bebe24ac8d20.JPG

 

Como a minha vó estava com a gente, optamos por ir em 2 grupos.

Teoricamente era pra ir minha tia e Verusca primeiro e depois Eu e minha mãe, porém a minha mãe sismou que não queria ir, que ia dar trabalho e tal...e aí eu acabei indo com a minha tia e com a Verusca por precaução e falei pra minha mãe "Mãe, vá no próximo".

 

Entramos no barco e o guia falou que tinha lugar láaaa na frente e eu fiquei toda empolgada pra ir mas a minha tia e a Verusca preferiram ficar atrás mesmo e, pra não ser a sobrinha chata, resolvi ficar atrás também!!

Como uma das câmeras que levei é a prova d'agua (Sony TX20), foi possível tirar várias fotos, inclusive lá pertinho da água!!

Eu preferi ir sem capa mesmo pra sentir mais emoção, kkkkkkkk

E quanta emoção, vem MUITA água.. Sai completamente encharcada !!!!

O visual do Rio Iguaçu até chegar em uma das quedas também é lindíssimo..

Passamos também pelas cataratas do lado argentino mas de longe porque eles não podem ultrapassar a fronteira.

O barco não para em nenhuma queda muito forte..Não é nenhuma daquelas perto da garganta ou coisa parecida..kkkkk

Se fosse tb não sairíamos vivas ! kkkkkkkk Só nessas que ele foi o barco balançou MUITO, imaginem numa queda mais forte...

Enfim, o passeio é INCRÍVEL !!!! Acho que é indispensável !!!!!! Todos tem que ir !!!!

Muito muito bom mesmo !!!!!!

Minha tia e Verusca não sairam tãaao encharcadas não..só um pouco na parte de cima da blusa e abaixo dos joelhos, mas o resto estava sequinho !

Ahh e pode ir descalço !! Deixamos nossos sapatos nos armários (que eles tb nos deram as chaves, rsrs). Originalmente se paga pelo armário!

 

DSC01772.JPG.cf1b4873728323c35d6f818b108dfc4b.JPG

DSC01786.JPG.cd81a0aaefe9f4af391ce0382775f3e0.JPG

DSC01858.JPG.3a2805f868eb46badd81a561bbf12790.JPG

DSC01860.JPG.fe65e402a29b2ffb1aa50c84c1d44f58.JPG

DSC01873.JPG.3758a9d8c83030ca9d1de9a9ea2635b1.JPG

DSC01799.JPG.ad5e88c2f8cfaa9b5daca71af80ab026.JPG

DSC01822-001.JPG.61ab59b6924991f445e8980dab87c755.JPG

DSC01836.JPG.1928ba53eed6a853ff0544731fcf1934.JPG

DSC01838.JPG.8a2d197fe440627d155daeba7b3065cc.JPG

 

Quando chegamos do passeio vimos minha mãe sentada com a minha vó....

Fiquei muito brava porque ela disse que iria...

E começamos a reclamar "Mas por que você não foi?????"

Ai ela disse que como não tinhamos chegado ainda, ela não queria ter que deixar minha vó sozinha e aí não foi e, o último barco já tinha saido....

Ela poderia ter pedido pra alguém ficar um pouco com ela enquanto ela iria no passeio, mas preferiu não ir...

 

PORÉM, como eramos convidadas VIP, um cara chegou e falou "Mas a senhora não foi?!??!" para a minha mãe. E ela explicou isso...

E aí ele falou "Espera um pouco"...

Passou uns 5 minutinhos e ele voltou "Então, quer ir agora? Tem um barco esperando a senhora lá no deck!!!"

Isso foi o MUST do dia!!!!!

SIM, minha mãe foi SOZINHAAAAAA, totalmente VIP dentro do barco !! Ela e o condutor !!!!! Pasmem ! rsrsrsrssss

Mas ela, boba de novo, pediu pro cara não ir até o meinho da queda..... Ahhhhhhhh, a melhor parte !!!!!!!!!!! hehehe

Se a gente soubesse que dava pra ser VIP a esse ponto, teríamos nos atrasado sem querer e ido todas juntas! hehe

 

DSC01868.JPG.1097afc02b621cf2e096f6f23a4953aa.JPG

 

Quando ela voltou do passeio, o parque já estava meio vazio e voltamos no carrinho junto com os funcionários..Ou seja, fomos literalmente as últimas a sair do parque !!!

Chegamos então na lojinha para nos despedir do pessoal e AGRADECER MUITO pelo privilégio!!!!

