Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1234611 por Norma Holz
21 Nov 2016, 18:28
Adquiri uma passagem de ida e volta do Brasil a Frankfurt, permanência de 15 dias (entre junho e julho de 2017), mas tenho interesse de conhecer realmente Praga (e quem sabe Budapeste).

Iremos em 2 e estava verificando as alternativas de Trem, vôos com companhias aéreas locais e locação de veículos...

Fiquei bastante em dúvida, pois as opções de trem me pareceram um pouco caras em relação à locação de veículos (mas não tenho ideia sobre preços de combustíveis por lá), enquanto que vôos também não consegui fechar um roteiro que me agradasse.

Então pensei em fazer de carro, em sentido horário ou anti-horário, passando pelas cidades de :

Frankfurt
Viena
Budapeste
Praga
Dresden
Berlim

Será que em 15 dias conseguiria ir em todos estes lugares?
Há atrativos em todas estas cidades e dicas especiais para aproveitá-los?
Daria prá colocar mais alguma cidade legal dentro deste roteiro, sem encarecer muito?
Será que a viagem de carro é a opção mais econômica?

Pelos comentários e sugestões, agradeço imensamente.

#1234635 por adrianolb
21 Nov 2016, 20:17
Leve em conta que em cidades como Praga, Dresden, Berlin, Viena, etc um carro acaba mais atrapalhando do que ajudando, por que as ruas são estreitas, de mão única, não tem onde estacionar, os hotéis do centro não costumam ter estacionamento, os estacionamentos particulares são caros, etc... Ou seja, você vai chegar em Praga e vai descobrir que é melhor deixar o carro parado o dia todo no estacionamento e visitar a cidade a pé ou usando o metrô, que é muito bom...

Fazer este roteiro seriam aproximadamente 2.400 Km, pegando um carro popular que faça uns 14 Km/l, seriam em torno de 172 litros de gasolina, multiplicando por 1.30 de preço médio da gasolina, seriam 225 Euros só de gasolina. Você vai ter que pagar uns 36 Euros de pedágio(Vignette) na Áustria, Hungria e Rep. Tcheca, uns 12 Euros em cada país.

Aluguel de um carro popular por 15 dias, deve lhe custar uns 450 a 500 Euros depois de incluir todas as taxas e seguros, somando os 36 Euros do pedágio, 225 Euros de gasolina, seriam em torno de 710 euros, isto fora o preço dos estacionamentos, cujas diárias custam a partir de 12 Euros no centro destas cidades.

Comprando as passagens de trem uns 90 dias antes, eu estimaria que custaria em torno de 160 Euros por pessoa fazer todos estes deslocamentos de trem. Ou seja, nas minha contas, fazer tudo de trem, comprando as passagens 90 dias antes, custaria menos da metade do que alugar um carro.

O problema do trem é que você vai estar presa naqueles dias e horários das passagens que você comprou, com um carro você tem liberdade de horários. É uma questão de você decidir se esta liberdade que o carro lhe trará compensa o custo extra.

Pessoalmente eu já acho que tem cidades demais, já vai ficar meio corrido com as que você já tem, não teria espaço para incluir mais nada sem que vire uma correria do começo ao fim, e sempre que a viagem vira uma correria, invariavelmente você acaba gastando muito mais do que se fosse fazer com calma.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes