Infelizmente eu não sei exatamente como resolver este problema....
Mas eu encontrei uma forma alternativa que me serviu perfeitamente: troquei o GPS pelo celular!
Isso mesmo, troquei meu aparelho de GPS por um smartphone, mais especificamete o Motorola Defy.
Aí vcs vão me dizer "vc é louco, vai detonar o celular na primeira trilha!", "vai molhar e vai estragar, vai cair no chão", "a bateria não dura nada", "mas o gps de verdade funciona bem melhor que o celular", etc, etc...
O que eu digo? nada disso!
Ele é feito pra aguentar porrada, e aguenta! já derrubei ele varias vezes, andando de bicicleta, jogando futebol, fazendo trilha... ele caiu de diversas formas e alturas e nada! nem riscou. E não tenho nenhuma capinha de proteção...
É muito resistente à água (IPX5/6), tanto que ja tirei foto e filmei embaixo d'água (apesar de não ser recomendado fazer isso

), é à prova de poeira, então pode chover o quanto for que não da nada.
A antena do gps dele é muito semelhante às dos garmins etrex de alta sensibilidade, tanto que dentro de casa pega sinal de vários satélites sem problemas (sincroniza com até 32 satelites). No meio do mato fechado tb nunca tive problemas.
sinal dos satelites dentro de casa (o meu tá em francês, mas tem suporte pra português)A bateria dura cerca de 20h com o gps ligado direto (depende do software, o google maps torra a bateria). O software que eu uso permite regular como a antena do gps trabalha, pra poder poupar bateria. No meu ela chega a 30h de funcionamento sem problemas, o que é equivalente à durabilidade de pilhas duracell super-ultra-mota-foca no etrex vista por exemplo.
Falando em software, o que eu uso é o OruxMaps, que é um aplicativo gratuito para android.

Agora voltando ao tópico... ele permite baixar mapas de diversas fontes e salvar no SD do celular, inclusive mapas do google earth, google terrain (topográfico) e muitos outros (muitos mesmo, mais de 30 fontes). Dá pra escolher quais camadas vc quer pra poder dar zoom depois, e assim usar ele offline e ainda assim ter um bom desempenho do aparelho, sem travamentos, pois ele carrega apenas a área visível na tela e na camada adequada para o zoom, ao invés de carregar o mapa inteiro de uma vez, como aconteceria no aparelho gps.

Aqui uma pequena parte de um mapa que tenho salvo no celular, na camada de nivel 10 do google:

E aqui como ela fica vizualizando na camada de nivel 15 com uns tracks e waypoints (note que se fosse simplesmente zoom da imagem anterior não daria pra ver as curvas de nivel):

E aqui a mesma região com a imagem de satélite, também salva no celular:

Dá pra criar e editar rotas, waypoints, etc, manualmente, diretamente a partir do celular, registrar tracks exatamente como num aparelho gps, exportar e importar arquivos kml ou gpx sem precisar de nenhum software intermediário, etc, etc, etc.

Resumindo, o software é excelente, e não duvido que tenha mais recursos que o proprio etrex vista que eu citei como exemplo. A única coisa é que o meu aparelho (defy) não tem barômetro integrado, pois o software suporta até isso... Mas alguns aparelhos, como o galaxi s já contam com esse recurso (mas não são à prova d'água...)
Portanto, pra mim, resolveu perfeitamente o problema, com a vantagem de nem precisar obrigatoriamente usar o computador pra obter mapas e rotas e ainda poder usar no modo online onde tiver internet. E o preço desse meu aparelho no Brasil ta em torno de 650 reais, que não é muito mais caro que o gps, mas leva de brinde um smartphone!!
Eu ainda comprei no dealextreme um carregador de emergencia, que nada mais é do que uma bateria recarregavel solar, com capacidade de carregar o celular umas 2 vezes. Ou seja, bateria infinita, pois é so deixar preso no topo da mochila que vai carregando com o sol.