E pra completar a brincadeira, minha tia ainda ganhou uma camiseta linda do parque !!!!! (Que custa uns 100 reais...kkkkkkkkk Tudo naquelas lojinhas é caro!)

E o dia acabou assim, perfeito !!!!!!!

 

Segundo o roteiro, que ha essa altura já tinha ido por água abaixo, iríamos para o Paraguai só daqui a 2 dias (sábado), porém quando conversamos com o amigo da minha tia, ele disse que seria melhor irmos na sexta do que no sábado, pois fica UM POUCO menos lotado de gente!!!!!

Não pensei nisso quando montei o roteiro.. #fail

Então quando chegamos no hotel pedimos informações de seviços de van para nos levar e trazer de volta para o Paraguai!

Ligamos para um cara que o moço do hotel nos indicou e combinamos com ele que ele nos pegaria as 9h e iríamos para o Paraguai (na tentativa de comprar ALGUMA coisa), voltaríamos pro hotel para deixar as compras e depois iríamos para a argentina almoçar/jantar ficar um tempo e depois voltar!!!!

Tudo certo para o dia seguinte...

Jantamos na padaria novamente e fomos dormir!!!

 

Gastos do dia: (sem contas os gastos lá no parque por que não tivemos, rs)

- onibus ate o parque = 2,85

- agua = 3

- onibus ate o centro = 2.85

- jantar padaria =~ 15 (com bebida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3o dia

 

Nesse dia o cara nos pegou as 9h, como combinado, e fomos em direção ao Paraguai.

Não me lembro se eles chegaram a pedir passaporte ou identidade, mas na Argentina pedem ctza!

 

Como eu tinha lido muita gente falando do Shopping del Este, marcamos para ele nos deixar lá, porém o cara da van disse que tinha um tal de Shopping Americano que era bem melhor e ficava mais a frente..

Decidimos marcar pra ele nos pegar nesse shopping!

 

Ficamos no Shopping del Este menos de 1hr por que achamos tudo muito caro, nada com descontão e tal.

Tinha uma loja que vendia esmalte, maquiagem e afins que estava com preços até RAZOÁVEIS, mas nada de marca e tb era a única loja! kkkkkk

Saímos de la e fomos andando em direção ao tal Shopping americano (que na realidade é AmericanA, mas vo falar americano mesmo..hahaha).

Lá os preços realmente eram mais baratos do que o Shopping del Este, mas nada ABSURDAMENTE BARATO!

Isso eu não vi..

Se você pensa em fazer uma viagem para os EUA e vai viajar para o Paraguai em breve, não perca seu tempo, compre tudo nos EUA !

 

Enfim, ficamos batendo perna nesse shopping e nums outros que eu li na internet e que fomos (Monalisa, Nave Shop, Casa China, Mega Eletronicos, Elegância, etc) e dps fomos para o estacionamento do shopping americano encontrar com o cara.

Resultado: EU não comprei NADA !!!!!!!

Nadica de nada ! hahahahah

Tenho que fazer uma observação: Tenho uma TX20 da Sony que paguei R$600 nela e eu vi uma igualzinha a minha (rosa inclusive) por $163 !!!!!!! Isso mesmo!! Foi na Mega Eletronicos se não me engano...

Quase morri de desgosto ! hahahahha

Acho que pra eletrônico em geral até vale a pena...rsrs

Mas, de novo, se você vai para os EUA, compre lá mesmo. Até por que entre comprar eletrônico no Paraguai e nos EUA, eu não pensaria 2x...hahahahahaha

 

Minha tia e Verusca fizeram algumas compras:

- GPS da Foston (que eu acho que tem melhores, mas tb não entendo muito bem de gps, a tela nem é capacitiva (apesar de que nem sei se já existe))

- 2 perfumes na Elegância (acho)

- 1 cigarro eletrônico (por menos de $10, valeu a pena!!! São 5 ou 10 refis e cada um dá pra dar umas 2000 tragadas, algo assim que valeu mto a pena)

- uns cremes importados que não sei a marca mas elas compraram no shopping americano

 

Acho que foi isso..

Passamos no hotel para deixar as compras e seguimos em direção à Argentina.

Um pouco antes de passar a fronteira, eles pedem os nossos passaportes ou a identidade. Todas as vezes que fomos eles pediram !!

Mas não checam muito bem quem está dentro do carro e tal. Eles fingem que revistam e a gente finge que acredita..kkkkkk

 

Quando chegamos na argentina, pedimos pro cara da van nos deixar em frente ao restaurante "A piacere", que estava na listinha dos restaurantes indicados!!

Um pouco altes de saltar e combinar o horário de saída o cara falou "Vou deixar vocês aqui por 2h. onde vocês querem que eu pegue vocês?"

