Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

GPS - Marcas, Modelos e Dicas

Equipamentos de navegação e Orientação

Moderadores: LeoRJ, edver carraro, haole, ogum777

Re: Garmin 72

Mensagempor Fabio Rosa » 11 Ago 2006, 00:00

mausper2006 escreveu:Oi gente, ainda não sei usar o GPS mas comprei um Garmin 72. Estou em dúvida se ele é mais apropriado para uso NAUTICO ou se é IGUALMENTE indicado para uso em TRILHAS OU CIDADES (já lí que serve) mas a minha dúvida é se ele é o ideal, ou tão bom quanto, para o uso que pretendo (treking) e se fiz uma boa aquisição (considerando-se a faixa de preço do equipamento e os reccursos que dispõe).

Agradeço sua atenção desde já.

Bom, vamos lá....

Se não estou enganado o Garmin 72 não aceita mapas de fundo, certo? Isso vai passar a ser um problema no dia em que usar um GPS com mapas (nunca mais vai querer saber desse seu 72. rsrs)

Como o Brasil não conta com muitos dos serviços que tem la fora, essa de uso rodoviário ou maritimo quase que não existe. Aliás, alguns GPS´s da Garmin que são para uso exclusivo rodoviário por aqui acabam sendo piores do que os de uso maritimo.

Se ele é o ideal para seu uso? Não! Se é uma boa relação custo beneficio, dai é outra história e precisava saber de inicio quanto pagou no equipamento.

Hoje para uso outdoor o melhor aparelho que existe é da linha 60 da Garmin. Claro que tudo depende do que busca num GPS. Alguns podem achar que qualquer economia de peso a se poupar numa viagem/caminhada ié relevante, então optam pelos etrex. Eu que sou meio cegueta prefiro uma tela um pouco maior e mais veocidade e precisão, dai uma eventual a escolha pela linha 60.

A propósito: Falando em tela, a do seu aparelho é exatamente a mesma dos 60, porém com definicão de imagem inferior.

Se esqueci de alguma coisa, pergunta!

[]´s
Fábio Rosa - São Paulo/SP
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

Data de registro: 07 Ago 2006, 16:58
Reputation point: 0

Mensagempor Fabio Rosa » 11 Ago 2006, 00:26

gLz escreveu:Bom, estou com duvidas olhando as configuracoes entao ai vai umas perguntas para quem souber responder...

<b>Duvidas de configuracoes de GPS</b>
ola, estou pensando em comprar um GPS para minhas viagens nas ferias,
pois vou muito a outros países e faço muitas trips. tenho umas duvidas
quanto a configuracoes... se pudesse me ajudar ficaria grato...

Vamos tentar.

gLz escreveu:Vi falar que WAAS nao é operacional no brasil, eh verdade? e na
argentina, chile, uruguai?

Não funciona por aqui mesmo não! Nesses outros paises também duvido, mas não tenho certeza. Agora, acredita em mim: Não vai te fazer falta, a menos que trabalhe com agrimensura ou queira jogar uma bomba em algum lugar. rs

gLz escreveu:O que são waypoints? Qual a utilidade? O que sao "com 10 proximos e 10 de proximidade"?

Waypoint é o seguinte: Você passou num lugar muito legal bem no meio do nada (um Oasis por exemplo). Com seu GPS na mão, você marca esse ponto (latitude e longitude) e os dados do local, como nome, tipo de lugar, referências, etc..... Esses pontos para uso futuro são chamados de waypoint. A segunda parte dos "...10...." não entendi.

gLz escreveu:O que sao Rotas? e Rotas com pontos?

Rota é algo assim: Você quer ir em alguns pontos: Sai de São Paulo, vai pra Belo Horizonte, depois Vitória, Rio de Janeiro e por fim Salvador. Isso é uma rota. Se contar, verá que é uma rota de 05 pontos.

gLz escreveu:O que sao trilhas? "com 10000pontos de registro automatio, 20 trilhas travadas com 500 pontos cada"?

Trilhas é como se fosse uma rota aonde tem um detalhamento do caminho que vai fazer. Digamos que naquela rota anterior, você ja sabe as estradas que vai fazer (digamos que um amigo ja fez o caminho e tenha te passado o tracklog ou trilha). Esse tracklog vai te mostrar exatamente aonde seu amigo passou ao sair de São Paulo para chegar ao Rio e depois qual caminho até Belo Horizonte e ai por diante....

E como o tracklog mostra isso? Com pontos! Como se seu amigo fizesse o caminho e deixasse um rastro de feijões (10000 feijões, por exemplo).

Quanto a essa diferença de feijões (ops, pontos) no registro automático e no "travado" ou numa tradução meis condizente: ARMAZENADO, o que ocorre é o seguinte: Seu amigo sai de SP com um saco contendo 10000 feijões(pontos, pontos!!!). O saco tá furado e vai "vazando" feijões pelo caminho, deixando seu rastro. Quando ele chega no Rio, ele salva esse trajeto no GPS, que diminui a quantidade de pontos que ele utilizou para "apenas" 500 pontos. Pronto: Ele utilizou uma das 20 áreas disponiveis para armazenamento de tracklog no GPS. Quando ele for pra Minas, pode recarregar o saco com mais 10000 feijões e chegando lá gravar o segundo track.

ufff...... Dificil abstrair (e àqueles que conhecem de geoprocessamento, desculpem pela metodologia pifia. rsrs)

gLz escreveu:O que sao Datums?

