Grupos para Trilhas (ATENÇÃO) - Leia Aqui

Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!

Grupos para Trilhas (ATENÇÃO) - Leia Aqui

Mensagem não lidapor Cacius » 13 Set 2011, 20:54

Salve gurizada, tudo bem?

Tenho visto muitos convites para trilhas "Travessia Peterê dia 10", ou "Montanha do João no Feriadão".
Acho bacana esta interação e até eu mesmo já participei de um tópico destes (embora sem sucesso).
É bacana interagir com outros montanhistas, e numa destas eu tive o prazer e a honra de topar com o Ogum777 no PP. Fortalece o esporte, a comunidade do Mochileiros, a comunidade montanhista como um todo.

Eu só gostaria de pedir uma ATENÇÃO ao TAMANHO dos grupos. Não há uma regra, mas usem o bom senso.
Nossas trilhas, especialmente as mais visitadas, são impactadas ano a ano. A questão é que grupos muito grandes tornam mais agressiva esta ação, seja em áreas de acampamento, passagens delicadas, pontos de parada, sem falar que, não adianta, grupo grande É barulhento.

Vamos usar o bom senso. Um grupo com 5 ou 6 pessoas é um número bom para ter como fator de limite. Em alguns casos vai ser menor, em outros, maior. Não se sintam carrascos ao dizer 'não dá', nem se sintam excluídos ao ouvir isso.

Dividam os grupos, marquem o encontro para a base, ou pro restaurante ali próximo para depois da trip ::cool::

Isso não é uma regra, é só um conselho, um pedido de reflexão ::Ksimno::
Obrigado e boas trilhas! ::otemo::
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Grupos para trilhas - ATENÇÃO - Leia aqui

Mensagem não lidapor claiton.neisse » 02 Nov 2011, 16:57

Pois é, vejo muitos grupos por aí anunciando trilhas, e dizendo que tem preocupação com o meio ambiente, mas no entanto colocam 15, 20 ou até 30 pessoas.

Independente da trilha um grupo deve ter, no máximo, dez pessoas. Assim, os impactos no meio são reduzidos, não há tanto barulho (a maioria das pessoas acha que o barulho não é um impacto negativo no ambiente...), etc...

Boas trilhas pessoal!
Das camadas inferiores, a Terra, o homem vai galgando a montanha na direção do céu, desencadeando uma longa evolução da própria consciência, aprimorando-se até integrar-se em harmoniosa síntese.
claiton.neisse

Re: Grupos para trilhas - ATENÇÃO - Leia aqui

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 03 Nov 2011, 08:26

Aproveito o tópico para colar aqui um site que acho muito interessante, com dicas de como se comportar em ambientes naturais, o Pega Leve!

Pega Leve! é mais que uma campanha para garantir o bom uso das trilhas e acampamentos limpos. É um programa voltado à convivência responsável com o ambiente natural, dedicado a construir a conscientização, apreciação e, além de tudo, o respeito por nossas áreas naturais. Uma ética, que orienta a conduta adequada do cidadão consciente da importância da conservação da biodiversidade no Brasil.

A necessidade de se difundir a ética a as práticas de mínimo impacto vem de encontro ao aumento crescente de visitantes ao ambiente natural e à necessidade de se adotar práticas que minimizem os impactos causados por essa atividade. Assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação e ecoturismo respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.

Entre os benefícios diretos que você pode proporcionar com essa nova atitude estão a contribuição à sustentabilidade dos destinos ecoturísticos, a possibilidade de diversificação de atividades pela minimização dos impactos inerentes, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência de conservação e respeito ao meio ambiente.

A Campanha de Mínimo Impacto para Visitação em Áreas Naturais, organizada pelo CEU - Centro Excursionista Universitário, está entrando em nova fase buscando atingir o público que pratica e que trabalha com atividades ao ar livre relacionadas com a visitação em áreas naturais e com ecoturismo. Nessa tarefa, contamos com o apoio do WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza).

Pega Leve! apresenta um conjunto de princípios e práticas para o mínimo impacto, adequado à realidade brasileira, na busca de uma mudança de atitude positiva em relação ao uso público em áreas naturais e em unidades de conservação, como os Parques Nacionais. Os oito princípios, destacados em azul nessa página, são a base da ética de se desfrutar da natureza sem agredi-la

Os técnicos envolvidos nessa campanha realizaram um levantamento abrangente sobre códigos de conduta para atividades em ambientes naturais, bastante conhecidos nos países onde há intensa atividade ecoturística e onde se pratica intensamente o excursionismo, em modalidades como o treking, a escalada, a exploração de cavernas e outras atividades de lazer ao ar livre. Esses códigos têm apresentado bons resultados no esforço de sensibilização dos ecoturistas para a conservação dos ambientes naturais e do patrimônio cultural.

As principais referências utilizadas foram as publicações da norte-americana Leave no Trace, o material do New Zealand Mountain Safety Council, o folheto "Conduta Consciente em Ambientes Naturais", organizado e editado pelo Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o CEU, em cuja estrutura baseia-se o Pega Leve!, além do folheto "Excursionismo Consciente" organizado pelo geógrafo e excursionista Roney Perez dos Santos e distribuído pelo CEU em 1989.

Pega Leve! você também

Vejam as dicas no site sobre planejamento, cuidado com os ambientes naturais, respeito a animais e plantas, segurança, lixo, fogueiras e educação com a população local.

O site é muito bom!!! Recomendo a leitura e divulgação. ::otemo:: ::otemo::
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Re: Grupos para Trilhas (ATENÇÃO) - Leia Aqui

Mensagem não lidapor gvogetta » 07 Dez 2012, 10:08

Olá Pessoal!

Lendo um post de um outro tópico, achei interessante comentar e aproveito para reproduzi-lo aqui, creio que este tipo de orientação nunca seja demais, até porque existem pessoas com certa "preguiça" de pesquisar:

Cris*Negrabela escreveu:Fala mulherada....

Eu recebi um email supersimpático de uma mocinha aqui do Mochileiros, com uma duvida que eu acho não só valida, como pertinente :

Se for possível...posso te pedir uma ajudinha? Tô numa sinuca de bico danada. Conheci um menino aqui no site dos mochileiros que vai fazer a travessia "x" e tô mega afim.
O problema é que são 3 caras e uma mulher.
Eu confesso que nem me preocupei. eu tenho mania de achar que todo mundo é amigo, mas acho q de tanto falaram na minha orelha, acabei me preocupando.
vc acha que posso ter algum problema?

Acho o seguinte:
A gente vive num mundo em que é necessário se precaver de entrar em furada. E a perspectiva de se enfiar no mato, com pernoite, acompanhada só de marmanjos que a gente nunca viu mais gordo (nem mais magro, sequer de mochila! ) e só "conhece" pela internet é sim preocupante, mas não acho impedimento imediato.

Basicamente, no seu lugar, eu iria ( alias, já fui ::otemo:: , ó: uma-noite-encharcada-no-pico-do-selado-monte-verde-t42998.html ), mas só depois de tomar alguns cuidados:

Acima de tudo: Conheça o melhor que puder seus companheiros de trilha. O ideal é marcar um encontro "ao vivo" - uma breja, uma pizza, uma desculpa qualquer - pra um bate-papo fora do mundo virtual antes da trip - até mesmo quando é só uma Cia pra uma viagem qualquer, o conselho é válido (levante a mão quem já foi parar num rolê com uma galera que não tinha naaaada a ver com o que a gente esperava - o/).

Mas acho que pra fazer trilha, ainda mais quando trata-se de travessias mais pesadas, com mais de dois dias de caminhada, conhecer quem vai junto passa a ser fundamental - e mais ainda se for a primeira vez que você vai fazer uma trilha com pernoite. Tendo chance mesmo, o ideal mesmo seria até marcar uma caminhadinha bate-e-volta antes. Assim, alem de conhecer, você também sente a vibe da galera que vai te acompanhar na parada - afinal, na hora de um aperto eventual, serão essas pessoas que você terá pra contar ; e elas, idem.