Nessa hora ficou todo mundo sem entender nada, pois ele que determinou o horário que a gente ficaria por lá, como assim???

Estávamos pensando em almoçar, passear um pouco, ir na feirinha e a noite jantar por lá e depois ir embora...

Mas ele simplismente falou que 2h estava ótimo. Como ele sabe se está ótimo ou não?

Então fizemos um barraco com ele e o cara falou que isso estava implícito (oi?), que é o tempo médio se fica lá e que ele tinha outras coisas pra fazer e bla bla bla...

No fim das contas pagamos a ele pela ida e a volta do paraguai e pela ida na argentina e "descartamos" o cara...(sem pagar a volta, é claro).

 

Almoçamos no A Piacere que por sinal era MUITO BOM também!!!!

Pedimos uma carne que não lembro qual era, mas estava deliciosa!

Na hora de pedir a bebida foi um desastre..

Eu e Verusca iamos dividir uma Cerveja clara e então eu falei pro garçom que queria uma "cerveza" e ele perguntou "rubia?" e eu disse... "No no, rubia no"...

HAhahahaha

E então o cara trouxe uma cerveja preta (Eu, não sei exatamente por que, achei que rubia fosse ruiva (igual a cerveja ruiva do devassa) e nos ferramos) e antes que desse tempo de eu falar que não era aquela ele já tinha aberto e colocado no copo...

Minha mãe já gosta de cerveja preta, então acabou que ela teve que beber a garrafa inteira de cerveja e eu e Verusca pedimos outra, mas dessa vez a certa !!! ahahaha

Saimos trêbadas de lá!

E o melhor de tudo em comer na Argentina é que o Real está 4x o peso !!!!! Então tudo lá está muito barato!!

 

DSC01902.JPG.7aa7356234a243ad59bb9929e5a6a2fe.JPG

DSC01911.JPG.611f21d8d053c501306569cc9d49b03b.JPG

 

Como já estava bem tarde, nosso almoço foi um almoço-jantar!

Passeamos um pouco e fomos parar na feirinha onde eu comprei 1 pedaço de queijo golda (que comi quando cheguei em casa, UMA DELÍCIA) e 2 vinhos (1 artesanal e 1 industrial) pro meu namorado!

 

Pegamos um taxi grande que coube nós 5 e fomos pro hotel dormir por que no dia seguinte iríamos para o parque da argentina!!!!

 

Gastos do dia:

- van = 35

- lanche =~ 15

- jantar-almoço a piacere = 23

- taxi de volta = 10

- vinho feirinha = 15 + 10 (artesanal)

- queijo golda =~ 16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

4o dia

 

Este dia foi complicado, pois tínhamos combinado de ir ao parque do Iguaçu na Argentina, mas mais uma vez o roteiro mudou de novo !!!!

Logo quando chegamos (no 1o dia) eu sugeri à todos alugarmos um carro para nos locomovermos melhor e aproveitei pra falar que não sairia muito caro porque eu tinha visto no relato de um menino que foi e gastou R$700 por 1 semana!!!! Bem barato!!!!

Mas ninguém me deu ouvidos e elas acabaram esquecendo disso...

MASSS como o dia anterior foi tãao enrolado com aquele cara da VAN, elas pensaram "E se alugassemos um carro?"

Tudo bem que a essa altura já era um pouco tarde, mas ainda valeria a pena...

Pegamos um ônibus e fomos em direção ao Parque das Aves pois sabiamos que tinham várias locadoras ali perto (vimos no dia anterior no caminho para o parque nacional do iguaçu)...

Tinham 3, uma do lado da outra. Fomos em 2 e já estava tudo esgotado... Até que chegamos na Localiza e a moça falou que já estava tudo esgotado e então dissemos que só queriamos por 1 ou no máximo 2 dias... que não ficariamos o feriado inteiro e tal...E conseguimos!!!!

O aluguel do carro saiu não saiu tãao barato quanto poderia até por que estávamos reservando em cima da hora, etc, mas mesmo assim valeu a pena = R$157 a diária pra 5 pessoas !!!

A cada hora de atraso pagaríamos R$27 e se resolvessemos por algum motivo entregar só no dia seguinte, automaticamente uma diária a mais seria cobrada!!!!

 

Pegamos o carro e seguimos então para o Parque das Aves !!! Roteiro já modificado !!! rsrsrs

Agora eu preciso dizer que AMO animais, porém tenho muita pena de vê-los enjaulados e, por isso odeio contribuir com zoológicos ou afins...Contudo, muitas vezes temos uma idéia errônea de um lugar que acabamos fechando os olhos e não enxergando o que talvez possa fazer bem para eles.

