GPS - Marcas, modelos e dicas!!!

Marcas, modelos, waypoints e muitas informações sobre GPS e Mapas

Editores: ogum777, piacitelli

Mensagempor sergioya em 08 Ago 2005, 09:54

Goodventure,
Recomendo o GPS Trackmaker(gratuito), no site também poderá baixar alguns mapas e waypoints.
http://www.gpstm.com/port/

Abraço.
[Dance]
sergioya

Mensagempor Goodventure em 10 Ago 2005, 13:50

Sérgio,
valeu pela dica, mas eu fiquei em dúvida por ter lido em algum lugar que mesmo com o trackmaker, para baixar alguns mapas mais detalhados das ruas de sampa, eu iria precisar do Mapsource. Eu só queria poder usar estes mapas no meu Legend, mas as informações estão super desencontradas.
Vc conseguiria me resumir pra que eu preciso de um e de outro ?

Valeu pela ajuda....[;)]
Goodventure

Mensagempor Goodventure em 16 Ago 2005, 11:40

Pessoal,
mais uma dúvida para uma santa alma que possa me ajudar ....

Estou tentando usar o Trackmaker conectando meu e-trex Legend, porém não consigo estabelecer conexão entre o GPS e o Micro. Acesso o menu "interface" e "Garmin interface", porém ao clicar sobre a opção "product ID" recebo a mensagem "Unknown GPS - ID = 411" e os botões ficam todos desabilitados. Fiz este mesmo procedimento com um Venture e funcionou perfeitamente. Será que tem alguma configuração à ser feita para reconhecer este modelo ou o Trackmaker não está preparado para ele ?

Agradeço muito se alguém puder me ajudar...
Goodventure

Mensagempor jccouto em 22 Ago 2005, 09:52

<b><font color="red">Postado por romochi em 21/08/2005 às 22:11:49</font id="red"></b>

EI, to afim de comprar um GPS e dei uma olhada da Garmim e pensei em comprar o 76, alguem conhece? è bom?

Valeu.
jccouto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor michelschon em 31 Ago 2005, 13:06

Olá Boaventura,

eu tenho um Etrex Legend (o azulzinho) e não tive problemas pra trocar informações tanto com o GTM como com o Mapsource, deu tudo certo... dá uma olhada na versão do GTM que tá usando, vê também a configuração de suas portas seriais do micro...

Sobre a minha experiência com o Etrex Legend, como é meu primeiro gps não posso falar muito, mas até agora eu não tive problemas pra utilizá-lo em situações que realmente precisei dele (como trilhas a pé e nas estradas)... já na cidade ficou um pouco a desejar, o sinal é meio fraco e as vezes se perde... uma coisa que melhorou foi desativar um recurso que no manual diz que aumenta a precisão, mas parece que aqui no Brasil não dá pra usar...

Quanto a mapas do Brasil, existe uns mapas muito bons sendo desenvolvidos por um projeto chamado TRACKSOURCE, se vc entrar no www.portalgps.com.br vc verá o link.

abs,
michelschon
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Mendoza, Machu Picchu, Torres del Paine, Punta Arenas, Ushuaia, El Calafate, Nazca, Paracas, La Paz, Cancun, Buenos Aires, Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Lençois Maranhenses, Abrolhos, Penísula do Marau, Jericoacoara, Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, Canoa Quebrada, Cidades Históricas de Minas.
Próximo Destino: Incerto...

Mensagempor SERG em 21 Set 2005, 13:45

<font color="red">GPS II PLUS GARMIN (MANUAL PORTUGUES)</font id="red">

CAROS MOCHILEIROS,

ALGUM DOS PRESENTES AVENTUREIROS TERIA EM SEU PC O MANUAL DO GPS II PLUS EM PORTUGUES? CASO O TENHA AGRADECERIA O SEU ENVIO PARA MEU EMAIL OU LOCAL ONDE PODERIA BAIXÁ-LO FREE.

scnjr@alternativadesign.com.br

AGRADEÇO A DISPONIBILIDADE.

BOAS AVENTURAS A TODOS!

CORDIAL ABRAÇO
SERG

Mensagempor SERG em 21 Set 2005, 14:03

<font color="red">MANUAL EM PORTUGUES GPS GARMIN</font id="red">

eu mesmo acabei encontrando o site free!

ACABEI ENCONTRANDO NA INTERNET UM SITE QUE DISPONIBILIZA VÁRIOS MANUAIS EM PORTUGUEs.

TA AI PARA TODOS os mochileiros: http://www.portalgps.com.br

so procurar manual

grande abraço a todos.
SERG

Mensagempor Rogerio Felix em 26 Out 2005, 16:20

Boas Dicas.

Andei pensando bastante, decidi agora comprar o meu.