Putz.... sério? Cara, compra um GPS e vai brincar primeiro: Deixa ele com o Datum pré programado (WGS-84) e depois vê se quer se aprofundar no geoprocessamento.

Algum texto explicativo tá aqui: http://www.gpsglobal.com.br/Artigos/Datum.html.

Se quiser se especializar mais, www.portalgps.com.br/forum

gLz escreveu:O que é tempo de aquisicao?

É o tempo que demora do momento em que liga o GPS até a hora em que ele localiza você

gLz escreveu:por que no frio e no calor sao diferentes?

Boa pergunta! :D

gLz escreveu:O que é e porque é tao lento o AutoLocate?

Em linhas gerais ou tecnicamente falando? Digamos que você vire para mim e me diga: "_Me ache! ontem eu estava na praia do Gunga" Não será uma tarefa facil te achar, pois pode ter ido para qualquer ligar. Porém, é bem mais fácil do que dizer: "_Me ache, estou no planeta Terra".

Se precisar de algo mais técnico, consulte alguns daqueles sites que te passei. rs

gLz escreveu:Para viagens pela america latina de carro, qual voce me recomendaria?
Para trips, com varias paradas e estradas a se pegar..

Garmin 276C. Quer gastar menos? 60CSX, mas para carro a tela ideal é a do 276..... Nem sonhe com etrex!!!

[]´s Qualquer coisa pergunte!
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

Mensagempor Fabio Rosa » 11 Ago 2006, 00:34

khumbu_ escreveu:Alguém conhece os GPS da MAGELLAN?

Sim, muito bons. MAS NÃO COMPRE!!!!

Não trabalho na Garmin nem ganho nada com isso, mas comprar outra marca de GPS no Brasil é uma tremenda ROUBADA!!!!

Acontece que não existem mapas bons para colocarmos de fundo em nossos GPS e se fosse adquirir alguns ia ter de desembolsar algo como umas 100 vezes o valor de um bom GPS.

Como fazer então? Simples!!!! Existe um grupo que está mapeando TODO o Brasil e gerando mapas de ALTISSIMA qualidade e distribuindo-os GRATUITAMENTE pela internet. Esse grupo chama-se tracksource e é composto por amantes do geoprocessamento. Infelizmente (ou não, sei lá....) os mapas desse grupo só servem para GPS da marca Garmin.

Hoje em dia com o trabalho desses voluntários, posso saber qual o posto com GNV mais próximo de mim por exemplo, às vezes com dados do estabelecimento comercial, telefone, etc....

Para conhecer melhor o tracksource: http://www.tracksource.org.br/

[]s
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

Mensagempor Fabio Rosa » 11 Ago 2006, 00:39

Rogerio Felix escreveu:Boas Dicas.

Andei pensando bastante, decidi agora comprar o meu.

Dizem que em Mg tem um programa que um cara daqui criou que é o bicho pra quem faz trekking, sera que isso procede mesmo?

Abração.

Rogério Félix

Deve estar falando do TrackMaker. Sim é o bicho!!! Pega ele no site http://www.gpstm.com/index.php?lang=port é free e um dos melhores que conheço.

[]s
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

Mensagempor mausper » 19 Ago 2006, 20:54

Oi Fábio, valeu a dica. Se o gps usa o recurso MapSource significa que ele aceita mapas de fundo? Já baixei o TrackMarker. Agora só comprando o cabo que o liga ao micro para confirmar.

O manual diz isso:
"O GPS 72 vem com um banco de dados de ponto marítimos carregado de fábrica que inclui auxiliares de navegação marítimos e principais cidades. Este pode ser substituído por auxiliares de navegação maritimos, cidades, e pontos de interesse usando produtos MapSource GARMIN."

Paguei R$700 e pouco pelo GPS e o cabo custa quase outros R$100. O GPS tinha sumido da loja onde vi, ai quando apareceu novamente resolvi comprar mesmo no escuro. Se não pegar mapa, o jeito é eu ir brincando com ele por um tempo até aprender a usar até poder comprar outro.

grande abraço.
mausper

Data de registro: 28 Set 2005, 01:30
Próximo Destino: Monte Roraima

Mensagempor sergioya » 20 Ago 2006, 14:32

Alguem sabe onde consigo um preço em conta para o cabo para conectar o gps amarelo da Garmin com o PC? Gostaria de baixar algumas rotas de trilha pelo trackmacker.
*** Buen viaje! ***
*** Sergio ***
sergioya

Data de registro: 06 Jan 2003, 16:04
Reputation point: 29

Mensagempor mausper » 24 Ago 2006, 01:34

sergioya escreveu:Alguem sabe onde consigo um preço em conta para o cabo para conectar o gps amarelo da Garmin com o PC? Gostaria de baixar algumas rotas de trilha pelo trackmacker.

Estive procurando para o 72 e achei esse site com preços menores do que tinha visto antes. Compara aí com os q vc já viu.

Um abraço.

http://www.geostudio.com.br/ListaProdutos.asp?Code1=30
mausper

Mensagempor dennis27 » 24 Ago 2006, 10:05

procura na www.fera.net
dennis27

Data de registro: 09 Set 2005, 13:30

Mensagempor sergioya » 31 Ago 2006, 10:29

Valeu pessoal!
Comprei o cabo para PC na GeoStudio, atendimento e entrega eficientes (entregaram em 1 dia após a confirmação do pagamento). Foi o melhor preço que achei ($60,00), o produto não é o original da Garmin, mas é de boa qualidade e vêm com nota fiscal e garantia. Estou satisfeito, testei ontem e já carrreguei e baixei algumas trilhas com o Trackmaker. Agora é só pegar a mochila e encarar qualquer trilha com mais segurança.

Rousoz, da linha etrex, acho que somente o Vista e o Legend carregam os mapas de fundo, o amarelinho somente carrega rotas, trilhas e waypoints.

Abraços.
*** Buen viaje! ***
*** Sergio ***
sergioya

Data de registro: 06 Jan 2003, 16:04
Reputation point: 29

Mensagempor mausper » 03 Set 2006, 03:00

Oi gente, continuo com uma dúvida: O Gps Garmin 72 Usa mapa de fundo?

Como disse antes, o manual diz isso:
"O GPS 72 vem com um banco de dados de ponto marítimos carregado de fábrica que inclui auxiliares de navegação marítimos e principais cidades. Este pode ser substituído por auxiliares de navegação maritimos, cidades, e pontos de interesse usando produtos MapSource GARMIN."

Se ele tem o recurso MapSource significa que ele aceita mapas de fundo? Na janela Menu, aparece um ítem "info MapSource" mas ainda não comprei um cabo par tentar colocar mapas nele, então o ítem não está disponível.

Alguém pode ajudar?
Um abraço.
mausper

Mensagempor Marcio Rahal » 11 Set 2006, 00:21

Utilizo um Garmin GPS Map60cx.
Muito bom, colorido, rápido e com cartão de memória

recomento

abraços
Márcio Rahal
Campo Grande - MS
Marcio Rahal

Data de registro: 17 Dez 2003, 18:08

Mensagempor smarzaro » 12 Set 2006, 01:08

tô com meu etrex amarelinho aqui e é uma beleza para marcar as caminhadas que faço...se alguém tiver curiosidade pode visitar meu flickr que tá cheio de imagens do Google Earth com as trilhas das caminhadas, inclusive com alguns gráficos mostrando a altitude das trilhas... :-)

Recomendo...Bom, barato e resolve...

Se bem que a mão coça por um Garmin GPSMAP 60CSx!!! :mrgreen:
Começando a brincar com caminhadas!!! :-)

Minhas Fotos: ->Flickr<-
smarzaro

Data de registro: 30 Mai 2005, 15:32

palm

Mensagempor Leo_Meireles » 27 Nov 2006, 17:50

Rapaziada, hj é o primeiro dia em que leio sobre o assunto, então sou praticamente cego em se tratando de GPS.

O que vcs acham dos gps da palm? pelo q vi são razoavelmente baratos pelo que oferecem em termos de display e armazenamento. Eles trabalham com as extensões "consagradas" como a do garmin ou usam um formato próprio?
Tô viajando bastante (infelizmente a trabalho), mas entre um e outro dá pra tomar um gelo em lugares diferentes (assim espero). A Ilha de Labuan fica colada a Borneo, um lugar bem bacana. O não acima (hospedagem) é só formalidade, precisando, conversamos.
Leo_Meireles

Data de registro: 26 Nov 2006, 00:32

Mensagempor ogum777 » 16 Jan 2007, 14:36

moçada, fui ao http://www.geostudio.com.br/ListaProdutos.asp?Code1=10 e dei uma sapeada nos preços. ok, todos eles me dão o ponto onde estou... mas, perguntando como leigo, qual dos mais baratos quebraria bem o galho em trilhas? por exemplo, o site da trilhas e rumos dá o caminho da trilha petrô-terê (http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_o ... Destino=41), em qual desses aparelhos eu poderia carregar esses dados e me virar na trilha sem precisar de guia? o etrex amarelinho básico já serve pra isso?

desculpem as perguntas idiotas, mas eu entendo tanto tanto de gps quanto da política externa do zimbábwe... ou seja, nada!
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3503

Mensagempor Ducati Monster » 03 Jan 2008, 13:33

Te recomendo um Mio A701, é um PDA com celular e GPS, é só carregar o cartão dele com os mapas e usar, a antena dele é potente e funciona muito bem, vi vários reviews dele pela internet e gostei muito, só não comprei porque não disponho de um valor assim.

http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=9079
In God we trust, all others pay cash

Imagem
Ducati Monster

Data de registro: 21 Dez 2007, 11:50

AnteriorPróximo

Retornar para GPS, Bússolas, Mapas

Submarino.com.br