Existem muitas ongs e lugares que preservam a vida dos animais e, várias vezes eles estão lá apenas para readaptação no seu próprio habitat. As vezes estão sendo realmente tratados..É claro, infelizmente, que nem todos os casos são assim, ms só de pensar que existem muitas pessoas fazendo o bem para vários animaisinhos me anima!!!!

E pensando nisso, resolvi refletir quanto ao tráfico de animais naquela área de 3 países. Provavelmente (posso estar completamente errada) ali na fronteira o tráfico deve ser mais intenso do que em outros lugares, então talvez o Parque realmente faça um trabalho pra proteger suas aves !!!!

 

Com esse pensamento, resolvi comprar o ingresso e me surpreendi mais do que eu achava que fosse. A maioria dos animais fica livre, o que já diminui muito essa questão de vê-los em jaulas...

Não são todos. Não sei dizer o motivo, mas creio que alguns animais quando estão amamentando ou cuidando dos filhotes ficam muito agressivos e, por isso as pessoas preferem mantê-los em cativeiros durante esse período !

Eles são muito amigáveis... Pude tocar e fazer carinho na maioria das aves. Não sei até que ponto isso é algo bom, mas prefiro achar que é !!!!

 

Se eu esquecer dessas questões todas, posso dizer que amei o parque e a experiência com os bichinhos!! Ainda mais por saber que eles estavam "Livres", mesmo que entre aspas...rsrsrs

A impressão que me deu é que são muito bem tratados pois todos tinham uma aparência muito boa!!! Tenho lido várias pessoas falando que vão a zoológicos e acham os bichos meio maltratados e tal, mas esses eu achei todos, sem exceção, com a pelagem MUITO BONITA!!!!

 

DSC08151.JPG.8b38eff1fb3084d45c9b25ff4104898c.JPG

DSC08158.JPG.203e087a052b4d465a95726b7e8f9180.JPG

DSC08159.JPG.b87d5114603d898ed9abe93a4227eaec.JPG

DSC08173.JPG.ed7736aac44a08c100a0a094cbf68b30.JPG

DSC08191.JPG.584469d468822607956ae475d23b4fc6.JPG

DSC08193.JPG.8d863ac439277646a2cf345405cc0e82.JPG

DSC08214.JPG.8b4101c54e2e2f7865b528a4c33caf0b.JPG

DSC08215.JPG.2753122ed3982f129e235aed8b454e6f.JPG

DSC08228.JPG.b5f307592ec2f1c71f17376b0b53301a.JPG

DSC08230.JPG.6e27b89d6e505f12ffd5e622a0aab565.JPG

DSC08232.JPG.81f24175ae218236a251774fd996474f.JPG

DSC08242.JPG.d08221925631fcdbced85a894c982c06.JPG

DSC08249-001.JPG.3956f981d8d87cea29f6a94c18e1f3be.JPG

DSC08271.JPG.0a5616da42fbaee0929c850f842f2073.JPG

 

Eu almocei no restaurante que tem dentro do parque !! A comida era tipo PF mesmo, mas estava gostosa!!!

Dali fomos para o CEAEC !!!!! Não sei se todos estão familiarizados, mas é uma ciência que estuda a nossa consciência. Minha mãe estudou a progeciologia por muito tempo e nunca teve a oportunidade de ir no CEAEC (a sede dessa ciência, que o Waldo Vieira "criou") e, então aproveitamos que estávamos em Foz e fomos até lá para conhecer também !!!!!! Não sei explicar muito bem o que é, mas a experiência foi bem legal !!! Não vou entrar em detalhes desta parte da viagem, pois não sei se todos vão se interessar...Enfim, é algo muito a parte!

 

DSC08278.JPG.7c45c79657548cf3f006c9f6e13dd13c.JPG

DSC02003.JPG.5705d914ed43e346b5727a242eef2e31.JPG

 

Depois seguimos para Oficina do Sorvete, pois li na internet que era a melhor sorveteria de Foz!! E realmente, os sorvetes são muito bons e há váarias opções !!!! Adorei!!!!

 

DSC02012.JPG.1addcc113814904f04d4b32ac6bf0f0c.JPG

 

Como já estava anoitecendo, pensamos em ir ver a iluminação da barragem na usina de Itaipu, porém quando fui checar no celular o horário estávamos um pouco atrasadas e resolvemos sair correndo para ver se daria tempo !!