Se não dá pra fazer um encontro off-line antes... troque o máximo de informações on-line. Procure, dentro do próprio Mochileiros, e leia outros tópicos que as pessoas que vão na trip participam, converse por MSN e Facebook com os meninos, abra suas duvidas gerais sobre a trilha e tudo o mais (vai dividir barraca com alguém ou vai levar a sua? Como vai ser feito o planejamento da comida? etc).

Avalie tudo muito bem, inclusive o que conhece de si mesma e a respeito da trilha que pretende fazer. Eu , como boa "Pantufa", sou lenta (molenga não rs) em trilhas mais pesadas, só me meto a ir junto quando acho que aguento a parada... mas ja aviso nas conversas com as pessoas que vou mais ou menos qual o meu ritmo. Assim já se preparam as expectativas das duas partes, eu nao me sinto atrapalhando a trip e eles nao se sentem carregando uma "mala com uma cargueira nas costas" rs

Avalie também se não vale a pena deixar essa travessia que voce citou no email para uma próxima vez e ir ampliando o numero de conhecidos trilheiros nesse meio tempo, para poder fazê-la com uma galerinha mais parceira - independente de ter só homem ou não rs

Ok, Cris, a galera é bacana, me sinto confiante, mochila nas costas e vamb.... PÉRA!

Outra regra que todo o mochileiro deveria seguir: Informe pra onde voce vai e com quem vai. Segurança por duas vias: se acontece algum imprevisto, fica mais fácil localizar as informações. Faz quase um ano que perdemos um amigo do forum por causa de uma fatalidade que talvez poderia ser remediada se não fosse o fato de que ninguém sabia que trilha ele foi fazer naquele dia. Bota lá no facebook que vai partir pra travessia tal com fulano e beltrano no feriado. Avisa pai, avisa mae, avisa vó, vizinha, troca telefone e etc.

Uma ultima coisa: Mesmo mantendo um clima de "amigões" que temos aqui dentro do mochileiro, isso não é impedimento para pilantras tentarem se infiltrar. Quando virem por ai tópicos de companhia pra viajar / cia pra trilha com uma conversa um tanto esquisita, não pensem duas vezes e dê um toque pra um dos Editores... pode não ser nada, mas melhor alguem ficar de olho, ne?

Olá Cris!

EXCELENTE!!! Orientações muito pertinentes. ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

Reproduzo aqui (citação) pois considero que estas dicas devam se aplicar a TODOS. Tem sido muito comum o pessoal (meninos e meninas) se conhecer neste mundo "virtual", seja aqui no Mochileiros.com ou em outros recantos, e marcar trilhas, travessias, viagens. Nada de errado com isso, o que não se pode esquecer (e MUITA GENTE esquece) é de que viajar ou trilhar junto não é só juntar os interesses comuns de destino e pontos de interesse e sair pelo mundo. E não estou falando apenas dos PERIGOS de encontrar um maluco, um estuprador, um bandido. Até acho que este é um risco pequeno.

O fato, menos perceptível à maioria, é que quando nos propomos a andar com outras pessoas forma-se um compromisso, um elo, de nossa parte para com os outros e deveria (na verdade deve) também surgir dos outros para com a gente mesmo. Esse "vínculo" é o companheirismo, seja para aguentar a "conversa", seguir o ritmo na caminhada ou ajudar a superar dificuldades (físicas ou psicológicas) que podem surgir, e isso é especialmente importante quando falamos em trekking, montanhismo e outros programas na natureza, digamos mais "selvagem". O perigo aqui não vem da má-fé do(s) outro(s), de te causar algum mal diretamente, mas vem da falta do "vínculo", que pode acabar expondo pessoas a riscos por condutas ou atitudes pouco recomendáveis a um grupo numa trilha ou até mesmo por falta de preparo/conhecimento para evitar ou tratar determinadas situações.

Fato que ilustra o que eu disse aqui é justamente a existência de vários casos em que "amigos" acabam deixando outros "amigos" para trás numa trilha e estes se perdem. Situação relativamente corriqueira.

Pensem!

Abraços!

O Tópico original de one foi retirado este post pode ser visto/acompanhado em:
meninas-no-trekking-perguntas-e-respostas-t36332.html

Abraços!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Voltar para Trilhas & Travessias - Companhia para Viajar