Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos no Uruguai

Guia e troca de Informações sobre destinos do Uruguai

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos no Uruguai

Mensagempor daniel_abella » 05 Jan 2011, 17:45

Dúvidas sobre Câmbio no Mochilão Argentina / Uruguay

Pessoal,

Primeiramente, é com grande satisfação que, após meses acompanhando o fórum, me registro nesta comunidade.

Estarei mochilando entre os dias 20 e 31 de Janeiro de 2011.

Aonde posso realizar o melhor câmbio em Montevídeo e em Buenos Aires?

Gratos pela atenção.
Atenciosamente,
Daniel Abella
daniel.abella@ymail.com
daniel_abella

Data de registro: 05 Jan 2011, 17:33
Próximo Destino: Argentina (Buenos Aires, Mar del Plata), Uruguay (Montevidéo, Punta del Leste)
Reputation point: 0

Re: Dúvidas sobre Câmbio no Mochilão Argentina / Uruguay

Mensagempor aledborges » 06 Jan 2011, 11:55

A melhor taxa que consegui em Buenos Aires (com reais) em Novembro/2010 foi no Banco Pianno. Tem várias agências espalhadas pela cidade, principalmente no centro.
aledborges
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 30 Mai 2009, 20:45
Próximo Destino: Onde o vento levar.....
Reputation point: 503

Re: Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos no Uruguai

Mensagempor LiCo » 18 Jan 2011, 11:51

Uma dúvida sobre ONDE trocar dinheiro.

A princípio eu ficaria os 2 primeiros dias em Montevidéo, aí é fácil, trocaria em qualquer lugar na 18 de Julio provavelmente. Acontece que mudei os planos e vou direto para La Pedrera e a taxa de conversão do aeroporto ninguém merece.

Pegar um busão (ou taxi) até o terminal 3 cruces, trocar dinheiro, voltar pro terminal e seguir para La Pedrera é o único jeito? Alguma alternativa?

Não consegui achar outra solução ainda.

Intééé
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

EDITOR Viagem de Moto | Peru | Machu Picchu

[Diários de Bordo] Argentina (2011) | Missões Jesuíticas no Paraguai e Argentina (2011) | Uruguai (2011) | Peru, Bolívia e Chile (2009)

[Guia] Guia de Hostels no Uruguai

[Perguntas e Respostas] Ibiraci MG

>> Sonhar, acreditar, planejar, agir!

>> Y si antes de empezar lo que hay que hacer, empezamos lo que tendríamos que haber hecho?

>> My luck is Jesus!
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 13 Ago 2003, 12:39
Próximo Destino: Vai saber!
Reputation point: 4653

Mensagempor ottaviano » 18 Jan 2011, 13:21

Na Argentina eu sugiro sempre olharem o dolarhoy.com, daí vê a melhor cotação e vai na casa certa.

No Uruguai a melhor casa de câmbio que vi foi na Ciudad Vieja, após a Ciudadela, se eu não me engano é na Peatonal Baracay, log a esquerda, uma casa com letreiro azul. Não lembro o nome, mas a cotação era a melhor da época que fui.

Lico, tua situação realmente é meio complicada. O busão para La Pedrera não sai do Tres cruces? Então, vc pode trocar lá mesmo ou dar um pulo na 18 de Julho, Ciudad Vieja para pegar umas cotações melhores. Depois dali pega um táxi pro terminal que não fica tão caro. Sair do Aeroporto de táxi para ir pro terminal trocar a grana lá será que compensa? Qto vc gastaria de táxi? Será que não acabaria ficando elas por elas? Não sei se peguei teu raciocínio, mas vamos que vamos. hehehehe
Carioca e Botafoguense!
ottaviano

Data de registro: 07 Abr 2009, 11:29
Próximo Destino: Curitiba em Maio e Maceió em Junho
Reputation point: 584

Mensagempor LiCo » 18 Jan 2011, 14:15

É isso mesmo que eu tinha pensado ottaviano. Sair do aeroporto e ir até 3 Cruces pra tocar a grana, mas não necessariamente de taxi.

Vou acabar tendo que fazer isso porque só vou para lugares pequenos (La Pedrera, Valizas, Punta del Diablo ...) e volto a MVD só nos 2 últimos dias. Então toda a grana vou ter que trocar na ida.

É pá cabá!

Intééé

[Diários de Bordo] Argentina (2011) | Missões Jesuíticas no Paraguai e Argentina (2011) | Uruguai (2011) | Peru, Bolívia e Chile (2009)

>> Y si antes de empezar lo que hay que hacer, empezamos lo que tendríamos que haber hecho?

>> My luck is Jesus!
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor rodrigo0o » 22 Jan 2011, 05:28

Bom dia pessoal,

Vcs sabem me informar se é possivel sacar dinheiro de C/C em Montivideo (em Santiago eu consegui fazer isso sem problemas)...Sou cliente BB.