Foi super corrido mesmo, só o tempo de comprar os ingressos e já entrar no ônibus que eles oferecem para nos levar até onde a iluminação acontece. No caminho o guia vai explicando um pouco sobre a usina !!

Até que chega-se à barragem!! Como a iluminação acontece a noite, não dá muito bem pra ter uma idéia da dimensão da usina com a luz apagada..

Mas quando começa a tocar a música (que acompanha o ritmo da iluminação), percebemos que a usina é realmente gigante!!!!!!!!!!

Na realidade eu esperava mais desse passeio... É bem rapido !! Você assiste a iluminação e dps acaba!!! rsrsrs

Mas é realmente linda !!!! Vale a pena, apesar de ser curto !!!!!!!

 

DSC08279.JPG.9eb54286d66a4ed4fb135632c1b9f202.JPG

DSC08292.JPG.1ffb176209a00235ba320ea370373d1e.JPG

 

Depois, resolvemos ir para ARGENTINA jantar!!!!!!!!!! Como o almoço-jantarado no dia anterior foi ótimo e super em conta, decidimos voltar lá novamente!!!!

E fomos no restaurante AQVA, que eu já tinha anotado na minha planilha, e disseram que era ótimo !! rsrsrs

Eu comi "Bondiola de Cerdo Grillada con Salsa Barbacoa, Blini de Batata, Crema de Choclo y Echalote", que resumindo é Bondiola (que eu não sei o que significa) de Porco Grelhada ao Molho Barbebue, Blini (que tb não sei o que é) de Batata Doce, Creme de Milho e Chalota (que tb não sei o que é).

HAHAHAH Não sei quase nada do prato, só sei que estava MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!! Sério, estava MUITO BOM MESMO!!!!

Provei o prato de todas elas e sinceramente o meu era o melhor!!!

 

DSC02045.JPG.645d3aa7b7363e7aeb0c564b4e81b71c.JPG

 

O dia infelizmente acabou com gostinho de quero mais ! rsrs

E amanhã, FINALMENTE, será o dia de ir ao parque do iguaçu, na argentina! rsrsrs

 

 

Gastos do dia:

- aluguel carro = 157 / 5 = 32

- parque das aves (entrada) = 10 meia

- almoço + cerveja + porçao de nuggets =~26

- sorveteria - não lembro o preço

- itaipu = 7,5 meia

- jantar aqva =~ 25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Show o relato, Foz do Iguaçu é uma das minhas cidades preferidas. Sempre que me aventuro por outros países de carro, incluo foz na volta.

 

Sobre o aluguel de carro na localiza, precisou de algum documento ou pagamento a mais para poder ir até a Argentina? Achei interessante alugar o carro, já que os passeios são longe e de ônibus fica limitado aos horários.

 

Lindas fotos, que câmera utilizou? O parque das aves é muito bonito e realmente parece que as aves são bem cuidadas e muito tranquilas. Só tem que tomar cuidado nos viveiros para não ser bombardeado rsrs. Jantei uma vez no AQVA, restaurante recomendadíssimo. Quero ver se em Julho retorno a Foz para passar alguns dias e dependendo vou de avião e alugo um carro lá. A estrada até foz é muito perigosa e demora quase 9hs pra chegar saindo de ctba.

 

No aguardo da continuação ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiii !!! Que bom que esta gostandoo !!!

 

Respondendo as perguntas:

 

- sobre os documentos.. para alugar apenas a cnh e o cartao de credito mesmo e, para entrar na argentina eles so pedem mesmo a identidade!!! Se o cara encrencar mais deve pedir os documentos do carro e a cnh mas nao pediram pra gente!!

Assim, na realidade tem onibus em varios horarios.. a nossa questao maior foi que estavamos com a minha vó de 92 anos e ai ficava mto ruim pra ela pegar onibus toda hora e trocar de onibus sempre e tal... mas pra quem tem disposição e tal, acho super valido. Mas claro que alugar um carro também eh uma otima opcao por sair muito barato e por voce ter autonomia pra ir e voltar quando quiser !!!!! :)

Quando eu voltar la provavelmente alugarei um carro novamente !!!!

 

- Minha camera é a Sony Nex C3, semi-profissional !!

Ela é MUITO boa !!! Nunca tive problemas apesar da marca sony nao ser a queridinha das profissionais...rsss

O único porém eh que a lente que vem nela eh 18-55mm, o que atualmente ja esta me incomodando...rssss

Estou procurando um zoom maior, mas a qualidade dela eh inquestionável, muito boa !!!