Dizem que em Mg tem um programa que um cara daqui criou que é o bicho pra quem faz trekking, sera que isso procede mesmo?

Abração.

Rogério Félix
Rogerio Felix
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Iole e Junior em 28 Nov 2005, 20:58

ese garmin é bom e o s que tem no mercado livre porque são tão baratos
Iole e Junior
Membro de Honra
Membro de Honra

Lugares que já visitei: Venezuela, Equador, Colombia, Bolivia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Equador
Próximo Destino: Ushuaia

Mensagempor khumbu_ em 06 Dez 2005, 19:17

Alguém conhece os GPS da MAGELLAN?
khumbu_

Mensagempor gLz em 11 Mar 2006, 11:52

Bom, estou com duvidas olhando as configuracoes entao ai vai umas perguntas para quem souber responder...

<b>Duvidas de configuracoes de GPS</b>
ola, estou pensando em comprar um GPS para minhas viagens nas ferias,
pois vou muito a outros países e faço muitas trips. tenho umas duvidas
quanto a configuracoes... se pudesse me ajudar ficaria grato...

Vi falar que WAAS nao é operacional no brasil, eh verdade? e na
argentina, chile, uruguai?
O que são waypoints? Qual a utilidade? O que sao "com 10 proximos e 10 de proximidade"?
O que sao Rotas? e Rotas com pontos?
O que sao trilhas? "com 10000pontos de registro automatio, 20 trilhas travadas com 500 pontos cada"?
O que sao Datums?
O que é tempo de aquisicao? por que no frio e no calor sao diferentes?
O que é e porque é tao lento o AutoLocate?

Para viagens pela america latina de carro, qual voce me recomendaria?
Para trips, com varias paradas e estradas a se pegar..
gLz

Garmin 72

Mensagempor mausper2006 em 21 Jun 2006, 01:45

Oi gente, ainda não sei usar o GPS mas comprei um Garmin 72. Estou em dúvida se ele é mais apropriado para uso NAUTICO ou se é IGUALMENTE indicado para uso em TRILHAS OU CIDADES (já lí que serve) mas a minha dúvida é se ele é o ideal, ou tão bom quanto, para o uso que pretendo (treking) e se fiz uma boa aquisição (considerando-se a faixa de preço do equipamento e os reccursos que dispõe).

Agradeço sua atenção desde já.
mausper2006

Ajuda

Mensagempor beija-flor em 04 Ago 2006, 20:45

Estou precisando de uma ajudinha...
Tenho um amigo que está com problemas com o GPS. Parece que ele lança os pontos (ccordenadas) e o aparelho não registra...
O aparelho é um Garmin Venturi...
Alguém conhece e pode indicar alguma assistência técnica aqui em BH/MG ou em outro Estado?
beija-flor

Re: Garmin 72

Mensagempor Fabio Rosa em 11 Ago 2006, 00:00

mausper2006 escreveu:Oi gente, ainda não sei usar o GPS mas comprei um Garmin 72. Estou em dúvida se ele é mais apropriado para uso NAUTICO ou se é IGUALMENTE indicado para uso em TRILHAS OU CIDADES (já lí que serve) mas a minha dúvida é se ele é o ideal, ou tão bom quanto, para o uso que pretendo (treking) e se fiz uma boa aquisição (considerando-se a faixa de preço do equipamento e os reccursos que dispõe).

Agradeço sua atenção desde já.

Bom, vamos lá....

Se não estou enganado o Garmin 72 não aceita mapas de fundo, certo? Isso vai passar a ser um problema no dia em que usar um GPS com mapas (nunca mais vai querer saber desse seu 72. rsrs)

Como o Brasil não conta com muitos dos serviços que tem la fora, essa de uso rodoviário ou maritimo quase que não existe. Aliás, alguns GPS´s da Garmin que são para uso exclusivo rodoviário por aqui acabam sendo piores do que os de uso maritimo.

Se ele é o ideal para seu uso? Não! Se é uma boa relação custo beneficio, dai é outra história e precisava saber de inicio quanto pagou no equipamento.

Hoje para uso outdoor o melhor aparelho que existe é da linha 60 da Garmin. Claro que tudo depende do que busca num GPS. Alguns podem achar que qualquer economia de peso a se poupar numa viagem/caminhada ié relevante, então optam pelos etrex. Eu que sou meio cegueta prefiro uma tela um pouco maior e mais veocidade e precisão, dai uma eventual a escolha pela linha 60.

A propósito: Falando em tela, a do seu aparelho é exatamente a mesma dos 60, porém com definicão de imagem inferior.

Se esqueci de alguma coisa, pergunta!

[]´s
Fábio Rosa - São Paulo/SP
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

Mensagempor Fabio Rosa em 11 Ago 2006, 00:26

gLz escreveu:Bom, estou com duvidas olhando as configuracoes entao ai vai umas perguntas para quem souber responder...