Abs

Rodrigo
Prepare-se pro pior, espere o melhor e aceite o que vier...
rodrigo0o
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 04 Set 2009, 17:08
Próximo Destino: Travessia Lapinha - Tabuleiro ou Trilha do Ouro - Cospus Christi 2012
Miami - Ago/2012
Reputation point: 184

Mensagempor ottaviano » 24 Jan 2011, 15:26

Rodrigo,

Tem como sacar sim cara, um camarada meu qdo foi comigo ano retrasado sacava tranquilamente a grana lá. A conta dele é da CAIXA, mas creio que BB não terá problema. Se seu cartão tiver a bandeira Plus acho q saca normalmente.

abs
Carioca e Botafoguense!
ottaviano

Data de registro: 07 Abr 2009, 11:29
Próximo Destino: Curitiba em Maio e Maceió em Junho
Reputation point: 584

Mensagempor paulinho-joi » 29 Jan 2011, 12:20

galera postei uma planilha de todos os meus gastos na Argentina e Uruguai da minha recente viagem de 24/12/2010 a 07/01/2011.

para ter acesso à planilha, é só acessar o link: http://www.mochileiros.com/planilha-de-custos-de-viagem-ao-uruguai-e-argentina-t51010.html

espero que sirva de noção de despesas para quem estiver de viagem marcada.

abraço a todos!!!
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
paulinho-joi
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 13 Set 2008, 19:31
Próximo Destino: Indefinido
Reputation point: 283

Mensagempor brm001 » 31 Jan 2011, 15:42

alguem sabe me dizer se é possivel sacar em dolares em punta del leste? obrigado
brm001

Data de registro: 22 Jan 2011, 12:41
Próximo Destino: América Central Continental + Chiapas - México
Reputation point: 1

Mensagempor abvasconcelos » 04 Fev 2011, 15:07

aviso aos mochileiros: usar cartão de crédito no uruguay não é tão simples como no brasil... parece que as coisas aqui andam em outro ritmo... para se ter uma idéia, em muitos lugares ainda se usam as maquininhas que prensavam o cartão... nos locais que se usam as máquinas eletrônicas, muitas não aceitam o chip, então ainda te pedem um documento de identidade... eu usei sempre a carteira de motorista e ninguém reclamou (não vale na aduana e na imigração).

em alguns locais (super mercados e lojinhas de lembranças, por exemplo) se usa o chip e a máquina pede o teu PIN, que é a nossa senha... mas diferentes das nossas, ela não mostra o valor que está sendo cobrado... é bom ficar esperto (apesar de eu nunca ter tido problemas)! em TODOS os casos ainda se deve assinar as notinhas... que coisa mais antiga ;-)

em colonia (onde estou agora), por exemplo é raríssimo o restaurante que aceita "tarjeta"... tudo tem que ser na base do "efectivo"... é mal negócio, pois com tarjeta a devolução do IVA é automática, aparece na própria fatura do cartão (já confirmei no meu); dos 24% voltam 13%.

em quase todos lugares deve haver um gasto mínimo para se usar o cartão... 200 pesos, 500 pesos ou as vezes até mesmo 1000 pesos (esse eu ví num buteco de esquina que serve chop e papas fritas... quem vai gastar praticamente R$ 100,00 em um buteco????)

o lance é pesquisar: eu entrava num local, perguntava se trabalhava com tarjeta, quando recebia um "NO", virava as costas e saia, sem nem dar explicação... os caras ainda vem tentar argumentar... sinto muito, sem conversa; ou então esses restaurantes que ficam te atacando quando vc passa na frente.. o cara vem falando milhares de maravilhas... pergunta: -trabalhas com tarjetas, resposta: -no, ou -si, mas hai.... replica: -tchau

nos postos de gasolina é tranquilo o uso de tarjeta (mas daí o IVA não é retornado.... o retorno do IVA é só para estabelecimentos turísticos E para produtos de origem uruguaia..... sentiram a pegadinha de pq os restaurante não aceitam tarjetas, né?!?!)

no brasil já usei cartão de crédito para pagar conta de menos de R$ 2,50, sem choro.... cartão de débito então nem se fala....

o uruguay é um belíssimo país, mas pode melhorar em alguns pontos.
abvasconcelos

Data de registro: 31 Dez 2010, 20:25
Próximo Destino: em direção ao Sul

Mensagempor HoraBruno » 10 Fev 2011, 23:00

Entao galera, eis minha duvida

Tenho uma certa facilidade para comprar dolar..entao consigo bem barato, gostaria de saber se proporcionalmente vale mais a pena pagar as coisas com dolar ou com peso uruguaio sacado do caixa eletronico, ou ainda no cartao de credito msmo...