 

No mais, obrigada :)

Vou ver se hoje ou amanha eu termino o relato !!!!! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

5o dia

 

Acordamos e saimos por volta das 9h com um destino: Parque do Iguazu ! Argentina de novooo !! rsrsrs

Antes de ir ao parque demos uma passadinha rápida no freeshop porque era bem no caminho... ::hãã2::

O freeshop é realmente grande e tem uns preços convidativos..rsss

Não compramos nada, mas aproveitamos pra trocar nosso dinheiro para pesos, já que teríamos que pagar a entrada do parque !!

 

DSC02052.JPG.f18771a1341469a8519698546b7f30c2.JPG

 

O peso estava 1 real para 3 pesos. Não era muito bom comparado com os restaurantes a 4,00 mas não tinha outro jeito...

Chegando no parque não tem jeito mesmo de pagar meia entrada, nem a minha avó de 92 anos pagou! rsrsrs

Todos pagaram o valor cheio: 115 pesos!

Minha tia e a Verusca iam embora nesse mesmo dia e o voo delas para o BR era 15h ou algo assim, então não tínhamos muito tempo para percorrer o parque todo, ir a parte inferior e tal..Até por que estávamos com a minha vó e a infraestrutura do parque argentino é mil vezes pior do que a do brasileiro.

Então optamos por ir apenas à garganta do diabo ! Logo quando entramos soubemos que teríamos que andar um bocado até o local onde saiam os trens, por isso minha mãe falou com o segurança e eles providenciaram um carrinho para a minha vó + um acompanhante para ir até o trenzinho.

Eu, minha tia e Verusca fomos andando e, no meio do caminho nos deparamos com uma sorveteria famosa. Não me lembro o nome da sorveteria, mas era uma bem famosa e por isso ficamos empolgadas pra comprar um sorvete...Que furada !

Chegamos lá, escolhemos nossos sorvetes e pedimos uma água e, quando o cara disse quanto era quase caímos pra trás: 43 pesos 1 bola de sorvete (o pequeno)!!!!!!!

De fato estava escrito lá que era este preço, mas por algum motivo achamos que era 4.00 pesos...Enfim, não sei por que ficamos em dúvida, mas absurdo o preço !!!!

Não lembro quanto foi a água mas foi algo em torno de 20 pesos... MUITOO CARO!!!!

Logo, não comprem nada nesse parque, a não ser que realmente necessite !!!!

 

O trenzinho demorou um pouco pra chegar e elas já estavam ficando preocupadas com o horário pois a essa altura já estava em torno de 11h30 !

Elas pensaramm e pensaramm se iriam embora ou se iriam mesmo até a garganta!!

No fim das contas olhamos na internet e vimos que tinham mais voos para o mesmo dia, então elas decidiram que iriam ficar e iriam tentar conseguir um voo pra mais tarde !!!! ::otemo::::otemo::

O trem, teoricamente, tem 2 paradas. A primeira é na parte inferior e a segunda na parte superior, que é onde fica a garganta. Porém quando ele para na parte inferior, tem que descer todo mundo porque tem uma fila enorme de pessoas esperando para descer (enquanto nós queremos subir). Organização total... #sóquenão

Ficamos ali então esperando o próximo trem que finalmente iria subir para o próximo estágio.

Saltamos!!!!

 

DSC08308-001.JPG.5d5de46f56489005eac7401a486a0f80.JPG

 

Logo que saímos um segurança viu que estávamos com uma senhora e falou que tinha uma cadeira de rodas que poderia ir até a garganta !!! Porém a cadeira era MUITO pesada, era de ferro..

Colocamos ela na cadeira, mas foi impossível chegar com ela até a garganta pois minha mãe já estava super cansada e não dava pra levar rápido porque minha vó reclamava que balançava muito...

Então abandonamos a cadeira num local onde já tinham outras 2 cadeiras, ou seja, a maioria das pessoas parece fazer a mesma coisa.

Minha vó é super disposta e anda bem. Optamos pela cadeira apenas por um conforto maior, mas ela não reclamou de andar em nenhum momento !!

A passarela é bem grande..Até chegar lá anda-se um pouco !!! E você fica na expectativa de chegar e não chega nunca..aahahha

Descontando o tempo com a cadeira, diria que demoramos uns 30min, pois tem que levar em conta o fluxo de pessoas. Estava LOTADO !

 

DSC02068.JPG.2b660a40592a85615176d1104193c86b.JPG

DSC08317.JPG.2c3fbea219299fdb8c270a972f9334d1.JPG

 

Andamos, andamos, andamos e por fim chegamos: QUEEEEEEEEEEEEEEE LINDO !!!!!!

GENTE, É LINDO DEMAIS !

