Ir para conteúdo

Gruta de Lancinhas - IV Final de Semana Cavernoso


Posts Recomendados

  • Membros

Cabe%25C3%25A7alho.jpg

IV Final de Semana Cavernoso – Gruta de Lancinhas

Evento do grupo Montanhoso

 

Domingo 18/09/2011

 

Como de costume o ponto de encontro foi o Mercadorama da Silva Jardim, chegamos pouco antes do combinado, 8:30h, e fomos recepcionados de forma hostil pelo funcionário do estabelecimento, o mesmo informou que não poderíamos permanecer no recinto, a menos que estivéssemos lá pra consumir e somente no período de compras. Sem problemas porque sempre deixamos alguma coisa pra comprar lá, mas, por outro lado, isso dificulta que alguém pegue carona e deixe lá seu carro ou moto.

No nosso grupo do Face, o Montanhoso, tinham 25 pessoas confirmadas, dentre mortos e feridos (no caso ressaquiados ahahah) restaram 19 pessoas, nos dividimos nos carros e partimos rumo Rio Branco do Sul. No meio do caminho (em frente à Ambev) encontramos a 20ª passageira, rs, a Viviane. O grupo estava quase fechado.

01.jpg

Por volta das 10h da matina chegamos até a casa do meu amigo Vanderlei, um guri muito simpático, embora tímido, que mora próximo a gruta e oferece sua propriedade para estacionar os carros. Agora o grupo estava completo, 21 pessoas, o Vanderlei se juntou ao grupo pela 2ª vez e se tornou um membro honorário do Montanhoso.

 

02.jpg

Mochilas nas costas, iniciamos a leve caminhada pela estradinha que dá acesso a entrada principal da gruta (arquivo .kml para visualização no Google Earth), aquela que tem um memorial na calçada. Depois de alguns flash’s e muita risada, o Jairo programava a maquina para bater no automático e corria, mas nunca dava tempo kkkk, iniciamos a descida no melhor estilo “esquibunda” rs.

“Quem for com um grupo grande não se estresse, na primeira parte já tem um quebra corpo que dificulta o acesso. A dica é a seguinte, desça um ou dois primeiro e vão passando as mochilas. Quando estiver lá em baixo verá o rio Lancinhas, siga o fluxo do rio até a primeira bifurcação e entre a esquerda, quase no final deste salão terá mais um quebra corpo, um pouco mais complicado que o primeiro faça o mesmo procedimento, um de cada vez.”

Quem não conhecia a gruta ficou extasiado ao adentrar o primeiro salão e se deparar com o rio e as estalactites. É muito diferente das montanhas, outra percepção, outra emoção... cada qual com sua beleza.

 

Depois de passar pelo segundo quebra corpo, foi muito divertido ver a galera escalando a fenda, seguimos pro salão da Cortina. Subi primeiro com o Atla o Ronaldo e o Rodolpho e amarramos uma corda pra facilitar à subida. Depois passamos por um pequeno túnel e uma rampa lamacenta, realmente muito difícil. Fiquei por último pra desamarrar a corda e subi meio embalado, isso foi bem custoso, escorreguei e bati meu joelho contra uma pedra, se não fosse tão machão teria chorado ahahaha.

03.jpg

O salão da Cortina é muito bonito mesmo, alguns fizeram um pequeno lanche e, é claro muitas fotos. Confesso que estava um pouco desanimado devido a pancada no joelho, estava doendo muito... Na descida deste salão passamos por mais um esquibunda, desta vez mais íngreme e divertido rs. Pegamos a esquerda, continuando o corredor após a fenda, e fomos sentido ao salão de Festas. Por algum motivo passei reto pelo salão, mas o Thiago Burguer nos avisou a tempo. Dali pra frente era tudo novo pra gente, nunca havíamos avançado além do salão de Festas. Devido à dificuldade em superar um obstáculo (muitas pedras e barro escorradio) decidimos dividir o grupo, o Fernando Amaro voltou para o salão anterior com alguns, enquanto eu e o restante esperávamos resposta do Ronaldo e Rodolpho, que seguiram adiante para ver se valia a pena a empreitada. Depois de muito aguardo começamos a avançar, dali pra frente a dificuldade era grande. Além das pedras que tivemos que escalar havia um outro túnel, mais estreito e longo que o anterior. Realmente não é qualquer pessoa que consegue passar, é muito apertado, o que requer que passe rastejando.

05.jpg

Depois de passar pelo “túnel” já podia ouvir a vibração da galera, havíamos encontrado o salão dos Cristais, o mais bonito segundo a opinião da maioria. As fotos não podem descrever a beleza do lugar, só vendo ao vivo e a cores é que se tem noção da exuberância das formações. Mas ninguém estava satisfeito ainda, voltamos a entrada principal da gruta pra seguir na direção oposta do curso do rio, as famosas cachoeirinhas kkkkkkkk.

06.jpg

Próximo da entrada principal existe outra fenda. Essa que leva a galera ao delírio ahaha. Água fria, fria mesmo. O legal é ver as pessoas ensaiando pra entrar no rio, mas sem chance, pra prosseguir só existe uma forma: SE MOLHAR. Nada de mais pra nossa amiga Andrea, que não pode ir por conta de um compromisso. Ela não estava lá pra deitar na água, mas nosso amigo Cristiano Serafin a representou bem e deu mergulho radical kkkkkk, mesmo que contra vontade hehe. Essa cena e outra, o Fernando carregando a Liu nas costas, ficarão em minha memória pra sempre rs.

07.jpg

Depois de passar a maior parte do tempo atrás, retomei a dianteira pra montar a corda em uma pequena cachoeira. Para tal é necessário escalar pela lateral esquerda. “cuidado porque é muito escorregadio”. Gostaria de parabenizar o pessoal pela agilidade que superaram este obstáculo, principalmente a meninas que de modo geral eram mais baixas que os homens, o que dificulta um pouco.

Mais um pouco de rio e já estávamos fora da gruta, a impressão que tive é que todos queriam mais, mesmo depois de passar quase cinco horas na escuridão. Neste momento percebi que acabávamos de criar um laço, tanto com a gruta quanto com as pessoas. Foi muito bacana ver a união da galera, nem parecia que alguns ainda não se conheciam pessoalmente. Tenho certeza que fizemos amigos pro resto da vida!!!

08.jpg

 

 

 

Membros do Montanhoso que marcaram presença:

 

 

Atla Amaro

Bruno Razera

Camila Rodrigues

Cristela Siebert

Cristiano Amaro

Cristiano Serafin

Fernando Amaro

Fernando Marques Gonzaga

Frank Calicó

Idce I. Sejas

Jairo Ataide

Juliana Hoy

Liliane Dutra

Prih Oliver

Rodolpho Gionedis

Ronaldo Oliveira

Thiago Burger

Thiago Souza

Vanderlei

Viviane Ferreira

William Hornick

 

 

Para quem ir a gruta e não conhece alguém que já tenha ido, podem contar com o Vanderlei, ele não é guia mas conhece bem a gruta, além de morar do lado e oferecer estacionamento.

O valor por carro é de R$ 5,00 e seu serviço como guia é só combinar com ele

Anote o cel do Vanderlei 9186-3638

 

Relato: Cristiano Amaro

Fotos: Cristiano Serafin, Jairo Ataide e Frank Calicó

 

Visite nosso blog para mais relatos:

http://montanhoso.blogspot.com/

 

Seja um Montonhoso você também, faça parte do grupo no facebook: http://www.facebook.com/groups/montanhoso/

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...