Obrigado!
@HoraBruno
HoraBruno

Data de registro: 03 Fev 2011, 22:56
Próximo Destino: Cartagena, Medelin Bogota, Lima, Arequipa, Cusco, La Paz, Sucre, Potosi, Santiago, Vina

Mensagempor abvasconcelos » 16 Fev 2011, 17:01

Bruno, minha resposta sem pensar muito:
- cartão de crédito: a cotação sempre vai ser contra você (obviamente a favor da operadora do cartão);
- pesos em caixa eletrônico: além de possivelmente a cotação não ser boa, terás que pagar tarifas e taxas;
- dollar: é aceito em todos lugares, se você tem canais alternativos para compra, aproveite... em diversos lugares ele aceitam a moeda americana numa cotação bem rasoável;
- dollares trocados por pesos: a melhor cotação que eu achei foi numa casa de câmbio na "Cuidad Vieja" em Montevideo... a pior em Porto Alegre, numa casa de câmbio em um shopping;

obs.: não tentei trocar moeda em punta, mas acho pouco provável que você consiga boas cotações por lá; montevideo veja acima; colonia é pequena, não sei se tem como trocar moeda lá... mas quase todos estabelecimentos aceitam Reais, Dollares e Pesos (nem todos dão troco em todas moedas). Cuidado com o uso do cartão de crédito... pergunte sempre antes de usar.
abvasconcelos

Data de registro: 31 Dez 2010, 20:25
Próximo Destino: em direção ao Sul

Mensagempor Netuno » 17 Fev 2011, 14:27

Bruno,

Não existe uma resposta precisa para sua questao. A melhor opcao depende do momento da economia. Estive no Uruguay em janeiro. No cambio comercial, um real valia 12 pesos. Em Chuy consegui trocar reais por 11 pesos. Em La Paloma, Punta e Montevideo vi as casas de cambio praticando 10,80 pesos por real. Ou seja, uma comissao de + de 10%.

Se vc usar cartao de credito ou sacar no cartao de debito, o cambio sera o comercial. Em ambos vc paga 2,38% de IOF. Para saques no cartao de debito, vc paga ainda uma taxa que depende do seu banco. Um detalhe interessante é que em vários estabelecimentos no Uruguay, qdo vc paga c cartao de credito parte do IVA é abatido automaticamente na fatura do cartao. Um cuidado importante, é com a valorizacao do dolar, pois comprando no credito vale a cotacao da data do pgto da fatura.

Se vc pagar com reais ou dolares, vai se sujeitar ao cambio que o comerciante estabelecer. Na maioria dos locais por onde passei o cambio p pagar em reais era 1 real = 10 pesos. Ou seja, bem pior do q qq outra opcao.

Se vc comprar dolar p depois trocar por pesos ou mesmo pagar em dolares, vai fazer 2 cambios. Ou seja, vai pagar a comissao 2 vezes. Se vc consegue dolar pelo valor do cambio comercial, sem taxas ou comissoes, ai pode ser uma otima opcao. Porem, é preciso fazer as contas e ter sempre uma alternativa em caso de necessidade.

Boas contas e Boa Viagem!
Netuno
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 05 Jan 2011, 20:21
Próximo Destino: Jalapão
Reputation point: 587

Mensagempor LiCo » 23 Fev 2011, 11:11

Acabei de chegar (literalmente) do Uruguai.

Real vale 10,80 e dólar 19 e alguma coisa na maioria das casas de câmbio central (tem uma na plaza independência que paga mais). Se fizer saque nos caixas eletrônicos, além da sua taxa de saque, terá que pagar U$3 da taxa do caixa eletrônico (foi assim em Punta del Diablo e em Montevideo também).

Levei dólares e me arrependi, deveria ter levado só reais. Até no RED Hostel se pagar em reais ficava mais barato (R$33 contra U$18 ou $380).

Usei crédito algumas vezes também e não tenho ideia de quanto será essa continha hehee

Ah: LA PALOMA, LA PEDRERA, VALIZAS e ÁGUAS DULCES não tem caixa eletrônico, nem casa de câmbio, nem aceitam cartões. Em Cabo Polônio vi algumas bandeiras VISA mas não vi nenhum caixa.

Em PUNTA DEL DIABLO tem um caixa eletrônico no PASSEO RIVERA, alguns lugares aceitam cartões e me falaram lá que tem uma casa de câmbio que funciona provisoriamente na alta temporada, mas não cheguei ver a cotação.

Nessa mesma semana (de 15 a 22/02/11) a cotação no aeroporto em PORTO ALEGRE estava 13 pesos por real, segundo a Ciça que fez escala lá. Se encontrar algo parecido com isso, aproveite.

Intééé

>> My luck is Jesus!
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Netuno » 23 Fev 2011, 16:06

Lico,

Em La Paloma eu vi em janeiro varias casas de cambio na rua principal. Acho q tinha cx eletronico, tb.

Pelo q eu entendi, a tx de 3 dolares adicionais cobradas nos saques, depende da rede a qual pertence o cx eletronico em q vc esta sacando. Alias, é sempre bom frisar q a taxa de saque varia conforme o banco.

Se o dolar nao subir, vc tera boas surpresas ao receber a continha. Eh q as compras em alguns estabelecimentos tem devolucao de parte do IVA. Eu nao sabia disso e tive uma boa surpresa ao receber a minha continha do cartao de credito.

Abracos
Netuno
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 05 Jan 2011, 20:21
Próximo Destino: Jalapão
Reputation point: 587

Próximo

Retornar para Uruguai