Linda na verdade né...kkkk

Caiu aquela lagriminha básica..rsrss

A força daquela água BEEEM pertinho de você é incrível !!!!!! Dá pra ver as cataratas um pouco mais de longe e não se molhar, mas quando você chega mais pra frente, não tem jeito, molha tudo mesmo!!!!!!!!!

Igual ao passeio do macuco !!! Molha mesmo!!! E é super refrescante e maravilhosooooo ! Tem que se molhar mesmoooo, afinal andamos e gastamos dinheiro pra isso néee?!?!!?!? Faz parte do pacote! E que pacote!!!!!!!

Amei amei amei !

Com certeza, na minha opinião, é a melhor vista !!!!!!!!! Até porque não é só a questão da vista, é a sensação de estar ali do ladinho da queda... Aiii inexplicável ! Só estando lá pra sentir !!!!!

Muito bom mesmo !

Este com certeza é um passeio IMPERDÍVEL !!!!!!!!

 

DSC02078.JPG.755d4baee92bc7fb2321fd2ad198320f.JPG

DSC02083.JPG.8a5a5a29dc9b3870fc72ab82044491ad.JPG

DSC02105.JPG.3d47a710b54ec3e643240c735b54f3a9.JPG

DSC02079-001.JPG.5971f7abdbe0ad49dac73b7670e9675e.JPG

DSC02117-001.JPG.7a62e681e82a804ef9996f13a64339d9.JPG

 

Ahhhhhhh e não posso deixar de falar: tinham MUITAAAAS borboletas !!!!! Em todo o lugar ! incrível !!!!!

Mais um fator para o passeio ser impressionante !!!! Lindas demais!!!!

 

DSC02075.JPG.3bc406afbc3c027cdf9e15f5c2745020.JPG

DSC02093.JPG.2636b5e4881490c6baff2cd5fe21165e.JPG

 

Ficamos um tempo ali apreciando a vista, nos molhando e, voltamos !!!!

Como não tínhamos muito tempo (pois minha tia e a verusca iriam tentar pegar o voo ainda no mesmo dia) resolvemos sair logo do parque..a essa altura já eram umas 15h !

Fomos direto ao aeroporto pra elas resolverem a questão do voo.

Esperamos no carro!

Esperamos...esperamos...esperamos e nada !! kkkkk

Até que elas voltaram: "Vamos ficar até amanhã !!!!"

Uhuuul ::otemo::::otemo::::otemo::

Fomos direto para um restaurante pois estávamos MORTAS de fome!!!

Não anotei o nome mas foi um restaurante à quilo que vimos no meio do caminho ! A comida estava boa!

Fomos pro hotel descansar um pouco e acabamos jantando alguma coisa na padaria mesmo.. (Não lembro quanto gastamos no jantar)

 

Gastos do dia:

- cambio - 1 real = 3 pesos

- entrada = 115 pesos = 38

- sorvete pequeno = 43 pesos = 14

- cerveja = 25 pesos = 8

- almoço a kilo =~ 20

- jantar padaria = Não lembro :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

6o dia

 

Acordamos e fomos em direção à Mesquita Muçulmana. Tivemos uma certa dificuldade em encontrá-la. A impressão que tive é que ficamos dando voltas até então achar o local... O GPS dizia que já tinhamos chegado, mas não encontrávamos ! kkkkk

Infelizmente a mesquita estava fechada pois era domingo... Minha tia tentou falar com o Shake, que morava ao lado, e uma de suas mulheres atendeu e disse que realmente eles não poderiam abrir exceção e tal (pq iriam também né? kkkk)...

 

Seguimos então em direção ao templo budista. Na realidade eu estava mais animada com o templo, pois admiro muito o budismo e nunca tinho ido à um templo budista antes, imaginei ser incrível ! O local é bem esquisito, as vezes pensamos estar no lugar errado, pois é um bairro bem pobre, algo como uma favela...

O templo é bem isolado, até mesmo do bairro, pois pra chegar lá tem uma subida grande. Imagino que tenha algum significado, provavelmente para os monges meditarem melhor, sei lá...

Enfim, quando demos de cara com aqueles budas lindos e grandes na nossa frente, foi magnífico !!!!

É lindo demais e assim que você entra você imediatamente sente uma paz interior muito grande, pelo menos eu senti !!!! É incrível, vale muito a pena mesmo!!!! Imperdível !!!!!! :)

 

DSC08324.JPG.0c49947605d90fa279ccb999cc7f5037.JPG

DSC08327-002.JPG.33fa073b9b47493f3b92a58949e49025.JPG

DSC08343-001.JPG.5cc1a2a5449b4f595636dbf30d326100.JPG

DSC08348.JPG.afed0f6723ca5ab04c3d12ee412c646c.JPG

DSC08355.JPG.ba110140fe4667ba1ce6b716b632343d.JPG

DSC08356-001.JPG.869b6a89f285f76dda79f00df1bcc11d.JPG

 

Saindo dali entregamos o carro pois minha tia e verusca iriam embora e nós ficaríamos mais um diazinho !!

Não lembro aonde almoçamos !!

Não fizemos mais nada depois que elas sairam. Apenas fomos no shopping jantar !!! :)

 

Gastos do dia:

6o dia - templo budista

- carro aluguel = 150 + 27 + 27 = 204 / 5 = 40,8

- almoço vivenda do camarão/shopping =~23

- taxi ida =~ 10

- taxi volta =~ 10

 

7o dia

Como não tínhamos muito tempo pois nosso voo era à tarde, decidimos que iríamos na Mesquita Muçulmana e depois almoçaríamos e passearíamos pelo shopping !!

Chegamos na Mesquita, mas na hora que chegamos estava fechada (não me lembro agora o motivo, hora do almoço vai ver, rsrs) e abriria só mais tarde. Quanto azar !!!! Rsrsrs

Fomos então para o shopping e ao passar pela Chili Bens eu decidi que queria comprar um óculos!! Poxa, não comprei uma pecinha de roupa e nadica de nada no Paraguai. Entrei lá, fiquei um tempo escolhendo e comprei um óculos lindo da linha Cazuza por R$119 ! Ah, não tá tão caro !! Foi o primeiro óculos da minha vida que custou mais de R$20 ! kkkkkkkkkkkkk

Se a cada 20 anos eu comprar um óculos de R$100, tá bom né produção? rsrsrs

 

Almoçamos num restaurante à kilo e pedimos ao taxista que nos levasse à mesquita, pois à essa hora já estaria aberta.

Antes de entrar temos que colocar o véu na cabeça, que é oferecido na hora.

Ela é bem bonita por dentro, mas infelizmente tem um espaço mínimo para pisar e olhar. Não curti muito. Escolheria mil vezes o templo !!!

Mas quem curte a cultura e tudo mais, vale a pena conhecer ! Ficamos 10 minutos ali e voltamos pro taxí, algo bem rápido. Tb só dá tempo mesmo de olhar e sair pq vc não pode nem andar...Tem uma faixa delimitando a área !

 

DSC02152.JPG.452dd28cea210f9f3124f173c4f7795d.JPG

DSC02156.JPG.5b521fa6b060e4afa70876d3c8ff67b1.JPG

 

O taxista nos esperou e aproveitamos a corrida para seguir em direção ao aeroporto !!!!

Fim de viagem !!! :(

 

Gastos do dia:

7o dia - mesquita muçulmana

- taxi mesquita/shopping =~ 30

- pao de queijo =~3

- milkshake bobs = 7

- oculos + alcool = 119 + 8

- almoço a kilo =~ 20

- taxi mesquita + aeroporto = 74

 

Observações:

Se fosse dar alguma dica, faria todos os passeios de ônibus, pois é possível. Os ônibus vão aos principais pontos turísticos. Os taxis não são absurdamente caros quanto no Rio, até vale a pena pegar, mas andar é sempre a melhor opção !!! Nosso único porém é que estávamos com a minha vó, por isso não andamos o tanto que poderíamos !

No fim das contas, de acordo com o roteiro inicial, não fomos aos seguintes lugares: COART, Parte inferior do parque iguazu, recanto dos cactos, marco das 3 fronteiras, lago itaipu (praias) e la aripuca!

É claro que eu preferia ter ido à todos os lugares que planejei, mas fomos nos principais. Esses outros ficam sendo um motivo para mais uma visita !!!!! Chato seria se não tivessemos visto as cataratas, rsrsrs

Amei a viagem e a companhia da família :)

Ahhhhh e quanto a hospedagem, fiquem na argentina!!!!!!!! As opções são muito melhores e muito mais baratas! rs

Sem contar que a vizinhança lá é infinitamente melhor!

Eu pertubei minha mãe para ficarmos em um hostel na argentina, mas não colou....rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Cleo!! Muito bom seu relato, parabéns!!!

 

Trouxe de volta as lembranças da excursão do 2 grau que fizemos para lá, há um século atrás... hehehehehe (pouco velho!!!)

 

Mas quando eu fui, visitei apenas o parque, as cataratas e a usina. Agora que li teu relato, percebi que tenho que voltar e ver o resto!!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...