Ir para conteúdo

Gastronomia exótica da China


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá, amigos....

 

Quero agradecer aos conselhos, dicas e orientações que recebi de alguns colegas sobre a China e o primeiro assunto que quero falar é sobre a alimentação mais que exótica deste lugar, que fiz questão de vivenciar! Particularmente em Pequim, tive contato próximo com a culinária local e, como jornalista, submeti-me a provar tal paladar para poder expressar minha opinião. Lá espetinhos de escorpiões, baratas, lulas, casulos de larvas e besouros dividem o espaço com grilos, cavalos marinhos e estrelas-do-mar.

 

Na cultura ocidental, o que você come reflete na sua saúde, em como o corpo absorve carboidratos, proteínas, açúcares e gorduras. Já na cultura oriental, a frase tem outro significado. Ao ingerir um alimento, você assume suas propriedades energéticas. Isso explica parte do motivo pelo qual os asiáticos são os campeões em comida exótica (pelo menos aos olhos arregalados dos ocidentais).

 

Do cardápio de chineses, vietnamitas, cambojanos, tailandeses e japoneses fazem parte ingredientes escorpiões, baratas, besouros, aranhas, morcegos, peixes venenosos, ursos, cobras, pênis de animais e até larvas.

 

Para quem tem estômago forte e espírito aventureiro, comer um espetinho de escorpiões ou o coração ainda pulsante de uma cobra é apenas uma experiência diferente numa viagem de turismo. Mas para os locais, a maioria desses pratos – além ser uma fonte rica em proteína – é como um remédio: eles podem aumentar a vitalidade, a virilidade, a resistência e a libido ou curar dores no corpo, acabar com pedras nos rins, resolver problemas circulatórios, aliviar a tosse e a asma ou diminuir a apatia.

 

Além de serem apreciados pelo sabor e pela textura, esses alimentos são consumidos por suas propriedades medicinais e energéticas. Segundo os chineses, o escorpião tem a capacidade de esquentar o sangue quando o clima está frio, aumentar a virilidade de quem o come e curar certas doenças. O cavalo-marinho, de aumentar a libido e a capacidade sexual. E as baratas, de aumentar a força muscular.

 

Vai encarar?

 

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...