<b>Duvidas de configuracoes de GPS</b>
ola, estou pensando em comprar um GPS para minhas viagens nas ferias,
pois vou muito a outros países e faço muitas trips. tenho umas duvidas
quanto a configuracoes... se pudesse me ajudar ficaria grato...

Vamos tentar.

gLz escreveu:Vi falar que WAAS nao é operacional no brasil, eh verdade? e na
argentina, chile, uruguai?

Não funciona por aqui mesmo não! Nesses outros paises também duvido, mas não tenho certeza. Agora, acredita em mim: Não vai te fazer falta, a menos que trabalhe com agrimensura ou queira jogar uma bomba em algum lugar. rs

gLz escreveu:O que são waypoints? Qual a utilidade? O que sao "com 10 proximos e 10 de proximidade"?

Waypoint é o seguinte: Você passou num lugar muito legal bem no meio do nada (um Oasis por exemplo). Com seu GPS na mão, você marca esse ponto (latitude e longitude) e os dados do local, como nome, tipo de lugar, referências, etc..... Esses pontos para uso futuro são chamados de waypoint. A segunda parte dos "...10...." não entendi.

gLz escreveu:O que sao Rotas? e Rotas com pontos?

Rota é algo assim: Você quer ir em alguns pontos: Sai de São Paulo, vai pra Belo Horizonte, depois Vitória, Rio de Janeiro e por fim Salvador. Isso é uma rota. Se contar, verá que é uma rota de 05 pontos.

gLz escreveu:O que sao trilhas? "com 10000pontos de registro automatio, 20 trilhas travadas com 500 pontos cada"?

Trilhas é como se fosse uma rota aonde tem um detalhamento do caminho que vai fazer. Digamos que naquela rota anterior, você ja sabe as estradas que vai fazer (digamos que um amigo ja fez o caminho e tenha te passado o tracklog ou trilha). Esse tracklog vai te mostrar exatamente aonde seu amigo passou ao sair de São Paulo para chegar ao Rio e depois qual caminho até Belo Horizonte e ai por diante....

E como o tracklog mostra isso? Com pontos! Como se seu amigo fizesse o caminho e deixasse um rastro de feijões (10000 feijões, por exemplo).

Quanto a essa diferença de feijões (ops, pontos) no registro automático e no "travado" ou numa tradução meis condizente: ARMAZENADO, o que ocorre é o seguinte: Seu amigo sai de SP com um saco contendo 10000 feijões(pontos, pontos!!!). O saco tá furado e vai "vazando" feijões pelo caminho, deixando seu rastro. Quando ele chega no Rio, ele salva esse trajeto no GPS, que diminui a quantidade de pontos que ele utilizou para "apenas" 500 pontos. Pronto: Ele utilizou uma das 20 áreas disponiveis para armazenamento de tracklog no GPS. Quando ele for pra Minas, pode recarregar o saco com mais 10000 feijões e chegando lá gravar o segundo track.

ufff...... Dificil abstrair (e àqueles que conhecem de geoprocessamento, desculpem pela metodologia pifia. rsrs)

gLz escreveu:O que sao Datums?

Putz.... sério? Cara, compra um GPS e vai brincar primeiro: Deixa ele com o Datum pré programado (WGS-84) e depois vê se quer se aprofundar no geoprocessamento.

Algum texto explicativo tá aqui: http://www.gpsglobal.com.br/Artigos/Datum.html.

Se quiser se especializar mais, www.portalgps.com.br/forum

gLz escreveu:O que é tempo de aquisicao?

É o tempo que demora do momento em que liga o GPS até a hora em que ele localiza você

gLz escreveu:por que no frio e no calor sao diferentes?

Boa pergunta! :D

gLz escreveu:O que é e porque é tao lento o AutoLocate?

Em linhas gerais ou tecnicamente falando? Digamos que você vire para mim e me diga: "_Me ache! ontem eu estava na praia do Gunga" Não será uma tarefa facil te achar, pois pode ter ido para qualquer ligar. Porém, é bem mais fácil do que dizer: "_Me ache, estou no planeta Terra".

Se precisar de algo mais técnico, consulte alguns daqueles sites que te passei. rs

gLz escreveu:Para viagens pela america latina de carro, qual voce me recomendaria?
Para trips, com varias paradas e estradas a se pegar..

Garmin 276C. Quer gastar menos? 60CSX, mas para carro a tela ideal é a do 276..... Nem sonhe com etrex!!!

[]´s Qualquer coisa pergunte!
Fábio Rosa - São Paulo/SP
fabio4x4@terra.com.br
Fabio Rosa

AnteriorPróximo

Voltar para GPS & Mapas